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Motores Diesel..de 16V para 8V ??

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    Motores Diesel..de 16V para 8V ??

    Qual foi a marca ou marcas que recentemente mudaram em alguns modelos pelo menos os seus motores diesel de 16 V para 8 V?? tenho quase a certeza que isto aconteceu mas tenho aqui um colega que insiste em não acreditar nisto..alguém pode confirmar se realmente isto sucedeu e qual foi a marca ou marcas que voltaram dos motores de 16 V para 8 V ?
    Obrigado desde já

    #2
    o grupo PSA, com o 1.6 hdi..... salvo erro


    cumps

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por fokemon Ver Post
      o grupo PSA, com o 1.6 hdi..... salvo erro


      cumps
      Exacto!

      Comentário


        #4
        O 1.4HDi 70 ainda é 8v

        O 1.6HDi 112 já é 16v

        Comentário


          #5
          Obrigado pessoal..sim mas esse já é foi mudança recente porque esse motor de 110Cv tambem tinha sido mudado para 8v

          Comentário


            #6
            De facto, havia o 1.6 HDI 110 cv com cabeça de 16v montado em modelos da PSA, Ford e Volvo.
            Agora, esse motor foi substituído por outro com cabeça de 8v, mas com 112 cv, mantendo-se o mesmo bloco.

            Comentário


              #7
              O motor que passou de 16v para 8v foi o 1.6 HDI.

              A 2ª geração dos 1.6 HDi para potencias próximas aos da 1ª geração deixaram de ter cabeça 16v.

              1.6 HDi 16v 109cv 4000rpm passou a 8v 112cv 3600rpm.

              O motor passou a ser mais barato de produzir e passou a ter mais força em baixas e médias rotações sem ter muito mais potencia máxima absoluta.

              O 1.4 Hdi 68/70 sempre foi 8v, apenas o 92cv usado nos Citroen/Suzuki eram 16v.

              Com a saída do 1.6 DCI 130cv, deverá ser previsível uma versão 16v do 1.6 com potencia parecida (para os 208...), ou então não.

              Comentário


                #8
                Mas ter 8v condiciona a potencia?

                Porque se por um lado os 16v são melhores a altas, os 8v por norma são mais redondos e melhores a baixas.
                Há ainda algo sobre a fiabilidade de um 8v poder ser ligeiramente superior embora seja muito relativo e posso estar errado.

                Comentário


                  #9
                  Mas qual foi o motivo da mudança para 8V? Não é suposto 16V ser melhor?
                  Ainda me lembro da Opel, com os 2.0DTI fazer publicidade a isso...
                  Depois tenho outra dúvida, porque motivo o 2.0TDI CR saiu com 8V (no Passat) e, ao mesmo tempo, com 16V?
                  Obrg

                  Comentário


                    #10
                    Não podemos olhar para os 16v ou 8v de forma isolada apenas comparando potencia máxima.

                    Os motores 16v têm vantagens em respirar melhor em altas mas em motores pequenos e com turbo os problemas são precisamente a falta de "corpo" em baixas, se com uma cabeça 16v se conseguem tirar mais cavalos em altas o mesmo não se pode dizer da disponibilidade de força em baixas.

                    Neste caso traz vantagens para a marca que com o upgrade de injectores de uma geração para outra vai buscar a mesma potencia com menos turbo e uma cabeça mais barata. Para o utilizador também é melhor porque o motor ganha disponibilidade e para a potencia em causa ser 16v é desperdício e quem sabe se não iria prejudicar o corpo que o motor tem em baixas e médias rotações.

                    A questão está mesmo nos custos, houve uma gestão de custos nos componentes, se actualizando uns componentes já se chega ao compromisso noutros componentes podem poupar sem prejudicar o resultado para o dia a dia.

                    Temos de ver que apenas 10 euros a menos num motor como este para a PSA são milhões ao fim de algum tempo basta ver o milhões de 1.6 HDi que já foram fabricados, já para não falar que é um motor para ser montado em veículos ou entrada de gama (seg D) ou de gamas médias e baixas.
                    Não estamos a falar em motores para montar em carros de 40/50 mil euros ou mais de preço base, por isso muitas vezes caímos no erro de querer o show off de potencia e de técnica como se vêm em motores 2L, 2.1L e 2.2L e por ai fora. Depois quando aparecem problemas também são bem mais dolorosos e até frequentes em muitos casos para a amostragem que se tem.
                    Editado pela última vez por Cagi; 29 June 2011, 14:23.

                    Comentário


                      #11
                      ter 16v não implica propriamente ser melhor que 8v.

                      Como já foi referido, o motor de 16v tem mais resposta em altas rotações, enquanto que o 8v tem maior resposta nas baixas.

                      As 16v são sempre melhores para aumentar a potencia especifica. Mas fora isso, é uma questão de gosto.

                      Actualmente, com 8v só estou a ver o 1.2 TSi da VW e o novo 1.6 HDi da PSA.

                      Comentário


                        #12
                        As 16V dão tipicamente melhores performances nos regimes mais altos, aumentando assim a potência que se consegue extrair. Por outro lado, baixam a resposta em baixas.

                        Já as 8V é ao contrário e...fica o motor mais barato.

                        Comentário


                          #13
                          1.5dci 110cv da Renault também é 8v

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                            Actualmente, com 8v só estou a ver o 1.2 TSi da VW e o novo 1.6 HDi da PSA.
                            Só esses? Existem muitos mais, especialmente a gasolina.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                              ter 16v não implica propriamente ser melhor que 8v.

                              Como já foi referido, o motor de 16v tem mais resposta em altas rotações, enquanto que o 8v tem maior resposta nas baixas.

                              As 16v são sempre melhores para aumentar a potencia especifica. Mas fora isso, é uma questão de gosto.

                              Actualmente, com 8v só estou a ver o 1.2 TSi da VW e o novo 1.6 HDi da PSA.
                              Curioso que no teste que li sobre o 1.2TSi referiram precisamente a alma a baixas.

                              Um 8v para uma utilização diaria é provavelmente (falando por alto) a melhor opção.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                Curioso que no teste que li sobre o 1.2TSi referiram precisamente a alma a baixas.

                                Não há duvida que um 8v para uma utilização diaria é provavelmente e falando por alto a melhor opção.
                                O 1.2 TSi até ás 3500 rpm é muito bom, fazendo esqueçer que é um 1.2. é um motor um pouco guloso, visto que as pessaoas conduzem-o não usando essa faixa de utilização (1200/3500), devendo ser conduzido como "um motor a gasoleo" para que o consumo seja baixo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                  O 1.2 TSi até ás 3500 rpm é muito bom, fazendo esqueçer que é um 1.2. é um motor um pouco guloso, visto que as pessaoas conduzem-o não usando essa faixa de utilização (1200/3500), devendo ser conduzido como "um motor a gasoleo" para que o consumo seja baixo.
                                  Já o 1.6Hdi dizem que é pouco elastico, apesar de ter uma faixa de rotação boa, a altas é mais fraco.

                                  Já do 1.5DCi 90cv li o mesmo, que acima das 3.500rpm mostrava maior dificuldade.
                                  Do 1.2 TSi tambem li que a altas era mais fraquito.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                    Do 1.2 TSi tambem li que a altas era mais fraquito.
                                    É um motor com um turbo pequeno e de 8V, com um curso superior ao diametro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ás vezes a ideia não produzirem tanto em altas é incrementada pelo contraste de disparo na passagem das médias para altas.
                                      O que acontece é que uns ganham terreno logo nas rotações iniciais outros depois vão recuperar nas altas, numa utilização normal os motores que projectam a disponibilidade lá para cima perdem porque ou se anda sempre com o motor "acelerado" ou quando queremos sair rapido de uma situação ele pura e simplesmente não acompanha um motor da mesma potencia que responda melhor em baixas e médias.

                                      Para condução desportiva o melhor são altas cheias mas isso não pode ser levado muito em conta nestes casos porque 90% das vezes o uso destes motores não é esse nem as pessoas compreendem o funcionamento de tal forma a que andem sempre a usar a caixa para ter potencia no momento (antecipando a troca).

                                      Eu preciso fazer muito mais ginástica de caixa para manter a potencia disponível no meu 1.3 mjet 90 que no 1.4 hdi 70. Para uma pessoa que não saiba explorar a rotação vai dizer que o 1.4 anda mais que o 1.3, em baixas sim, em termos absolutos não.
                                      Editado pela última vez por Cagi; 29 June 2011, 15:14.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                                        Ás vezes a ideia não produzirem tanto em altas é incrementada pelo contraste de disparo na passagem das médias para altas.
                                        O que acontece é que uns ganham terreno logo nas rotações iniciais outros depois vão recuperar nas altas, numa utilização normal os motores que projectam a disponibilidade lá para cima perdem porque ou se anda sempre com o motor "acelerado" ou quando queremos sair rapido de uma situação ele pura e simplesmente não acompanha um motor da mesma potencia que responda melhor em baixas e médias.

                                        Para condução desportiva o melhor são altas cheias mas isso não pode ser levado muito em conta nestes casos porque 90% das vezes o uso destes motores não é esse nem as pessoas compreendem o funcionamento de tal forma a que andem sempre a usar a caixa para ter potencia no momento (antecipando a troca).

                                        Eu preciso fazer muito mais ginástica de caixa para manter a potencia disponível no meu 1.3 mjet 90 que no 1.4 hdi 70. Para uma pessoa que não saiba explorar a rotação vai dizer que o 1.4 anda mais que o 1.3, em baixas sim, em termos absolutos não.
                                        Em termos absolutos o 1.3 90cv anda consideravelmente mais.
                                        Para uso citadino? Venha o 1.4 Hdi.
                                        Ainda no sabado no almoço do AH tive uma troca de caixa pior, vi a caravana de carros ir embora

                                        Outro famoso pelos baixos e medios regimes explosivos, e altas mais criticaveis, 1.9 TDi, tambem 8v. Ou existiu algo 16v?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                          Em termos absolutos o 1.3 90cv anda consideravelmente mais.
                                          Para uso citadino? Venha o 1.4 Hdi.
                                          Ainda no sabado no almoço do AH tive uma troca de caixa pior, vi a caravana de carros ir embora

                                          Outro famoso pelos baixos e medios regimes explosivos, e altas mais criticaveis, 1.9 TDi, tambem 8v. Ou existiu algo 16v?
                                          Acho que não houve nenhum 1.9 tdi 16V, tens aqui todos os diesel VW que existem (incluindo os industriais, os maritimos e os para camiões):

                                          List of Volkswagen Group diesel engines - Wikipedia, the free encyclopedia
                                          Editado pela última vez por PSerra; 29 June 2011, 16:23.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Há uns 3 ou 4 anos disse aqui que principalmente em motores pequenos não fazia sentido ter 16v porque depois em baixas rotações o motor simplesmente não se mexe. Quantas vezes deixei o meu 1.3cdti ir abaixo ao querer entrar em rotundas ou a arrancar em semáforos nas subidas.

                                            Ainda bem que as marcas voltaram às 8v. De que vale ter um motor que anda para caraças a fundo e depois no dia-a-dia é um terror de conduzir?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                              Há uns 3 ou 4 anos disse aqui que principalmente em motores pequenos não fazia sentido ter 16v porque depois em baixas rotações o motor simplesmente não se mexe. Quantas vezes deixei o meu 1.3cdti ir abaixo ao querer entrar em rotundas ou a arrancar em semáforos nas subidas.

                                              Ainda bem que as marcas voltaram às 8v. De que vale ter um motor que anda para caraças a fundo e depois no dia-a-dia é um terror de conduzir?
                                              Alguem que me percebe.

                                              É o grande problema dos actuais pequenos diesel.

                                              E é neste pormenor que prefiro conduzir os pequenos otto, por exemplo o Polo dá para entrar que dificilmente vai abaixo.
                                              Com o 1.3 fico muitas vezes a pensar se reduzo ou não entre outras coisas que já me aconteceram..

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                Há uns 3 ou 4 anos disse aqui que principalmente em motores pequenos não fazia sentido ter 16v porque depois em baixas rotações o motor simplesmente não se mexe. Quantas vezes deixei o meu 1.3cdti ir abaixo ao querer entrar em rotundas ou a arrancar em semáforos nas subidas.

                                                Ainda bem que as marcas voltaram às 8v. De que vale ter um motor que anda para caraças a fundo e depois no dia-a-dia é um terror de conduzir?
                                                Com o Astra era mesmo dificil saber se tinha que parar realmente e meter a 1ª ou arriscar entrar em 2ª e esperar "um ano" para que o motor despertasse!
                                                Havia alturas que parecia que tinha acabado de aprender a conduzir, tais eram as acelerações (parecia que andava de 50 a dar toques de embraigem), para não levar uma buzinadela ou pior.
                                                Editado pela última vez por PSerra; 29 June 2011, 16:57.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Essa das 8V ser melhor em baixas também tem muito que se lhe diga. Talvez em rotações muuuuito baixas (estilo relanti e pouco mais) possa ter ligeiramente mais binário por ter menos perdas, mas fora isso raro é o caso em que o motor de 2V não tem menos binário que o motor de 4V. E logo em motores turbinados, em que o turbo a baixas rotações praticamente elimina o factor eficiência volumétrica, e o binário depende 99% da pressão.

                                                  Motores de 2V/cilindro são para pouco mais que poupar dinheiro, nas aplicações em que performance não interessa.
                                                  Editado pela última vez por SRLA; 29 June 2011, 17:43.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                    Essa das 8V ser melhor em baixas também tem muito que se lhe diga. Talvez em rotações muuuuito baixas (estilo relanti e pouco mais) possa ter ligeiramente mais binário por ter menos perdas, mas fora isso raro é o caso em que o motor de 2V não tem menos binário que o motor de 4V. E logo em motores turbinados, em que o turbo a baixas rotações praticamente elimina o factor eficiência volumétrica, e o binário depende 99% da pressão.

                                                    Motores de 2V/cilindro são para pouco mais que poupar dinheiro, nas aplicações em que performance não interessa.
                                                    Mas as tais muito baixas são importantes no dia a dia em cidade.
                                                    Entradas em cruzamentos e rotundas etc.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                      Em termos absolutos o 1.3 90cv anda consideravelmente mais.
                                                      Para uso citadino? Venha o 1.4 Hdi.
                                                      Ainda no sabado no almoço do AH tive uma troca de caixa pior, vi a caravana de carros ir embora

                                                      Outro famoso pelos baixos e medios regimes explosivos, e altas mais criticaveis, 1.9 TDi, tambem 8v. Ou existiu algo 16v?
                                                      O 1.9 TDI 8V, pelo menos o de 130cv até as 3500 rpm é muito bom. E não sei porque criticam tanto as altas deste motor, uma vez que as 3500 rpm já vai a 180km/h. Portanto...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Pelo que tenho lido, um motor 16v é mais caro de produzir que um 8v.
                                                        E para a mesma cilindrada, é possível extrair mais potência (cavalos) de um 16v.

                                                        Agora na minha opinião, não faz muito sentido utilizar 16v em motores pequenos e citadinos, uma vez que são maioritariamente utilizados em baixos/médios regimes, e aí as 8v são a melhor opção.
                                                        As 16v tornam o carro mais linear, com melhores altas, mais eficiente/económico, mas também tem desvantagens tal como a perca de baixas e o maior custo de produção.

                                                        Para mim as 16v em motores pequenos é um erro. Mas há motores como o 2.0d da bmw que apesar de ser 16v, tem boas baixas também, porque já é maiorzito e tem um turbo melhor, etc.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                          O 1.9 TDI 8V, pelo menos o de 130cv até as 3500 rpm é muito bom. E não sei porque criticam tanto as altas deste motor, uma vez que as 3500 rpm já vai a 180km/h. Portanto...
                                                          O meu GP tambem se não estou em erro a 180 ponteiro, vai a essa rotação. O problema é que em 6ª só passa disso se não estiver vento nenhum ou a descer...
                                                          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                          Pelo que tenho lido, um motor 16v é mais caro de produzir que um 8v.
                                                          E para a mesma cilindrada, é possível extrair mais potência (cavalos) de um 16v.

                                                          Agora na minha opinião, não faz muito sentido utilizar 16v em motores pequenos e citadinos, uma vez que são maioritariamente utilizados em baixos/médios regimes, e aí as 8v são a melhor opção.
                                                          As 16v tornam o carro mais linear, com melhores altas, mais eficiente/económico, mas também tem desvantagens tal como a perca de baixas e o maior custo de produção.

                                                          Para mim as 16v em motores pequenos é um erro. Mas há motores como o 2.0d da bmw que apesar de ser 16v, tem boas baixas também, porque já é maiorzito e tem um turbo melhor, etc.
                                                          O consumir menos é relativo. O 8v ao ser mais rendodo, exige menos pedal.

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                                                            #30
                                                            A passagem de 16v para 8v é mais por custos porque a resposta de um motor depende muito de ... tudo, caixa, tamanho do turbo em relação a dimensão do motor, programação do motor, a forma como respira etc etc

                                                            É normal para a mesma cilindrada o motor mais potente ser menos capaz em baixas, principalmente quando o incremento é dado maioritariamente por um turbo maior.

                                                            No caso da PSA a tendência deles tem sido a de usar turbos mais pequenos para dar beneficio e facilidade de uso em baixas e médias. A potência está mais de acordo com a capacidade de injeção, conforme vão atualizando os injetores vão subindo de potencia e não tanto à custa de grandes turbos a dar potencias elevadas de cilindradas menores.

                                                            Basta ver que a FIAT prefere usar o 1.3 para 75 e 95cv mesmo tendo um 1.6 que faria melhor e menos trabalhado o papel dos 95cv.

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