A estatua de Saramago

Não, mas houve quem o fizesse e chegou a presidente deste pais.

Por isso não esquecer.

Nao? Eu acho que sim... Lembro-m de ouvir falar nisso, quanto a afirmaçao dele de ter vergonha do pais onde nasceu isso sim tenho a certeza que o disse.

Quanto á tua afirmaçao tens toda a razao... Isso sim é que se devia ter vergonha de ter um presidente desses eleito pelo proprio povo...

Abraço

escritor excelente???

sem virgulas nem parágrafos???

acho que chumbava na 2ª classe.

então todos deveriamos ter vergonha dele não ter sido reprovado

[:D] [:D]
Mas o que é que tu entendes por escritor excelente? Um gajo que escreve tudo direitinho, com as vírgulas e os pontos finais no lugar?

Eu não!

A escrita de Saramago pode não ter muita pontuação, mas flui perfeitamente na forma de ler, lê-se com grande facilidade.

E dou-te outro exemplo se escrita nada perfeita (pelo menos daquela forma que falas): Lobo Antunes. Mais um excelente escritor.

Bem daqui a pouco estão a chamar ignorante e a dizer que o homem não sabe escrever...[:blush:] [:)] [:)] [:)]

A estatua é mais que justa...estamos a falar de um premio Nobel não é de um ranhoso qualquer.

Eu tenho dificuldade em ler Saramago, confesso.

Assim como tenho dificuldade em ler James Joyce.

Mas na minha simplicidade, creio que o prolema é meu.

Querem autores fáceis?

Os hiper estão cheios de literatura a metro. E com 10% de desconto... [:D] [;)]

Mas o que é que tu entendes por escritor excelente? Um gajo que escreve tudo direitinho, com as vírgulas e os pontos finais no lugar?

Eu não!

A escrita de Saramago pode não ter muita pontuação, mas flui perfeitamente na forma de ler, lê-se com grande facilidade.

E dou-te outro exemplo se escrita nada perfeita (pelo menos daquela forma que falas): Lobo Antunes. Mais um excelente escritor.

O Lobo Antunes é o David Lynch da literatura portuguesa. [:D]

A escrita do Saramago é bem mais escorreita. Eu já mal noto a falta de pontuação.

Tinha muito mais gozo em ver estatuas de Carlos Lopes ou de Rosa Mota que a desse Sr.
O que me faz confusão é ela ser erguida em solo de direita e o invencivel reduto comunista na margem sul do tejo nunca se ter lembrado de tal... enfim... mudam-se os tempos... Ou será que os comunistas do sul estão zangados por ele não ter dividido o premio?

escritor excelente???

sem virgulas nem parágrafos???

acho que chumbava na 2ª classe.

então todos deveriamos ter vergonha dele não ter sido reprovado

[:D] [:D]
De facto a escrita de Saramago faz alguma confusão a ler e não se percebe como é que, de tão confuso, ganhou tanta notoriedade, mas acho que talvez eu não tenha conseguido chegar lá, a essa intelectualidade alegadamente implícita nos seus escritos...

Saramago não vale um charuto [:vm)].

É desprestigiante para a Academia Sueca, e para a Literatura, dar um Nobel a um medíocre como Saramago em lugar do Miguel Torga, do Aquilino Ribeiro ou o Lobo Antunes.

Quanto à estátua, podem pô-la em Oeiras, sim senhor, desde que seja no fundo do Tejo...

Subscrevo na integra apr:)apr:)apr:)apr:)

Tantos PORTUGUESES que merecem uma estátua e ninguém os sequer reconhece a vão agora gastar dinheiro com este imbecil. [8b]

Saramago não vale um charuto [:vm)].

É desprestigiante para a Academia Sueca, e para a Literatura, dar um Nobel a um medíocre como Saramago em lugar do Miguel Torga, do Aquilino Ribeiro ou o Lobo Antunes.

Quanto à estátua, podem pô-la em Oeiras, sim senhor, desde que seja no fundo do Tejo...

Concordo contigo, e agora que falaste de Miguel Torga, são mundos que os separam. Não faço ideia como é que o Saramago ganhou tanta notoriedade.

Só espero é que aqueles que o aplaudem tenham lido algumas das suas "obras primas"

A inveja e a mesquinhez tão tipicamente portuguesas não se cansam se vir à tona...

Parabéns Saramago, com estátua ou sem ela, não deixarás de ser dos escritores mais geniais do Mundo apr:)apr:)

Concordo contigo, e agora que falaste de Miguel Torga, são mundos que os separam. Não faço ideia como é que o Saramago ganhou tanta notoriedade.

Só espero é que aqueles que o aplaudem tenham lido algumas das suas "obras primas"

Eu também não sei como é que alguns escritores chegaram a Nobel. Enfim, são gostos.

E sim, já li alguns livros do Saramago: Ensaio Sobre a Cegueira, Evangelho Segundo Jesus Cristo, Memorial do Convento, Jangada de Pedra. Todos muito bons.

Eu também não sei como é que alguns escritores chegaram a Nobel. Enfim, são gostos.

E sim, já li alguns livros do Saramago: Ensaio Sobre a Cegueira, Evangelho Segundo Jesus Cristo, Memorial do Convento, Jangada de Pedra. Todos muito bons.

Não falei do Nobel, eles lá sabem os critérios, estou a falar apenas da notoriedade, ele já a tinha bem antes do Nobel.

A inveja e a mesquinhez tão tipicamente portuguesas não se cansam se vir à tona...

Parabéns Saramago, com estátua ou sem ela, não deixarás de ser dos escritores mais geniais do Mundo apr:)apr:)

Claro... Inveja... [8b]

Estendam-se as passadeiras vermelhas (e ja agora uma bandeira nacional) pro Saramago passar... Toquem os trompetes e as sinetas... Atirem pétalas de rosa... Ja agora dêem-lhe a condecoração do Infante (ou la o que é que os P. da Rep. tanto gostam de dar)... Façam dele um herói. Mas tudo isto na Plaza Mayor em Madrid que é mais bonito!!! apr:)

Eu não estou a criticar a sua escrita (na minha opiniao nao escreve bem e pronto mas nao sou entendido portanto nao passa da minha opiniao) estou é a condenar o facto de que lhe fazerem o que disse no primeiro paragrafo. Isso é que esta mal!

Abraço

O problema do Saramago não é o que escreve, como escreve, ou a qualidade do que escreve. Nem sequer questiono isso uma vez que há pessoas muito (mas mesmo muito) mais habilitadas do que eu para o fazer.

O problema do Sr. Saramago é que ele pensa. E aqui, ele tem toda a legitimidade para pensar o que quiser, desde que isso não interfira com a liberdade dos outros. Ora é aqui, que a coisa se complica...o passado deste senhor em nada o dignifica como homem de liberdade.

Não gosto da pose arrogante do Saramago, não gosto da sua linha de pensamento e não gosto da sua mesquinhez. Mas trata-se naturalmente de uma questão pessoal e politica.

Quanto á estatua...bem...diria que Portugal nunca teve a sorte de ter grandes figuras, pelo que temos de contentar-nos com isto.

Interessante é que o prémio nobel foi atribuido a Portugueses sempre em situações curiosas...

O problema do Saramago não é o que escreve, como escreve, ou a qualidade do que escreve. Nem sequer questiono isso uma vez que há pessoas muito (mas mesmo muito) mais habilitadas do que eu para o fazer.

O problema do Sr. Saramago é que ele pensa. E aqui, ele tem toda a legitimidade para pensar o que quiser, desde que isso não interfira com a liberdade dos outros. Ora é aqui, que a coisa se complica...o passado deste senhor em nada o dignifica como homem de liberdade.

Não gosto da pose arrogante do Saramago, não gosto da sua linha de pensamento e não gosto da sua mesquinhez. Mas trata-se naturalmente de uma questão pessoal e politica.

Quanto á estatua...bem...diria que Portugal nunca teve a sorte de ter grandes figuras, pelo que temos de contentar-nos com isto.

Interessante é que o prémio nobel foi atribuido a Portugueses sempre em situações curiosas...

Ele recebeu o prémio Nobel da literatura (PONTO)!!!

não recebeu o prémio Nobel por nenhuma outra coisa, podem não gostar dele como pessoa, podem não gostar dele como homem, como cidadão, até podem nem gostar dele enquanto escritor, mas respeitem!

Neste forum, e na sociedade Portuguesa (sendo o 1º um mero reflexo do 2º) não há capacidade de admirar, de reconhecer mérito, de atribuir valor...

Dá-me ideia de que o Tuga é incapaz de admirar outro tuga, sendo sempre preferível vê-lo pelos seus defeitos do que pelas suas virtudes...

Já assisti aqui a linchamentos públicos de homens de áreas tão diversas, mas o importante é a mensagem, homens como Belmiro de Azevedo, Cristiano Ronaldo, Mário Soares, Saramago entre tantos outros, nunca admirados pelos seus feitos, mas apenas criticados pelos seus defeitos...

.... somos óptimos a atirar as pedras,mas incapazes de aprender... daí a minha definição de que o tuga é uma raça mesquinha...

PARABÉNS A TODOS OS PORTUGUESES, QUE APESAR DAS SUAS FALHAS E DA FALTA DE APOIO DO SEU POVO, FORAM CAPAZES DE ALCANÇAR GRANDES FEITOS!!

...

Saramago é um iluminado , é um génio quer no que escreve quer no que diz... nem toda a gente tem capacidade para compreender a sua linha de pensamento ou apreciar a sua obra quer escrita quer filosófica[;)]

Tudo bem para alguns (muito pocos), o Saramago tem razão naquilo que diz, os restantes portuguses é que são estupidos, por não entenderem.

Eu acho um desperdício de dinheiro.

E é difícil alguém me convencer que ele não ganhou o Nobel apenas por questões políticas (assim como outros nobeis, ainda este ano[8b])

Detesto o que ele escreve!
E até tentei acabar de ler o seu "best seller"[:vm)]

Ele recebeu o prémio Nobel da literatura (PONTO)!!!

não recebeu o prémio Nobel por nenhuma outra coisa, podem não gostar dele como pessoa, podem não gostar dele como homem, como cidadão, até podem nem gostar dele enquanto escritor, mas respeitem!

Neste forum, e na sociedade Portuguesa (sendo o 1º um mero reflexo do 2º) não há capacidade de admirar, de reconhecer mérito, de atribuir valor...

Dá-me ideia de que o Tuga é incapaz de admirar outro tuga, sendo sempre preferível vê-lo pelos seus defeitos do que pelas suas virtudes...

Já assisti aqui a linchamentos públicos de homens de áreas tão diversas, mas o importante é a mensagem, homens como Belmiro de Azevedo, Cristiano Ronaldo, Mário Soares, Saramago entre tantos outros, nunca admirados pelos seus feitos, mas apenas criticados pelos seus defeitos...

.... somos óptimos a atirar as pedras,mas incapazes de aprender... daí a minha definição de que o tuga é uma raça mesquinha...

PARABÉNS A TODOS OS PORTUGUESES, QUE APESAR DAS SUAS FALHAS E DA FALTA DE APOIO DO SEU POVO, FORAM CAPAZES DE ALCANÇAR GRANDES FEITOS!!

Permite-me pegar neste ponto e apenas neste.

O que tens neste fórum é gente capaz de pensar e de ter uma atitude crítica, se por alguma razão alguém não concordar com algo, tem todo o direito e diria mesmo mérito, em expressar a sua opinião.

Não posso falar por todos, mas apenas por mim, e digo-te que há muitos portugueses que não só admiro, como também venero, e o Saramago não é um deles, as suas ideologias passam-me ao lado, mas não consigo apreciar a sua escrita.

Back