Qual o melhor motor CDTI / Gama Astra?

Eu não sei em k 1.7cdti andaram voces, e k no k eu andei o carro puxava mt bem, como ja aki disseram não tem um coice como os tdi's tem mas isso e k é importante?!Eu pensava k era melhor ter um motor linear que entregue a potencia numa faixa maior, que aguente rotaçoes "elevadas" pra quando se quer ir a um troço d curvas e não se ter necessidade d s tar smp a trocar d mudança, ou então um carro k mesmo com o acelerador smp no fundo "só" gaste 8L/100km, Mas k kuando e preciso faz bons consumos 5/6L na boa, k raramente tem problemas mecanicos, ou então k praticamente não come oleo nenhum, e não m venham dizer k o motor e barulhento voces devem e ter tds mercedes classe E ou BMW serie 5 e por isso tão mal habituados, haviam d andar num corsa A 1.2 pra verem o k e bom pa tosse!
Mas não o k interessa e cada vez k s vai a ultrapassar um gajo levar uns belos duns puxões no pescoço pk um tdi não serve pa andar no dia a dia mas sim pa dar coiçes...mas esses sim são motores modernos...e silencisos...:D

citação:Originalmente colocada por gato__evolution

Eu não sei em k 1.7cdti andaram voces, e k no k eu andei o carro puxava mt bem, como ja aki disseram não tem um coice como os tdi's tem mas isso e k é importante?!Eu pensava k era melhor ter um motor linear que entregue a potencia numa faixa maior, que aguente rotaçoes "elevadas" pra quando se quer ir a um troço d curvas e não se ter necessidade d s tar smp a trocar d mudança, ou então um carro k mesmo com o acelerador smp no fundo "só" gaste 8L/100km, Mas k kuando e preciso faz bons consumos 5/6L na boa, k raramente tem problemas mecanicos, ou então k praticamente não come oleo nenhum, e não m venham dizer k o motor e barulhento voces devem e ter tds mercedes classe E ou BMW serie 5 e por isso tão mal habituados, haviam d andar num corsa A 1.2 pra verem o k e bom pa tosse!
Mas não o k interessa e cada vez k s vai a ultrapassar um gajo levar uns belos duns puxões no pescoço pk um tdi não serve pa andar no dia a dia mas sim pa dar coiçes...mas esses sim são motores modernos...e silencisos...:D

Eu tb acho que o mais equilibrado para o Astra é o 1.7 cdti.....mas a descrição aí em cima n é de certeza de um 1.7 cdti[:p]

O motor só acorda a partir das 2000/2200 rotações, tem um grande apetite (aqui em casa a média geral ao fim de 10000km é de 6.9L/100) e por fim o barulho do motor é tudo menos silencioso; os pontos fortes na minha opinião são a força do motor desde as 2000 até às 5000 e a suposta fiabilidade.

Eu já conduzi todos os 3 motores e posso dizer que:

1.3- Motor suficiente para a utilização citadina, mais apropriado para viaturas citadinas de raiz, tipo corsa. Um prodigio da tecnologia - puxar 90cv de um "pekenino" 1300 diesel é obra - mas sendo recente não existe qualquer prova de fiabilidade duradoura. E para ser sincero, pelo que conduzi dele (num astra) deu-me ideia que não seria o motor ideal para uma estirada tipo Lisboa-Barcelona... nesse campo parece-me frágil. É um motor que responde SÓ um pouco mais cedo que o 1.7, tipicamente citadino, mas que esgota rapidamente.

1.7- É o que tenho em casa. Gosto do motor, mas não dos consumos (mas neste campo já ouvi de bons e maus consumos, tipo 5,3L até 7 e tais). No meu caso como ainda está na rodagem os consumos estao exagerados e estou a tentar estudar e aprofundar melhor o assunto. De qualquer maneira, o ruido do motor quando esta ao ralenti dá-me a sensação de fiabilidade. Nao sei porquê, mas dá-me :) Parece o ruido dos velhinhos 190D, sinonimo de fiabilidade incontestavel. Além do mais desenganem-se que este motor só responde qd chega às 2200rpm. O meu de 6. velocidades responde logo às 1800-1900rpm e é vê-lo esticar-se muito bem, sempre pronto quando é solicitado. Abaixo dessas rotações é um pouco (mas não assim como pintam) mais vagaroso, mas isso é ultrapassado quando se fica a conhecer o carro e saber como conduzi-lo. Sim, porque também temos de aprender a conduzir os nossos carros e moldar a nossa condução. Digo-vos que isto é MUITO IMPORTANTE e mais valia certas pessoas pensarem melhor neste aspecto do que depois apregoarem defeitos a este ou àquele modelo.

1.9- Epá, isto é um motor muito bom! Digamos que o meu pai tem uma Vectra com este motor e eu às vezes até me arrepio. Dá um kick dos diabos!! Agora também vos digo que esta Vectra já teve de substituir o turbo e outra peça qualquer tambem do motor (agora nao me lembro do nome mas posso verificar). O que vale é que ainda está na garantia e nao tivemos de pagar nada. Não quero com isto dizer que o motor não é bom. A fiabilidade é que ainda está por comprovar, tal como o 1.3. Agora que é muito rápido, isso é. E os consumos posso dizer.vos que estão muito parecidos (ou ate mesmo inferiores em certas situações) que os do 1.7.

O meu voto não vai para nenhum e vai para todos. Cada motor tem uma utilização específica, e está adequado a diferentes tipos de condução e condutor.

citação:Originalmente colocada por RScupra

1.7 é um motor Antigo???????[8][8][8]

É um motor de provas dadas e que ainda ira dar!!

Agora se:

Se Tecnologia e inovação é consumo de oleo, Admissão falhada, e uma duração media de 250.000km! QUE SE LIXE ESSA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
[8)]

desculpa lá, mas o 1.7 da isuzu não é exemplo de fiabilidade, nem aqui nem na china. [8)] [8D] [:p] ;)

citação:Originalmente colocada por AF147
desculpa lá, mas o 1.7 da isuzu não é exemplo de fiabilidade, nem aqui nem na china. [8)] [8D] [:p] ;)

E onde te baseias para fazeres esta afirmação !?

citação:Originalmente colocada por Excalibur

E onde te baseias para fazeres esta afirmação !?

é o que ouço dizer. [8)]

é o que ouço dizer. [8)]

Hummmm...

.... se calhar ouves dizer menos bem de um motor 1.7 diesel que também equipa os carros da Opel, nomeadamente ASTRA modelo F...
....que gastam óleo, que queimavam juntas, que o turbo não tinha força, etc, etc.

Pois mas esses motores que tem tão "boas" criticas é mesmo um motor de construção Opel [8)].

[:p];)

Agora se:

Se Tecnologia e inovação é consumo de oleo, Admissão falhada, e uma duração media de 250.000km! QUE SE LIXE ESSA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
[8)]

Quando é que percebes que o 1.7 D de origem ISUZU já foi chão que deu uvas e que actualmente está completamente ultrapassado face às referências e padrões actuais [?]

Mas não por isso que se deva dizer que é mau, ok [?]

citação:Originalmente colocada por Excalibur

é o que ouço dizer. [8)]

Hummmm...

.... se calhar ouves dizer menos bem de um motor 1.7 diesel que também equipa os carros da Opel, nomeadamente ASTRA modelo F...
....que gastam óleo, que queimavam juntas, que o turbo não tinha força, etc, etc.

Pois mas esses motores que tem tão "boas" criticas é mesmo um motor de construção Opel [8)].

[:p];)

deve ser isso então. [8)]

Do ouvir ao ser a diferença é grande. O motor pode ter, e tem, na minha opinião, alguns "defeitos" mas a fiabilidade não é um deles.

Já tive um 1.7 TDS, agora um 1.7 DTi, e se ha coisa que ali não falta, é a fiabilidade. Agora que o TDS não era nenhum exemplo em consumos, não era, que não era muito agradavel, também não, ainda por cima vibrava muito e era muito ruidoso, mas pelo menos andava que se fartava. O DTi está bem melhor, em compensação perdeu o vigor do anterior.

Este CDTi consegue as boas caracteristicas do DTi e a "explosividade" do TDS. Não é o mais comedido em consumos, não é o mais agradavel, mas não deixa de ser um bom motor, extremamente fiavel e com provas mais que dadas.

O 1.3 é igualmente um optimo motor, mas com uma utilização mais especifica, é optimo para andar em cidade, no meio do transito no para-arranca, e é mais agradavel que o 1.7, nestas situações. Claro que não é um motor de corrida. Alias, para isso é que ha depois o 1.9, as pessoas têm que ver aquilo que procuram num carro, e assim escolher a motorização quemais lhes interessa, uma pessoa que acha que para si o 1.3 é o ideal, não quer dizer que o 1.9 não preste, simplesmente, identifica-se mais com o 1.3.

É simples ;)

citação:Originalmente colocada por serafas

Henrique, mas para teres essa autonomia tão baixa, deves andar sempre a dar-lhe. Eu também tenho um 1.9 (mas em 5 portas) e não tenho uns consumos famosos, mas o meu depósito sempre dá para mais ou menos 700/750 km.

Quanto aos motores, os blocos CDTI da GMPTE (General Motors Powertrain Europe) e não GM-Fiat, ou Fiat, como muitos dizem, são tecnologia da marca. Ou seja, os motores não são comprados à Fiat. Aquando da cessão da parceria a GM ficou com os direitos intelectuais e de produção destes motores, no entanto a Fiat impediu a sua partilha pelas várias marcas da GM. Só assim se entende porque razão a Chevrolet vai ter motores VM e não GMPTE. De qualquer forma, a Suzuki e a SAAB são das marcas "aprovadas" para uso de motores e transmissões ex-GM-Fiat.

No entanto os custos de aquisição dos direitos intelectuais desses motores, têm de ser diluídos no preço dos mesmos, como é óbvio, justificando assim a diferença de preço entre os 1.3/1.9 e o 1.7. Custará quase tanto produzir um 1.3 quanto um 1.3, ou vendo as coisas de outra maneira, é quase tão barato produzir um 1.9 quanto um 1.3. O que é escandaloso é o nosso IA e o IVA que elevam os preços para patamares proibitivos para o comum dos portugueses. Se fosse de outra forma, estariamos todos melhor montados e não haveria esta dissertação sobre que motor é melhor. O cliente sim, é lesado, mas não é a marca que está a ganhar dinheiro com ele.

Ainda assim, acho estranho afirmarem que a marca está a ganhar "muito" dinheiro às custas do 1.3. O que não sabem, é que a marca perdeu dinheiro com o 1.7 para poder oferecer um produto bom e novo, com um motor um pouco desactualizado, aos mesmos preços que a concorrência oferecia para produtos mais recentes e modernos. Portanto, a marca, como qualquer empresa cujo objectivo é ganhar dinheiro, tem de equilibrar as contas.

Não obstante, para aqueles que alegam que o motor 1.3 é fracote, lembro-vos de alguns motores da concorrência que não são particularmente brilhantes no rácio potência/cilindrada, sendo os casos mais escandalosos os blocos DCi, na configuração de 80 cv e os motores PSA 1.4 HDi/TDCi com 70 cv. O 1.3 não é um cavalo de corrida, mas também não é nenhuma carroça. Digamos que é uma charrete. Leva-nos para qualquer lado em trote, não lhe peçam é para galopar!

Abraços

Ora aqui está um post que me parece ser de alguém conhecedor do meio.

:);)

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Agora se:

[8)]

Quando é que percebes que o 1.7 D de origem ISUZU já foi chão que deu uvas e que actualmente está completamente ultrapassado face às referências e padrões actuais [?]

Mas não por isso que se deva dizer que é mau, ok [?]

Exactamente!

A minha opinião sobre a fiabilidade / robustez do 1.7 CDTI é que é por demais evidente. Essa é a principal caracteristica deste motor. Está acima de qualquer suspeita. No entanto para quem faz cerca de 30mk/ano e pensa trocar de carro de 4 em 4 ou 5 em 5 anos, acho que o 1.3 compensa com as suas virtudes.

citação:Originalmente colocada por monicamelo

A minha opinião sobre a fiabilidade / robustez do 1.7 CDTI é que é por demais evidente. Essa é a principal caracteristica deste motor. Está acima de qualquer suspeita. No entanto para quem faz cerca de 30mk/ano e pensa trocar de carro de 4 em 4 ou 5 em 5 anos, acho que o 1.3 compensa com as suas virtudes.

E se não compensar porque antes dos 4~5 anos começa a dar sinais de cansaço ???

O problema destes motores de baixa cilindrada e potencia razoável (em todas as marcas) é que normalmente saõ solicitados acima do que seria aconselhável para um motor com estas caracteristicas, depois o desgaste e problemas prematuros podem acontecer.

citação:
E se não compensar porque antes dos 4~5 anos começa a dar sinais de cansaço ???

O problema destes motores de baixa cilindrada e potencia razoável (em todas as marcas) é que normalmente saõ solicitados acima do que seria aconselhável para um motor com estas caracteristicas, depois o desgaste e problemas prematuros podem acontecer.

Se considerarmos 30mK/ano em 5 anos temos 150mk o que até está aquém da tempo de vida útil esperado / apregoado para este motor (250mk). O 1.7 provavelmente consegue fazer mais sem apresentar problemas de maior.

Em relação à questão do desgaste e problemas prematuros que os motores diesel de baixa cilindrada podem apresentar, parece-me um falso problema verem-se as coisas pelo "solicitados acima do seria aconselhável", isto porque desde a introdução das novas tecnologias nos diesel, injecção directa, injectores e turbos mais evoluidos, cabeças multiválvulas, os motores, na sua generalidade, obtêm regimes de potência e binário máximos a regimes de rotação mais baixos. Da mesma forma forma os motores estão mais agradáveis de utilizar. O que se reflecte numa disponibilidade mais imediata. Actualmente, e nos carros com caixas de 6 velocidades, conseguem-se velocidades de cruzeiro agradáveis com um mínimo esforço motriz.

O reverso do medalha está, parece-me, numa utilização de materiais menos robustos. Em ordem a se reduzir o peso dos blocos, começam a surgir blocos totalmente em ligas de alumínio, relegando para segundo plano os antigos e pesados blocos de ferro fundido. Penso que será aqui que os diesel actuais perdem em termos de robustez.

No entanto, é facto que as pessoas trocam cada vaz mais cedo de carros, não sendo por isso necessário a utilização de materiais pesados e que consequentemente potenciam consumos / emissões.

Tudo isto por causa do 1.7 que ao que penso será o último motor diesel clássico.

Desculpem a dicertação!

citação:Originalmente colocada por monicamelo

O reverso do medalha está, parece-me, numa utilização de materiais menos robustos. Em ordem a se reduzir o peso dos blocos, começam a surgir blocos totalmente em ligas de alumínio, relegando para segundo plano os antigos e pesados blocos de ferro fundido. Penso que será aqui que os diesel actuais perdem em termos de robustez.

Por outro lado essa mesma utilização de materiais permite que os motores a diesel alcancem as prestações que conhecemos, os consumos cada vez mais baixos (menos inércia), menos vibrações, menos ruido, etc etc...

O que é certo é que há algum tempo 5.000 rpm num diesel era impossível, senão mesmo impensável. Hoje em dia qualquer motor fazem-nas com "uma pinta dos Diabos".

E para quê uma fiabilidade a toda a prova ou a necessidade de fazer um milhão de kms [?] Se não é propriamente isso que o consumidor actual procura...

Boas,

Eu gostava de saber o porquê de dizerem que o 1.7 CDTI é um motor ultrapassado/antiquado???

Será por ser o primeiro motor que surgiu a cumprir as actuais normas de poluição euro 4, por ter um sistema common rail da 2ª geração, um turbo de geometria variável e conseguir ter uma pressão de injecção de 1800 bares, que só está ao nível do último grito da Toyota com o seu 2.2 D4-D cat sendo o normal de todos os outros andar pelos 1600 bares ou menos!!!

Se calhar é por isto tudo que ele está ultrapassado...

citação:Originalmente colocada por Gavela

Boas,

Eu gostava de saber o porquê de dizerem que o 1.7 CDTI é um motor ultrapassado/antiquado???
Tu por acaso sabes a idade do bloco 1.7 [?]

citação:Originalmente colocada por Gavela

Boas,

Será por ser o primeiro motor que surgiu a cumprir as actuais normas de poluição euro 4, por ter um sistema common rail da 2ª geração, um turbo de geometria variável e conseguir ter uma pressão de injecção de 1800 bares, que só está ao nível do último grito da Toyota com o seu 2.2 D4-D cat sendo o normal de todos os outros andar pelos 1600 bares ou menos!!!

Se calhar é por isto tudo que ele está ultrapassado...

Ui...
Esconde-te que vais ser apedrejado...

:D;)

Back