Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motores: Inline vs V vs Boxer

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motores: Inline vs V vs Boxer

    Boas,

    Hoje estava a ler algumas coisas sobre motores, sonoridades e afins e falava-se num tópico que por ser Inline (já não me recordo de quantos cilindros) tinha uma sonoridade xpto. Entretanto surgiu-me a dúvida e que não consegui esclarecer em pesquisas pela net. Quais as diferenças entre estes três tipos de motor. Acho que não fará muito sentido aqui comparar o Wankel e colocar motores W também viria complicar as coisas porque são mais invulgares.

    Assim, para além da sonoridade, que outros aspectos influencia a arquitectura do motor?

    Suponho que altere o centro de gravidade, sendo que neste aspecto, penso que o motor Boxer leva vantagem.

    O regime de rotação máximo é afectado? O binário? A potência?

    Cumprimentos

    #2
    Eu prefiro os motores Boxer pela sonoridade. Os Motores em V tem a vantagem do espaço aproveitado face aos em linha.

    Se nao me levares a mal neste momento o meu destaque vai para o Electrico (baixo barulho,bom binario, consumos). A idade torna-me ecologista.

    Comentário


      #3
      Rotary, para ser sincero. Agrada-me a ideia de tão pouco oferecer tanto.

      Comentário


        #4
        Eu não estava bem à procura de preferências era mais encontrar as diferenças entre eles
        Já percebi que a arquitectura influencia o tamanho. E as três últimas questões?

        Já agora DIG pelo que andei a ler na wikipedia Rotary é diferente de Wankel. Sendo que os Rotary radiais foram abandonados há bastantes anos. Ou estou errado?

        Cumps

        Comentário


          #5
          Pelo que eu sei (posso estar errado) O motor Wankel é basicamente um Rotary.

          Mas alguns users que se pronunciem. ;)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por zeus Ver Post
            Eu não estava bem à procura de preferências era mais encontrar as diferenças entre eles
            Já percebi que a arquitectura influencia o tamanho. E as três últimas questões?

            Já agora DIG pelo que andei a ler na wikipedia Rotary é diferente de Wankel. Sendo que os Rotary radiais foram abandonados há bastantes anos. Ou estou errado?

            Cumps
            Se por rotary te referes a este artigo:

            Rotary engine - Wikipedia, the free encyclopedia

            Isto é um simples motor de cilindros em estrela, muito utilizado em aviação.

            Rotary é rotor. Um motor wankel é um rotor...mas rotary não é uma designação oficial.

            Comentário


              #7
              Os boxers são tendencialmente mais roucos...não?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                Se por rotary te referes a este artigo:

                Rotary engine - Wikipedia, the free encyclopedia

                Isto é um simples motor de cilindros em estrela, muito utilizado em aviação.

                Rotary é rotor. Um motor wankel é um rotor...mas rotary não é uma designação oficial.
                Era exactamente isso que referia Ok, então Wankel é oficial mas de qualquer forma entendi a ideia do DIG

                Comentário


                  #9
                  E não esquecer que nem todos os motores de cilindros opostos são "boxer"..

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                    E não esquecer que nem todos os motores de cilindros opostos são "boxer"..
                    Podes explicar melhor?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                      Podes explicar melhor?
                      Há por aqui malta que poderá explicar estes conceitos bem melhor que eu.

                      Mas basicamente, tu podes ter um motor, suponhamos, 12 cilindros opostos mas cuja configuração no que respeita à disposição e funcionamento do conjunto biela/cambota, seja idêntico ao de um motor em V. Só que em vez de teres um motor em V com os tradicionais 90º, tens um motor em V de 180º.

                      É como se abrisses um motor em V a 180º. Isto quer dizer que cada par de Biela/Pistão opostos, funcionam de forma... Oposta. Em cada par oposto, quando um pistão se desloca "em direcção" ao seu ponto morto inferior, o pistão que lhe está oposto desloca-se em direcção ao ponto morto superior.

                      Um motor boxer é um motor de cilindros opostos, como todos sabemos mas esta configuração de biela/cambota é diferente. Analisando mais uma vez par a par, ambos os pistões se deslocam, simultaneamente, ora para o seu ponto superior ora para o seu ponto morto inferior.

                      As implicações disto, baseiam-se em grande parte nas vibrações que provocam no motor. Os Boxer conseguem minimizar essas mesmas vibrações.

                      Como não deves ter percebido nada do que eu escrevi (por culpa minha), fiz uma pesquisa e encontrei um site interessante. Se pesquisares melhor deves encontrar outros sites que este é meio confuso, vale pelas imagens:

                      Ferrari Boxer Engines and Flat Cranks

                      Motor em V (imagina a 180º)



                      Motor Boxer



                      Comentário


                        #12
                        Depois relativamente à sonoridade... Isso mais do que ser Boxer ou não depende muito do número de cilindros, se é um motor "grande" ou não mas nota-se a diferença.

                        Vou só dar dois exemplos comparativos porque são dois dos meus motores favoritos: Flat-6 Porsche Vs Inline 6 BMW

                        Porsche

                        YouTube - ‪Porsche 911 RSR 3.0L Sound "Tacho" Puig Major 2009‬‏

                        YouTube - ‪Onboard Kremer Samson Porsche 911 RSR‬‏

                        BMW

                        YouTube - ‪M3 CSL Kreis-Sieg Exhaust‬‏

                        Hell YouTube - ‪BMW M3 CSL EXHAUST‬‏

                        BMW M1 YouTube - ‪BMW M1 Procar Onboard HD Video‬‏

                        Como vês, todos 6 cilindros com cilindradas e potências parecidas mas barulho totalmente diferente de um motor em linha para um boxer.


                        Agora falando de 4 cilindros... Há um motor boxer com um som bastante característico.. Para além do Carocha claro:

                        Este barulho não engana.. YouTube - ‪Subaru Impreza 555 tarmac action - with pure engine sounds‬‏

                        Comentário


                          #13
                          Geralmente pouco muda no carro mais que o som (se bem que isso muda com tudo e mais alguma coisa).

                          De resto, motores boxer são sempre equilibrados (quase 100%), motores em linha são equilibrados com o número certo de cilindros, motores em V são raramente equilibrados (só com muitos cilindros, idealmente 12). Motores boxer favorecem o centro de gravidade mas são largos e caros, motores em linha são mais fáceis e baratos de produzir e relativamente compactos mas não servem para aplicações de muitos cilindros (tornam-se muito longos e começa a haver torção da cambota). Motores em V são um meio termo.

                          Eu pessoalmente gosto de motores em V, especialmente pelo som que costuma ser mais "rouco".

                          Comentário


                            #14
                            Sonoridade é Boxer.
                            São roucos e, por feitio e não defeito, são os que produzem mais barulho.

                            Comentário


                              #15
                              Conduzi em test drive dois modelos da Subaru com um dos melhores motores diesel do mercado: Boxer Diesel.

                              Muito bom, sem vibrações e com uma boa sonoridade, apesar da algo insonorizado.

                              O sistema de escape também desempenha um papel fundamental na sonoridade. Não é só o motor.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                Sonoridade é Boxer.
                                São roucos e, por feitio e não defeito, são os que produzem mais barulho.
                                Pois aí já depende do ruído de escape e do ruído de motor...
                                Os dois últimos a passar cá por casa são 6cil, um boxer e um In line.

                                A maior diferença entre eles é que o boxer tem uma maior panóplia de feitios, tanto é grave perto do ralentim, como grita
                                algo rouco e áspero perto do redline, há ali uma mudança óbvia a meio regime...
                                O I6 é mais melodioso, tem sempre alguma suavidade no som, em altas é algo estridente, enquanto o boxer mantém alguma
                                integridade no som...

                                Mas lá está os escapes podem enviesar este julgamento...

                                Comentário


                                  #17
                                  Bem, já valeu a pena ter aberto o tópico! Já aprendi muita coisa nova
                                  Houve um argumento novo que nunca me tinha ocorrido, que foi a torção da cambota e que é uma limitação aos Inline. Penso que outro argumento será o custo de produção, ou seja, para motores com o mesmo número de cilindros existiram algumas diferenças. Por exemplo, um motor em V ou Boxer utilizam também duas árvores de cames, enquanto que um Inline utiliza apenas uma. Outros aspectos também devem afectar os custos de produção.

                                  Fazendo um resumo, a arquitectura do motor influencia:
                                  • sonoridade
                                  • dimensões do motor
                                  • centro de gravidade
                                  • custo de produção
                                  • limitações inerentes ao comprimento (torção da cambota)

                                  Certo?

                                  Cumps

                                  Comentário


                                    #18
                                    Um boxer ou V não é só mais caro por ter o dobro das árvores de cames (até porque tem o dobro mas têm metade do comprimento). Há duas cabeças (em peças "lisas" fica mais caro do que fazer uma só maior), o sistema de admissão e escape tem que ser mais complexo, no caso dos motores em V há dificuldades na maquinagem de acabamento porque os furos ficam a ângulos esquisitos invés de ser tudo vertical ou horizontal...

                                    Mas na maioria das aplicações é ou mais ou menos bem definido qual é o caminho ideal. Em motores grandes (8 cilindros para cima) é praticamente sempre em V, porque em linha seriam longos demais e há o problema da torção, em motores pequenos (5 cilindros para baixo) é praticamente sempre em linha porque estes problemas não se põe e fica mais barato. Ali no meio, na zona dos 6 cilindros, é que ainda é um bocado à vontade do freguês.

                                    Os boxer pouco adicionam e são geralmente maiores e mais caros, pelo que são cada vez mais uma raridade.

                                    Embora não seja uma questão que se ponha com muita frequência, quando falamos com motores com muitos cilindros (mais de 12) convém é não esquecer que qualquer motor com mais de 1 cilindro por banco é basicamente composto por vários motores em linha, ou seja, um V8 é no fundo dois 4 em linha a partilhar uma cambota, um V12 dois 6 em linha, e assim os problemas dos motores em linha também podem surgir em motores em V, se os bancos tiverem cilindros suficientes. Precisamente por isso quando a Bugatti quis fazer um motor de 16 cilindros dividiu-o em 4 bancos de 4 cilindros (ou seja, 4 motores 4 em linha), porque dividido só em dois seriam dois bancos 8 em linha e vinham os problemas mencionados.
                                    Editado pela última vez por SRLA; 30 June 2011, 13:24.

                                    Comentário


                                      #19
                                      bj40 percebi perfeitamente!

                                      Conforme ia lendo e imaginando e compreendi!

                                      Excelente, obrigado!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Qualquer moto em linha actual que seja feito a pensar, minimamente que seja, em rendimento, utiliza duas árvores de cames.

                                        Assim como há motores em V que utilizam 4, duas para cada cabeça. Ainda no outro dia no Circuito da Boavista estavam alguns clássicos nesta configuração e é espantoso ver aquilo a funcionar. Então aquele Capri V6, ex Zakspeed.. Uii..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu gosto de todos... mas de facto notam-se pequenas diferenças aqui e ali.

                                          Pelo hábito e por serem mais comuns, em V (6 chega mas quanto mais melhor... sendo que um V8 ou superiorem muitos casos já está fora do alcance de muita gente que pode ambicionar um 6 cilindros) e em linha (obviamente vou deixar os 4 de fora porque, apesar de também gostar, claro, é a configuração mais comum que existe e os excelentes exemplos que existem nunca serão tantos como os banais. Portanto falo de 6 em linha).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                            Pois aí já depende do ruído de escape e do ruído de motor...
                                            Os dois últimos a passar cá por casa são 6cil, um boxer e um In line.

                                            A maior diferença entre eles é que o boxer tem uma maior panóplia de feitios, tanto é grave perto do ralentim, como grita
                                            algo rouco e áspero perto do redline, há ali uma mudança óbvia a meio regime...
                                            O I6 é mais melodioso, tem sempre alguma suavidade no som, em altas é algo estridente, enquanto o boxer mantém alguma
                                            integridade no som...

                                            Mas lá está os escapes podem enviesar este julgamento...
                                            Exacto, cada motor é um motor diferente.
                                            Os Boxer por norma costumam ter uma sonoridade mais forte e rouca porque os colectores de escape são em grande parte dos modelos mais independentes.
                                            Por exemplo, no meu caso, o Boxer Alfa Romeo tem os colectores do tipo 4-2-1 que só por si só ajuda na sonoridade, no entanto, não é novidade nenhuma nem algo muito anormal. Aliás o teu inline 6 presumo que tenha alguma liberdade nos colectores de escape.
                                            Anormal mesmo no caso do Boxer Alfa ROmeo, é que os colectores saem independentes, junta-se em 2 na parte do condutor e finalmente num e meio do carro. Isto provoca uma alteração de som imensa do que ter os colectores logo castrados à saída do motor.

                                            Os motores em V são mais melodiosos (palavra que descreve bem o som).
                                            Os Boxer são mais rudes.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já ouviram falar no motor Quasiturbine ?

                                              Comentário


                                                #24
                                                interesante!
                                                é uma evolução do motor wenkel.
                                                pelo que conta na wikipedia, até pode trabalhar invertido!"de cabeça para baixo".

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  tenho uma moto, com um motor v2 1000cc,
                                                  e a sonoridade é brutal, mas as vibrações a baixa rotação"até as 2500rpm´s"são brutais,
                                                  ao ponto de se tornarem cansativas ao fim de aguns kilometros.
                                                  mas em medias e altas ai é diferente, o som é brutal.
                                                  mas o som que mais me agrada é o dos motores boxer.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X