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Vareta do oleo

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    Vareta do oleo

    Boas tardes, tenho uma astra 1.4 16v apareceu no computador de bordo a mensagem CONTROLAR NIVEL DE OLEO. Parei logo a carrinha esperei 10 minutos e vi o nivel, a vareta veio seca, a carrinha estava um pouco inclinada. quando cheguei a casa ja em plano, vejo novamente a vareta e o nivel do oleo estava a meio.
    A minha questao é? È possivel esta variação tão grande da leitura do nivel do oleo so porque a carrinha estava um pouco inclinada.



    P.S: Para atestar até á marca MAx so levou 0.4 litros de oleo

    #2
    A leitura pode ter tido uma grande variação, não só pela inclinação, mas também por estar á pouco tempo em repouso, o que faz com que a totalidade do óleo, não seja correcta, pois ainda não escorreu da parte de cima do motor para o cárter, mas realmente, vir seca, é estranho.

    Vai fazendo testes por ti, agora já atestaste isso. Por exemplo de manha antes de pegares no carro, vê o nível e vê como está (No sitio plano claro).

    Cumprimentos

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      #3
      entao é assim a descer ultrapassa a marca MAX a subir vai para o meio da vareta, se estiver a subir e inclinada para a direita, mesmo depois de atestada de oleo, vem seca...

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        #4
        Haver oscilações, tem de haver sempre, pois se o veiculo esta inclinado, seja por onde for, o óleo vai para esse lado, mas vir seca é um bocado estranho, mas pode ter haver com a posição onde a vareta esta, por exemplo, a vareta costuma estar á esquerda, se o veiculo tiver inclinado para a direita, o óleo fica menos.

        Isso pode ter só haver com a inclinação, acho que deves medir em sitio plano e pronto, se tiver bom, não vamos inventar problemas, se a luz do óleo acender outra vez, já tens de ver o caso com mais atenção.

        Cumprimentos

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DJSKY Ver Post
          Haver oscilações, tem de haver sempre, pois se o veiculo esta inclinado, seja por onde for, o óleo vai para esse lado, mas vir seca é um bocado estranho, mas pode ter haver com a posição onde a vareta esta, por exemplo, a vareta costuma estar á esquerda, se o veiculo tiver inclinado para a direita, o óleo fica menos.

          Isso pode ter só haver com a inclinação, acho que deves medir em sitio plano e pronto, se tiver bom, não vamos inventar problemas, se a luz do óleo acender outra vez, já tens de ver o caso com mais atenção.

          Cumprimentos
          È isso mesmo, mas a luz do oleo nuca me acendeu o computador de bordo é que aparecu a msg Controlar nivel de oleo, que passado 5 minutos apagou sozinha e ate atestar novamente de oleo nao voltou a acender..

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
            È isso mesmo, mas a luz do oleo nuca me acendeu o computador de bordo é que aparecu a msg Controlar nivel de oleo, que passado 5 minutos apagou sozinha e ate atestar novamente de oleo nao voltou a acender..
            Calma, amanhã de manhã - supondo que a carroça estará parada toda a noite e num plano direito - tiras a vareta e ves como está o nivel. Só depois de muitas horas parada e em nivel raso é que podes saber se está a nivel ou não

            Atenção que num Diesel nunca mas nunca pode ter oleo a mais
            Seja a diesel ou gasolina é igual
            Editado pela última vez por ferr0; 30 July 2011, 20:27.

            Comentário


              #7
              Ela agora esta a nivel, parei num sitio plano, esperei 15 minutos, fiz a medição e estava na marca MAX

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                #8
                desde que não passe daí para cima está optimo , se o nivel não baixar nem subir é porque está tudo bem

                Comentário


                  #9
                  baixar baixa este motor come 1 litro de oleo por cada 10 000km

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                    #10
                    Boas
                    Na realidade o nivel de oleo na vareta varia consoante a inclinaçao da viatura,dai que os niveis de oleo nunca devem estar abaixo do minimo, ou seja do ultimo (traço) direi ainda que o nivel de oleo deve ser visto em quente num local perfeitamente plano para não existir duvidas tambem deve ser trocado em quente e nunca em frio.

                    Peço desculpa
                    Continuo com a mesma opinião que o oleo deve ser visto em quente mas apos ter repousado alguns minutos. Evidente que a frio pode ser visto mas
                    com o motor quente é o aconcelhavel.
                    Editado pela última vez por veterano; 03 August 2011, 09:38. Razão: complemento

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                      #11
                      Originalmente Colocado por veterano Ver Post
                      Boas
                      Na realidade o nivel de oleo na vareta varia consoante a inclinaçao da viatura,dai que os niveis de oleo nunca devem estar abaixo do minimo, ou seja do ultimo (traço) direi ainda que o nivel de oleo deve ser visto em quente num local perfeitamente plano para não existir duvidas tambem deve ser trocado em quente e nunca em frio.
                      O nível de óleo deve ser controlado em plano, e a frio (exemplo: de manhã antes de arrancar com o motor). Os manuais de todas as marcas dizem isto.
                      Mudar sim, deve ser a quente para ele fluir melhor.

                      Comentário


                        #12
                        Nem gasta assim muito. O c4 de um gajo meu amigo tem 90 mil (em cada roda xD) é de 2004 e mama óleo que nem um burro.
                        E a coisa mais cómica que eu vi acontecer naquele carro, como voçês devem saber são daquelas varetas de ***** de plástico ou assim, e ele foi a tirar a vareta do óleo para ver o nivel e a vareta partiu-se ficou metade lá dentro e ainda me ri mais quando ele meteu na cabeça que tinha de tirar o carter limpar tudo e meter óleo novo, porque a vareta pudia estragar o motor etc e eu como estou a tirar um curso profissional de mecatronica , lá lhe fiz o favor de retirar o carter fora, tirar o óleo todo , limpar tudo bem limpinho e depois meter oleo novo, foi um bico de obra. Mas como o gajo é teimoso, a vareta como era em plástico desfazia-se toda com as temperaturas que o óleo atinge dentro do motor, ENFIM

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                          #13
                          Sim, sim é verdade sim senhor quando o carro está frio é a melhor altura para ver o nivel, e o melhor mesmo é de manha depois de estar uma noite parado, pois quando se liga o carro o óleo aquece e anda às voltas lá dentro. Quem perceber de mecânica, entende oque eu quero dizer. xD

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                            #14
                            Tentei fazer reply ao comentário do nosso amigo, user draper mas não consegui, peço desculpa.
                            Editado pela última vez por edgarmarques; 03 August 2011, 07:38.

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