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Acidente estacionado

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    Acidente estacionado

    Pois bem, o A1 levou uma panada na traseira hoje, obra de um demente que a estacionar pensou que só tinha "acertado" no espelho Quando chego ao carro deparo-me com aquela obra (estava estacionado) e felizmente houve um casal que viu a história toda e me apontou o carro causador. Lá ví o carro causador todo marcado de branco na lateral. Como não havia "bilhete" nem o dono estava perto do carro resolvi chamar a polícia. 45 minutos depois chegou o dono do carro e 5 minutos depois a polícia Enfim... O dono lá aceitou as culpas e declarou-se culpado, preenchemos a declaração amigável e é aqui que residem as minhas dúvidas. Eles disse-me que a seguradora dele assumia os riscos no entanto na declaração não há ali nada que indique que ele é culpado, apenas o desenho e o facto do meu "estar estacionado" e ele "estar a estacionar". Vou à seguradora e entrego a declaração e isto segue sem problemas? Tendo em conta que o carro é novo não quero a reparação do pára-choques nem pinturas nem nada disso, quero um pára-choques novo. Estou no meu direito de pedir isto correcto? E como funcionará a questão da viatura de substituição? Tenho direito a uma certo?
    Agradeço a vossa ajuda.

    #2
    Se preencheram correctamente a DAAA, tens que a entregar na tua seguradora e é com ela que resolves o processo.

    Na DAAA não se indica quem é culpado, apenas se descreve com exactidão o ocorrido, de comum acordo entre os condutores.

    Quanto á reparação, se o pára-choques estiver partido, leva um novo, se estiver riscado, é pintado.

    Á partida terás direito a viatura de substituição durante o período de reparação que, a julgar pelo que descreves, deverá ser 1 a 2 dias.

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      #3
      Em algumas DAAA há um campo na parte de trás em que se questiona a opinião acerca da culpa, mas não em todas; as minhas são assim por exemplo (na OkTeleseguros, na Nseguros já não), deve variar entre companhias.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
        Se preencheram correctamente a DAAA, tens que a entregar na tua seguradora e é com ela que resolves o processo.

        Na DAAA não se indica quem é culpado, apenas se descreve com exactidão o ocorrido, de comum acordo entre os condutores.

        Quanto á reparação, se o pára-choques estiver partido, leva um novo, se estiver riscado, é pintado.

        Á partida terás direito a viatura de substituição durante o período de reparação que, a julgar pelo que descreves, deverá ser 1 a 2 dias.
        Ora tendo os riscos sido profundos, que o para choques apesar de estar no sitio ficou com alguma folga e que o carro tem menos de 2 meses não posso exercer o direito a um novo pára-choques?? Tinha ideia que isto se podia pedir...
        Quem é que fornece a viatura de substituição? É o concecionário onde eu o deixar a reparar? E eu posso escolher onde ele é reparado certo?

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          #5
          Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
          Em algumas DAAA há um campo na parte de trás em que se questiona a opinião acerca da culpa, mas não em todas.
          Isso não é a DAAA, isso é a Participação do Segurado, que deve ser preenchida individualmente por cada um dos condutores.

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            #6
            Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
            Ora tendo os riscos sido profundos, que o para choques apesar de estar no sitio ficou com alguma folga e que o carro tem menos de 2 meses não posso exercer o direito a um novo pára-choques?? Tinha ideia que isto se podia pedir...
            Quem é que fornece a viatura de substituição? É o concecionário onde eu o deixar a reparar? E eu posso escolher onde ele é reparado certo?
            Tens que confiar nos técnicos da oficina onde colocarás o carro que, suponho, será um concessionário Audi.

            Não tenhas problemas, se for preciso por novo, eles colocam, se não for, não colocam.

            Sim, podes escolher a oficina onde queres colocar o carro.

            Se a oficina onde colocares o carro tiver acordo com a seguradora, em principio disponibilizam-te lá o veiculo de substituição, caso contrário, terás que o ir levantar a uma rent-a-car.

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              #7
              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
              Tens que confiar nos técnicos da oficina onde colocarás o carro que, suponho, será um concessionário Audi.

              Não tenhas problemas, se for preciso por novo, eles colocam, se não for, não colocam.

              Sim, podes escolher a oficina onde queres colocar o carro.

              Se a oficina onde colocares o carro tiver acordo com a seguradora, em principio disponibilizam-te lá o veiculo de substituição, caso contrário, terás que o ir levantar a uma rent-a-car.
              E no caso da rent-a-car como é que isso se processa? Convém falar com a minha seguradora primeiro para esclarecer tudo não é? O meu veiculo é a gasóleo, eles têm de me fornecer um do mesmo segmento/potencia/diesel?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                E no caso da rent-a-car como é que isso se processa? Convém falar com a minha seguradora primeiro para esclarecer tudo não é? O meu veiculo é a gasóleo, eles têm de me fornecer um do mesmo segmento/potencia/diesel?
                É a seguradora que te indica onde tens que ir buscar o carro e tem que previamente enviar a autorização para a rent-a-car.

                Sim, será um carro de igual segmento/combustível.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                  É a seguradora que te indica onde tens que ir buscar o carro e tem que previamente enviar a autorização para a rent-a-car.

                  Sim, será um carro de igual segmento/combustível.
                  Se for lá amanhã fica logo tudo tratado certo? Obrigado pela ajuda

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                    #10
                    duplicado

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                      #11
                      Podes escolher um carro de cortesia no stand (costuma ser um fraco 1.2 tipo Polo, Ibiza 207...), ou exigir um veículo de características semelhantes.

                      Neste caso, terás de te deslocar a uma rent-a-car, mas podes mandar para a seguradora as facturas do Taxi.

                      Depois, informam qual a rent-a-car mais próxima e ligam-te a dizer qual o carro (algumas dão-te hipótese de escolha) e vais lá buscar e deixar

                      Boa sorte, pois é sempre uma situação chata e implica ainda algum tempo despendido.

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