Montar negócio 'próprio' em Portugal....

Montar negócio 'próprio' em Portugal....

• Sim

Votos: 16 16,3%
  • Não

Votos: 14 14,3%
  • Estou a estudar/pensar no assunto, e possivelmente...

Votos: 52 53,1%
  • Nunca! Este é o pior sítio na Europa para montar negócio que seja!

Votos: 16 16,3%

• Total de eleitores
    98
ja agora, a nossa banca comercial não é propriamento perita na avaliação do risco empresarial..lá avaliar casas e carros sabem eles fazer, agora o resto...

Desculpem lá, mas não me foudam que eu ainda sou pequinino. [:D] [:D]

Ainda não percebi o problema do Paulo. Se as pessoas não o ouvem, ou se não o percebem.... [;)]

Porque isto de negócios não é o mesmo que ir para aqui dizer que o meu Corsa dá 223km/h e de costas.....

Se querem falar a sério sobre como montar um negócio, há aqui pessoas que vos podem ajudar. O 330i é uma dessas pessoas, eu poderei acrescentar mais alguma coisinha....

Mas coloquem as questões de modo que se entendam. [:cool:]

Eu cá não tenho problema nenhum, já tive, e até arranjei forma de ser empreendedor de outra forma.

Ou seja, existe um determinado grau de burocracia que me afastou do meu projecto, perante isso eu estaria condenado, mas tratei de auto-descondenar-me [:D]

Mas se querem mesmo que uma pessoa tenha lucros antes de sequer avançar com o negócio, para então poder avançar com um empréstimo, então mon amies............[:D]

"Mas coloquem as questões de modo que se entendam." isso é o quÊ? Números que traduzam acções é isso que queres? Números que traduzam ideias? números números e números....até porque "legitimamente" podes dizer

"então mas o que foste ao banco fazer não foi pedir números?" [:D]

Eu cá não tenho problema nenhum, já tive, e até arranjei forma de ser empreendedor de outra forma.

Ou seja, existe um determinado grau de burocracia que me afastou do meu projecto, perante isso eu estaria condenado, mas tratei de auto-descondenar-me [:D]

Mas se querem mesmo que uma pessoa tenha lucros antes de sequer avançar com o negócio, para então poder avançar com um empréstimo, então mon amies............[:D]

"Mas coloquem as questões de modo que se entendam." isso é o quÊ? Números que traduzam acções é isso que queres? Números que traduzam ideias? números números e números....até porque "legitimamente" podes dizer

"então mas o que foste ao banco fazer não foi pedir números?" [:D]
Tu às vezes não te baralhas?

É que isto de debitar palavras a metro é capaz de te deixar exausto, não? [;)] [:D]

Isto está animado...

Os Bancos não são a Sta Casa da Misericórdia (excepto para o filho do Gonçalves)...[:p]
Aliás, se algum amigo vos pedir dinheiro para montar um negócio, tenho a certeza que a maioria se descarta elegantemente da situação com o costumeiro "Amigos, amigos, negócios à parte...vai ao banco!"

Se querem dinheiro do banco, é mais fácil dizerem que precisam mobilar a casa do que confessarem que é para montar um negócio.
A maioria das empresas em Portugal fecha nos primeiros 5 anos de actividade, e dentro destas a taxa das que encerram nos 3 primeiros é elevadíssima.
Numa empresa, os processos de recuperação de crédito são mais morosos, as moradas podem ser alteradas com facilidade e as maningâncias com alterações de gerência e a implicação de sócios é sempre muito diferida no tempo.
No crédito prá mobilia, é só mandar o cobrador do fraque bufar-se à vizinhança...E se não resultar, tira-se a mobília e o fogão para pagar a dívida.

Quanto aos negócios em si: como diz o Carlos L., se tiverem um bom Plano de Negócios - que inclui uma boa ideia/conceito, inovação, boa estruturação, muita pesquisa, muitas contas, simulações e estatística e acima de tudo, muito bom senso (para o qual não deverão existir BMW´s e Mercedes à mistura ou ideias de enriquecimento rápido) - o dinheiro aparece.

Saber procurá-lo é uma das etapas fundamentais da prova de selecção.
Se estão à espera do Banco ou do Estado, é um forte sinal que não terão capacidade para superar as barreiras que vão encontrar pela frente.

Ah, e esqueçam os negócios da moda - lojinhas em centros comerciais, aquelas cenas estúpidas das unhas, aqueles franchisings manhosos que não interessam ao menino Jesus.
E o conceito de nicho também anda um pouco deturpado - agora, tudo o que é pequeno é "nicho", até uma mercearia.
E o primeiro passo para uma ideia inovadora é...ser inovadora e não a cópia recauchutada do negócio do vizinho.

Quanto às revistas da praxe, leiam q.b. - podem alimentar sonhos, mas pensem sempre que os gajos que a escreveram querem é vender papel - a maioria das histórias são romanceadas à bruta.

era o q eu mais gostava de fazer, trabalhar para min, produzir para algo meu, ver algo crescer a minha custa.

tenho como exemplo um amigo...num "buraco" de um RC de predio....disse-me q ia vender fruta (mesmo fruta)....eu olhei de lado para ele...e nao achei q se fosse safar.
hoje....tem 3 frutarias....nao tem mais porque nao consegue tomar conta de mais...

e eu q na altura (acreditem q nao foi a muito tempo) em q para ele a fruta era apenas uma ideia na cabeça, nao fazia ideia de como ele poderia estar...como esta hoje!

quem diria q bananas...davam tanto lucro.
mais ridiculo, é o investimento q teve de fazer para começar!

Isto está animado...

Os Bancos não são a Sta Casa da Misericórdia (excepto para o filho do Gonçalves)...[:p]

A maioria das empresas em Portugal fecha nos primeiros 5 anos de actividade, e dentro destas a taxa das que encerram nos 3 primeiros é elevadíssima.

Quanto aos negócios em si: como diz o Carlos L., se tiverem um bom Plano de Negócios - que inclui uma boa ideia/conceito, inovação, boa estruturação, muita pesquisa, muitas contas, simulações e estatística e acima de tudo, muito bom senso (para o qual não deverão existir BMW´s e Mercedes à mistura ou ideias de enriquecimento rápido) - o dinheiro aparece.

.

Olha como falas bem, mas falta-te ai meter o que está errado ao conceder um empréstimo [;)]

A maior parte das empresas fecha porquê? então se lhes é emprestado € , não teriam um suposto bom plano e tal?

.......ser bom pá! é preciso um gajo ser bom, e não apenas ter boa lábia, um bom fiador e um bom plano!os bancos não querem saber disso para nada, só se importam em saber o que já fizeste e .....talvez pouco mais.

Quanto a dar a volta para conseguir o mesmo..............., foi isso que referi, não sei se perceberam [;)] em Portugal, é preciso dar sempre a volta para conseguir uma coisa , nem que seja dar a volta ao quarteirão para arranjar um estacionamento não pago [:D]

Penso que existem duas formas de montar um negocio. A primeira é ter a tal ideia original e inovadora. A segunda é copiar a ideia de outros. Os Portugueses são mestres na segunda, basta ver que portugal é do paises com mais restaurantes por habitante na europa, se o vizinho montou um restaurante e deu-se bem então vou tambem montar um restaurante. Os empreendedores portugueses investem consoante as modas, o que está na moda para 2008, cabeleireiros? vamos lá abrir um cabeleireiro, não interessa já existirem milhares de cabeleireiros pelo país, porque é o que está na moda.

Por vezes parece que os portugueses tem um gosto pela auto-flagelação, enquanto estudantes, não lhes interessa que determinados cursos não tenham saídas profissionais, o que lhes interessa é tirares aquele curso porque é uma area que eles gostam.

Depois enquanto empreendedores, continuam a não lhes interesar que determinados mercados estejam saturados, é o que eles gostam e sempre quiseram, e toca a montar um negocio, em tudo igual aos outros, numa area já de si saturada. Depois como bons patos bravos que são os portugueses, nada de fazer estudos de mercado nem planos de negocio, muitas vezes recorrem a créditos pessoais ou a capitais proprios (pais) para montarem o seu negocio. São estes os negocios que fecham em 3 ou 5 anos.

Eu defendo que ou se tem uma ideia original ou se compra uma ideia. Copiar nunca. Na falta de uma ideia adquirir um franchising, parece-me ser a melhor ideia, primeiro porque quem vende um franchising, não é propriamente um pato bravo, não irá vender franquias em zonas que não existam mercados, ajuda a criar um bom plano financeiro para aceder a um crédito bancario e melhor que tudo, estão a par de tudo o que é fundos comunitários que possam ajudar a abrir o negocio.

No fim de tudo ainda acho que é viavel abrir um negocio dentro destes dois parametros, ou ter uma ideia original ou comprar um ideia.

Pantsos: Penso que a ideia original ou a ideia comprada não são condições obrigatórias para ter sucesso:

Cópia:

Microsoft -> sempre a copiar o vizinho desde o início. Estudem a história da empresa para ver que eles copiaram quase tudo o que têm. É certo que melhorararam produtos mas a cópia esteve sempre lá.

Sonae -> curiosamente copiou os conceitos de grande distribuição em frança nomeadamente nos carrefour. O hiper mercado foi inventado pela carrefour em frança. Belmiro enrriqueceu com a cópia.
Existe uma infinidade de negócios bem sucedidos baseados na cópia.

Franchising:

Franchising é pagar para trabalhar. Regra geral, o franchisado mete o dinheiro e trabalha. Pode ter um rendimento razoável mas o negócio não é dele. Dedica uma vida ao negócio e no final percebe que o negócio afinal não é dele. Já imaginaram o que é ter um empregado que mete dinheiro para trabalhar para mim e ainda por cima eu não lhe vou pagar nada? É fantástico ser masterfranchise. Por isso é que há montes de feiras revistas e artigos de casos de sucesso. É um excelente negócio para os master.

Pessoalmente, acho que as 3 componentes mais importantes para ter um negócio de sucesso são 1- rede de contactos 2- paixão pelo negócio 3-politica de recursos humanos.

Se eu não gostar de restaurantes é evidente que nunca vou ter sucesso ao montar um mas se adorar a restauração e for competente no recrutamento e na gestão seguramente que vou ter um negócio próspero independentemente de existirem restaurantes em cada esquina.

Pantsos: Penso que a ideia original ou a ideia comprada não são condições obrigatórias para ter sucesso:

Cópia:

Microsoft -> sempre a copiar o vizinho desde o início. Estudem a história da empresa para ver que eles copiaram quase tudo o que têm. É certo que melhorararam produtos mas a cópia esteve sempre lá.

Sonae -> curiosamente copiou os conceitos de grande distribuição em frança nomeadamente nos carrefour. O hiper mercado foi inventado pela carrefour em frança. Belmiro enrriqueceu com a cópia.
Existe uma infinidade de negócios bem sucedidos baseados na cópia.

Franchising:

Franchising é pagar para trabalhar. Regra geral, o franchisado mete o dinheiro e trabalha. Pode ter um rendimento razoável mas o negócio não é dele. Dedica uma vida ao negócio e no final percebe que o negócio afinal não é dele. Já imaginaram o que é ter um empregado que mete dinheiro para trabalhar para mim e ainda por cima eu não lhe vou pagar nada? É fantástico ser masterfranchise. Por isso é que há montes de feiras revistas e artigos de casos de sucesso. É um excelente negócio para os master.

Pessoalmente, acho que as 3 componentes mais importantes para ter um negócio de sucesso são 1- rede de contactos 2- paixão pelo negócio 3-politica de recursos humanos.

Se eu não gostar de restaurantes é evidente que nunca vou ter sucesso ao montar um mas se adorar a restauração e for competente no recrutamento e na gestão seguramente que vou ter um negócio próspero independentemente de existirem restaurantes em cada esquina.

Estava a falar apenas na fase de criar o negocio, tanto a microsoft como a sonae, já estavam criadas quando começaram a copiar os outros. No caso da microsoft, já tinha o DOS a vender, quando comecou a copiar a apple para o Windows. No caso da sonae, quando copiou o carefour na area da distribuição, já estava bem implantada noutras areas comerciais.

E é claro que o Franchising é pagar para trabalhar, a longo prazo não compensa e tambem é verdade que existem muitos Franchisings que não interessam logo á partida, mas alguns podem ser um bom começo para entrar no ramo, ver como as coisas funcionam, arranjar uma rede de contactos e clientes e depois quando acabar o contracto de Franchising avançar por nossa conta e risco.

tenho um segundo na cabeça.
mas para este vou precisar entre 500 e 700 mil.
espoero concretizar o dito ate daqui a 5 anos

Voltar
Superior