Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Esclarecimento sobre atribuição de culpas em acidente.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Esclarecimento sobre atribuição de culpas em acidente.

    Viva.

    Em primeiro lugar, quero cumprimentar esta comunidade que agora faço parte, visto que é a minha primeira mensagem.

    É por tristes razões que venho cá deixar esta primeira mensagem, mas pela procura que fiz pela internet este pareceu-me ser o site mais indicado e credível para obter respostas concretas e rápidas.

    A situação é a seguinte:

    Comprei uma mota XT600 para vender, não fiz seguro na mota.

    A minha carta de condução (Carro & Mota) foi suspensa (por conduzir carro com álcool) durante 6 meses (que deveriam acabar em Abril ou Maio/2011) + 400€ de multa que já foram pagos dentro do prazo estipulado (dividido em 4 meses) pelo tribunal. Como a mesma estava no Governo Civil por uma multa de alcool prévia a essa sentença nao estava paga, o tribunal pediu-a ao Governo Civil e só a recebeu no principio de Janeiro (o que faz com que os 6 meses comecem a contar a partir daí, sendo assim só a terei de volta em Julho), embora eu tenha feito um requerimento no fim de 2010 (que não foi respondido pela juíza, o que eu penso que não pode acontecer, ser ignorado) a pedir que começasse a contar antes, visto que eu não podia entregar fisicamente a carta por não estar em minha posse.

    Está é a minha situação e a da mota.

    No principio deste mês (Junho), um taxista que ia à minha frente fez uma grosseira inversão de marcha numa via de 70km/h, sem pisca, à tarde, com visibilidade e sem qualquer cautela e concerteza sem olhar pelo espelho. Com o carro totalmente atravessado perpendicularmente à minha frente, travei até ao ponto que seria inevitavel bater, portanto acelerei para ganhar "controle" na direcção da mota e tentei passar pela direita para nao embater na lateral do carro e ter uma desaceleração imediata a 0km/h, o que seria mais grave a nível de acidente e danos físicos. Acabei por bater com o braço na mala do carro e com o joelho no farol traseiro esquerdo e para choques do táxi, o que de certa forma foi "bom" porque fez um género de "ricochete" e caí mas nao foi com desaceleração total.

    Fiz uma fractura exposta da tíbia, e estou hospitalizado desde então, e aguardo cirurgia na próxima semana (a partir de dia 20 de Junho). O polícia foi ao hospital e fez-me o exame do álcoo, que deu negativo, e deu a entender que ele é totalmente culpado.

    As minhas perguntas são:

    1) Estou inibido de conduzir, ou apenas não possuo o documento comigo?

    2) Como se dividem as responsabilidades?

    NOTA: Este senhor "profissional da estrada", garanto que se fosse um acidente às 3 da manhã teria fugido e me deixado na beira da estrada. Não prestou qualquer auxílio na altura (valeu os restantes condutores que iam a passar na altura e de imediato pararam para ajudar) e nem sequer um telefonema ou uma visita me fez.

    Estou disponível para mais esclarecimentos que sejam necessários. Por favor, só respostas sérias.

    Obrigado.

    #2
    No caso e atendendo que a carta está apreendida, estás inibido de conduzir.

    Sendo que nessa situação, poderás incorrer num crime de desrespeito à autoridade judicial.

    Quanto à divisão de responsabilidades, isso ainda daria pano para mangas, entre as seguradoras.

    Mas no caso, não tens seguro (como referes), o que dificulta ainda mais a situação e incorres num outro crime.

    Só mais uma coisa, o período de tempo de inibição de condução, só começa a contar no momento em que o tribunal recebe a carta, por isso é que refiro que de momento ainda estás inibido de conduzir.


    P.S: Acima de tudo, as rápidas melhoras e sê bem-vindo.
    Editado pela última vez por nto; 18 June 2011, 00:31.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nto Ver Post
      Quanto à divisão de responsabilidades, isso ainda vai dar pano para mangas, entre as seguradoras.
      Originalmente Colocado por Sleepers Ver Post
      Comprei uma mota XT600 para vender, não fiz seguro na mota.

      Comentário


        #4
        A ausência de seguro e a condução com carta apreendida não jogam muito a teu favor. Não sei o que diz a lei mas, sem querer desculpar o taxista, naquele momento não estavas habilitado a conduzir na via pública.

        Espero que tenhas sorte na resolução do caso, até pelas lesões que "arranjaste" mas penso que devias rectificar esse sentido de responsabilidade. 2x apanhado com alcool, sem seguro, carta apreendida não se pode considerar azar...

        As melhoras.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Pugas Ver Post

          De facto. Li isso mas depois passou-me ao lado.

          Isso ainda é uma situação mais agravante, atendendo que se está perante mais um crime, ao circular sem seguro.


          P.S: Corrigi post inicial ao acrescentar esta parte
          Editado pela última vez por nto; 18 June 2011, 00:32.

          Comentário


            #6
            Eu sinceramente quase que apostava:

            - Vais ficar com a mota partida, vais pagar as tretas medicas do teu bolso
            - Vais pagar a reparação dos danos ao taxista.
            - Vais com sorte pagar multa por conduzir sem carta e sem seguro.

            Sinceramente não sei como arriscam tanto... não entendo

            Comentário


              #7
              Os elementos são parcos para opinar sobre responsabilidades.
              Pelo que dizes a manobra de inversão de marcha não era proibida, não terá sido feita adequadamente ou com os devidos cuidados.. Eventualmente também circularias sem guardar a distância de segurança. Depende dos elementos que existam e eventuais testemunhas.

              Tens que reclamar na comp. do taxista e aguardar que definam a responsabilidades, não sendo favorável terás que contestar.
              Se fores culpado vai sair-te do bolso (mais cedo ou mais tarde), o taxista terá que ir para o FGA.

              Irás ter mais umas coimas para pagar (falta de seguro, conduzir sem carta como já disse o Nto).

              As melhoras.

              Comentário


                #8
                Nao te safas de uma coima por conduzir sem carta e falta de seguro (isto era algo evitável de se fazer, mesmo com a intençao de venderes a mota nunca se circula com a mesma sem seguro mesmo que sejam curtas distancias).

                Quanto ao acidente pelo que contas bateste de tras no taxi, mesmo ele fazendo uma inversao de marcha em cima da hora, a mesma pelo que presumo nao esta proibida, a estrada tem visibilidade logo tambem devias de ir um bocado colado a ele para tal acontecer ou distraido. Nao vejo onde ele possa ser culpado (pode ser por culpado a nivel da consciencia por nao te ter prestado auxilio, mas como nao fugiu nao é considerado crime), pelo que acho que vai sair tudo do teu bolso infelizmente (despechas hospitalares, coimas e arranjo dos veiculos).

                Bom, nao querendo ser excessivamente moralista, acho que devias de aproveita a hospitalizaçao (as melhoras by the way , ate me arrepiei com a fractura exposta) para reflectires na tua atitude como condutor, 2 vezes apanhado com alcool, andares sem carta, sem seguro enfim... coisas perfeitamente evitáveis e que como viste so prejudicam nestes casos e muito

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                  acho que devias de aproveita a hospitalizaçao (as melhoras by the way , ate me arrepiei com a fractura exposta) para reflectires na tua atitude como condutor, 2 vezes apanhado com alcool, andares sem carta, sem seguro enfim... coisas perfeitamente evitáveis e que como viste so prejudicam nestes casos e muito
                  É isso mesmo.

                  Acrescento só: espero que a experiência tenha sido pedagógica e que tenhas aprendido 2 coisas.
                  1) o mundo é cruel, o taxista tá-se marimbando para o teu estado de saúde assim com maioria da polução do mundo. Tu só vales alguma coisa para os teus familiares e amigos.
                  2) Os Juizes estão se nas tintas para quem é apanhado a guiar com álcool. O teu requerimento é o primeiro a ser ignorado -e bem- qd um juiz tem um monte de 500 processos para despachar.

                  Melhoras.

                  Comentário


                    #10
                    Tinha escrito uma resposta enorme mas isto bloqueou! Não acredito!

                    Portanto vou resumir:

                    As situações do álcool foram bastante separadas entre si, a primeira vez tinha 0,8 (ridículo) - A segunda é que tinha 1,7. E desta vez, que é a que estamos a falar, NÃO estava sob o efeito de álcool.

                    Eu ia com distância do carro da frente, o taxista foi abrandando, e eu tambem, quando ele parecia que ia parar do lado direito, inclusive ja tinha as 2 rodas do lado direito de fora da estrada, retomei a aceleração e ia passar pela esquerda, aí ele resolveu atravessar o carro a minha frente. E não bati por trás, bati na parte traseira esquerda, nao lhe bati na lateral e morri porque ainda tive o discernimento de parar de travar e tentar passar pela direita. E assim que leram a palavra "álcool" duas vezes na minha primeira mensagem, alguem leu que "o próprio polícia de trânsito que me fez o exame de álcool deste acidente disse que ele era totalmente culpado da manobra"?

                    Amigo Pastis, os requerimentos têm que ser obrigatoriamente respondidos, quer o juiz me ache bonito ou feio, entendeu? A sua resposta só veio acrescentar moralismos quando eu procuro outro tipo de respostas. Se é para isso podem abandonar esta minha pergunta e eu tentarei informar-me em sítios em que haja menos juízo de valores.
                    Daqui a pouco estão-me a dizer que é LEGAL atirar um carro contra uma pessoa e matá-la, se ela não tiver seguro e a carta tiver problemática. Se essa pessoa tiver um histórico mínimo de álcool então, é um favor que se faz à sociedade, eliminar uma pessoa monstruosa dessas!

                    3) À pendura ia comigo uma rapariga que tinha desfiles de moda e faltou porque lesionou-se no joelho, felizmente foi para casa no próprio dia, mas está de muletas e levou pontos no joelho também. O que ela pode fazer?

                    Comentário


                      #11
                      Antes de mais nada, se não querias "juízos de valores" não expunhas o caso num fórum público. Ias directamente a um advogado...

                      Segundo, ninguém aqui te massacrou pelas tuas atitudes. E bem... Apenas demos uma opinião.

                      Aliás, já te responderam o que provavelmente irá acontecer.

                      Comentário


                        #12
                        E perdeste o teu tempo para escrever isso? E quanto ao que realmente interessa, escreves zero? São essas as tuas soluções? Ou ser julgado em praça pública ou ir a um advogado? És pouco básico és (respondeste num fórum público, estou a fazer o meu juízo de valor).

                        Ir a um fórum e obter uma resposta sem juízos de valores é algo inconcebível na tua cabeça? Alarga os teus horizontes.

                        E se for para esta lavagem de roupa mais vale apagarem este post inteiro.

                        Comentário


                          #13
                          Em relação à questão do juiz, tens que perceber que qd se ouve na TV que existem processos que se arrastam anos: é para todos.
                          Isto é, a carga de trabalho dos juizes é muito pesada actualmente e é perfeitamente compreensível que, mesmo ao nível administrativo, o teu caso seja chutado para canto.
                          É verdade que todos temos direito à justiça, mas um tipo apanhado a guiar com álcool não é nem deve ser prioridade na resolução dum processo administrativo: que espere, a justiça tem mais q fazer.

                          De resto, procura um advogado e mentaliza-te duma coisa: ng pode dar razão ou dar apoio moral o a um tipo que é apanhado 2x a guiar bêbado.

                          .

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Sleepers Ver Post
                            Daqui a pouco estão-me a dizer que é LEGAL atirar um carro contra uma pessoa e matá-la, se ela não tiver seguro e a carta tiver problemática. Se essa pessoa tiver um histórico mínimo de álcool então, é um favor que se faz à sociedade, eliminar uma pessoa monstruosa dessas!
                            Sem carta, sem seguro, duas vezes apanhado a conduzir com álcool e a praticar uma condução nada defensiva (porque se fosse, terias conseguido parar a mota, em vez de acelerar para ultrapassar o táxi que encostou à direita e parece que vai estacionar), se o táxista quisesse, até podia meter a marcha-atrás e passar por cima da tua fractura exposta da tíbia que a culpa continuava a ser tua. Não achas que já é hora de aprenderes com os erros que cometes e começar a respeitar a lei?

                            Originalmente Colocado por Sleepers Ver Post
                            À pendura ia comigo uma rapariga que tinha desfiles de moda e faltou porque lesionou-se no joelho, felizmente foi para casa no próprio dia, mas está de muletas e levou pontos no joelho também. O que ela pode fazer?
                            Se ela for esperta, para a próxima apanha boleia de alguém responsável.

                            Comentário


                              #15
                              Mas olha lá: É preciso repetir quantas vezes que não tinha álcool no acidente que estou a falar? O assunto do tópico é "O que acham de mim e do meu histórico de álcool" ou "Esclarecimento sobre atribuição de culpas em acidente"?

                              A punição de ser apanhado com álcool é levar uma multa, não é perder o direito à justiça. Assumir que é lógico a pessoa ser chutada para um canto por isso, é realmente não entender o sistema em que teoricamente se vive. Além de que se já foi proferida a sentença, já paguei os meses e a multa, e, mais uma vez, julgar-me novamente por isso é não entender o sistema em que teoricamente se vive.
                              Já vi que estou no lugar errado, e estou aqui a mais. Realmente devem ser todos uns santos!
                              Enfim, obrigado a todos por tudo. Não necessito de mais respostas, visto que as minhas perguntas foram ignoradas. O bate-boca é que alimenta este povo.

                              Só gostaria de relembrar o que me trouxe cá, a descrição deste fórum:
                              Nesta secção falaremos de todos os assuntos relacionados com a utilização das nossas estradas, tais como viagens, itinerários, acidentes, multas, legislação e outros episódios e situações vividas.

                              Aparentemente isso é para inglês ver, ainda há muita miudagem que tem tempo a mais a perder, muita lábia, acesso à internet, mas de facto pouca formação para responder concisamente às questões. E não me refiro a ninguém em particular.
                              Seja como for, obrigado pela tentativa de participação por parte da maior parte dos intervenientes. Mas não esperava vir cá e ser enxovalhado. Realmente isto deixou-me irritado e triste.
                              Editado pela última vez por Sleepers; 18 June 2011, 10:34.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Sleepers Ver Post
                                As situações do álcool foram bastante separadas entre si, a primeira vez tinha 0,8 (ridículo) - A segunda é que tinha 1,7. E desta vez, que é a que estamos a falar, NÃO estava sob o efeito de álcool.
                                A Lei existe para ser cumprida, por muito ridícula que possa ser - não sei - será mais ridículo teres apanhado uma multa inicial e depois incorreres numa segunda com o dobro do valor.
                                Efeito do álcool é relativo, tal como cada bêbedo é um caso diferente de outro, mesmo com valores iguais. A questão é, se acusa, salvo alguma medicação, estarás sobre o efeito do álcool, pode não afectar o teu discernimento e comportamento motor, mas estás em desacordo com o que está estabelecido na Lei e este é soberana.

                                Eu ia com distância do carro da frente, o taxista foi abrandando, e eu tambem, quando ele parecia que ia parar do lado direito, inclusive ja tinha as 2 rodas do lado direito de fora da estrada, retomei a aceleração e ia passar pela esquerda, aí ele resolveu atravessar o carro a minha frente. E não bati por trás, bati na parte traseira esquerda, nao lhe bati na lateral e morri porque ainda tive o discernimento de parar de travar e tentar passar pela direita. E assim que leram a palavra "álcool" duas vezes na minha primeira mensagem, alguem leu que "o próprio polícia de trânsito que me fez o exame de álcool deste acidente disse que ele era totalmente culpado da manobra"?
                                Quando estiveres perante o juiz fala de factos, coisas que tenhas a certeza, viste-o desacelerar e fizeste o mesmo, ok, ele colocou sinal? Sim, ou não? Dá os detalhes todos que te lembres mas tens de saber que "o parecer e o ser é totalmente diferente"
                                - presta bem atenção ao que o teu advogado te diz, creio que quantos mais detalhes deres, maior será a tua palavra contra a dele.

                                3) À pendura ia comigo uma rapariga que tinha desfiles de moda e faltou porque lesionou-se no joelho, felizmente foi para casa no próprio dia, mas está de muletas e levou pontos no joelho também. O que ela pode fazer?
                                É tua testemunha e vítima do comportamento do taxista.

                                Se te der a entender que possa estar a julgar-te na primeira parte do post, tens de perceber que tu és a plausível vítima neste acidente, mais a tua amiga, mas, perante o Juíz, este terá na sua frente o teu processo.
                                Vai constar condução ilegal, desrespeito por ordem do Tribunal, falta de seguro e que no passado foste apanhado duas vezes sobre o efeito de álcool.

                                Não terás muito a teu favor e a culpa disto será apenas tua, apesar de como referi, seres a vítima neste caso pontual.

                                As melhoras ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  Obrigado Rotary, é uma resposta desse genero que procurava. Se alguem tiver algo a adicionar ao comentário do Rotary, agradecia. Futuramente porei aqui mais desenvolvimentos, assim que eles acontecerem.

                                  Obrigado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    As verdades doem, mas se não as gostas de ler, problema teu. Não estavas alcoolizado neste acidente, mas o facto de já teres sido apanhado duas vezes a conduzir sob o efeito de álcool é exemplo da tua irresponsabilidade. E a consequência não é só "pagar multa", porque acima de 1,2 já é CRIME. E estou farto de ver este tipo de filmes à minha frente na estrada, gajo em cima da mota a palmos de distância do carro da frente, carro da frente desvia-se um pouco do eixo da via, gajo da mota faz-se logo à ultrapassagem. Nem sequer pensam que pode ser distracção do condutor do carro da frente ou outra razão qualquer, ao minimo encosto à berma é logo ultrapassar a lata. E depois ainda vens para aqui feito virgem ofendida, quando andavas a conduzir a mota sem carta e sem seguro e ainda por cima a dares boleia a outra pessoa? E se ela tivesse morrido, como era? Epá, cresce. Cresce, aparece e começa a aprender que os erros que cometes na estrada já começam a ser mais do que muitos e para a próxima a coisa pode ser ainda mais feia. Em vez de estares feito pavão com as moralidades, pensa bem nas asneiras que andas a fazer. Aqui a culpa é só tua, desejo boa sorte ao taxista, que esse coitado só anda a fazer pela vida e não tem culpa dos irresponsáveis que andam na estrada com ele.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Sleepers Ver Post
                                      .... ainda há muita miudagem que tem tempo a mais a perder, muita lábia, acesso à internet, mas de facto pouca formação ........
                                      De tudo o que escreveste apenas concordo com a parte que deixei acima do teu post anterior. Aparentemente tenho é que te incluir nessa frase. Aos 3º post conseguiste chamar básico a um user.

                                      Quem está mal, o pessoal do fórum ou tu ? Analisa!

                                      De resto vai ser apurada a responsabilidade do taxista e a tua no acidente. E isso é independente dos seguros existirem ou não.
                                      Agora imagina que te dão razão e o taxista tinha que te indemnizar em (valor aleatório) € 1,00. E tu ficavas todo satisfeito.

                                      O problema é o resto. É que tu terás processos vários crime entre os quais um de desobediência a entidade judicial. Fora o que o taxista te vai meter. Como não tens seguros vais ter que pagar os danos da tua mota e o Inst de Seguros (não me lembro se é este o nome da entidade) vai pagar o seguro do taxista e depois pedir-te o dinheiro.

                                      Provavelmente vais ficar sem a carta por mais um tempo largo e só espero que tenhas o bom senso de não voltar mesmo a conduzir.

                                      Foste apanhado 2 vezes com alcool, uma vez com 0,8 (ridiculo dizes tu).
                                      Bem em tenho carta há 24 anos. Nunca me aconteceu. E já assoprei mais do que uma vez. Algumas delas, noutros tempos, depois de sair de discotecas e afins ao amanhecer. Deu sempre 0,00.
                                      Ridiculo, não ?
                                      Não! Tinhas uns amigos porreiros: "O gajo que conduz hoje anda a suminho o coca-cola!". E se algum por algum motivo não podia conduzir... não conduzia! Simples não ?

                                      Mas pronto, provavelmente daqui a algum tempo talvez percebas melhor a situação e terás aprendido algo com ela e com os comentários que leste por aqui.

                                      Desejo-te as melhoras, boa sorte e mais juízo!

                                      E as melhoras da modelo já agora!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Olha, depois deste acidente, duas coisas já tens garantidas:

                                        1) Crime de desobediência qualificada por guiares estando proibido pelo Tribunal de o fazer: ou seja, prisão até 2 anos ou multa até 240 dias.
                                        2) Contra ordenação por guiar sem seguro: 500€ a 2500€ de coima e inibição de condução de 1 a 12 meses.

                                        Pela tua descrição, de facto não me pareces culpado do acidente, pelo que, tanto tu como a passageira, terão que ser indemnizados pelos danos, tanto corporais como materiais. Se, por um motivo qualquer, fores culpado do acidente, além dos teus danos corporais (e olha que a conta vai ser jeitosa) e materiais, vais ter que pagar os danos corporais da tua passageira (e, eventualmente, uma indemnização por ela não ter podido trabalhar) e os danos no táxi.

                                        Portanto, com o teu historial, para já, tens garantido um rico balúrdio de dinheiro a gastar em multas e mais tempo de inibição de condução, isto se tiveres a sorte de o juiz não te condenar a pena de prisão... Quanto ao acidente em si, vamos lá ver o desfecho das responsabilidades.

                                        Quanto à minha opinião sobre tudo o que se passou, acho que a tua conduta na estrada foi extremamente irresponsável e espero que melhore drasticamente entretanto...

                                        Comentário


                                          #21
                                          eu nao sei como é que a pessoas capazes de condizur bebedas sem carta e sem seguro, eu nao me arriscaria tanto, ate porque nao me aptece tirar a carta novamente ou pagar grandes multas.

                                          cumps

                                          Comentário


                                            #22
                                            Apagar SFF.
                                            GTTDI
                                            Editado pela última vez por GTTDI; 18 June 2011, 11:26.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Obrigado a mais os utilizadores LuisMiguel / GTTDI pelas respostas maduras e que realmente adicionaram informação ao que procuro saber.

                                              Banusinho: Lê o thread inteiro antes de postares bacuradas. Eu NÃO estava bêbado. E quem disse que eu à segunda não tinha aprendido a lição? Ah, e peço perdão a vocês e à sociedade por dar uma calma voltinha sem seguro à beira mar e sem maluqueiras ao fim da tarde, acho que deveria ir para a forca ou então receber 25 anos de prisão por isso!

                                              E SE PERGUNTEI NO PRIMEIRO POST SE EU ESTAVA INIBIDO DE CONDUZIR OU SE SÓ NAO TINHA O DOCUMENTO COMIGO, É LÓGICO ASSUMIR QUE EU NÃO ESTAVA DELIBERADAMENTE A IGNORAR A ORDEM QUE ME TINHA SIDO DADA PELO TRIBUNAL, OK?
                                              Vão marginalizar quem vocês quiserem, mas raciocinem antes de metralhar aí as teclas e crucificarem alguém que nem conhecem e JÁ ESTÁ a pagar caro por esta sequência de escolhas.

                                              O resto é para o Favorit (e há de servir a mais um ou dois):

                                              Ve-se mesmo que não sabes interpretar o português. Além do teu comentário "se o táxista quisesse, até podia meter a marcha-atrás e passar por cima da tua fractura exposta da tíbia que a culpa continuava a ser tua" espelhar bem a tua índole maliciosa, vou re-explicar o acidente como se fosse para uma criança de 6 anos, mas só para ti, que parece que o teu atraso mental é um bocado severo:

                                              Imagina que vou a 20 ou 30 metros do taxista, ambos a 70km/h, numa via onde é essa a velocidade média. Ele começa a abrandar (e eu também) 60kmh/..... 50km/h... 40km/h... 30km/h... mete as rodas da direita fora da estrada, continuamos à mesma distância certo? O que eu faço? Encosto à direita atrás dele e fico parado também a conversar com ele? Não, assumo que ele vai encostar e retomo a velocidade correcta da via e acelero nesses tais metros, posiciono-me mais à esquerda da minha faixa de rodagem e quando me estou a aproximar dele, ele subitamente vira e fica atravessado na estrada. Daí eu ter metros para travar, deixar de travar, e tentar desviar.
                                              Falas muito, mas é só conversinha triste, conversa de frustrado que é daqueles que nunca andou de mota, tem sempre a mão na buzina e acha-se um justiceiro da estrada e da internet. És ridículo. E já me está a irritar mandares-me crescer quando não me conheces de lado nenhum e eu não te ofendi. Foste obrigado a participar neste tópico por acaso? Não pois não? Então entraste para vir guerrear, quando podias simplesmente passar ao próximo.
                                              Se não tens compaixão, aprende a tê-la, és uma pessoa negativa, com más vibrações e intriguista.
                                              Se quiseres dou-te o meu número de telefone, ou se tiveres tempo, o hospital e o quarto onde estou, em caso de necessitares de esclarecimentos adicionais. Se não, abstém-te de enervar uma pessoa que já está a sofrer sem culpa há muitas semanas numa cama de hospital e só veio procurar ajuda.

                                              Mais uma vez, peço que só adicionem informação útil, não vim aqui para arranjar inimigos.

                                              Obrigado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Sleepers Ver Post
                                                Obrigado a mais os utilizadores LuisMiguel / GTTDI pelas respostas maduras e que realmente adicionaram informação ao que procuro saber.

                                                Banusinho: Lê o thread inteiro antes de postares bacuradas. Eu NÃO estava bêbado. E quem disse que eu à segunda não tinha aprendido a lição? Ah, e peço perdão a vocês e à sociedade por dar uma calma voltinha sem seguro à beira mar e sem maluqueiras ao fim da tarde, acho que deveria ir para a forca ou então receber 25 anos de prisão por isso!

                                                E SE PERGUNTEI NO PRIMEIRO POST SE EU ESTAVA INIBIDO DE CONDUZIR OU SE SÓ NAO TINHA O DOCUMENTO COMIGO, É LÓGICO ASSUMIR QUE EU NÃO ESTAVA DELIBERADAMENTE A IGNORAR A ORDEM QUE ME TINHA SIDO DADA PELO TRIBUNAL, OK? Vão marginalizar quem vocês quiserem, mas raciocinem antes de metralhar aí as teclas e crucificarem alguém que nem conhecem e JÁ ESTÁ a pagar caro por esta sequência de escolhas.

                                                O resto é para o Favorit (e há de servir a mais um ou dois):

                                                Ve-se mesmo que não sabes interpretar o português. Além do teu comentário "se o táxista quisesse, até podia meter a marcha-atrás e passar por cima da tua fractura exposta da tíbia que a culpa continuava a ser tua" espelhar bem a tua índole maliciosa, vou re-explicar o acidente como se fosse para uma criança de 6 anos, mas só para ti, que parece que o teu atraso mental é um bocado severo:

                                                Imagina que vou a 20 ou 30 metros do taxista, ambos a 70km/h, numa via onde é essa a velocidade média. Ele começa a abrandar (e eu também) 60kmh/..... 50km/h... 40km/h... 30km/h... mete as rodas da direita fora da estrada, continuamos à mesma distância certo? O que eu faço? Encosto à direita atrás dele e fico parado também a conversar com ele? Não, assumo que ele vai encostar e retomo a velocidade correcta da via e acelero nesses tais metros, posiciono-me mais à esquerda da minha faixa de rodagem e quando me estou a aproximar dele, ele subitamente vira e fica atravessado na estrada. Daí eu ter metros para travar, deixar de travar, e tentar desviar.
                                                Falas muito, mas é só conversinha triste, conversa de frustrado que é daqueles que nunca andou de mota, tem sempre a mão na buzina e acha-se um justiceiro da estrada e da internet. És ridículo. E já me está a irritar mandares-me crescer quando não me conheces de lado nenhum e eu não te ofendi. Foste obrigado a participar neste tópico por acaso? Não pois não? Então entraste para vir guerrear, quando podias simplesmente passar ao próximo.
                                                Se não tens compaixão, aprende a tê-la, és uma pessoa negativa, com más vibrações e intriguista.
                                                Se quiseres dou-te o meu número de telefone, ou se tiveres tempo, o hospital e o quarto onde estou, em caso de necessitares de esclarecimentos adicionais. Se não, abstém-te de enervar uma pessoa que já está a sofrer sem culpa há muitas semanas numa cama de hospital e só veio procurar ajuda.

                                                Mais uma vez, peço que só adicionem informação útil, não vim aqui para arranjar inimigos.

                                                Obrigado.
                                                Peço desculpa mas apaguei o meu post sem querer.
                                                Basicamente o que nele disse foi que, neste caso apesar de o "User" em questão já ter sido apanhado a conduizir com um valor de alcool no sangue acima do limite, penso que neste acidente, tendo sido verificado que o "User" não tinha alcool no sangue, a pena sera balizada por estes dois factos; Condução sem habilitaçao, (temporariamente suspensa) e por circular sem seguro. Penso que será o cúmulo jurídico que poderá ser (a soma de todas as penas) (não tenho a certeza) agravada pelo facto de o "User" ter uma setença por conduzir com uma taxa de alcool no sangue acima do permitido, ainda não transitada em julgado.
                                                Em relção à sentença já transita em julgada o que daí poderá e concerteza vai decorrer e um processo por desrespetio a uma ordem do tribunal, que indicava que o "User" estaria inibido de conduzir e não relacionado com a conduta de conduzir com "alcool a mais", situação entretanto ja sentenciada com a inibiçao de conduzir.

                                                Do que ainda me lembro das minhas aulas de direito, o facto de em outras ocasiões o "User" ter sido apanhado com alcool, e tendo pelo menos uma dessas sentença ter transitado em julgado e a outra estando pendente, apenas poderão funcionar como factor de agravamento da pena e não terão influencia directa no acidente que envolveu taxi.

                                                Resumindo, temos uma pessoa que foi julgada por conduzir com excesso de alcool=> Sanção=> Inibição de condução=>Desrespeito desta inibição=> Julgado por desrespeito a ordem do Tribunal.


                                                Nota: Deixem os julgamentos para a Justiça, no caso que o "User" nos traz está somente em causa o facto de "conduzir sem carta e sem seguro", embroa esteja contra a lei, o "User" tem carta de condução que lhe permite conduzir a categoria que conduzia.
                                                Do que se le, neste caso e puramente do/lado aspecto fisico o "User" estava na posse de todas as faculdades fisicas e psiquicas, sendo que aqui se coloca em questao apenas a conduçao sem carta e seguro e desrespeito a uma ordem do tribuanal. QUanto a conduçao sob o efeito do alcool, ja sao "outros quinhentos"

                                                Espero que o meu post ajude em alguma coisa.Cumps e as melhoras GTTDI
                                                Editado pela última vez por GTTDI; 18 June 2011, 11:59.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  GTTDI: Ou seja, eu tenho culpa disso, mas a questão que me resta saber é: E assumindo que o taxista será o culpado do acidente, não invalida as suas responsabilidades pelas infracções que cometeu, nomeadamente aquela manobra arriscada que poderia ter custado a vida a duas pessoas, e mais o facto de eu ainda não saber o resultado do exame de álcool dele (que, claro, também poderá ser 0,0)? Cada um será culpado do que fez de errado, certo?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Sleepers Ver Post
                                                    Mas olha lá: É preciso repetir quantas vezes que não tinha álcool no acidente que estou a falar? O assunto do tópico é "O que acham de mim e do meu histórico de álcool" ou "Esclarecimento sobre atribuição de culpas em acidente"?

                                                    A punição de ser apanhado com álcool é levar uma multa, não é perder o direito à justiça. Assumir que é lógico a pessoa ser chutada para um canto por isso, é realmente não entender o sistema em que teoricamente se vive. Além de que se já foi proferida a sentença, já paguei os meses e a multa, e, mais uma vez, julgar-me novamente por isso é não entender o sistema em que teoricamente se vive.
                                                    Já vi que estou no lugar errado, e estou aqui a mais. Realmente devem ser todos uns santos!
                                                    Enfim, obrigado a todos por tudo. Não necessito de mais respostas, visto que as minhas perguntas foram ignoradas. O bate-boca é que alimenta este povo.

                                                    Só gostaria de relembrar o que me trouxe cá, a descrição deste fórum:
                                                    Nesta secção falaremos de todos os assuntos relacionados com a utilização das nossas estradas, tais como viagens, itinerários, acidentes, multas, legislação e outros episódios e situações vividas.

                                                    Aparentemente isso é para inglês ver, ainda há muita miudagem que tem tempo a mais a perder, muita lábia, acesso à internet, mas de facto pouca formação para responder concisamente às questões. E não me refiro a ninguém em particular.
                                                    Seja como for, obrigado pela tentativa de participação por parte da maior parte dos intervenientes. Mas não esperava vir cá e ser enxovalhado. Realmente isto deixou-me irritado e triste.
                                                    Sleepers, alguns user's já te deram as respostas.

                                                    Podem não ser as que pretendes, mas foram-te dadas.

                                                    Até porque alguns desses user's são dos ramos em questão.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O cerne da questão esta aqui

                                                      "A minha carta de condução (Carro & Mota) foi suspensa (por conduzir carro com álcool) durante 6 meses (que deveriam acabar em Abril ou Maio/2011) + 400€ de multa que já foram pagos dentro do prazo estipulado (dividido em 4 meses) pelo tribunal. Como a mesma estava no Governo Civil por uma multa de alcool prévia a essa sentença nao estava paga"

                                                      1º Carta de carro suspensa=> sentença 6 meses sem carta+400 euros

                                                      2ºSentença referida no ponto um cumprida

                                                      3ºCarta nao foi devolvida devido a estar em falta pagamento de uma multa por condução com excesso de alcool que ocorreu anteriormente a situação referida no ponto 1 certo?

                                                      4º A sentença referia no ponto 1, não deveria ter sido agravada pelo facto referido no ponto 3?

                                                      5º Não deveria a sentença referida no ponto 1, ser agravada pela situação descrita em 3?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Se querias respostas objectivas, isentas de julgamentos ou moralidade, devias ter ido a um advogado.

                                                        Por benefício da dúvida até poderia "fechar os olhos" aos 0.8, mas se a este episódio juntarmos:

                                                        - os 1,7 (Crime e total desrespeito pela tua vida);
                                                        - andares sem carta (Crime e chico-espertismo);
                                                        - andares sem seguro (apenas contra-ordenação, mas, tal como os anteriores, mostra a falta de responsabilidade e a alergia que tu tens a cumprir leis);
                                                        - transportares passageiros consciente que estás a cometer crime;
                                                        - não praticares uma condução defensiva, sabendo de antemão as premissas anteriores;

                                                        Conseguimos facilmente perceber o tipo de condutor e cidadão que tu és e, ao escreveres aqui, sujeitas-te à opinião de todos.

                                                        Assim sendo, a minha é de que:

                                                        - Uma pessoa reincidente como tu, que revela um total desrespeito pela leis que regem uma sociedade e, mais grave ainda, pela tua vida e de terceiros, deveria ir presa e não se ficar apenas pelas multas / penas suspensas, pois está provado que não és capaz de respeitar estas medidas.

                                                        Quanto ao acidente em si, abstraindo-me de tudo resto, e pela tua discrição, quer-me parecer que o culpado serás tu, pois não asseguraste a distância de segurança.

                                                        Podemos criticar a imbecilidade de um condutor que arrisca uma inversão de marcha numa estrada, cujo limite é de 70 km/h, e sem se assegurar que estão reunidas todas as condições para tal.

                                                        No entanto, invés desta manobra, se este mesmo senhor estivesse apenas a desviar-se de um obstáculo na via, entrasse em despiste porque rebentou um pneu, etc, ou simplesmente tivesse de imobilizar a viatura por outra qualquer razão, tu continuarias a provocar a colisão.

                                                        Para uma melhor análise desta situação seria ainda importante saber se foi usada a berma para alargar o raio da inversão (não se encostou ao eixo da via), se o carro chegou a estar imobilizado nesta mesma berma, se tal manobra era permitida (não consegui ler se estava descontínuo ou não), se foi dada a sinalização de mudança de direcção), etc.

                                                        Termino dizendo que desejo-te as melhoras a ti e à tua passageira, mas, como não sou cínico, espero que face ao teu historial e condições nas quais ocorreram o acidente sejas exemplarmente punido.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Que pena não teres tido esse reportório todo num país desenvolvido.

                                                          Devem andar caros os seguros em PT...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Sleepers Ver Post
                                                            GTTDI: Ou seja, eu tenho culpa disso, mas a questão que me resta saber é: E assumindo que o taxista será o culpado do acidente, não invalida as suas responsabilidades pelas infracções que cometeu, nomeadamente aquela manobra arriscada que poderia ter custado a vida a duas pessoas, e mais o facto de eu ainda não saber o resultado do exame de álcool dele (que, claro, também poderá ser 0,0)? Cada um será culpado do que fez de errado, certo?
                                                            Eu não posso dar-lhe certezas. Msas neste caso a questao do alcool pelo menos da sua parte estara afastada, não existe.
                                                            Ter-se-á que preocupar com o (penso eu) crime de desobediencia, conduçao sem carta e sem seguro, agora o comportamento rodoviario do taxista tambem vai ser averiguado, independentemente do Seu ( do User) historico com a justiça.

                                                            O Taxista tomou as percauçoes para imobilizar a sua viatura na berma da estrada?
                                                            Sinalizou a manobra?
                                                            Verificou se podia efectuar legalmente a inversao de marcha?
                                                            Tomou as devidas percauçoes ao fazer a inversão de marcha?
                                                            Tinha alcool no sangue?
                                                            Tomava substancias (medicação, etc...) que lhe diminuissem as capacidades de reacção?Que o inibissem de conduzir?
                                                            Ha quanto tempo estava o taxista a trabalhar?

                                                            Não basta ver apenas um lado....caros Users do Forum Autohoje.

                                                            E já agora aproveito para deixar uma breve referencia a um facto, muitas vezes esquecido pelos membros deste Forum-

                                                            Artigo 202.º da Constituição Da República Portuguesa
                                                            Função jurisdicional1. Os tribunais são os órgãos de soberania com competência para administrar a justiça em nome do povo

                                                            e não aos membros do Forúm Autohoje, contudo podem Estes, exprimir com seriedade e respito as suas opiniões, de uma forma que possibilite o auxilio de todos os membors que a Nós se dirigem pedindo ajuda.
                                                            Só através do respeito e da partilha de informaçoes, scans, fotografias, experiencias e que se consegue manter o interesse na existencia deste espaço.
                                                            Editado pela última vez por GTTDI; 18 June 2011, 12:19.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X