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FIAT aposta no GPL para vários modelos

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    [Lançamento] FIAT aposta no GPL para vários modelos





    A Fiat revelou que irá apostar em versões «Bi-fuel» em três dos seus modelos mais relevantes. Conjugar a gasolina com o GPL, é uma opção que muitos portugueses procuram, derivado do preço actual do gasóleo e da gasolina.
    Os três modelos da Fiat que terão esta opção «bi-fuel» são o Panda, Punto Evo e Bravo, todos eles possuirão um motor a gasolina de 69, 77 e 90 cv respectivamente. Associado a esta versão estará o nível de equipamento «My Life».



    Preços modelos Bi-Fuel da Fiat:

    Fiat Panda 1.2 My Life GPL Bi-Fuel – 12.806 euros
    Fiat Bravo 1.4 16v My Life GPL Bi-Fuel – 21.756 euros
    Fiat Punto Evo 1.4 8v My Life GPL Bi-Fuel 3 portas – 15.310 euros
    Fiat Punto Evo 1.4 8v My Life GPL Bi-Fuel 5 portas – 15.710 euros


    SEGURANÇA

    O GPL é tão seguro como os combustíveis convencionais e o seu depósito é ainda mais estável.

    A gama Fiat GPL Bi-Fuel é projectada, fabricada e garantida pela Fiat e comercializada na sua rede de concessionários.

    Os depósitos de GPL são testados rigorosamente, com um exigente programa com mais de 400.000 km percorridos que atesta e assegura a fiabilidade dos motores com toda a garantia de fábrica Fiat.

    Para além disso, os benefícios em termos de potência e binário permanecem inalterados em comparação com as versões a gasolina correspondentes, mas com um impacto ambiental muito menor, com emissões reduzidas de CO2 e sem emissão de partículas.

    Adicionalmente, possuem dispositivos de segurança como a válvula de sobrepressão e a limitação de 80% no abastecimento, uma vez que os restantes 20% funcionam como uma câmara de expansão.

    A válvula de saída do depósito do GPL é fechada automaticamente quando o motor pára ou, quando o automóvel é movido a gasolina.

    Os diversos testes de colisão da marca demonstraram que os automóveis a GPL não representam um risco acrescido relativamente aos outros automóveis.



    ECONOMIA

    Um automóvel a GPL tem vários benefícios económicos. Por um lado, os custos anuais de um carro a GPL são 40% inferiores aos dos carros a gasolina com uma maior autonomia, sendo que a sua performance e o conforto permanecem inalterados. Por outro lado, o preço do GPL é sensivelmente metade do preço da gasolina, o que permite atestar o seu depósito com um valor muito abaixo do usual. Por exemplo, para um Panda o custo são 26€ e para um Punto são 30€.

    Os nossos veículos da gama Fiat GPL Bi-Fuel vêm equipados com dois reservatórios, um a gasolina e outro a GPL, este último localizado no compartimento da roda de emergência. A capacidade de carga mantém-se praticamente inalterada.

    Na realidade, usando apenas GPL pode chegar a uma autonomia superior a 450 km, enquanto que o uso combinado dos dois combustíveis (gasolina e GPL), permite percorrer uma distância superior a 1100 km.

    Em Portugal a rede de abastecimento GPL é composta por cerca de 270 postos de abastecimento, espalhados por todo o país. O abastecimento é simples e seguro, tal como nos outros combustíveis e em caso de dúvida pode sempre contar com o auxílio de um colaborador da bomba de gasolina.


    TECNOLOGIA

    Os modelos Bi-Fuel são produzidos no seio do Grupo Fiat, desenvolvidos pela FPT- Fiat Powertrain Technologies e estão equipados com motores especialmente concebidos para a máxima fiabilidade e total integração com o sistema GPL. Este sistema é montado de fábrica, permitindo assim que os clientes beneficiem da mesma garantia de qualidade, eficiência e segurança dos veículos movidos a gasolina ou gasóleo.

    Os motores para a gama Bi-Fuel têm diversos componentes desenvolvidos especificamente para funcionar a GPL, nomeadamente: válvulas fabricadas com materiais e geometrias optimizadas, condutas de admissão desenvolvidas para acomodar os quatro injectores do GPL e ainda uma nova cablagem eléctrica.

    Estes automóveis vêm equipados com dois depósitos de combustível, permitindo alternar entre o abastecimento a GPL e a gasolina através do simples accionamento do botão de comutação de combustível. Como estes depósitos estão instalados no fundo da bagageira não há perda de espaço de arrumação.

    Com um sistema Projectado, Fabricado e Garantido pela Fiat, certificamos a mesma qualidade, eficiência e segurança em todos os nossos veículos, quer sejam movidos a GPL, gasolina ou gasóleo.

    Estes motores têm ainda uma vida útil maior, pois a presença de resíduos de combustível queimado é menor aquando da combustão do GPL no motor. Por todos estes motivos e pelo facto de serem projectados, fabricados e garantidos pela Fiat, estes automóveis garantem os mais elevados padrões de tecnologia, segurança e conforto.


    ECOLOGIA

    Vivemos numa era em que a nossa consciência ambiental cresce à medida que sentimos os efeitos da poluição atmosférica, como o aquecimento global ou a degradação da qualidade do ar. Assim sendo, o recurso a combustíveis menos poluentes como o GPL, representam uma alternativa mais ecológica e inteligente.

    O GPL é considerado um combustível limpo, pois não necessita de aditivos para melhorar as suas propriedades, sofrendo a combustão quase na sua totalidade dentro do motor enquanto que nos outros combustíveis o mesmo não acontece.

    Com um Fiat GPL Bi-Fuel as emissões de CO2 são inferiores em 14% em comparação com a motorização correspondente a gasolina e não se verificam emissões de partículas.

    Sendo um combustível mais limpo que a gasolina ou o gasóleo, contribui com menos emissões nocivas para o ambiente.


    Fiat aposta no GPL para vários modelos | Motorespt.com

    Fiat GPL Bi-Fuel

    #2
    Imaginam se a gama alastrasse para a Alfa: um Giulietta a GPL........hmmmmm!!!!!!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
      Imaginam se a gama alastrasse para a Alfa: um Giulietta a GPL........hmmmmm!!!!!!
      O Mito pá, o mito!

      Comentário


        #4
        Alarga se a aposta tiver receptividade no público.

        Acho que citadinos é o ideal para começar (principalmente pelos problemas dos diesel actuais usados apenas neste tipo de circuit), são a única opção fiável e poupada.

        Comentário


          #5
          Eu acho essa campanha altamente.

          Comentário


            #6
            Só n percebo como é que um carro projectado para GPL vem com um deposito tão pequeno, de resto parece mt bom.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
              Imaginam se a gama alastrasse para a Alfa: um Giulietta a GPL........hmmmmm!!!!!!
              da maneira e com a rapidez que isto está a piorar é um cenário bem possível. E nesse caso, da mesma maneira que a Porsche adoptou um motor híbrido, que não me diz que o GPL não esteja brevemente também na alta gama!

              Enquanto os carros a pilhas não tiverem mais autonomia tudo é possível!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                Imaginam se a gama alastrasse para a Alfa: um Giulietta a GPL........hmmmmm!!!!!!
                Sacanas destes italianos que os têm já à bastante tempo por lá


                http://www.allaguida.it/articolo/mit...opolare/49591/




                Oltre 5000 Lancia Ypsilon già vendute - Il Sole 24 ORE



                Lista de veículos a GPL de série vendidos por lá:

                http://it.paperblog.com/speciale-aut...mercio-430146/

                Comentário


                  #9
                  Confirmou-se portanto o artigo da Autohoje:














                  Já agora:

                  http://joomla.anic-gpl.pt/index2.php...o_pdf=1&id=165

                  REPORTAGEM: A vida sem gasolina I | Económico

                  Comentário


                    #10
                    eu se tivesse comprado um punto evo 1.2 nos ultimos tempos, a esta hora estava a bater com a cabeça nas paredes.lololol
                    grande iniciativa por parte da fiat.

                    Comentário


                      #11
                      O Punto Evo MyLife Bi-Fuel fica com o preço transparente Fiat, fica por 13500€ + despesas legalização e transporte.
                      Parece-me um excelente preço, contando que a promoção do Punto Evo MyLife 1.2 normal eram 12000€ + despesas legalização e transporte. Este contém o mesmo nível de equipamento e é o 1.4 de 77cv.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por NetCracker Ver Post
                        O Punto Evo MyLife Bi-Fuel fica com o preço transparente Fiat, fica por 13500€ + despesas legalização e transporte.
                        Parece-me um excelente preço, contando que a promoção do Punto Evo MyLife 1.2 normal eram 12000€ + despesas legalização e transporte. Este contém o mesmo nível de equipamento e é o 1.4 de 77cv.
                        Esse motor 1.4 nunca ouvi falar! Será que é novo ou já foi utilizado?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                          Esse motor 1.4 nunca ouvi falar! Será que é novo ou já foi utilizado?
                          Acho que não é novo.

                          Quanto à medida acho bem, sempre é uma alternativa muito interessante em relação aos diesel, principalmente para quem faz muita cidade..

                          Comentário


                            #14
                            TECNOLOGIA

                            Os modelos Bi-Fuel são produzidos no seio do Grupo Fiat, desenvolvidos pela FPT- Fiat Powertrain Technologies e estão equipados com motores especialmente concebidos para a máxima fiabilidade e total integração com o sistema GPL. Este sistema é montado de fábrica, permitindo assim que os clientes beneficiem da mesma garantia de qualidade, eficiência e segurança dos veículos movidos a gasolina ou gasóleo.

                            Os motores para a gama Bi-Fuel têm diversos componentes desenvolvidos especificamente para funcionar a GPL, nomeadamente: válvulas fabricadas com materiais e geometrias optimizadas, condutas de admissão desenvolvidas para acomodar os quatro injectores do GPL e ainda uma nova cablagem eléctrica.

                            Isto vai de encontro a algo que eu mencionava há muitos anos: um carro cujo fabricante tenha testado e preparado para funcionar a GPL de origem.

                            Se podemos questionar a questão das condutas de admissão desenvolvidas para acomodar os injectores de GPL (podemos?), as válvulas fabricadas com materiais e geometrias optimizadas já me parece algo que uma vulgar instalação de GPL na oficina da esquina não oferece.


                            Não é uma falta de consideração face às instalações feitas posteriormente, mas sim uma valorização destas vindas de origem.

                            Aqui estão carros que eu considerava seriamente face à versão diesel, ou melhor, que dificilmente considerava a versão diesel face à GPL.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                              Isto vai de encontro a algo que eu mencionava há muitos anos: um carro cujo fabricante tenha testado e preparado para funcionar a GPL de origem.

                              Se podemos questionar a questão das condutas de admissão desenvolvidas para acomodar os injectores de GPL (podemos?), as válvulas fabricadas com materiais e geometrias optimizadas já me parece algo que uma vulgar instalação de GPL na oficina da esquina não oferece.


                              Não é uma falta de consideração face às instalações feitas posteriormente, mas sim uma valorização destas vindas de origem.

                              Aqui estão carros que eu considerava seriamente face à versão diesel, ou melhor, que dificilmente considerava a versão diesel face à GPL.
                              Fianalmente alternativas crediveis. Montagens de fábrica. Isto sim.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                Fianalmente alternativas crediveis. Montagens de fábrica. Isto sim.
                                Finalmente??? Já havia há muuuuuuuuuuuuuuito tempo..

                                Comentário


                                  #17
                                  Já anda a publicidade na TV sobre isto e é uma boa solução para veiculos citadinos a gasolina. Muito boa. Melhor que as outras por ter sido desenvolvida especificamente apra um veiculo e não algo genérico que dá em todos.

                                  Agora passei os olhos, pelas imagens, muito rapidamente e vi 2 coisas engraçadas.

                                  Com o preço da gasolina e do gasóleo a escaldar
                                  O que falta a Bold.

                                  Os cilíndricos assumem a forma de cilindro
                                  Really? lool Nunca imaginava que algo cilindrico fosse tivesse a forma de um cilindro.

                                  ps: eu como até precisava de um part-time ofereço-me para fazer a revisão dos textos, até faço traduções :P

                                  Comentário


                                    #18
                                    A ideia não é má, mas os preços deviam ser outros. O Punto custa mais de 15000 euros, o que o deixa a apenas 3000 euros do 1.3 Mjet de 85 cv, que anda mais e será, em teoria, um motor mais disponível. Isto para não falar do valor de retoma e desvantagens do GPL.

                                    No caso do Bravo, 21000 euros por um carro com apenas 90 cv é excessivo. Por esse preço, compra-se a versão 1.6 Mjet de 105, que é um motor muito mais capaz para mover um pequeno familiar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O sistema vem mesmo já montado de fábrica ou vem o carro preparado de fábrica e a instalação é feita cá?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Amigos , não digam nada , falem baixo , porque os oportunistas (chulos) assim que estiver o GPL instalado em grande parte dos carros sabem o que acontece sabem? eles querem lá saber do ambiente , o GPL aumenta, amigos não duvidem. Isto é um pais de sábios.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Enquanto não fizerem isto com motores a sério a coisa não vai mudar muito. Fosse o 1.4T como eles têm em Itália, isso sim.
                                          Editado pela última vez por SRLA; 05 July 2011, 19:05.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                            A ideia não é má, mas os preços deviam ser outros. O Punto custa mais de 15000 euros, o que o deixa a apenas 3000 euros do 1.3 Mjet de 85 cv, que anda mais e será, em teoria, um motor mais disponível. Isto para não falar do valor de retoma e desvantagens do GPL.
                                            Concordo, os preços não são nada de especial. Não era suposto haver desconto no imposto sobre veículos de 50%.. é que estes carros custam o mesmo de um carro normal mais a instalação

                                            Mas normalmente os preços à saída do stand não são iguais a estes de tabela:

                                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                            No caso do Bravo, 21000 euros por um carro com apenas 90 cv é excessivo. Por esse preço, compra-se a versão 1.6 Mjet de 105, que é um motor muito mais capaz para mover um pequeno familiar.
                                            Esse Bravo está caro, desvaloriza a pique e ainda, lembro-me de há 2 anos e meio, por telefone, fazerem 3000€ de desconto num Bravo 1.4 90cvs (19-3=16)

                                            E de facto por esse preço (~20000€) compra-se o Bravo 1.6 a diesel que anda mais, desvaloriza um pouco menos, abastece e estaciona em qualquer lado!

                                            Comentário


                                              #23
                                              O Bravo 1.6 ainda custa mais 2000€, mas é verdade que também anda mais.

                                              É como digo, isto sem os 1.4T vai ser igual ao litro, porque com uma selecção de motores tão fraquinhos mais vale pagar um pouco mais e ir para os Diesel. Parece que os poucos fabricantes que aqui vendem os seus carros a GPL têm medo de os disponibilizar com mais do que as motorizações de entrada.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Os preços promocionais são mais ligeiramente mais baixos que os colocados no 1º post. Eu vi aqui: Fiat GPL Bi-Fuel

                                                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                A ideia não é má, mas os preços deviam ser outros. O Punto custa mais de 15000 euros, o que o deixa a apenas 3000 euros do 1.3 Mjet de 85 cv, que anda mais e será, em teoria, um motor mais disponível. Isto para não falar do valor de retoma e desvantagens do GPL.

                                                No caso do Bravo, 21000 euros por um carro com apenas 90 cv é excessivo. Por esse preço, compra-se a versão 1.6 Mjet de 105, que é um motor muito mais capaz para mover um pequeno familiar.

                                                Comentário


                                                  #25


                                                  abola.pt

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                    A ideia não é má, mas os preços deviam ser outros. O Punto custa mais de 15000 euros, o que o deixa a apenas 3000 euros do 1.3 Mjet de 85 cv, que anda mais e será, em teoria, um motor mais disponível. Isto para não falar do valor de retoma e desvantagens do GPL.

                                                    No caso do Bravo, 21000 euros por um carro com apenas 90 cv é excessivo. Por esse preço, compra-se a versão 1.6 Mjet de 105, que é um motor muito mais capaz para mover um pequeno familiar.
                                                    3000 € num utilitário ainda fazem alguma diferença. Há quem pague mais do que isso para ter o Mjet, mas esperando poupar no custo por quilómetro, o que no comparativo GPL vs. diesel não se aplica.

                                                    Originalmente Colocado por NetCracker Ver Post
                                                    Os preços promocionais são mais ligeiramente mais baixos que os colocados no 1º post. Eu vi aqui: Fiat GPL Bi-Fuel
                                                    2000 € a menos, o que eleva a diferença para o Punto Evo Mjet para 5000 €.

                                                    Estou com uma certa curiosidade de ver as vendas nacionais da Fiat no 2º semestre do ano, mas acredito que vai aproximar-se do Top 5.

                                                    E o fim da proibição de estacionamento em parques fechados, é para quando mesmo?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                      Isto vai de encontro a algo que eu mencionava há muitos anos: um carro cujo fabricante tenha testado e preparado para funcionar a GPL de origem.

                                                      Se podemos questionar a questão das condutas de admissão desenvolvidas para acomodar os injectores de GPL (podemos?), as válvulas fabricadas com materiais e geometrias optimizadas já me parece algo que uma vulgar instalação de GPL na oficina da esquina não oferece.


                                                      Não é uma falta de consideração face às instalações feitas posteriormente, mas sim uma valorização destas vindas de origem.

                                                      Aqui estão carros que eu considerava seriamente face à versão diesel, ou melhor, que dificilmente considerava a versão diesel face à GPL.
                                                      Falta aí uma informação.

                                                      Quanto à FIAT não sei, mas os Chevrolet que também se vendem novos a GPL, não sei se todos, mas muitos são instalados nessas oficinas da esquina que falas, antes da entrega ao cliente.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Agora carreguem no GPL com força, depois quando tiverem uma cota de mercado aceitável toca subir o preço para perto dos preços do Gasóleo e Gasolina.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por THESEXPISTOL Ver Post
                                                          Agora carreguem no GPL com força, depois quando tiverem uma cota de mercado aceitável toca subir o preço para perto dos preços do Gasóleo e Gasolina.

                                                          Quando é que vão meter na cabeça que o preço do GPL não tem nada a ver com a procura (ou falta dela), mas sim com a carga fiscal?

                                                          Carga fiscal essa que é limitada pela UE e não muda porque meia dúzia de gajos ali no canto à beira-mar (é isso que nós somos em relação à população da UE toda) se lembraram de começar a consumir.

                                                          O GPL só vai para o preço do gasóleo e da gasolina se sairmos da UE (que admito a possibilidade, mas ainda não me parece que estejamos nesse ponto).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O problema é que não existe nenhum posto de abastecimento de gpl nos 20km arredor da minha casa.

                                                            Comentário

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