E qual é o problema? Continua a ser menos que os TD das mesmas
cilindradas (para além de que são os valores que interessam em cidade).[

]
Mais 3 segs e outra mudança, e já estás nos 100km/h.
Achas que é a mesma coisa fazeres 6000 rpm ou 3000 ?
Para mim não é.
Temos de nos lembrar que estamos em 2008, e a era dos diesel charutos já foi. Hoje envergonham muitos otto, incluindo desportivos.
Os novos otto turbinados de baixa cilindrada poderão vir a ser uma boa solução, só pecando mesmo na questão dos consumos.
Eu gostava de saber que carros otto e diesel é que tens conduzido para tirares as conclusões que tiras.
Só te vou dar um exemplo: Uma pessoa conhecida trocou um 745i por um 730d. Dizia que o 730d era mais rápido.
Eu entendi o que ele queria dizer, em valores absolutos o gasolina era mais rápido (como é óbvio), mas na condução de dia a dia o 730d era muito mais nervoso, respondia melhor, tornando-se mais rápido. E nota que ambos têm caixas automáticas.
Se quiseres ver de outra maneira, os otto sem turbo têm uma gama de rotações vasta, mas concentram a potência na parte final do conta-rotações.
O diesel tem uma gama de rotações menor, mas têm a potência desde cedo.
Não precisas ter um diesel do outro mundo para ires a 110 em 6ª, pisares e fazeres a ultrapassagem.
Qualquer gasolina a essa velocidade em 6ª é muito lento.´
Aí dizes-me que usas a caixa. E eu digo-te que no diesel também a posso usar, e se vieres para quinta, o diesel continua em vantagem.
O sucesso dos diesel passa pela economia e pela condução (na minha opinião).
Eu sempre tive carros a gasolina e detestava os diesel.
O último até era um 2.0 com 155cv, por isso não era nenhuma arrastadeira.
Mas uma coisa posso dizer: o próximo vai ter um motor de betoneira debaixo do capot.