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Reprogramação num Volvo c30

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    Reprogramação num Volvo c30

    Boa tarde,

    Queria fazer uma repro num volvo c30 1.6D. Ele tem cerca de 12mil km's será ainda cedo para fazer uma repro?

    Obrigado!

    #2
    Cedo? Como assim?

    Nunca tinha ouvido falar em tal restrição.

    Comentário


      #3
      Está na garantia?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
        Cedo? Como assim?

        Nunca tinha ouvido falar em tal restrição.

        O que queria dizer é que como o carro é novo e tem poucos km's, poderia não ser aconselhável fazer já uma repro.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Agent Ver Post
          Está na garantia?
          Sim, acaba a garantia para o ano..

          Comentário


            #6
            Antes de acabar a garantia, não mexia...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Seada1 Ver Post
              O que queria dizer é que como o carro é novo e tem poucos km's, poderia não ser aconselhável fazer já uma repro.
              Haverá seguramente users mais habilitados para te ajudar nesta matéria em termos de detalhe... Mas em relação a tempo ou kms, não há nada que limite ou desaconselhe a programação.

              A programação tem beneficios e consequências.

              A consequência mais óbvia é a já referida perda da garantia de fábrica, caso, claro, esta seja descoberta...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                Haverá seguramente users mais habilitados para te ajudar nesta matéria em termos de detalhe... Mas em relação a tempo ou kms, não há nada que limite ou desaconselhe a programação.

                A programação tem beneficios e consequências.

                A consequência mais óbvia é a já referida perda da garantia de fábrica, caso, claro, esta seja descoberta...
                Estive a ver na PKE e pelo que li lá, se desejar posso reverter a programação da centralina á forma original. No caso de haver algum problema com o motor, eles conseguem detectar se houve reprogramação ou não ?

                Comentário


                  #9
                  Se queres manter a garantia....arranja antes uma box

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                    Se queres manter a garantia....arranja antes uma box
                    Nunca percebi bem como funciona isso, podes me explicar por favor?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Seada1 Ver Post
                      Nunca percebi bem como funciona isso, podes me explicar por favor?
                      É bastante simples até.

                      O funcionamento do teu motor é controlado pela centralina. Assim, a cada dado instante, após medir um conjunto jeitoso de parâmetros, ela envia um sinal à rampa de injecção com a quantidade de combustível a ser injectado.

                      Como o ciclo diesel funciona com excesso de ar(ao contrário do otto em que as coeficientes entre a gasolina e o ar são muito semelhantes), é possível ganhares mais potência simplesmente aumentando o débito de combustível. Estas boxes geralmente trazem um parafuso, que te permite ajustar o quanto "mais" queres injectar.

                      A box na prática é apenas uma pequena calculadora, que tu metes entre a ficha que vem da centralina e a rampa de injecção. Em função de quanto rodas o tal parafuso mágico, assim é o que ela soma ao que a centralina manda.

                      Ou seja, quando a centralina manda injectar 10, a box recebe esse sinal, transforma-o em 11, 12, 13 ou 14(é apenas um exemplo) e é isso que envia à rampa de injecção.

                      É uma forma simples de ganhares potência, ajustável por ti(tentativa e erro...vais subindo...e ganhando potência...quando começares a ver que faz fumo a mais ou que o carro entra em safe mode...é descer um pouco ), que tem quatro grandes vantagens:

                      - totalmente removível em caso de avaria no motor, basta tirar duas fichas e puff...é como se nunca lá estivesse estado
                      - manténs o mapa de origem, aumentando apenas os valores. É pior que uma repro bem feita, mas é melhor que uma repro mal feita
                      - os custos são geralmente bastante inferiores ao de uma repro(se bem compradas)
                      - é ajustável por ti....

                      EU usei uma no meu Punto 1.3JTD...passei de 70cv para cerca de 84/85....safe modes = 0, fumo só notava à noite, prego a fundo, com um carro com as luzes coladas.
                      De resto...traseira limpa, nada de nuvens de fumo, e um motor bastante mais agradável. Fez cerca de 120 mil kms assim e 0 problemas, excepto um desgaste mais acentuado da embraiagem(o que é normal dado ter feito alguns arranques aí pelo meio).

                      Eu comprei a minha usada na altura por 100€ or so....depois ainda a vendi a um amigo por 80€ para ele meter no Astra 1.3 dele...bem bom

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                        É bastante simples até.

                        O funcionamento do teu motor é controlado pela centralina. Assim, a cada dado instante, após medir um conjunto jeitoso de parâmetros, ela envia um sinal à rampa de injecção com a quantidade de combustível a ser injectado.

                        Como o ciclo diesel funciona com excesso de ar(ao contrário do otto em que as coeficientes entre a gasolina e o ar são muito semelhantes), é possível ganhares mais potência simplesmente aumentando o débito de combustível. Estas boxes geralmente trazem um parafuso, que te permite ajustar o quanto "mais" queres injectar.

                        A box na prática é apenas uma pequena calculadora, que tu metes entre a ficha que vem da centralina e a rampa de injecção. Em função de quanto rodas o tal parafuso mágico, assim é o que ela soma ao que a centralina manda.

                        Ou seja, quando a centralina manda injectar 10, a box recebe esse sinal, transforma-o em 11, 12, 13 ou 14(é apenas um exemplo) e é isso que envia à rampa de injecção.

                        É uma forma simples de ganhares potência, ajustável por ti(tentativa e erro...vais subindo...e ganhando potência...quando começares a ver que faz fumo a mais ou que o carro entra em safe mode...é descer um pouco ), que tem quatro grandes vantagens:

                        - totalmente removível em caso de avaria no motor, basta tirar duas fichas e puff...é como se nunca lá estivesse estado
                        - manténs o mapa de origem, aumentando apenas os valores. É pior que uma repro bem feita, mas é melhor que uma repro mal feita
                        - os custos são geralmente bastante inferiores ao de uma repro(se bem compradas)
                        - é ajustável por ti....

                        EU usei uma no meu Punto 1.3JTD...passei de 70cv para cerca de 84/85....safe modes = 0, fumo só notava à noite, prego a fundo, com um carro com as luzes coladas.
                        De resto...traseira limpa, nada de nuvens de fumo, e um motor bastante mais agradável. Fez cerca de 120 mil kms assim e 0 problemas, excepto um desgaste mais acentuado da embraiagem(o que é normal dado ter feito alguns arranques aí pelo meio).

                        Eu comprei a minha usada na altura por 100€ or so....depois ainda a vendi a um amigo por 80€ para ele meter no Astra 1.3 dele...bem bom
                        A ideia parece-me bem
                        E onde é que posso arranjar essas box's ?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Seada1 Ver Post
                          A ideia parece-me bem
                          E onde é que posso arranjar essas box's ?

                          Faz uma Repro num sitio em condições ... que irás ficar bem mais satisfeito !

                          Tens a Vilauto por ex ...

                          É preferivel que o mapa seja feito de acordo com o teu motor ... em vez de ser uma igual para todos os motores 1.6D ...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                            Faz uma Repro num sitio em condições ... que irás ficar bem mais satisfeito !

                            Tens a Vilauto por ex ...

                            É preferivel que o mapa seja feito de acordo com o teu motor ... em vez de ser uma igual para todos os motores 1.6D ...
                            A questão que me preocupa é a garantia da marca.
                            Se há um problema com o motor a marca não se responsabiliza..

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Seada1 Ver Post
                              A questão que me preocupa é a garantia da marca.
                              Se há um problema com o motor a marca não se responsabiliza..
                              Sim ... a garantia vai à vida ! E nao me acredito que não o descubram com uma box ... mas podes ter mais sorte desse modo ... Mas os resultados nao são iguais isso de garanto !

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                Sim ... a garantia vai à vida ! E nao me acredito que não o descubram com uma box ... mas podes ter mais sorte desse modo ... Mas os resultados nao são iguais isso de garanto !
                                Vou aguardar mais um tempinho..
                                Entre a vilauto e a PKE qual a melhor ?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Seada1 Ver Post
                                  Vou aguardar mais um tempinho..
                                  Entre a vilauto e a PKE qual a melhor ?
                                  Só tenho experiência com a Vilauto ... E são excelentes !

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sou um adepto confesso das repros, todos os meus carros até agora tiveram uma. Quem me conhece, sabe-o.

                                    Qualquer motor, de qualquer carro novo, só se revela totalmente lá para os 25, 30 mil quilómetros. A minha recomendação é que faças a repro apenas após essa altura. Não que o facto de fazeres antes te traga problemas, mas simplesmente porque estás a colocar algo que provavelmente passado uns quilómetros vai precisar de ser afinado e porque no fundo não vais acabar por perceber onde começou todo o verdadeiro efeito da repro e onde finalmente acabou o "assentar" completo do teu motor novo.

                                    Just my 2 cents...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                      Sim ... a garantia vai à vida ! E nao me acredito que não o descubram com uma box ... mas podes ter mais sorte desse modo ... Mas os resultados nao são iguais isso de garanto !
                                      Então se o carro der entrada sem box...como é que descobrem algo que não está lá?

                                      Uma repro dá um resultado superior, mas com garantia em vigor é preciso confiar bastante na sorte....ou ter muito tempo livre.
                                      Se cada x q o carro tiver q ir à marca ainda tiver q perder tempo a ir chatear o chipador para tirar a repro, meter o carro na marca, ir buscar, voltar a meter repro....neste aspecto as boxes são muito mais práticas..e sobretudo mais em conta.

                                      Quando a repros à medida do motor...tu tens noção q todos os motores em boas condições são iguais(não totalmente...mas as diferenças são desprezáveis)....é por isso que existem engenheiros nas linhas de montagem a fazerem o controlo de qualidade...certo? ;)

                                      Podes fazer o mapa à medida do cliente....não do motor :P

                                      Comentário


                                        #20
                                        Para mim as Boxes é dinheiro deitado ao lixo ... ja experimentei em 2 carros ...e fiquei muito desiludido !! Resultados pouco satisfatórios ! Acabou por ficar ainda mais cara a brincadeira !

                                        Comentário


                                          #21
                                          No caso de um amigo meu a questão da garantia passou-se exactamente ao contrário.
                                          Fez reprogramação depois da garantia acabar e durante a fase de teste algo correu mal relativamente aos códigos dos injectores e foram os 4 à vida. Inseriu-se então o mapa original na centralina e o carro seguiu para uma oficina na marca. Na oficina disseram-lhe exactamente assim: "se isto estivesse na garantia nem estavamos preocupados como aconteceu apesar de ser estranho.. Sendo assim, já fos-te". A intervenção no carro foram só 2000 €.

                                          O carro em questão era um 307 1.4hdi.

                                          Comentário


                                            #22
                                            (duplicado) apagar por favor.
                                            Editado pela última vez por Vans; 01 August 2011, 13:45.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Vans Ver Post
                                              No caso de um amigo meu a questão da garantia passou-se exactamente ao contrário.
                                              Fez reprogramação depois da garantia acabar e durante a fase de teste algo correu mal relativamente aos códigos dos injectores e foram os 4 à vida. Inseriu-se então o mapa original na centralina e o carro seguiu para uma oficina na marca. Na oficina disseram-lhe exactamente assim: "se isto estivesse na garantia nem estavamos preocupados como aconteceu apesar de ser estranho.. Sendo assim, já fos-te". A intervenção no carro foram só 2000 €.

                                              O carro em questão era um 307 1.4hdi.
                                              É complicado decidir. Na PKE dizem que não é detectável na marca, dizem que mantém os mesmos dados do carro, não colocando nada por 'cima' do que está de origem..

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                                É bastante simples até.

                                                O funcionamento do teu motor é controlado pela centralina. Assim, a cada dado instante, após medir um conjunto jeitoso de parâmetros, ela envia um sinal à rampa de injecção com a quantidade de combustível a ser injectado.

                                                Como o ciclo diesel funciona com excesso de ar(ao contrário do otto em que as coeficientes entre a gasolina e o ar são muito semelhantes), é possível ganhares mais potência simplesmente aumentando o débito de combustível. Estas boxes geralmente trazem um parafuso, que te permite ajustar o quanto "mais" queres injectar.

                                                A box na prática é apenas uma pequena calculadora, que tu metes entre a ficha que vem da centralina e a rampa de injecção. Em função de quanto rodas o tal parafuso mágico, assim é o que ela soma ao que a centralina manda.

                                                Ou seja, quando a centralina manda injectar 10, a box recebe esse sinal, transforma-o em 11, 12, 13 ou 14(é apenas um exemplo) e é isso que envia à rampa de injecção.

                                                É uma forma simples de ganhares potência, ajustável por ti(tentativa e erro...vais subindo...e ganhando potência...quando começares a ver que faz fumo a mais ou que o carro entra em safe mode...é descer um pouco ), que tem quatro grandes vantagens:

                                                - totalmente removível em caso de avaria no motor, basta tirar duas fichas e puff...é como se nunca lá estivesse estado
                                                - manténs o mapa de origem, aumentando apenas os valores. É pior que uma repro bem feita, mas é melhor que uma repro mal feita
                                                - os custos são geralmente bastante inferiores ao de uma repro(se bem compradas)
                                                - é ajustável por ti....

                                                EU usei uma no meu Punto 1.3JTD...passei de 70cv para cerca de 84/85....safe modes = 0, fumo só notava à noite, prego a fundo, com um carro com as luzes coladas.
                                                De resto...traseira limpa, nada de nuvens de fumo, e um motor bastante mais agradável. Fez cerca de 120 mil kms assim e 0 problemas, excepto um desgaste mais acentuado da embraiagem(o que é normal dado ter feito alguns arranques aí pelo meio).

                                                Eu comprei a minha usada na altura por 100€ or so....depois ainda a vendi a um amigo por 80€ para ele meter no Astra 1.3 dele...bem bom
                                                Eu não sei se este c30 tem fap,mas essas box´s que só aldrabam a injecção,são fap killers.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Seada1 Ver Post
                                                  É complicado decidir. Na PKE dizem que não é detectável na marca, dizem que mantém os mesmos dados do carro, não colocando nada por 'cima' do que está de origem..
                                                  É raro haver stress´s com garantias por causa de reprogramações,mas tens que ter a noção que,se a concessão ou a marca tiver dúvidas,a centralina vai para análise e conseguem saber perfeitamente se esta já foi remapeada ou não.

                                                  Opinião pessoal,esquece as box´s,são demasiado limitadas.

                                                  Entre as duas casas que referiste,e como falamos de uma simples reprogramação para um motor stock,o factor localização seria determinante.

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                                                    #26
                                                    Mandei reprogramar o GPunto 1.3 MTJ Sport de 90 cv da minha mulher. Como ando com ele às vezes, deu-me para isto...
                                                    Depois de muito pesquisar, escolhi a PKE. Repro escolhida: Flexdrive (de 90cv para 110 cv; de 200 Nm para 240 Nm).

                                                    Depois de efectuada a viagem Moita-Lagos, deixo as minhas impressões:

                                                    A velocidade máxima do GPunto passou para cerca de 190 km/h (velocímetro) em plano, sendo que qualquer pequeno declive atira o ponteiro para os 200 km/h ou 210 km/h (em descidas um pouco mais prolongadas); antes, era difícil manter os 180 km/h em plano. Aqui ganhámos cerca de 10-15 km/h e um respirar mais "saudável" e solto em alta rotação;

                                                    - Em estrada nacional, o incremento de binário permite uma menor utilização da caixa de velocidades, sendo agora evidente alguma alma em 6ª velocidade, o que não acontecia. É agora possível engrenar a 6ª antes dos 100 km/h, o que era impossível antes. Inclusivamente, é possível ultrapassar nesta relação acima dos 100 km/h e recuperar velocidade em subidas. Nas relações intermédias, 3ª e 4ª, as retomas de velocidade são agora bem fortes, permitindo uma enorme segurança em ultrapassagens; dei por mim a ultrapassar - com toda a segurança - em pequenas rectas onde antes era impossível fazê-lo.

                                                    - Em baixa rotação, não notei efectivamente uma melhoria muito significativa, no início. À medida que os km em cidade foram aumentando, notei o motor mais cheio em baixas, mais suave e sem fosso. Ligar o AC e arrancar, ou retomar velocidade desde muito baixa rotação, já não se traduz em nenhum "poço"; é quase indiferente ter o AC ON ou OFF. Aqui a diferença é bem evidente.

                                                    - O consumo baixou cerca de 1L /100 km: pelo IC1 (nacional) desde Grândola até Albufeira, rodando a maior parte das vezes nos 120 km/h, o consumo ficou em 4,4 L/100!

                                                    - Tenho a sensação de que o trabalho foi muito bem feito, sem exageros, e fico com a impressão de que a fiabilidade do motor do GPunto em nada ficou afectada; pelo contrário, parece-me que o menor esforço a que o motor está sujeito (menos carga de acelerador) permitirá uma vida mais longa.

                                                    Atenção: as diferenças não são todas muito evidentes nos km seguintes à repro; só passadas umas centenas de km é que a alteração atinge a sua plenitude.

                                                    Previsíveis constrangimentos a longo prazo:

                                                    - Diminuição da longevidade do turbo;
                                                    - Desgaste mais acentuado da embraiagem/volante-motor;
                                                    - Válvula EGR: maior propensão para se sujar.

                                                    São estas 3 as razões que me levam a não reprogramar a minha V50. É um carro que faz muitos km, pelo que a conservação de todo o material deverá ser optimizada ao máximo. Já o GPunto, faz poucos km por ano e, sobretudo, era de uma lentidão exasperante a baixo regime. O que não é o caso da minha V50.

                                                    Abraço



                                                    Editado pela última vez por MJAG; 01 August 2011, 19:05.

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