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Distâncias curtas

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    Distâncias curtas

    Bom dia amigos,

    As instalações onde trabalho são perto de casa. Ir a pé não é viável (nem que seja porque agora no Verão é impossível andar na rua) e de carro a distância é muito curta (cerca de 5 minutos) onde o motor nem chega a aquecer. Li algures que se deveriam evitar distâncias curtas, não sei se não foi até no manual de instruções. Têm alguma informação sobre isto ? Quais as consequências para um motor que faz distâncias pequenas muitas vezes ?

    Abraços

    #2
    Tb eu so que para piorar a situação metade da distancia é a subir que é uma coisa parva o que inviabiliza a ida de bicicleta.

    Ps cerca de 4 km´s

    Comentário


      #3
      não percebo qual o mal de fazer apenas distancias curtas.
      afinal de contas, os que fazem viagens grandes também andam frios no arranque...
      para mim o desgaste é o mesmo.

      Comentário


        #4
        Não, não é o mesmo desgaste, em viagens longas tens a hipotese de deixar o motor aqueçer, andar em regimes baixos, deixar que a lubrificação chegue a todas as peças correctamente, influenciando no desgaste e num consumo mais baixos (partindo do principio que o condutor é cuidadoso com o seu automóvel).

        Em distâncias curtas o motor trabalha quase todo o tempo a frio e não atinge os niveis de lubrificação desejáveis, não estou a dizer que vais matar o motor logo logo, mas por incrivel que pareça vai ter um desgate maior e fica mais propenso a pequenos problemas.

        Isto sem contar com a malta que em distâncias pequenas é prego-a-fundo.

        Se não quiseres ir a pé procura um transporte público ou então se o carro é assim tão indispensável procura evitar situações de pára-arranca, anda devagar e deixa o carro aqueçer por um ou dois minutos antes de arrancares, só faz é bem.

        Comentário


          #5
          axo que o unico problema e mesmo so nos consumos uma vez que o motor nao chega a atingir a temperatura ideal de funcionamento.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por HondaVFR

            Tb eu so que para piorar a situação metade da distancia é a subir que é uma coisa parva o que inviabiliza a ida de bicicleta.

            Ps cerca de 4 km´s
            Bem, há bicicletas de montanha!

            Comentário


              #7
              Epá, acima de tudo o carro é para me servir.

              Se a distância é curta, claro que o consumo é sempre mais elevado em virtude do motor não estar na sua temperatura normal de funcionamento.

              A atenção a ter é controlar o nível do oleo, e encurtar o espaço entre revisões. Pelo menos é o que eu faço, embora, para meu espanto, o meu carro não esteja a consumir oleo.

              Cump.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Killerace
                Em distâncias curtas o motor trabalha quase todo o tempo a frio e não atinge os niveis de lubrificação desejáveis, não estou a dizer que vais matar o motor logo logo, mas por incrivel que pareça vai ter um desgate maior e fica mais propenso a pequenos problemas.
                ...
                Se não quiseres ir a pé procura um transporte público ou então se o carro é assim tão indispensável procura evitar situações de pára-arranca, anda devagar e deixa o carro aqueçer por um ou dois minutos antes de arrancares, só faz é bem.
                e nas viagens grandes ele não anda a frio nos primeiros minutos à mesma? ou esse desgaste desaparece por "milagre" quando o motor aquece?
                já agora, o manual de instruções de alguns carros desaconselha ficar parado com o motor frio, pois aquece de forma desigual. dizem para arrancar logo...

                Comentário


                  #9
                  Não podem ter uma motorizada? Uma acelera? Sabiam com carta de carro podem guiar uma 50 cc?

                  É o q eu faria

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                    citação:Originalmente colocada por Killerace
                    Em distâncias curtas o motor trabalha quase todo o tempo a frio e não atinge os niveis de lubrificação desejáveis, não estou a dizer que vais matar o motor logo logo, mas por incrivel que pareça vai ter um desgate maior e fica mais propenso a pequenos problemas.
                    ...
                    Se não quiseres ir a pé procura um transporte público ou então se o carro é assim tão indispensável procura evitar situações de pára-arranca, anda devagar e deixa o carro aqueçer por um ou dois minutos antes de arrancares, só faz é bem.
                    e nas viagens grandes ele não anda a frio nos primeiros minutos à mesma? ou esse desgaste desaparece por "milagre" quando o motor aquece?
                    já agora, o manual de instruções de alguns carros desaconselha ficar parado com o motor frio, pois aquece de forma desigual. dizem para arrancar logo...
                    Yep nos primeiros minutos anda frio mas repara, tens mais a oportunidade de deixar o motor aqueçer em condições mais adequadas, mas lá está partindo do principio que é essa a filosofia do condutor.

                    Eu por exemplo deixo sempre o carro uns segundos a trabalhar antes de arrancar, mas o meu é a gasolina, no entanto antes de o desligar também deixo uns segundos coisa pouca, só que, claro que este método varia de carro para carro.

                    Há carros em que deves deixar parado por um minuto e outros como dizes que é ligar e arrancar, eu estou só a aconselhar a quem faz distâncias curtas a não se por logo a puxar pelo carro, ocasionalmente dá direito a turbos partidos ou a motores rachados.

                    Cumps.

                    Comentário


                      #11
                      Tuareg, atenção que não é bem assim. Durante uns anos sim era possivel, mas penso que algures entre 97/99 a legislação mudou.

                      Eu sei porque andei a informar-me para a minha mulher, e, no caso dela, como tirou a carta antes de 97 pode conduzir até 50cc.

                      Fica o alerta ; )

                      Cump.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Luis Capelo
                        e nas viagens grandes ele não anda a frio nos primeiros minutos à mesma?
                        Anda sim senhor, a única diferença que vejo é que em dois motores iguais em que um só faz distâncias curtas e o outro só faz distâncias maiores, quando ambos tiverem 100.000 Km (por exemplo), o que faz apenas as distâncias curtas terá provavelmente maior desgaste dos componentes por ter feito umas centenas boas de arranques a frio a mais durante a mesma kilometragem total. Segundo dizem os fabricantes de óleos (e os manuais de alguns carros), motor que faça apenas distâncias curtas sem chegar a aquecer, que faça muita cidade, que habitualmente reboque atrelados, ou que ande a fundo muito tempo deve ser considerado como condução severa, pelo que recomendam encurtar o intervalo das mudanças de óleo por considerarem que nestas situações os óleos oxidam mais rapidamente.

                        Comentário


                          #13
                          mas o que só faz distancias curtas vai (provavelmente) demorar mais anos a fazer os mesmos 100.000km... ;)

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                            citação:Originalmente colocada por Killerace
                            Em distâncias curtas o motor trabalha quase todo o tempo a frio e não atinge os niveis de lubrificação desejáveis, não estou a dizer que vais matar o motor logo logo, mas por incrivel que pareça vai ter um desgate maior e fica mais propenso a pequenos problemas.
                            ...
                            Se não quiseres ir a pé procura um transporte público ou então se o carro é assim tão indispensável procura evitar situações de pára-arranca, anda devagar e deixa o carro aqueçer por um ou dois minutos antes de arrancares, só faz é bem.
                            e nas viagens grandes ele não anda a frio nos primeiros minutos à mesma? ou esse desgaste desaparece por "milagre" quando o motor aquece?
                            já agora, o manual de instruções de alguns carros desaconselha ficar parado com o motor frio, pois aquece de forma desigual. dizem para arrancar logo...
                            basicamente estás a mandar ao lixo decadas de desenvolvimento de motores e oleos.

                            o que o killerace explicou está muito bem explicado. claro que cada um está no seu direito de nao acreditar..

                            nao conheço nenhum manual que diga para se arrancar de imediato, até porque as consequencias disso sao bem grandes! implica que a pessoa nao pode apanhar UM UNICO semaforo vermelho ou transito nos primeiros minutos. pessoalmente acho ridiculo, mas nc se sabe.
                            conheço alguns que dizem para nao ficar parado "mais que o necessario".
                            estamos a falar da eternidade necessaria para por um cinto, por exemplo.
                            a maior parte dos manuais tb adverte para os riscos de andar smp a frio.

                            se nao ha diferença, entao não ha explicaçao para os carros que andam quase smp a frio terem maiores problemas ao nivel do desgaste de peças-chave, como segmentos, rolamentos e capas, nem para o facto de "comerem" escapes regularmente.
                            quem faz distinçao, tem resposta para isto. quem nao faz...nao sei...qual é a tua justificaçao para estes FACTOS?

                            Comentário


                              #15
                              Não sou grande entendido na poda, mas por alguma coisa o meu manual do Honda especifica que se fizer muitos trajectos inferiores a 8kms. devo fazer uma revisão intermédia (muda do óleo e filtro basicamente).


                              Também me acontece quando vou para o trabalho o mesmo problema (5kms. de distância, mas cerca de 15mins. de tempo). No CTR não se notava tanto pois aquecia rápido...mas na Avensis se não demorar muito acontece-me chegar aqui e ela ainda não atingiu a temperatura normal!!!

                              O que vale é que depois acontece-me fazer trajectos bem mais longos durante o dia com alguma regularidade (tipo ir ao Porto e voltar lolol).

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                mas o que só faz distancias curtas vai (provavelmente) demorar mais anos a fazer os mesmos 100.000km... ;)
                                Provavelmente sim, mas quando compras um carro em segunda mão apenas pela kilometragem estás provavelmente mais sujeito a ter mais problemas de desgaste no motor de 100.000 Km que faz apenas cidade ou muitas distâncias curtas sem aquecer do que num carro igual que tem mais kilometragem por todos os dias fazer longas distâncias de autoestrada, certamente tem bastante maior desgaste de alguns componentes tipo motor de arranque, embraiagem, caixa, travões, etc, o que tem menos kms mas que só faz trajectos de cidade.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Eliselotus
                                  nao conheço nenhum manual que diga para se arrancar de imediato, até porque as consequencias disso sao bem grandes! implica que a pessoa nao pode apanhar UM UNICO semaforo vermelho ou transito nos primeiros minutos. pessoalmente acho ridiculo, mas nc se sabe.
                                  o manual do laguna 1.9dci diz para não ficar parado muito tempo com o carro acabado de ligar, para arrancar suavemente pois o aquecimento é mais eficiente dessa forma.

                                  quanto ao desgaste...
                                  diz-me uma coisa.

                                  o zé faz viagens de 5 minutos para o trabalho
                                  o manel de 30 minutos.
                                  ao fim de 1 ano, o zé fez 5 mil km e o manel 30 mil.
                                  qual deles terá maior desgaste no carro?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Dos sois Mercedes que tive ambos tinham o ponteiro da pressão do óleo, que era muito útil para se ter uma noção do que se passava no motor a este nível.

                                    Por exemplo dava para ver quando a pressão do óleo atingia o seu valor normal, dava para ver se o óleo que se usava tinha a viscosidade correcta, dava para ver se havia alguma tubagem rota e a consequente perda de óleo.

                                    Hoje em dia muitos carro nem ponteiro da temperatura têm, mas têm computador de bordo que se calhar nem 50% dos condutores tiram partido das suas informações.

                                    Sempre fiz muitos km com os meus carros e a táctica que sempre usei é: carregar no travão, dar à chave com o pedal da embraiagem em baixo, deixar o carro trabalhar ao ralanti até a pressão do óleo atingir o seu valor normal, arrancar com calma e manter o andamento baixo até atigir a temperatura normal.

                                    Como apesar dos muitos km nunca tive problemas de maior com os motores, acho que o mais grave foi uma junta queimada devido a avaria da válvula da temperatura da água, o procedimento deve ser correcto.

                                    Os motores são feitos para funcionarem bem dentro de determinados parâmetros, um deles é a temperatura, um motor que nunca aqueça nunca chega a fazer a lubrificação como deve de ser, no entanto o motor ao fim de 5 minutos já tem de estar na temperatura certa, se calhar o termostato está a abrir cedo ou não está no sítio.

                                    Um carro que andar todos os dia está sempre em melhor "forma", que um carro que ande pouco ou esteja regularmente vários dias parado, o calor do motor e do escape anulam todo o tipo de humidades o que origina maior durabilidade não só destes órgâos como da carroçaria.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação manual do laguna 1.9dci diz para não ficar parado muito tempo com o carro acabado de ligar, para arrancar suavemente pois o aquecimento é mais eficiente dessa forma.
                                      ainda bem que decidiste nao ler o "muito tempo"...mas enfim, isto do bom senso não é uma "ciencia exacta"....

                                      citação zé faz viagens de 5 minutos para o trabalho
                                      o manel de 30 minutos.
                                      ao fim de 1 ano, o zé fez 5 mil km e o manel 30 mil.
                                      qual deles terá maior desgaste no carro?
                                      qualquer pessoa mal informada, tipo um fabricante de automoveis, te diz que o desgaste em percusos curtos é bastante grande porque o motor nunca chega a aquecer.
                                      mas tendo em atençao que o essencial ja foi explicado mas a vontade de nao querer perceber continua, vou dar a resposta adequada:
                                      é o carro do manel que vai ter maior desgaste.

                                      claro que depois na realidade o zé tem que trocar de escape frequentemente e tem que mudar de segmentos num intervalo de TEMPO menor, mas isso é porque o zé confia nos fabricantes e mecanicos experientes. coitado

                                      tantos anos se investigaçao de motores e oleos mandada ao lixo numa manha do AHO....fantastico:D

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por LM

                                        Dos sois Mercedes que tive ambos tinham o ponteiro da pressão do óleo, que era muito útil para se ter uma noção do que se passava no motor a este nível.

                                        Por exemplo dava para ver quando a pressão do óleo atingia o seu valor normal, dava para ver se o óleo que se usava tinha a viscosidade correcta, dava para ver se havia alguma tubagem rota e a consequente perda de óleo.

                                        Hoje em dia muitos carro nem ponteiro da temperatura têm, mas têm computador de bordo que se calhar nem 50% dos condutores tiram partido das suas informações.

                                        Sempre fiz muitos km com os meus carros e a táctica que sempre usei é: carregar no travão, dar à chave com o pedal da embraiagem em baixo, deixar o carro trabalhar ao ralanti até a pressão do óleo atingir o seu valor normal, arrancar com calma e manter o andamento baixo até atigir a temperatura normal.

                                        Como apesar dos muitos km nunca tive problemas de maior com os motores, acho que o mais grave foi uma junta queimada devido a avaria da válvula da temperatura da água, o procedimento deve ser correcto.

                                        Os motores são feitos para funcionarem bem dentro de determinados parâmetros, um deles é a temperatura, um motor que nunca aqueça nunca chega a fazer a lubrificação como deve de ser, no entanto o motor ao fim de 5 minutos já tem de estar na temperatura certa, se calhar o termostato está a abrir cedo ou não está no sítio.

                                        Um carro que andar todos os dia está sempre em melhor "forma", que um carro que ande pouco ou esteja regularmente vários dias parado, o calor do motor e do escape anulam todo o tipo de humidades o que origina maior durabilidade não só destes órgâos como da carroçaria.
                                        [^][^][^]

                                        Só discordo um bocadinho dos 5 minutos e o motor já tem que estar á temperatura certa mas cada caso é um caso, de resto boa explicação.[^][^][^]

                                        Comentário


                                          #21
                                          Este que tenho agora, um Kia, aquece bastante depressa. Começa a gasolina, aí ao fim de 500m passa para GPL (a mudança ocorre quando o motor atinge a temperatura programada), e sensivelmente ao fim de um Km está na temperatura certa.

                                          É natural que outras marcas tenham outros tempos de aquecimento. O percurso que faço nesta fase, obriga-me a andar em 2.ª e 3.ª, e se calhar é isso que provoca um aquecimento mais rápido, quando meto a 4.ª e a 5.ª já estou em autoestrada.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por LM

                                            Este que tenho agora, um Kia, aquece bastante depressa. Começa a gasolina, aí ao fim de 500m passa para GPL (a mudança ocorre quando o motor atinge a temperatura programada), e sensivelmente ao fim de um Km está na temperatura certa.

                                            É natural que outras marcas tenham outros tempos de aquecimento. O percurso que faço nesta fase, obriga-me a andar em 2.ª e 3.ª, e se calhar é isso que provoca um aquecimento mais rápido, quando meto a 4.ª e a 5.ª já estou em autoestrada.
                                            Eu faço muita cidade e por norma tenho a chance de deixar o carro deslizar em 4ª devido a não apanhar trânsito, mas quando tenho que andar em mudanças mais baixas confirmo que o aqueçimento é mais rápido sim.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Compra uma motinha...

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                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por LM


                                                Este que tenho agora, um Kia, aquece bastante depressa.

                                                Nos motores compostos integralmente por ligas leves, normalmente 3 a 4 minutos chegam para a água atingir a sua temperatura normal de funcionamento. O mesmo já não acontece com o óleo, mas se alguns carros já nem trazem indicador de temperatura do líquido de arrefecimento ("à la baixo de gama" dos anos 70 e 80, felizmente que nem todos!) que dizer então do termómetro de óleo ou do manómetro de pressão de óleo.


                                                Quanto ao resto, R.T.F.M. que tá lá tudo. É dar à chave e ala que se faz muito tarde!

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                                                  #25
                                                  Por acaso o meu Kia tem indicador de temperatura. Durante a minha vida automobilística ganhei algumas manias e uma delas é durante a condução regularmente passar os olhos pelo painel do tablier, habituei-me porque normalmente estavam lá todos os ponteiros e luzes que indicavam o bom ou mau funcionamento do carro.

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                                                    #26
                                                    Por acaso tive um Rover 45 cujo manual dizia que era dar á chave e arrancar logo para poupar combustível e proteger o ambiente visto não haver qualquer vantagem em deixar o motor ao ralenti... Mas já vi que isto não é pacífico.

                                                    Em relação ás distâncias curtas, ontem estava no aeroporto á espera de embarcar e estava a observar os carros das companhias aéreas e da ANA (catering, follow-me, segurança do aeroporto, etc) e pus-me a pensar a esfrega que aqueles motores devem levar, passam uma vida a fazer distâncias curtíssimas tipo 500m para cá e para lá, o que eu acho é que um carro é feito para andar seja em AE ou no aeroporto, se não aguentar não é digno de se chamar carro.

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