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DPF (filtro de particulas) overview

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    DPF (filtro de particulas) overview

    Não sei se é aqui que devo colocar, se a moderação entender, p.f. , mova para local correcto.

    Acho que é isto que faz falta nos nossos veiculos, vejam o video:

    YouTube - ‪Isuzu Diesel Particulate Filter (DPF) Overview‬‏

    #2
    "It's a workhorse and technological marvel"

    Cheguei ao fim do filme com uma impressão ligeiramente diferente

    Comentário


      #3
      Não estou a perceber.... Grande parte dos veiculos novos já são vendidos com Filtro de Particulas e já há alguns anos

      Comentário


        #4
        Isto é para quê? Para americano ver?!

        É que na Europa todos os veiculos equipados com moteres diesel são obrigadados (por via da norma Euro) a virem equipados com um. E que saiba ao nível de veículos pesados as grandes marcas já equipam os seus camiões à muito tempo.

        Comentário


          #5
          Acho que não me expliquei bem, faz falta a luz avisadora da regeneração em curso e o botão para o fazer manualmente tal como tem o veiculo do video ...

          Comentário


            #6
            Conforme referido, o filtro de partículas há muito que é usado na Europa, sendo que agora todos os carros a diesel já tem de o ter.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
              Acho que não me expliquei bem, faz falta a luz avisadora da regeneração e o botão para o fazer manualmente tal como tem o veiculo do video ...

              Pois, aí já é outra coisa.

              Quanto à luz, parece que ainda há um outro outro modelo no mercado que o tem.

              Quanto ao botão para o fazer/accionar manualmente, é que já não, a não ser, ligando o carro à "máquina".

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                Acho que não me expliquei bem, faz falta a luz avisadora da regeneração em curso e o botão para o fazer manualmente tal como tem o veiculo do video ...
                Ou seja não tomamos atenção à maior parte das coisas que vimos ...

                Comentário


                  #9
                  Então mas, por exemplo, segundo a Peugeot, a regeneração é feita totalmente automática e sem nenhuma preocupação para o utilizador, podendo desligar o carro a meio da regeneração e tudo, eu já desliguei muitas vezes a meio de uma regeneração e só noto que estava a regenerar quando saio do carro e ouço a ventoinha a trabalhar, de resto nunca notei... Nos pesados se calhar o cuidado tem de ser outro... Ou voltaste a explicar-te mal e só te referias a pesados?

                  Seja como for, aprendi umas coisas interessantes acerca dos filtros de particulas com o video, e o sr explica muito bem

                  Comentário


                    #10
                    este que estava nas sugestões parece-me bem mais útil uma vez que explica os diversos tipos de regeneração que ocorrem no filtro:

                    YouTube - ‪Diesel Particulate Filter - Part 1‬‏


                    Também sou mais um que ficou sem perceber bem a intensão da criação deste tópico...

                    Comentário


                      #11
                      A intenção foi mesmo mostrar as luzes avisadoras e o botão, assunto mais do que discutido e pedido às construtoras, aqui pelo fórum !

                      Comentário


                        #12
                        Que giro.
                        Um vídeo a mostrar a dpf como a 8ª maravilha do mundo, quando na verdade é daquelas coisas que me faz fugir de carros a diesel mais recentes.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por catalao Ver Post
                          Que giro.
                          Um vídeo a mostrar a dpf como a 8ª maravilha do mundo, quando na verdade é daquelas coisas que me faz fugir de carros a diesel mais recentes.
                          Eu fujo mais depressa a umas jantes de 18 ou 19 polegadas que a um filtro de particulas

                          Comentário


                            #14
                            Nos varios topicos acerca dos FAP sempre critiquei o facto de não existir pelo menos a tal luz avisadora e ja agora um lapso de tempo em que fossemos avisados e pudéssemos nós proprios activar o FAP quando mais nos conviésse tendo em conta a duração do percurso a efectuar antes de o sistema agir automaticamente, ou seja, do limite para o fazer.

                            Sinceramente, não percebo como deixaram produzir os FAP a funcionar desta forma, as confusões que isto tem dado, para alem do mau uso por parte de muitos utilizadores com as conseguintes consequencias, sendo que o pior é que a maioria dos tecnicos das oficinas nem sabiam explicar da melhor forma as especificidades do funcionamento do bicho.

                            Aliás, deviam obrigar as marcas a fazer um recall para instalar a tal luz ( aviso filtro pronto a regenerar ) nos carros ja vendidos.
                            Editado pela última vez por ARMIC; 18 June 2011, 21:42.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                              Aliás, deviam obrigar as marcas a fazer um recall para instalar a tal luz ( aviso filtro pronto a regenerar ) nos carros ja vendidos.
                              Não é impossível de todo, é apenas uma questão de software ! Vontade é que já não deve haver para isso...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                Eu fujo mais depressa a umas jantes de 18 ou 19 polegadas que a um filtro de particulas
                                E o que é que o c* tem a ver com as calças?
                                Por não gostar das dpf, é porque uso jantes "de trator"?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                                  Nos varios topicos acerca dos FAP sempre critiquei o facto de não existir pelo menos a tal luz avisadora e ja agora um lapso de tempo em que fossemos avisados e pudéssemos nós proprios activar o FAP quando mais nos conviésse tendo em conta a duração do percurso a efectuar antes de o sistema agir automaticamente, ou seja, do limite para o fazer.

                                  Sinceramente, não percebo como deixaram produzir os FAP a funcionar desta forma, as confusões que isto tem dado, para alem do mau uso por parte de muitos utilizadores com as conseguintes consequencias, sendo que o pior é que a maioria dos tecnicos das oficinas nem sabiam explicar da melhor forma as especificidades do funcionamento do bicho.

                                  Aliás, deviam obrigar as marcas a fazer um recall para instalar a tal luz ( aviso filtro pronto a regenerar ) nos carros ja vendidos.
                                  A razão pelo que isso nunca irá acontecer, é porque as pessoas não querem saber...

                                  90% das pessoas quer ligar o carro, chegar ao destino, e ponto final.

                                  Se maior parte das pessoas não se preocupa pelos cuidados gerais de um carro diesel (Esperar que o carro aqueça antes de puxar demasiado, esperar meio minuto antes de o desligar, etc), se há pessoas que nem a rodagem do carro se dão ao trabalho de fazer, então maior parte das pessoas não quer uma luzinha e um botão por causa da FAP.

                                  Eu partilho o interesse de ter o botão e a luz, mas compreendo perfeitamente porque não é colocado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já agora tiro a dúvida. A energia para a cimenteira...perdão DPF, fazer a queima dos resíduos vem do combustível certo?! Qual o consumo do "forno"?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                      Já agora tiro a dúvida. A energia para a cimenteira...perdão DPF, fazer a queima dos resíduos vem do combustível certo?! Qual o consumo do "forno"?
                                      Depende da marca.

                                      Na ford, entre 0,3 a 0,5 L/100.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por catalao Ver Post
                                        E o que é que o c* tem a ver com as calças?
                                        Por não gostar das dpf, é porque uso jantes "de trator"?
                                        Generalizei, toda a gente foge dos filtros de particulas porque estão-se borrifando para o ambiente ou consigo próprios e têm de gastar dinheiro naquilo, mas se for preciso a mesma pessoa mete jantes 18 ou 19 no carro, troca 2x de pneus enquanto troca 1x o filtro e anda feliz da vida.

                                        Só dei a minha opinião, se tu foges do filtro é porque o vês como uma coisa má, eu vejo jantes enormes como uma coisa pior, faz o carro poluir mais e faz o proprietário gastar muito mais, mas hei, faz parecer a pilinha grande e o filtro de particulas não.... (mais uma vez, estou a generalizar)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Sinceramente ainda não entendi qual é o celeuma á volta dos DPF/FAP!

                                          Quem cuida REALMENTE e CONHECE o seu carro, não necessita de se preocupar com o FAP!

                                          É só perceber quando está a ser feita a regeneração "normal" e espera e pronto...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                            Sinceramente ainda não entendi qual é o celeuma á volta dos DPF/FAP!

                                            Quem cuida REALMENTE e CONHECE o seu carro, não necessita de se preocupar com o FAP!

                                            É só perceber quando está a ser feita a regeneração "normal" e espera e pronto...
                                            Acabaste de responder. Não é normal uma pessoa ter de esperar ou levar a passear o "cão" num automóvel em condições ditas normais de funcionamento.

                                            A "maravilha tecnológica" é um remendo mal dado pelos fabricantes automóveis na redução dos níveis de poluição.

                                            No mínimo, na altura da compra o possível comprador devia ser informado sobre esta "normalidade" poder vir a dar muitos dissabores a quem conduz o carro em cidade.

                                            Aqui em casa este feito da engenharia já deu direito a uns cobres extra num corsa 1.3 ecoflex...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                              Acabaste de responder. Não é normal uma pessoa ter de esperar ou levar a passear o "cão" num automóvel em condições ditas normais de funcionamento.

                                              A "maravilha tecnológica" é um remendo mal dado pelos fabricantes automóveis na redução dos níveis de poluição.

                                              No mínimo, na altura da compra o possível comprador devia ser informado sobre esta "normalidade" poder vir a dar muitos dissabores a quem conduz o carro em cidade.

                                              Aqui em casa este feito da engenharia já deu direito a uns cobres extra num corsa 1.3 ecoflex...
                                              Eu vejo as coisas por outro prisma:

                                              O cliente é que tem de saber no que se está a meter!

                                              Isto nada tem a ver com "passear" o carro, as regenerações "normais" (não confundir com "obrigatórias" e "forçadas") podem ser interrompidas e numa utilização normal, nem se nota que ele lá está.

                                              AGORA, está na altura sim de se equacionar muito bem a compra de um carro diesel com FAP/DPF, pois se for para fazer pequenos percusros a frio, mas vale comprar um gasolina!

                                              Tem de se ser inteligente!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Isso não é bem assim, o vendedor deveria informar que caso o proprietario faça percursos habitualmente curtos poderá ter que passear o cão de tanto em tanto, é o meu caso e tenho que andar a fazer contas: é apanha-lo a regenerar ( o que nem sempre é facil ), e aí é contar 50kms x 5 dias = 250 kms e aí dar uma volta de + 10 min. pela via rapida aqui da zona para provocar a regener. de forma a não ser apanhado numa situação em que não convenha faze-la. ( sorte a minha que tenho uma aqui perto, agora imaginem quem vive no centro de LX )

                                                A 1ª vez que me apareceu a famosa luz filtro entupido, pensei que tinha uma avaria na injeção visto o simbolo sêr parecido e pelo facto de nunca ter sabido da existencia do FAP e das suas " caracteristicas " .

                                                De facto muita gente tem tido problemas de maior por caus a da falta de informação sobre o funcionamento do filtro, por ex. terem que ir de urgencia à oficina fazer uma regen. forçada para não falar de algum gripanço do FAP.

                                                Em todo caso, pode-se interromper regener. mas não é o melhor paara o sistema ja que vai degradando o oleo do motor com a conseguinte substituição antecipada do mesmo, e se interrompemos 2 ou 3 vezes seguidas, levamos com a tal luz filtro entupido e aí é mesmo melhor não desligar mesmo depois de andarmos às voltas para estacionar o carro e ter conseguido um lugar.

                                                Presumo que quem faça percursos habitualmente longos nunca terá problemas com a coisa mas há muita gente que tem outra logistica de mobilidade e nesses casos tem que andar a fazer contas + andar com o ouvido atento a regener. + eventualmente, passear o cão, em fim, totalmente absurdo.
                                                Editado pela última vez por ARMIC; 19 June 2011, 14:57.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                                  AGORA, está na altura sim de se equacionar muito bem a compra de um carro diesel com FAP/DPF, pois se for para fazer pequenos percusros a frio, mas vale comprar um gasolina!
                                                  O problema é que acho que não podemos resumir apenas a percursos a frio.
                                                  Acho que o diesel com dpf compensa para quem faz em média bastantes kms por percurso, o que dá margem de manobra ao dpf para ir regenerando ou até mesmo alongar os intervalos de regeneração.
                                                  Por outro lado, para quem faz percursos a frio e/ou com bastante trânsito, o diesel também acaba por consumir quase o mesmo que um gasolina da mesma cilindrada, principalmente se tiverem start-stop.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não confundam o DPF com o Fap, são completamente distintos. cumprs

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                                      Eu vejo as coisas por outro prisma:

                                                      O cliente é que tem de saber no que se está a meter!

                                                      Isto nada tem a ver com "passear" o carro, as regenerações "normais" (não confundir com "obrigatórias" e "forçadas") podem ser interrompidas e numa utilização normal, nem se nota que ele lá está.

                                                      AGORA, está na altura sim de se equacionar muito bem a compra de um carro diesel com FAP/DPF, pois se for para fazer pequenos percusros a frio, mas vale comprar um gasolina!

                                                      Tem de se ser inteligente!
                                                      Tenho quase a certeza que a maioria dos users deste forúm não sabia dos possívais problemas destes dispositivos à cerca de 1/2 anos.

                                                      Se num forúm automóvel se começa a falar destas nuances bem depois do produto andar no mercado, não estás à espera que o consumidor final saiba que os carros a diesel numa utilização citadina podem dar direito a uma ou várias idas à oficina.

                                                      Mas sejam carros ou qualquer outro produto ou serviço o cliente tem sempre direito a ser informado de uma maneira ou de outros acerca das características desse mesmo produto...mesmo que sejam as letrinhas pequeninas num contracto de um banco!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rubenvalente Ver Post
                                                        Não confundam o DPF com o Fap, são completamente distintos. cumprs
                                                        Quais as diferenças?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                          Tenho quase a certeza que a maioria dos users deste forúm não sabia dos possívais problemas destes dispositivos à cerca de 1/2 anos.

                                                          Se num forúm automóvel se começa a falar destas nuances bem depois do produto andar no mercado, não estás à espera que o consumidor final saiba que os carros a diesel numa utilização citadina podem dar direito a uma ou várias idas à oficina.

                                                          Mas sejam carros ou qualquer outro produto ou serviço o cliente tem sempre direito a ser informado de uma maneira ou de outros acerca das características desse mesmo produto...mesmo que sejam as letrinhas pequeninas num contracto de um banco!
                                                          Eu diria mais, o cliente devería sêr mesmo ALERTADO pelo vendedor, como é obvio ninguem pede o livro de instruções de um carro antes de o comprar.

                                                          O meu prox. carro será um otto downsized, OBVIAMENTE !
                                                          Editado pela última vez por ARMIC; 19 June 2011, 14:57.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                            Conforme referido, o filtro de partículas há muito que é usado na Europa, sendo que agora todos os carros a diesel já tem de o ter.
                                                            Nem todos. O meu foi comprado novo em Outubro de 2010 e não tem (Renault Fluence 1.5dci 105cv). No início deste ano deixou de ser vendido com este motor, agora só há com os 1.5dci de 90cv ou 110cv, ambos com FAP.

                                                            Salvo erro o filtro de particulas é obrigatório para cumprir as normas EURO V.

                                                            Comentário

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