Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema no termóstato do meu Seat?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema no termóstato do meu Seat?

    Boas...


    Tenho reparado que o meu automóvel (Ibiza de 2000, 1.9 S.D.I com cerca de 197.000 Km) a um par de meses não sai dos 60 º quando por norma o termóstato marcava 90 º após um par de Km´s efectuados.

    Ora bem hoje quando cheguei deixei o carro após ter percorrido mais de 35 Km (misto de cidade e nacional) e quando estacionei na garagem deixei um par de minutos ligado para ver se o termóstato subia...e o mesmo não se mexeu. As vezes o mesmo subia quando desligava o carro (mas com o contacto ligado).

    Ora bem, sendo verão e andando na estrada todos os dias assusta-me um pouco não controlar a temperatura do motor.

    Como tal pergunto a todos:

    Fica caro a substituiçaõ do termóstato?

    É uma manuntenção rápida ou envolve mexidas no motor?

    O que pode originar o quebra do termóstato, a mudança de marca de óleo?


    O meu obrigado a todos.

    #2
    Ainda hoje troquei o meu, o meu ia aos 90º se acelerasse, mas nas descidas e se deixasse de acelerar a temperatura descia logo para perto dos 60º.

    O que origina a falha do termostato? Muita coisa. O meu estava com um vedante empancado e que não o deixava fechar. Pode ser isso, pode ser ferrugem, pode ser muita coisa.

    O óleo não tem nada a ver com o termostato. O termostato é uma peça por onde passa o líquido de refrigeração (a "água"), e ele não deixa passar água para que o motor atinja a temperatura ideal, e abre (deixa passar água, quando o motor precise de ser arrefecido).
    O teu como não vai aos 90º está aberto, a a água circula sempre, não deixando o motor atingir a temperatura ideal.

    Eu fiz o trabalho barato, porque fui eu que comprei o material e o fiz, mas num mecânico com substituição do termostato + líquido de refrigeração + mão de obra podes preparar aí uns 50 €.

    Comentário


      #3
      Obrigado pela resposta.

      Vou trocar o termostato o mais breve possível, mas creio que já anda assim há mais de seis meses (pensava que eram as temperaturas frias do inverno que faziam a agulha não subir aos 90º).

      Pode provocar algum dano ao motor?
      Editado pela última vez por malukoo; 04 July 2011, 20:39.

      Comentário


        #4
        Pode provocar eventualmente, e numa situação remota, aumento do desgaste por o óleo não estar tão quentinho como devia e, seguramente, aumento do consumo pois está sempre a tentar aquecer. Mas a parte do desgaste não é para te preocupares, é uma mera realidade com que não creio que te devas preocupar - se não bebe óleo e tens uma condução cuidada estará tudo bem.

        Conheço muito boa gente que tira o termostato no verão precisamente para que ele não aqueça demais, pois um erro/falha ao não se dar conta do calor que está pelo motor e lá vai o dito para a fábrica da UHU.

        É um trabalho relativamente fácil de fazer e que acaba por ser do mais barato de se fazer num carro quando se pensa em tudo o que se gasta nele.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por malukoo Ver Post
          Obrigado pela resposta.

          Vou trocar o termostato o mais breve possível, mas creio que já anda assim há mais de seis meses (pensava que eram as temperaturas frias do inverno que faziam a agulha não subir aos 90º).

          Pode provocar algum dano ao motor?
          Provoca um desgaste acrescido ao motor, uma vez que este ao não atingir a temperatura ideal, é como se estivesses a puxar por ele de manhã frio. E isso como sabes causa desgaste. Ao longo de meses ou mesmo anos a andar assim, claro que o desgaste do motor se vai acentuando e pode ir ganhando folga nos pistons, porque o óleo não atinge a temperatura ideal. Além disto consome mais um bocadinho porque está sempre a tentar aquecer...

          Procura um mecânico e pede um orçamento, ele talvez te diga que é normal a temperatura baixar, mas acredita que não é. O carro deve atingir os 90º, e quer seja Inverno ou Verão, deve manter-se lá!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
            Provoca um desgaste acrescido ao motor, uma vez que este ao não atingir a temperatura ideal, é como se estivesses a puxar por ele de manhã frio. E isso como sabes causa desgaste. Ao longo de meses ou mesmo anos a andar assim, claro que o desgaste do motor se vai acentuando e pode ir ganhando folga nos pistons, porque o óleo não atinge a temperatura ideal. Além disto consome mais um bocadinho porque está sempre a tentar aquecer...

            Procura um mecânico e pede um orçamento, ele talvez te diga que é normal a temperatura baixar, mas acredita que não é. O carro deve atingir os 90º, e quer seja Inverno ou Verão, deve manter-se lá!
            Concordo contigo em tudo. A mim já me disseram o mesmo!!!! Que no Inverno o carro aquecia menos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
              Concordo contigo em tudo. A mim já me disseram o mesmo!!!! Que no Inverno o carro aquecia menos.
              O termostato na minha opinião é uma peça importantíssima que muita gente não lhe dá o devido valor. Normalmente colam abertos não deixando o carro aquecer devidamente porque a água está sempre a passar, mas se colam fechados o motor pode sobreaquecer, o que é perigosíssimo.
              É relativamente barato e quem se quiser aventurar um bocadinho e souber minimamente algo de mecânica, troca facilmente aquilo.

              Claro que assume maior importância no Inverno, onde o carro tem que aquecer devido às baixas temperaturas, e estando o termostato avariado, o carro vai andar sempre abaixo da temperatura de serviço, causando maior desgaste nos componentes pois o óleo não lubrifica tão bem.

              Comentário


                #8
                Tive precisamente esse sintoma no meu A3 1.6 e resolvi substituir o dito cujo.
                Ficou por 20€ já com mão-de-obra, agora nunca sai (abaixo) dos 90º como acontecia dantes.

                Comentário


                  #9
                  No inverno é a melhor peça que tenho no carro No verão claro que dá jeito

                  Mas disses que não sobe o ponteiro mesmo de depois parado? isso é que é diferente...

                  Comentário


                    #10
                    A bomba de água também trabalha mais devagar ao relantim comparativamente ao estar a ser acelerado.. O meu se estiver completamente frio até estar na temperatura de serviço parado demora uns belos 15 minutos. A andar nem 5. Não acho um sintoma por aí além, principalmente se a água estiver sempre a passar.

                    Comentário


                      #11
                      Tenho o mesmo sintoma no Golf, mas no meu caso é mesmo problema no quadrante. De vez em quando o ponteiro sobe para a temperatura normal (90º) e derrepente baixa para o mínimo.
                      No teu caso deve ser o mesmo, pois mesmo depois de parado algum tempo a temperatura não sobe.

                      Cumprimentos

                      Comentário


                        #12
                        Agradeço as respostas de todos do Fórum...o meu obrigado.

                        Fui com o carro a oficina e substitui o termostato, apesar de parecer que o mesmo poderia não estar estragado, foi tudo verificado devidamente (tubagens, limpeza das mesmas e a válvula).

                        Em principio o problema estara resolvido, visto que o ponteiro, voltou a vida.

                        Mas de momento, esta em testes, pois na oficina, disseram que se o problema persistir poderá ser a válvula ou a instalação da mesma. De momento o mesmo não se verifica.

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X