Tópico de routers / switches / hubs / wireless / etc

Boa tarde Sepeca99.

Vi o teu topico mas o que tens lá é sobre teres um pc ligado por cabo e outro por wireless, correcto?

No meu caso quero ter tudo por wireless!

Abraço

No meu caso tenho, mas o que liga por Wireless é autónomo, ou seja, não preciso de ter o PC central (o que liga por fio) ligado para ligar o outro por Wireless.
De qq das formas tens sempre que ligar um pc por fio ao router para fazer a configuração, penso eu de que. Foi assim que eu fiz.

Tens é que ter um receptor de rede wireless por cada PC.

EDIT: só agora reparei no post inicial que dizes que tens um modem da Sapo. É o Alcatel Speedtouch? É que o meu é, e tinham-me dito na loja onde comprei (Worten Norteshopping) que este router era compatível com o meu modem. As diferenças devem ser mínimas para o 520. Os outros que dizes n sei.

Qq coisa apita.

Last edited:
Noto por aqui um contra-senso.

E para que raio precisa ele dum router com RIP, OSPF, IGRP, (...)? A não ser que vá montar um isp ou um laboratório de redes em casa é deitar dinheiro ao lixo. Literalmente.

isso vem por acrescimo na versão "completa" do IOS.

o interessante é o resto
Qos , queue manager VPN.

com o cisco la em casa o Voip não me stressa, porque garanto 64Kbps garantidos para o Voip e poranto podem fazer um FTP que as chamadas não caem.

para isso utilizo

Low Latency Queuing (LLQ)

Com a generalização do Voip ter esta capacidade significa , investement protection.
Por algum motivo a PT sta meter no serviço meo com tecnologia CISCO, deve ser para deitar dnheiro fora[:D]

segundo o que escreveste ao meter a encriptação vai ter uma quebra de sinal?

Sim o sinal nunca será tão forte como quando desprotegido.

Todavia não esperes uma redução drástica de potência. Há alguma, é um facto mas também terás que ter em conta os equipamentos que estejam a ser usados, o protocolo (b/g: por vêzes se a ligação não necessitar de grandes velociadades de transferência o simples facto de se usar um protocolo mais lento garante mais estabilidade) e até as distâncias envolvidas entre as peças.

Se houvesse uma fórmula mágica teria todo o gosto em a recitar. Contudo no caso do wireless cada "caso é no global um caso".

Apesar de se poderem seguir certas regras e recomendações cada pessoa deverá ajustar-se às necessidades (e possibilidades dos equipamentos).

E pessoalmente aconselharia, no caso de teres computadores a ligar e serem de secretária, não havendo grande distância ao router, usares cabo. Com jeito e paciência consegue-se sempre fazer uma boa montagem bem escondida da vista. E na minha humilde opinião, poupa algumas "chatices" que a volatilidade de um sinal rádio por vêzes cria.

Last edited:
solução aumentar alcance router

solução aumentar alcance router

pessoal encontrei uma solução penso eu, de aumentar o alcance do meu router,comprando um RANGE EXPANDER WIRELESS G só que o meu router é SMC e o expander wireless é de outra marca queria só saber se alguém tem ou saiba responder se faz ou nao influencia ter marcas diferentes
b118256.jpg

Serei o único a ter um Router com 4 portas RJ45 e wi-fi além de modem adsl+ da Belikn e estar muito mas muito satisfeito??apr:)Ahh e custou 55 euros

Serei o único a ter um Router com 4 portas RJ45 e wi-fi além de modem adsl+ da Belikn e estar muito mas muito satisfeito??apr:)Ahh e custou 55 euros

eu se não tivesse saido do windows também estaria contente.

Em windows o único problema que tive foi o google earth não ter dado que resolvi desactivando a firewall do router.

bem ja estou a ver que por aqui a malta não percebe nada de routers mas pronto ja tenho o problema resolvido por enquanto

Marcas diferentes é indiferente, desde que o teu router suporte os protocolos/configuração que isso pede, que são coisas completamente standard não vai ter problema nenhum com isso.

Atenção que há certos range expanders da Linksys que só são compativeis com determinados modelos da Linksys.

Qual é o modelo do router que tens? Tens possibilidade de mudar as antenas? É apenas para internet, ou também para partilha de recursos de rede?

a não ser que mores numa quinta... por menos dinheiro tens isto:

http://www.poweron.pt/portal/index....7570552d134a3e9&option=com_phpshop&Itemid=126

ou

http://www.poweron.pt/portal/index....f44f7570552d134a3e9&option=com_phpshop&Itemid=

Ainda por cima o expander é de 54mbps.. que tem os dias contados.

pois sim mas nunca deixa de ser um router por muito bom que seja um router talvez com mais potencia mas mesmo assim tenho duvidas que dei, o meu router está no rés do chao e no primeiro andar o sinal é fraquinho so com um traço de sinal,bem talvez seja por eu ter o router quase junto ao chão,com uma antena de 5db com um pequeno cabo,tenho que o experimentar pôr o router mais alto

primeiro deixem de chamar a isso routers cum catano [:D]
Router é cisco.[:p]

agora a serio.
antes d egastarem dinheiro nessas coisas e em novpos equipamentos deveriam dar mais atençãoa teoria por detras das wifi's, sobretudo olhar para as paredes e prever a criação de gaiolas de faraday, a ser esse o caso a wifi pode simplesmente não ser a solução.

A nivem profission al nos prevemos isso atravez de um estudo preliminar, para depois calcularmos a acolocação dos AP's.

a nivel caseiro devem fazer duas coisas
-1 prever a formação de gaiolas de faraday
2- em prediso promover uma reuniãod e condominio e designar pos canais radio que cada um vai utilizar por forma a evitar sobreposições, fazendo saltos de 3 em 3.

Não precisa de morar numa quinta.
No meu andar eu nunca consegui ter um wireless de jeito, e é pequeno.
o bet~soa rmado forma gaiolas de faraday.
as paredes com 2 metros de pedra não oferecem ngrande problema ao WiFi

Sem problemas..

Eu tenho o router ( linksys wag200g ) no meu quarto e tenho net no sotão ( 2 andares em cima ) e na porta do predio ( 3 andares a baixo..)

O que é isso de gaiolas de faraday ?

são gailos criadas por uma malha de uma material condutor.
se cobrires um edificio com uma rede metalica as ondas radio não passam.
ora acontece que os adificios actuais são feitos de betão armada, e a aramdura é feita de arame de aço, que quanto mais denso maior o efeito de gaiola de faraday, logo menos sinal passa.

se a "rede" metalica for suficintemente fina não passa nada.
[;)]

Back