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Peugeot 307 1.6 hdi 90 cvs 2005 VS. Renault Laguna Break 1.9 DCI 2003

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    Peugeot 307 1.6 hdi 90 cvs 2005 VS. Renault Laguna Break 1.9 DCI 2003

    Boas, estou aqui num dilema e gostaria que me ajudassem.

    Fui ver o primeiro carro do titulo a um stand e apaixonei-me pelo segundo.

    O 307 foi entregue por uma colega de trabalho e informou-me que estava bastante boa. A laguna desconheço a proveniência e o dono do stand também. Diz que comprou directamente à Renault e que apenas sabe que era dum velho mas que não sabe se era bem tratado ou não.

    Comecei por ver o 307 e, apesar de ser mais espaçoso que os meus carros actuais, fica a sensação que falta ali espaço na bagageira. A juntar a isso não o acho com grande equipamento: AC manual, 2 vidros eléctricos, 2 airbags...

    Já o Laguna tive oportunidade de experimentar e gostei bastante da resposta do motor. Não achei folga nenhuma ou barulho estranho. Tem um espaço brutal e um equipamento considerável: AC automático bi-zona, 4 vidros eléctricos, um computador de bordo mais completo que o do 307, sensores de estacionamento, etc.

    Na minha opinião o 307 tem como pontos fortes ser mais novo, conhecer o passado e o consumo (4,7 no CB) e como pontos fracos o espaço mais comedido e o equipamento pobre.

    O Laguna é (BEM) mais espaçoso, está muito bem equipado mas tem mais 2 anos, não conheço o historial, gasta um pouco mais e tenho ouvido falar muito em turbos partidos...

    Custam ambos um preço semelhante e tem os dois cerca de 145 000 kms. Os do 307 são reais, os do Renault não sei...

    Fico um pouco de pé atrás pois a consola central (que esconde o rádio) está bastante gasta e falta o punho e respectivo fole das mudanças e o fole do travão de mão que, segundo o dono do stand, é para ser colocados novos devido aos mesmos estarem desgastados.

    Ora, o homem foi honesto mas na minha ideia, para esse material chegar a um ponto de substituição, deve precisar de mais do que 140 000 kms.

    Agradecia ler as vossas opiniões.

    #2
    Bem, temos estado a falar, por isso ja sabes a minha opinião sobre pelo menos a Laguna que foi uma carrinha que me acompanhou ao logo de 4 anos e quase 130mil km....

    Comentário


      #3
      A bagageira da 307 é bastante espaçosa, isto vindo de quem teve uma durante 4 anos e meio

      Acho estranho o equipamento, normalmente vinham bem equipadas!
      Era de alguma gestora de frota ou assim?
      Tb vem sem JLL?

      Podes falar de valores, para ter uma ideia + consolidada?
      Ainda assim, eu iria p/a 307, em princípio...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Romao Ver Post
        Bem, temos estado a falar, por isso ja sabes a minha opinião sobre pelo menos a Laguna que foi uma carrinha que me acompanhou ao logo de 4 anos e quase 130mil km....


        Originalmente Colocado por sc13nt1s Ver Post
        A bagageira da 307 é bastante espaçosa, isto vindo de quem teve uma durante 4 anos e meio

        Acho estranho o equipamento, normalmente vinham bem equipadas!
        Era de alguma gestora de frota ou assim?
        Tb vem sem JLL?

        Podes falar de valores, para ter uma ideia + consolidada?
        Ainda assim, eu iria p/a 307, em princípio...
        O carro foi comprado pelo anterior dono com 1 ano e cerca de 25 000 kms.

        Tem JLL.

        Os valores rondam os 8500 para o 307 e os 9000 para o Laguna.

        Comentário


          #5
          Não tens receio do "bicho papão" 1.9 dCI?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por UserAHO Ver Post
            Não tens receio do "bicho papão" 1.9 dCI?

            Já ouvi falar muito mal do motor nomeadamente a nível do turbo e dos injectores mas também há quem diga maravilhas.

            Acima de tudo, acho que o que mais influencia a duração dum motor é o tratamento que se dá mas é óbvio que uns são mais sensíveis que outros.

            Daí pedir opiniões.

            Tens alguma experiência que queiras partilhar?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por sc13nt1s Ver Post
              A bagageira da 307 é bastante espaçosa, isto vindo de quem teve uma durante 4 anos e meio

              Acho estranho o equipamento, normalmente vinham bem equipadas!
              Era de alguma gestora de frota ou assim?
              Tb vem sem JLL?

              Podes falar de valores, para ter uma ideia + consolidada?
              Ainda assim, eu iria p/a 307, em princípio...
              Só agora reparei bem no que escreveste: A bagageira da 307...

              O que está em cima da mesa é a Laguna carrinha e o 307 carro.

              Comentário


                #8
                Tenho uma laguna com o tal motor "bicho papão" de 2001, que são das mais problemáticas, supostamente.
                Neste momento está quase com 170 000 kms e é só botar "gasoil". Faço em média 100 kms por dia, faz consumos espectaculares (4.8 L/100), é bastante espaçosa, segura e fácil de conduzir.
                O Peugeot também me parece ser um boa carro, esse motor é do mais fiável que pode haver!
                Editado pela última vez por davidpreira; 01 July 2011, 22:09.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                  Só agora reparei bem no que escreveste: A bagageira da 307...

                  O que está em cima da mesa é a Laguna carrinha e o 307 carro.
                  Pois, tb eu só agora notei!

                  E já tinha, no outro dia, dado uma vista de olhos no teu anterior tópico, em q dizias q ñ querias entrar logo de cabeça na onda das carrinhas e q 1 carro poderia chegar bem

                  Os habituais links, se me permites, para aumentar a confusão:
                  Opel Vectra Caravan 1.9 cdti 150cv, 10.000 EUR, Estoril - Standvirtual
                  http://www.standvirtual.com/carros/P...&uy=384&dist=1
                  Peugeot 307 SW 2.0hdi CUIR, 10.000 EUR, Pontinha - Standvirtual
                  VW Bora Highline 130cv, 9.950 EUR, Mafra - Standvirtual
                  Opel Astra 1.7CDTI SPORT NACIONAL C NOVO, 9.895 EUR, Sintra - Standvirtual
                  Toyota Corolla 2.0D-4D Linea Sol, 9.500 EUR, ALVERCA DO RIBATEJO - Standvirtual
                  Fiat Linea 1.3 Multijet Emotion, 9.450 EUR, Charneca Da Caparica - Standvirtual (ñ tem nada a ver c/os restantes, mas porque ñ colocá-lo tb?!)
                  Citroën C5 2.0 HDI BREAK EXCLUSIVE, 9.400 EUR, Lisboa - Standvirtual
                  Opel Meriva 1.7 CDTI, 9.200 EUR, Almada / Charneca Caparica - Standvirtual
                  Peugeot 307 Break 1.6 HDI 110 Cv, 8.980 EUR, Massamá-norte - Standvirtual
                  Citroën C4 1.6 HDI VTR PACK, 8.900 EUR, Almargem Do Bispo - Standvirtual
                  Fiat Stilo Multiwagon 1.9 JTD, 8.750 EUR, RAL-SINTRA - Standvirtual
                  Alfa Romeo 156 1.9 JTD Multijet 140CV, 8.450 EUR, Belas - Standvirtual
                  Toyota Corolla 2.0 D-4D SOL, 8.250 EUR, Cascais - Standvirtual
                  Mitsubishi Carisma 1.9 DID Avance Full-Extras, 7.750 EUR, Amadora - Standvirtual

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por davidpreira Ver Post
                    Tenho uma laguna com o tal motor "bicho papão" de 2001, que são das mais problemáticas, supostamente.
                    Neste momento está quase com 170 000 kms e é só botar "gasoil". Faço em média 100 kms por dia, faz consumos espectaculares (4.8 L/100), é bastante espaçosa, segura e fácil de conduzir.
                    O Peugeot também me parece ser um boa carro, esse motor é do mais fiável que pode haver!
                    4.8??

                    Muito bom. Qual a velocidade média? Caixa de 6?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por sc13nt1s Ver Post
                      Pois, tb eu só agora notei!

                      E já tinha, no outro dia, dado uma vista de olhos no teu anterior tópico, em q dizias q ñ querias entrar logo de cabeça na onda das carrinhas e q 1 carro poderia chegar bem

                      Os habituais links, se me permites, para aumentar a confusão:
                      Tens aí algumas sugestões porreiras...

                      Quanto ao facto dum carro chegar... Quando fiz a segunda visita ao carro, levei o carrinho de bebé e de repente a bagageira tornou-se apenas mediana.

                      Se me decidir pelo carro, vai chegar. Com maior ou menor esforço mas o essencial vai sempre caber. Mas o que é certo é que mais espaço facilita.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                        4.8??

                        Muito bom. Qual a velocidade média? Caixa de 6?
                        A velocidade média anda por volta dos 50 km/h, em mais ou menos 5000 kms.
                        Sim, com caixa de 6. Depois de embalada aquilo bebe muito pouco para o carro que é.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                          Tens aí algumas sugestões porreiras...

                          Quanto ao facto dum carro chegar... Quando fiz a segunda visita ao carro, levei o carrinho de bebé e de repente a bagageira tornou-se apenas mediana.

                          Se me decidir pelo carro, vai chegar. Com maior ou menor esforço mas o essencial vai sempre caber. Mas o que é certo é que mais espaço facilita.
                          Embora sobrevalorizado como é normal, gosto do Bora.

                          Tb gosto dos Corollas (carro e carrinhas), q sofrem do mesmo mal de alguma sobrevalorização.

                          De resto, tens + exemplos de 307s, sobre as quais continuo a manter uma excelente opinião...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                            Já ouvi falar muito mal do motor nomeadamente a nível do turbo e dos injectores mas também há quem diga maravilhas.

                            Acima de tudo, acho que o que mais influencia a duração dum motor é o tratamento que se dá mas é óbvio que uns são mais sensíveis que outros.

                            Daí pedir opiniões.

                            Tens alguma experiência que queiras partilhar?
                            Depois de tudo o que ouvi e li sobre esse motor teria sérias reservas em comprar um carro equipado com o mesmo, mas há muitos tópicos no fórum sobre o assunto se quiseres aprofundar.

                            De resto o Laguna II era e é um carro com muitas qualidades, quando foi lançado em 2001 praticamente não tinha rivais à altura, ao pé dele o Audi A4, o Nissan Primera, o Vectra B, etc eram um carros ultrapassados.

                            A versão que conheço melhor (prévilege) tem um equipamento interessante com o A/C bizona, bancos em pele/veludo, sensores de estacionamento, indicador da pressão dos pneus entre outros.

                            É bastante confortável e tem um comportamento muito seguro embora a direcção seja algo leve e "artificial".

                            O maior defeito que lhe aponto é o conforto do lugar do meio do banco traseiro, a parte exterior do apoio para os braços é rija e desconfortável em viagens maiores...

                            O meu pai comprou uma 1.8 16v em 2001, das primeiras vendidas em Portugal, hoje leva mais de 350 mil km e está muito bem conservada, o problema maior que teve foi a caixa partida aos 250 mil, de resto teve um problema na centralina ainda na garantia e um dos cartões-chave avariou (250 EUR).
                            Editado pela última vez por UserAHO; 01 July 2011, 23:03.

                            Comentário


                              #15
                              Não referi que ambos têm 1 ano de garantia o que me leva a outra dúvida:

                              -Neste tipo de garantia (motor+caixa) está incluido o turbo e injectores? Eu sei que parece uma questão estúpida mas como eles tentam sempre fugir com o rabo à seringa...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                Quanto ao facto dum carro chegar... Quando fiz a segunda visita ao carro, levei o carrinho de bebé e de repente a bagageira tornou-se apenas mediana.
                                Ah pois é!

                                Em termos de agrabilidade de condução e pujança, o 1.9 dCi é bastante superior ao 1.9 dCi!

                                Quanto aos consumos do 1.9, os 4,8 que por ai falaram devem ser a 90 km/h em rectas planas Alentejanas.

                                A minha Grand Scenic anda nos 6,5/7 e muito facilmente chega aos 7/8 se se abusar e fizer muita cidade.

                                Eu não contaria com menos de 6,5.

                                Comentário


                                  #17
                                  A laguna é outro mundo a beira do 307.

                                  Já tive a oportunidade de conduzir os 2 carros e o 307 é despachado e faz bons consumos.
                                  Mas em termos de conforto, a laguna está num patamar muito acima. Tem uma suspensão fantástica, bancos muito bons, e faz-se uma viagem de forma muito tranquila, já para não falar da insonorização que é excelente.
                                  É de facto um carro muito bem construído.
                                  O exemplar que conheço arranca para o trabalho todos os dias a fundo (uma coisa que supostamente rebenta com o turbo) e já tem 110 mil km (mais ou menos) e ainda não deu qualquer problema, portanto não percebo quando lhe chamam "papa turbos".
                                  O 1.9 DCI 120cv é bastante linear e sobe bem a rotação até as 4000 rpm, sendo que tem um pequeno kick as 2000 rpm, comparando com o 1.9 TDI 130cv parece que tem menos força (e tem de facto menos binário) mas depois em altas rotações parece melhor pois respira bem devido também ao facto de ser 16 válvulas. Em reprises é pior que o 1.9 TDI, sendo que também não é nada má, tem é que as rotações estarem perto das 2000 rpm.

                                  O 307 é uma compra menos arriscada sem dúvida, porque conheces o historial, e é talvez menos propenso a avarias.
                                  Se for para andar mais em AE eu ia para a laguna, se for para fazer cidade ia para o 307.
                                  Editado pela última vez por Maraki; 02 July 2011, 01:07.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                    A laguna é outro mundo a beira do 307.

                                    Já tive a oportunidade de conduzir os 2 carros e o 307 é despachado e faz bons consumos.
                                    Mas em termos de conforto, a laguna está num patamar muito acima. Tem uma suspensão fantástica, bancos muito bons, e faz-se uma viagem de forma muito tranquila, já para não falar da insonorização que é excelente.
                                    É de facto um carro muito bem construído.
                                    O exemplar que conheço arranca para o trabalho todos os dias a fundo (uma coisa que supostamente rebenta com o turbo) e já tem 110 mil km (mais ou menos) e ainda não deu qualquer problema, portanto não percebo quando lhe chamam "papa turbos".
                                    O 1.9 DCI 120cv é bastante linear e sobe bem a rotação até as 4000 rpm, sendo que tem um pequeno kick as 2000 rpm, comparando com o 1.9 TDI 130cv parece que tem menos força (e tem de facto menos binário) mas depois em altas rotações parece melhor pois respira bem devido também ao facto de ser 16 válvulas. Em reprises é pior que o 1.9 TDI, sendo que também não é nada má, tem é que as rotações estarem perto das 2000 rpm.

                                    O 307 é uma compra menos arriscada sem dúvida, porque conheces o historial, e é talvez menos propenso a avarias.
                                    Se for para andar mais em AE eu ia para a laguna, se for para fazer cidade ia para o 307.
                                    Oi? o 1.9 dci é de 8 válvulas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tenho um 307 de 2002 a gasolina e até hoje foi só encher o depósito e acelerar! O motor é o 1.4 não é igual mas não deve fugir muito em termos de manutenção a afins e não são nada caras.
                                      Nunca andei num(a) Laguna mas penso que o 307 tem um bom espaço interior para o segmento e a bagageira não é má.
                                      Na minha opinião e tendo em conta o historial do carro que tens a certeza de onde veio e tal conta bastante.
                                      Para mim não arriscava muito na escolha.
                                      É a minha opinião, vale o que vale.

                                      Cumprimentos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                        Ah pois é!

                                        Em termos de agrabilidade de condução e pujança, o 1.9 dCi é bastante superior ao 1.9 dCi!

                                        Quanto aos consumos do 1.9, os 4,8 que por ai falaram devem ser a 90 km/h em rectas planas Alentejanas.

                                        A minha Grand Scenic anda nos 6,5/7 e muito facilmente chega aos 7/8 se se abusar e fizer muita cidade.

                                        Eu não contaria com menos de 6,5.
                                        Oi???

                                        Suponho que o primeiro é o 1.9DCI e o segundo é o 1.6hdi, certo?

                                        Também tenho a ideia que a Grand Scenic é um pouco mais pesada, confirmas?
                                        Editado pela última vez por Stormskaer; 02 July 2011, 10:36.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                          A laguna é outro mundo a beira do 307.

                                          Já tive a oportunidade de conduzir os 2 carros e o 307 é despachado e faz bons consumos.
                                          Mas em termos de conforto, a laguna está num patamar muito acima. Tem uma suspensão fantástica, bancos muito bons, e faz-se uma viagem de forma muito tranquila, já para não falar da insonorização que é excelente.
                                          É de facto um carro muito bem construído.
                                          O exemplar que conheço arranca para o trabalho todos os dias a fundo (uma coisa que supostamente rebenta com o turbo) e já tem 110 mil km (mais ou menos) e ainda não deu qualquer problema, portanto não percebo quando lhe chamam "papa turbos".
                                          O 1.9 DCI 120cv é bastante linear e sobe bem a rotação até as 4000 rpm, sendo que tem um pequeno kick as 2000 rpm, comparando com o 1.9 TDI 130cv parece que tem menos força (e tem de facto menos binário) mas depois em altas rotações parece melhor pois respira bem devido também ao facto de ser 16 válvulas. Em reprises é pior que o 1.9 TDI, sendo que também não é nada má, tem é que as rotações estarem perto das 2000 rpm.

                                          O 307 é uma compra menos arriscada sem dúvida, porque conheces o historial, e é talvez menos propenso a avarias.
                                          Se for para andar mais em AE eu ia para a laguna, se for para fazer cidade ia para o 307.
                                          Originalmente Colocado por fabiosilva Ver Post
                                          Tenho um 307 de 2002 a gasolina e até hoje foi só encher o depósito e acelerar! O motor é o 1.4 não é igual mas não deve fugir muito em termos de manutenção a afins e não são nada caras.
                                          Nunca andei num(a) Laguna mas penso que o 307 tem um bom espaço interior para o segmento e a bagageira não é má.
                                          Na minha opinião e tendo em conta o historial do carro que tens a certeza de onde veio e tal conta bastante.
                                          Para mim não arriscava muito na escolha.
                                          É a minha opinião, vale o que vale.

                                          Cumprimentos.
                                          O meu dilema é mesmo isso: o coração inclina-me para a Laguna devido à melhor desenvoltura e ao espaço interior mas depois ouço uma vozinha cá dentro a dizer "Precisas duma coisa tão grande? Não vais ter problemas graves com turbos e afins? Precisas mesmo dum carro que vai gastar mais 2 litros que o 307?

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por davidpreira Ver Post
                                            Oi? o 1.9 dci é de 8 válvulas.
                                            Sim é de 8 válvulas. O de 150 cv é que é 16v. Obrigado pela correcção!

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                              Oi???

                                              Suponho que o primeiro é o 1.9DCI e o segundo é o 1.6hdi, certo?

                                              Também tenho a ideia que a Grand Scenic é um pouco mais pesada, confirmas?
                                              Mais pesada talvez não seja, mas bastante menos aerodinâmica!

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                Mais pesada talvez não seja, mas bastante menos aerodinâmica!
                                                Sim, e isso se calhar ainda prejudica mais os consumos que propriamente o peso.

                                                O que vale é que não sou abastado... Se entre 2 carros normalíssimos não consigo escolher, faço ideia se tivesse uma escolha bem mais alargada.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Isso não quer dizer nada. Para um determinado preço, mesmo baixo, há sempre milhentas opções!

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                                                    #26
                                                    eu tive durante 5 anos (e ainda está na família) um 307 1.4 hdi, e só tenho coisas boas a dizer dele. muitas vezes notei que o motor era algo curto, mas nunca me deixou ficar mal. com o 1.6 acho que não ias ter tanto esse problema. em termos de fiabilidade, acho que a par do 1.4 também já deu imensas provas.

                                                    em termos de espaço, acho um carro bastante agradável 'onde estar', já consegui meter lá tudo o que quis e ele sempre andou, com consumos nunca maiores que 6l.

                                                    acho que se conheces o historial, era logo um ponto forte para o escolher...

                                                    PS: não leves a mal, mas 8500€ por um 307 com 150 mil que não tem praticamente extra nenhum, acho um bocadinho puxado.
                                                    Editado pela última vez por djm; 02 July 2011, 13:16.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Duplicado.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                        Isso não quer dizer nada. Para um determinado preço, mesmo baixo, há sempre milhentas opções!
                                                        Eu sei. O 307 "chamou-me" devido ao historial e "embeicei-me" pelo Laguna.

                                                        Originalmente Colocado por djm Ver Post
                                                        eu tive durante 5 anos (e ainda está na família) um 307 1.4 hdi, e só tenho coisas boas a dizer dele. muitas vezes notei que o motor era algo curto, mas nunca me deixou ficar mal. com o 1.6 acho que não ias ter tanto esse problema. em termos de fiabilidade, acho que a par do 1.4 também já deu imensas provas.

                                                        em termos de espaço, acho um carro bastante agradável 'onde estar', já consegui meter lá tudo o que quis e ele sempre andou, com consumos nunca maiores que 6l.

                                                        acho que se conheces o historial, era logo um ponto forte para o escolher...

                                                        PS: não leves a mal, mas 8500€ por um 307 com 150 mil que não tem praticamente extra nenhum, acho um bocadinho puxado.
                                                        Não te querendo tirar a razão, já procurei e é raro encontrar algum do mesmo ano mais barato que este. O que encontro é com o 1.4 hdi e com a mesma falta de equipamento. Aliás eu sei quanto ele deu à antiga proprietária.

                                                        Deu-lhe 7500. Ora, ele mete mais 1000 em cima mas vai mudar as correias, os pneus e quando o fui ver, estava em processo de pintura dos parachoques, duma ilharga e duma porta, tudo devido a pequenas mossas excepto o parachoques da frente que tinha o verniz a começar a descascar.

                                                        Ah, e 1 ano de garantia. Eu posso não estar a fazer um negócio da china mas ele também não terá um lucro fantástico.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Por esse dinheiro ia buscar isto:

                                                          WPRT AUTOMOVEIS, LDA - - Standvirtual

                                                          Mais novo, mais barato, menos km...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por djm Ver Post
                                                            PS: não leves a mal, mas 8500€ por um 307 com 150 mil que não tem praticamente extra nenhum, acho um bocadinho puxado.
                                                            Eu não sei se será assim tão caro...não há desses carros usados aos pontapés como se vê com outros modelos.
                                                            Daí o preço ser sempre mais elevado que outros onde haja mais ofertas.

                                                            Cumprimentos.

                                                            Comentário

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