Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

• Sim

Votes: 50 32.9%
  • Não

Votes: 102 67.1%

• Total voters
    152
não é a questao de ser ilegal...é simplesmente estupido.

o codigo diz q se "deve" fazer piscas...não que é obrigatorio fazer. e não os fazes?!

Eu bem digo que tu não deves ter a carta...[:D]

Então quando diz que "deves sinalizar uma manobra" (com pisca entenda-se), não é obrigatório? Ainda por cima estão previstas coimas para situações de "deve" quando não são feitas! Vá lá, não é por aí...

P: É Estupido ?
R: É.

P:Pode causar dificuldades aos restantes utentes ?
R: Pode.

P: É o tipo de comportamento potencialmente gerador de acidentes ?
R: Claramente

mas...

P: É legal aos olhos do C.E: ?
R: É.

P: Em caso de acidente numa rotunda, quem é que o C.E. "protege" ?
R: Quem circula à direita e não está a efectuar nenhuma manobra de mudança de direcção.

Nunca se perguntaram porque é que os transportes públicos (e muitos taxistas) fazem as rotundas "por fora" ? É que assim estão sempre "safos" em caso de acidente ...

Enfim...

"V"
Só discordo ligeiramente da parte a amarelo e totalmente da parte a vermelho. Simplesmente, quem causa o acidente é quem muda de faixa de forma incauta. Esse sim, é que é o comportamento causador dos acidentes. Não te podem imputar a culpa só por ires calmamente na tua faixa de rodagem.

acho que vou ter q mudar os meus habitos, sou da cidade das rotundas, e por norma quando a via da direita está ocupada, vou pela da esquerda para sair na segunda saída, ja me aconteceu por algumas vezes o tipo da dirieta mudar á esquerda e com isso tive q dar mais uma volta á rotunda ou entao sair numa saída errada, pelo que vejo existe muita gente q é normal fazer por fora, e só têm a benefeciar pois ganham umas portas novas, uma lateral nova. isto chateia um bocado pois acho que se td a gente fizesse como o descrito na reportagem, se poupava em tempo, dinheiro, e quem faz bem ganharia qq coisa, nem q seja tempo e o facto de n baterem.

Informa, mas mal ....[;)]

desculpa mas mal informado estas tu pois a regra do circular á direita só se aplica fora das localidades, dentro destas a regra é usar a faixa de circulação que melhor serve o destino, podendo ser a da esquerda a do meio a da direita, e nas vias com 4 faixas ainda é mais giro. [;)]

Só discordo ligeiramente da parte a amarelo e totalmente da parte a vermelho. Simplesmente, quem causa o acidente é quem muda de faixa de forma incauta. Esse sim, é que é o comportamento causador dos acidentes. Não te podem imputar a culpa só por ires calmamente na tua faixa de rodagem.

"É estupido" porque circular sempre na faixa exterior (direita) só atrapalha quem quer entrar e quem quer sair. Ora andar a atrapalhar o transito (mesmo que se circule dentro da legalidade) é ... estupido :)

"É potencialmente causador de acidentes" porque é uma atitude que pode ser "inesperada" (já expliquei que é "estúpida", daí poder ser "inesperada") e como tal potencial causadora de acidentes.

"V"

E passávamos o tempo todo a mudar de faixa. Esta rotunda é boa é para o Marquês de Pombal em hora de ponta. Pelo menos quando se mudar de faixa não teremos a certeza se mudá-mos.

Tenho de passar nessa rotunda para ver se regula bem o trânsito, mas este género parece que trás mais confusão a rotundas com muito movimento. não sei qual é o movimento dessa rotunda em Oeiras mas para ter 2 faixas não pode ser muito intenso.
A mudar de via? Tu entras numa via e manténs-te nela até sair, é muito prático. Claro que há sempre um chico-esperto que a faz por fora e passa por cima das raias junto aos triângulos da saída.

De resto o trânsito é extremamente fluido, apesar de a intensidade não ser muito elevada. E são 3 e não 2 vias.

desculpa mas mal informado estas tu pois a regra do circular á direita só se aplica fora das localidades, dentro destas a regra é usar a faixa de circulação que melhor serve o destino, podendo ser a da esquerda a do meio a da direita, e nas vias com 4 faixas ainda é mais giro. [;)]
Mas quando mudares de via tem cuidadinho. [:p] Podes estar a usar as vias interiores para saires na última saída, por exemplo, mas se mudares de via tens que ter atenção ao trânsito nas restantes vias.

P.S.: Aprendam os nomes correctos das coisas. Faixa de rodagem é a zona da via pública destinada ao trânsito de veículos. Via de trânsito é a zona longitudinal da faixa de rodagem destinada à circulação de uma fila de veículos.

exactamente.

continuo sem saber o porque de as pessoas criarem tanta confusão com as rotundas. circular numa rotunda não é diferente de circular numa "estrada normal", com a diferença que se anda em circulo, mas em qualquer uma delas podemos e devemos seguir pela via que mais se adequa ao nosso destino.

essa das mudanças de faixa e da culpa nos acidentes também não percebo.
seja em rotunda ou em "estrada normal" ao mudar-se de faixa não se tem prioridade, pelo que se batermos em alguém somos culpados, esteja-se numa rotunda ou não!

Toda a teoria da circulação das rotundas é muito bonita no papel, depois a realidade é bem diferente.

O tamanho das rotundas, o número de faixas e o transito mais ou menos compacto estragam a teoria toda. Isto para não falar das que têm vários semáforos tipo Marquês de Pombal, ou Rotunda do Relógio e para ajudar com faixa do Bus cheia de autocarros Táxis em todas as entradas.

Toda a teoria da circulação das rotundas é muito bonita no papel, depois a realidade é bem diferente.

O tamanho das rotundas, o número de faixas e o transito mais ou menos compacto estragam a teoria toda. Isto para não falar das que têm vários semáforos tipo Marquês de Pombal, ou Rotunda do Relógio e para ajudar com faixa do Bus cheia de autocarros Táxis em todas as entradas.

circulas de maneira diferente numa autoestrada com 4 faixas e outra com 3 faixas?

Já agora, e por terem tocado neste tema, há umas "rotundas" que me fazem confusão, refiro-me aquelas "mini-rotundas" que se encontram em entroncamentos duma via secundária com uma via principal, e este dita rotunda se encontra tangente á via principal e possui o sinal anexado.
Se cumprirmos este sinal á regra iremos entrar em contra mão na referida via principal... Estão correctas estas rotundas? E a inserção deste sinal?
View attachment 21959

Bem ... estamos em Portugal e quem coloca sinais na via provavelmente nem carta tem pelo que se vê por aí ...

Essa situação que referes é particularmente estúpida:
- Quem vem da "via secundária" e vê esse sinal, está a entrar numa rotunda .. MAS
- Quem vem na "via principal", se não tiver o sinal indicado, não "tem" rotunda nenhuma...

Em caso de acidente ? Provavelmente 50/50 (porque ambos tem razão), e a culpa é do excesso de velocidade ...

"V"

Obrigado pelo post [;)] eu nao tinha visto e estava curioso..

Quanto à reportagem, não está má de todo.. o que esta mal é o C.E e a lei.. LOL basicamente deve-se circular por dentro e tal, mas circulando por fora e dificultando o transito tem-se sempre a lei do nosso lado.. epa ainda me ri um bocado quando o gajo esta a explicar la no quadro com altas esquemas..
Ora, eu entro por dentro pa facilitar, mas se houver um gajo a fazer a rotunda por fora e que se meta ah minha frente do lado direito.. se eu bater, pago e calo! vou mas é começar a fazer por fora pode ser que um dia destes tenha uma porta/pintura nova de graça :D epa enfim LOL!

Acho um ponto importante, permitam-me reforçá-lo (mais uma vez):
- A recomendação da DGV é isso mesmo. uma recomendação. Ninguém diz que é ilegal fazer-se as rotundas por fora. Não é, de todo. Apenas que facilita a vida se for feito.
- O CE dizer que se deve fazer uma coisa é bem diferente de uma recomendação da DGV dizer que se deve fazer uma coisa. Essencialmente, porque um é uma lei e o outro também não.

Lá está... por isso é que existem os advogados, para todos não virem fazer como tu, falar do que não sabem.
E para responder às perguntas, coisa que não fazes. Continuas a dar-lhe com a porcaria do lancil, mas ainda n me conseguiste dizer se achas lógico uma rotunda sofrer uma redução de faixa a meio... e depois de uma entrada!!

ja te respondi que todas as rotundas deviam ser como a do post 55 logo acho bem as rotundas sofrerem as reduções, em pt tem de ser assim noutros paises não

E passávamos o tempo todo a mudar de faixa. Esta rotunda é boa é para o Marquês de Pombal em hora de ponta. Pelo menos quando se mudar de faixa não teremos a certeza se mudá-mos.

Tenho de passar nessa rotunda para ver se regula bem o trânsito, mas este género parece que trás mais confusão a rotundas com muito movimento. não sei qual é o movimento dessa rotunda em Oeiras mas para ter 2 faixas não pode ser muito intenso.

ao mudar de faixa não ias tar a bloquear as entradas e saidas

continuo sem saber o porque de as pessoas criarem tanta confusão com as rotundas. circular numa rotunda não é diferente de circular numa "estrada normal", com a diferença que se anda em circulo, mas em qualquer uma delas podemos e devemos seguir pela via que mais se adequa ao nosso destino.

essa das mudanças de faixa e da culpa nos acidentes também não percebo.
seja em rotunda ou em "estrada normal" ao mudar-se de faixa não se tem prioridade,
pelo que se batermos em alguém somos culpados, esteja-se numa rotunda ou não!

porque então deviam ter poupado o dinheiro do alcatrão e fazer 1 só faixa

Mas quando mudares de via tem cuidadinho. [:p] Podes estar a usar as vias interiores para saires na última saída, por exemplo, mas se mudares de via tens que ter atenção ao trânsito nas restantes vias.

P.S.: Aprendam os nomes correctos das coisas. Faixa de rodagem é a zona da via pública destinada ao trânsito de veículos. Via de trânsito é a zona longitudinal da faixa de rodagem destinada à circulação de uma fila de veículos.

Gracias.

Errado.

"1 Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.
2 Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar."

Ou seja, a menos que vás virar à esquerda, continuas a dever usar a da direita (a não ser que outra seja mais conveniente para seguir em frente, exemplo de quando a via da direita só serve para virar à direita).

Back