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    Rali - Iniciar - Regionais

    Boa noite a todos!

    Estou a ponderar começar a entrar em algumas provas de rali, mas apenas no regional.

    Pelo que já andei a ver a licença da FKAP é de 250€.

    O carro seria um 106 1.3 ou ax GT, dentro desse género, possivelmente sem documentos, visto depois de serem alterados não poderem circular livremente na estrada.

    A ideia não será para "ganhar" nem ficar nos 1ºs, mas sim, experimentar e tentar fazer o melhor, com um orçamento curto.

    Já tenho alguns possíveis patrocínios "apalavrados" que poderão facilitar muito a vida no que diz respeito a custos.

    As minhas dúvidas são as seguintes:

    -Quando começa a época?
    -Quais os ralis (afasto) da minha zona (póvoa de varzim) e respectivos custos de inscrição/prémios?
    -Onde poderei equipar o carro com a rollbar e custos (aproximados)? este ponto é bastante importante, a segurança está à frente de todo o tipo de preparações
    -Qual o valor comum de banco + cinto de 4 pontos + fato e capacete?
    -Para homolgar o veiculo para provas o que é necessário, para além de cumprir o regulamento? ( http://www.fpak.pt/REG-2011/RALIS/RE...VSH%202011.pdf )

    o que pensam da possibilidade de utilizar um XSI (1.3 100cv), com algumas modificações (linha de escape, injecção, suspensão, etc) para iniciar? será suficientemente competitivo em asfalto para a gama que se enquadra (até 1.3/1.4).

    um abraço,
    Nelito-PT

    #2
    Bem, vou tentar responder a tudo...

    - Os calendários dos Regionais ainda não devem ter sido divulgados. Ainda assim, o melhor é estar atento ao site da FPAK.
    - Ralis que podes fazer de asfalto: Montelongo (Fafe), Stº Tirso, Vila Verde, Vila Real e outros que não me recordo. De novo, recomendo a visita ao site da Federação e consultar os calendários.
    Os custos de inscrição devem estar á volta dos 200/300€.
    - Equipar o carro... Nesta parte não posso ajudar muito mas uma pesquisa na net resolve isso rapidamente. Há várias empresas que se dedicam a isso.
    - Custos dos bancos, cintos, etc. - consulta estes sites: Lugo Motorsport e Competição | Novidades e Prximos Eventos . São ambas na zona que pretendes.
    - Para homologar o veículo, visto se tratar de um VSH, tem se seguir algumas regras como a ''desenho'' do roll-bar, entre outras coisas. Sinceramente, não estou muito a par desse assunto. Haverá aqui gente mais bem informada.
    - O carro que referes pode ou não ser competitivo, dependendo sempre do dinheiro que vais dispender nele e o material que lhe vais colocar. Não é um carro para lutar á geral, nem perto disso, muito embora com as fracas listas de inscritos dos regionais, sem acabares o rali, com sorte fazes Top 10. É um carro bom para iniciar mas mais importante que tudo é conhecer bem o comportamento do carro. Não esquecer que ter um navegador experiente ajuda e muito a iniciação nos ralis!

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      #3
      Obrigado, Package pela resposta.

      De inicio a ideia será preparar o carro para ter segurança e conforme o "kit de unhas" aumentar, aumentar a performance do motor.

      Vou continuar a pesquisa e fazer contas.... para ver até que ponto será viável.

      Já agora, fica aqui os preços de algumas coisas, poderá ser útil a + alguém:
      -Capacete: Sparco Club cerca de 105€
      -Botas: Sparco k-mid cerca de 50€
      -Fato: Sparco one cerca de 159€
      -Luvas: Sparco Meca-2 cerca de 20€
      Total equipamento: +-335€ x2 (piloto + navegador)

      também achei curioso o portal da qf-lda.pt ter já o valor das rollbar para o 106, entre os 469€ (6 pontos) a 819€ (em w) da Sparco com a homologação FIA.

      abraço

      Comentário


        #4
        é tudo da sparco??? belo patrocínio que eles fazem, não há mais marcas!

        havia um renault megane daqueles de 98, tipo coupe, que na rampa da falperra participava na sua 2ª prova. o moço ainda se estava a habituar ao carro. distante de nós uns 10mt ele embateu ligeiramente num rail, mas arrancou novamente e lá foi. deixou o farolim traseiro na estrada. no intervalo fomos levá-lo lá e a mulher agradeceu-nos e explicou isso mesmo, que era a 2ª prova deles. penso que eram de barcelos ou póvoa de varzim ou algo assim e ficou toda contente por não ter que despender mais dinheiro no carro, já que os custos eram apertados.

        depois sempre que ele passava lá tinha mais uns quantos apoiantes. dava motivação ao moço!

        ah, escreve-se homologação.

        Comentário


          #5
          Não valerá mais a pena comprares já um carro de corrida pronto? Na CompetiAuto (desculpem a publicidade) encontras alguns.

          Comentário


            #6
            Boas

            caditonuno,
            a marca não é o mais importante, entretanto já encontrei mais marcas, ligeiramente mais baratas.

            MGuedes,
            eu já andei a ver por lá, mas sinceramente não me agrada muito a ideia de comprar um já "pronto"...

            abraço

            Comentário


              #7
              Lê este tópico, podes ser que ajude algumas coisa...

              http://forum.autohoje.com/desporto-a...-de-rally.html

              Comentário


                #8
                Não te esqueças de comprar balaclava. Dá jeito por causa do suor

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Blue16v Ver Post
                  Não te esqueças de comprar balaclava. Dá jeito por causa do suor
                  A balaclava não serve para reter o suor... Aquilo é um tecido ignífugo, ou seja, anti-fogo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Package Ver Post
                    A balaclava não serve para reter o suor... Aquilo é um tecido ignífugo, ou seja, anti-fogo.
                    É ignífugo sim, e ajuda a poupar os capacetes de cheiros por causa do suor. Falo por experiência própria.

                    Comentário

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