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Veículos a gasolina a recuperarem a sua posição no mercado português?

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    Veículos a gasolina a recuperarem a sua posição no mercado português?

    Li hoje isto no Público online (atente-se na parte a bold) e confesso que fiquei surpreendido:



    Inquérito do INE
    Portugueses já gastam mais energia com os carros do que com a casa


    Os hábitos de consumo de energia mudaram radicalmente na última década, revela o inquérito do INE. Portugueses já gastam mais energia nos transportes individuais do que no alojamento.

    De acordo com os resultados preliminares do Inquérito ao Consumo de Energia no Sector Doméstico, hoje divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), mais de metade (51 por cento) do consumo de energia foi, em 2010, absorvido pelos veículos de transporte individual. É a primeira vez, nos inquéritos do INE, que este valor é superior ao consumo de energia no alojamento.

    O inquérito ao consumo de energia tem apenas duas outras edições – 1989 e 1996. Desde então, escreve o INE, “registaram-se profundas alterações nos hábitos de consumo de energia em Portugal”. A principal é os portugueses terem passado a gastar mais energia com os carros do que com a casa.

    Em 1989, apenas 21,8 por cento do consumo total de energia dizia respeito aos transportes e, em 1996, esse valor era de 38,4 por cento. No ano passado, ultrapassou os 50 por cento.

    O gasóleo é o principal combustível consumido nos veículos de transporte individual, com um peso superior a 60 por cento, que compara com 16,5 por cento em 1989 e com 27,7 por cento em 1996.

    Ainda assim, destaca o INE, é notório “um número mais reduzido de alojamentos com veículos a gasóleo, quando comparado com os que têm veículos a gasolina, o que significa uma inversão nas preferências do tipo de combustível utilizado quando comparado com os resultados das edições anteriores do inquérito”.



    Portugueses já gastam mais energia com os carros do que com a casa - Economia - PUBLICO.PT


    Sendo este um inquérito do INE, até que ponto a amostra poderá servir de exemplo para o mercado português? Têm sido lançados novos e cada vez mais veículos turbo a gasolina, todos eles com performances superiores às versões diesel e com consumos deveras cumpridores.
    Será que o encurtar do preço do gasóleo face ao da gasolina está a fazer com que este mercado (quase morto) se reactive?
    Editado pela última vez por GPL; 20 July 2011, 22:07.

    #2
    São ciclos.

    http://www.acea.be/images/uploads/fi...iesel_1008.pdf

    Comentário


      #3
      É mesmo, não estava mesmo a par da retoma do mercado da gasolina.
      Analisando o FAH, em que já não me lembro de ver discutir a compra de um carro novo a gasolina, ninguém imaginava.
      Já se tinha discutido aqui uma forte crescida do mercado da gasolina por essa Europa fora, falaram precisamente das propostas turbo que são o "boom" do momento.
      Ainda há pouco tempo vi a RTP a noticiar dados da DGE que referiam que 9 em cada 10 carros novos eram a gasóleo e que mais de 70% do parque total português também.
      Economia - Preço de combustíveis também bate recordes e consumo cai - RTP Noticias, Vídeo

      A pergunta: porque não existem tópicos no FAH sobre veículos novos a gasolina se o mercado está a mudar? Compensará realmente (juntando todos os parâmetros) ter um carro a gasóleo mesmo fazendo poucos kms anuais? Não vejo praticamente ninguém sequer a aconselhar ponderar um veículo a gasolina, são cartas totalmente fora do baralho para a maioria ou quase totalidade dos utilizadores.
      Até que ponto as opções a gasolina, Bifuel, híbridos ou eléctricos não serão um melhor compromisso? Segundo os dados do INE, as pessoas começam a pensar que sim.

      Comentário


        #4
        os carros a gasolina recuperam posição em pt devido aos superminis.
        apenas.

        onde sempre venderam mais que diesel

        Comentário


          #5
          Aqui com dados concretos:



          Nos automóveis, em 2010, o gasóleo surgiu como o principal combustível consumido, com um peso superior a 60%, (16,5% em 1989 e 27,7% em 1996) «apesar de ser notório um número mais reduzido de alojamentos com veículos a gasóleo, quando comparado com os que têm veículos a gasolina», o que mostra «uma inversão nas preferências do tipo de combustível». O consumo de mistura surge com um peso residual no consumo global de combustíveis em 2010, diz o INE.

          Portugueses gastam mais energia no carro que em casa | agência financeira

          Comentário


            #6
            Ha que ver que cada vez mais o Gasoleo vem a aproximar-se do preço da Gasolina.

            Para alem disso, a crescente onda de carros de pequena cilindrada Turbo com bons consumos faz com que as pessoas pensem 2 vezes. A tempo por acaso falei com um amigo meu por causa que conseguia ver mais Leon's e Golf's TSI novos que TDI.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
              Ha que ver que cada vez mais o Gasoleo vem a aproximar-se do preço da Gasolina.

              Para alem disso, a crescente onda de carros de pequena cilindrada Turbo com bons consumos faz com que as pessoas pensem 2 vezes. A tempo por acaso falei com um amigo meu por causa que conseguia ver mais Leon's e Golf's TSI novos que TDI.
              Em Inglaterra o gasóleo é mais caro do que a gasolina e mais de 40% dos carros vendidos são a gasóleo. Quanto mais caro ficar o combustível mais penalizado é o carro que consome mais.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                Ha que ver que cada vez mais o Gasoleo vem a aproximar-se do preço da Gasolina.

                Para alem disso, a crescente onda de carros de pequena cilindrada Turbo com bons consumos faz com que as pessoas pensem 2 vezes. A tempo por acaso falei com um amigo meu por causa que conseguia ver mais Leon's e Golf's TSI novos que TDI.
                Qual o consumo de um 1.2 tsi?

                Não quero valores da VW, quero médias reais

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                  Qual o consumo de um 1.2 tsi?

                  Não quero valores da VW, quero médias reais
                  Segundo o spritmonitor rondará os 7 litros.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ARDav Ver Post
                    Segundo o spritmonitor rondará os 7 litros.

                    Qualquer 1.6/1.4 diesel, com potencia semelhante faz 1,5 litros a menos, ainda é alguma coisa.

                    Comentário


                      #11
                      É necessária uma análise mais cuidada destas notícias nada específicas.

                      Tenho familiares em empresas de renting, e pedidos de cotação para carros a gasolina é raríssimo, mesmo no segmento B.

                      Ainda assim, acredito que possa ser precisamente o segmento B no mercado de particulares a criar esta alteração, pois há uma oferta crescente e interessante deste segmento (e do abaixo).

                      Ou seja, era necessário perceber onde essa inversão está a acontecer, e duvido muito que seja nos Golf TSI, Megane Sport Tourer 1.4 de 130cv e afins (quanto mais nos segmentos superiores).

                      Posso estar enganado, mas não nos esqueçamos que um C3 1.1 custa ~14.000 € de tabela. enquanto a mesma versão de equipamento em diesel custa ~18.200 €.

                      Dado que o segmento B sempre foi o que mais aguentou a venda de unidades a gasolina, se este ganhar importância de mercado, a gasolina ganha com ele.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                        Qualquer 1.6/1.4 diesel, com potencia semelhante faz 1,5 litros a menos, ainda é alguma coisa.

                        Qualquer pessoa q pense em economizar tem de pensar em 1º mudar os hábitos de condução. E tendo bons hábitos de condução é absolutamente exequível fazer 5,5 lts num Tsi. Obviamente q num diesel ainda se fará menos, mas para a carteira fará todo o sentido uma redução de 7 lts para 5,5 como incentivo para comprar um otto.

                        Comentário


                          #13
                          Conocrdo com muitos pontos referidos pelo rca33...

                          Será o segmento B o grande incentivador ao carro a gasolina... Embora se comecem a ver muitos seg. C a gasolina, será que muito nao "foram eganados" com o milagre de consumos que as marcas apregoam, quase tao economicos como os diesel???

                          Claro que a diferença no preço final entre um diesel e um gasolina é consideravel e ainda dá que pensar... Ou será da crise?? os banco nao financiam tanto, as pessoas querem ter um carro para andar, e "contentam-se" com o que podem comprar com o dinheiro financiado...

                          Ou nao sera tanto assim?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                            Qual o consumo de um 1.2 tsi?

                            Não quero valores da VW, quero médias reais
                            Como se visses por cá médias reais dos TDI

                            Comentário


                              #15
                              Penso que o que inflaciona as estatísticas são os segmentos B e C de entrada. Ou seja, a maioria desses carros a gasolina são 1.2 e 1.4, e são comprados por quem vai à versão mais barata, independentemente de queimar gasolina ou gasóleo.

                              Os segmentos C mais caros, quase todos os segmentos D e acima continuam a ser claramente dominados pelo Diesel.

                              Vejo muito poucos carros com os excelentes motores Otto downsized que agora se fazem, as ideias que o Diesel tem "força" e que o Diesel "compensa" e todos aqueles mitos que foram sendo alimentados ao longo dos anos estão muito enraizados e não vão desaparecer com facilidade.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                                Qualquer 1.6/1.4 diesel, com potencia semelhante faz 1,5 litros a menos, ainda é alguma coisa.
                                Isso é correcto. No entanto, com o preço do gasóleo ligeiramente mais próximo da gasolina e sendo os valores de aquisição de um Tsi cerca de 3000 a 5000€ mais barato que um TDI, as pessoas começam a analisar.

                                Possivelmente ao nº de quilómetros que fazem por ano, não compensa um diesel.

                                Mas para além do nº de carros a gasolina com tendência positiva no crescimento, a noticia preocupa-me mais neste sentido: as pessoas gastam mais com o carro do que com a casa. Isto sim, é preocupante. Mesmo com a crise, continua-se a preferir o carro a outro meio de transporte.

                                Comentário


                                  #17
                                  Por agora a gasolina só ganhará mercado se os carros vendidos forem os de segmento baixo.
                                  Acima do segmento B é quase tudo diesel.

                                  Comentário


                                    #18
                                    No outro lado do espectro, num topico aqui ao lado ("carro para a namorada"), estão indecisos entre comprar um BMW 118D ou um Volvo 1.6D para "uma voltitas pela cidade"...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                      É necessária uma análise mais cuidada destas notícias nada específicas.

                                      Tenho familiares em empresas de renting, e pedidos de cotação para carros a gasolina é raríssimo, mesmo no segmento B.

                                      Ainda assim, acredito que possa ser precisamente o segmento B no mercado de particulares a criar esta alteração, pois há uma oferta crescente e interessante deste segmento (e do abaixo).

                                      Ou seja, era necessário perceber onde essa inversão está a acontecer, e duvido muito que seja nos Golf TSI, Megane Sport Tourer 1.4 de 130cv e afins (quanto mais nos segmentos superiores).

                                      Posso estar enganado, mas não nos esqueçamos que um C3 1.1 custa ~14.000 € de tabela. enquanto a mesma versão de equipamento em diesel custa ~18.200 €.

                                      Dado que o segmento B sempre foi o que mais aguentou a venda de unidades a gasolina, se este ganhar importância de mercado, a gasolina ganha com ele.
                                      Mas esta diferença de 4.200 € entre a versão gasolina e a versão diesel, ainda dá para muito combustivel...

                                      Mesmo que o gasolina gaste 8 litros/100 e o diesel 5 litros/100, são 3 litros de diferença por cada 100 Km. Fazendo as contas tens que, por cada 100 Km (aos preços de hoje da GALP):
                                      gasolina - 8 * 1,629 = 13,032 €
                                      diesel - 5 * 1,434 = 7,17 €
                                      Portanto, em cada 100 Km, o gasolina fica-te 13,032 - 7,17 = 5,862 € mais caro.

                                      Ora, os 4.200 € de diferença dão para 4200 / 5,862 = 716,48 centenas de Km, ou seja dão para 716,48 * 100 = 71648 Km.

                                      No meu ponto de vista, a escolha entre um ou outro ia depender muito do tempo que levo a fazer os 71 mil Km... No meu caso que faço cerca de 12.000 por ano com um citadino, demorava 5,97 anos.

                                      Portanto, eram quase 6 anos até o custo a mais do diesel me começar a compensar. Acrescido que os motores a gasolina são mais agradáveis de utilizar em cidade e normalmente a manutenção dos diesel é mais cara (especialmente hoje em dia, por causa das FAP, que na maioria exigem óleos mais caros).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Creio que, com o temor que as pessoas vivem, se abstêm de comprar carros mais caros. E os juros tb não ajudam nos financiamentos.

                                        Por isso o segmento B deve ter mta saída (não fui confirmar).

                                        No entanto economicamente, é a mesma conversa de sempre. Td depende dos KMs sendo ainda de ponderar o valor de retoma.

                                        Para finalizar não me parece que os preços da gasolina e gasoleo se tenham aproximado mto. Já chegou a ser de €0,12, qdo agora está a cerca de €0,21.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                          No outro lado do espectro, num topico aqui ao lado ("carro para a namorada"), estão indecisos entre comprar um BMW 118D ou um Volvo 1.6D para "uma voltitas pela cidade"...
                                          Eu acho isso ridículo O desgaste que o motor diesel vai sofrer para umas "voltinhas", nem os consumos compensam até porque não é nenhum IQ DI-D ou Smart CDi, em cidade tanto o BeÉme como o Volvo gastam significativamente muito... Mas não são os unicos, quantos e quantos compram diesel para fazer uns 5 Quilómetros diários (casa-trabalho-casa) e o passeio à praia ao fim-de-semana...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Penso que a explicação para isso é a chegada de vários gasolinas turbinados de baixa cilindrada e consumos e desempenho razoáveis.
                                            Editado pela última vez por LinoMarques; 21 July 2011, 13:19.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                              Eu acho isso ridículo O desgaste que o motor diesel vai sofrer para umas "voltinhas", nem os consumos compensam até porque não é nenhum IQ DI-D ou Smart CDi, em cidade tanto o BeÉme como o Volvo gastam significativamente muito... Mas não são os unicos, quantos e quantos compram diesel para fazer uns 5 Quilómetros diários (casa-trabalho-casa) e o passeio à praia ao fim-de-semana...
                                              E como os motores a gasoleo são hoje, andar às voltas na cidade só dá chatice. Para alem de que é um desperdicio de dinheiro comprar um carro desses com essa finalidade. Mas o dinheiro não é meu e cada um lá sabe o que quer.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                E como os motores a gasoleo são hoje, andar às voltas na cidade só dá chatice. Para alem de que é um desperdicio de dinheiro comprar um carro desses com essa finalidade. Mas o dinheiro não é meu e cada um lá sabe o que quer.
                                                Ora ai está... A gente "limita-se" a aconselhar as pessoas...

                                                Com a diferença de preços gasóleo >gasolina já se passava umas boas férias...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A culpa é da crise, que faz com já não se olhe tão cegamente para o diesel e se compre a gasolina por o valor de aquisição ser bastante mais mais baixo! Falo do seg B claro, pois daí para cima apesar de irem saindo mais unidades a gasolina (no seg C) continua a ser pouco expressivo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por betel Ver Post
                                                    Mas esta diferença de 4.200 € entre a versão gasolina e a versão diesel, ainda dá para muito combustivel...

                                                    Mesmo que o gasolina gaste 8 litros/100 e o diesel 5 litros/100, são 3 litros de diferença por cada 100 Km. Fazendo as contas tens que, por cada 100 Km (aos preços de hoje da GALP):
                                                    gasolina - 8 * 1,629 = 13,032 €
                                                    diesel - 5 * 1,434 = 7,17 €
                                                    Portanto, em cada 100 Km, o gasolina fica-te 13,032 - 7,17 = 5,862 € mais caro.

                                                    Ora, os 4.200 € de diferença dão para 4200 / 5,862 = 716,48 centenas de Km, ou seja dão para 716,48 * 100 = 71648 Km.

                                                    No meu ponto de vista, a escolha entre um ou outro ia depender muito do tempo que levo a fazer os 71 mil Km... No meu caso que faço cerca de 12.000 por ano com um citadino, demorava 5,97 anos.

                                                    Portanto, eram quase 6 anos até o custo a mais do diesel me começar a compensar. Acrescido que os motores a gasolina são mais agradáveis de utilizar em cidade e normalmente a manutenção dos diesel é mais cara (especialmente hoje em dia, por causa das FAP, que na maioria exigem óleos mais caros).
                                                    O problema é que as pessoas normalmente mantêm um carro durante uma média de 5 anos pelo que nunca chegariam a amortizar efectivamente a diferença. Nesse aspecto, o GPL é um combustível mais interessante uma vez que o tempo de amortização é muito mais rápido.

                                                    Em contrapartida: na altura da troca, os veículos a diesel têm um melhor preço de retoma ao passo que o GPL é penalizado em relação à gasolina; trata-se de uma variável que pouca gente tem em consideração em virtude de ser dificilmente previsível (eu não sei qual vai ser a cotação do meu carro daqui por 5 anos). Tudo se resume a uma questão de contas!

                                                    Quanto a mim: tenho um VW Golf TSI e faço uma média de 8L, o que não me parece nada exagerado atendendo ao peso do veículo e potência do motor (140CV); tenho feito cerca de 500KM/semana e com um Clio não gastaria menos. O 1.6 TDI é um motor delicioso e apetecível embora tenha um problema: como é muito mais caro torna-se difícil recuperar directamente a diferença de preço.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu acho que existe outro factor para essa mudança, o custo do fap, seja em oleo, substituição ou manutenção está a levar muita gente a não optar pelo diesel. Conheço um caso de um colega meu que aos 120 000 km's +\- na sua focus o fap berrou, ora na ford pediram-lhe 1700€, fora da marca 1200€, acabou por comprar um na sucata por 700€, a questão é que o da suacata está a berrar tambem passados uns 20 000 km's, ou seja, já começa a haver um mercado paralelo, ainda haverá quem se queira dar a este trabalho, alguns já preferem um otto, que não precisam destas negociatas.
                                                      Acho ainda que o mercado dos diesel em segunda mão vai mudar muito por causa destes novos orgãos introduzidos nos diesel, alem das aldrabices que vão ser feitas para baixar estes custos.

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                                                        #28
                                                        Salvo raras excepções, quem manda nos consumos é o pé.......
                                                        É perfeitamente possível fazer médias de 5 ou 6 litros em cidade com motores atmosféricos (não turbinados) e eu sei por experiência própria.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                                                          Salvo raras excepções, quem manda nos consumos é o pé.......
                                                          É perfeitamente possível fazer médias de 5 ou 6 litros em cidade com motores atmosféricos (não turbinados) e eu sei por experiência própria.
                                                          A minha maria fazia 5 e tal / 6 no Polo 1.2 manco!

                                                          Não era cidade "pura", mas de qualquer forma é bom.

                                                          Agora sempre em cidade, circuitos curtos está a fazer 8/9, mas duvido que um diesel fizesse abaixo de 6.5/7... E com turbos, FAP's e companhia ia ficar caro na manutenção..

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                                                            Salvo raras excepções, quem manda nos consumos é o pé.......
                                                            É perfeitamente possível fazer médias de 5 ou 6 litros em cidade com motores atmosféricos (não turbinados) e eu sei por experiência própria.
                                                            Yap, a minha experiência com 1200 atmosféricos diz o mesmo (Opel Corsa 1.2 de 75 CV)... O Mitsubishi Colt 1.1 de 75 CV nas minhas mãos, com MUITA CIDADE, MUITO TRANSITO, em 1000 Km fez uma média de 4.8 L/100 Km (médias de CB), o meu irmão com o 1.5 dCi de 85 CV não faz igual, para ele fazer médias de 4.5/5 L/100 Km tem de fazer MUITA Auto-estrada...

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