Caditonuno, antes de mais é sempre chato quando estas coisas acontecem....
Também eu tenho um Leon Fr Tdi, está com quase 52.000km e até agora nada de muito especial, já levou uma maf tinha cerca de 30.000km, e umas outras coisitas, que não vou estar aqui a escrever pois levava a discussões intermináveis acerca do grupo vag...mas posso-te garantir que acompanhei sempre as reparações e que eram mesmo defeitos de fabrico, não foram provocados pelo uso...
Em relação ao teu caso, leva o carro para a Seat (de preferência num reboque) e eles que se virem...tenta é acompanhar o caso de perto, se não tiveres por lá pessoas de confiança.
Dos sintomas que falas de facto poderá ser o turbo, mas se tivesse mesmo partido, notavas a nuvem de fumo que o pessoal refere (fumo branco, entenda-se). No entanot poderá ter empenado o veio, e nesse caso não permitas que te reparem o turbo, exige mesmo um novo.
Agora, poderá não ser nada de tão grave, poderá ter sido de facto a maf (essas perdas de potência são de facto caracteristicas da maf que deu o berro) ou então o tubo que sai do turbo para o intercooler que se desprendeu do bocal do turbo....já tem acontecido (por defeito na concepção da braçadeira) e que de alguma forma vinha explicar o barulho acrescidoq ue ouves, pois o turbo está a empurrar o ar para fora do circuito e torna-se bastante audível.
E se quiseres, dá um pulo a
www.leonclubpt.com , o que mais existe por lá são Leon's FR TDI, a malta é toda muito porreira e ajuda no que fôr preciso.