Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Codigo de cores e como replicar côr o mais proximo possivel de carro com 10 anos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Codigo de cores e como replicar côr o mais proximo possivel de carro com 10 anos

    Códigos de côr de carro e alteracoes com o tempo.

    Boa noite. A questao que coloco é de alguem que nao esta no ramo da pintura automovel, mas de alguem q gostaria de perceber um pormenor.

    É sabido que todos os carros trazem o codigo da côr respectiva na porta ou no chassis apos abrir capot.

    Dito isto todos nós tambem sabemos que se aplicarmos a 100% a côr referenciada ela nunca vai ficar exactamente igual ao resto do carro , caso este ja tenha alguns anos e a pintura tenha alterado ligeiramente o tom...

    Ja ouvi dizer q nunca se consegue replicar uma côr apos esta ter estado algum tempo ao sol. Apenas se consegue é uma aproximacao tal que os olhos mal detectam, ou apenas para quem saiba...

    Caso alguem aqui perceba do assunto, que expliquem-me por favor se apos se ter a côr é possivel fazer alguma micro alteracao de modo a ficar ainda mais proximo por exemplo de 1 pintura com 10 anos...

    Acho que ja me consegui explicar.

    Abraço e obrigado a todos

    #2
    ...é assim, é sempre possível afinar uma cor, mas visto que os corantes são misturados a nível de gramas, e um processo um bocadinho trabalhoso e muito dificilmente ficará igual, existem uns scaners que conseguem determinar a cor, e numero de camadas e isso e gerar "a receita" da cor em questão, mas alem de isso ser raro...mesmo assim nunca fica mesmo igual...então se for vermelho esquece... agora brancos e essas cores neutras consegue-se disfarcar.... mas isso bom falas com um pintor auto, as vezes nos catálogos de cores podes encontrar alguma parecida...

    Comentário


      #3
      Afinar dá sempre, é escolher a cor que seja igual á que o carro apresenta já com o desgaste.

      Comentário


        #4
        Mas existe alguma máquina propria que permite um afinamento de modo a aproximar o maximo possivel ?

        Ja ouvi falar de scaners q se encostam à tinta e mandam a informacao para o computador... Depois como faz o pintor para acertar a diferença ?

        Obrigado e desculpem as perguntas . Tenho mesmo curiosidade

        Comentário


          #5
          Se a diferença do comprimento de onda começar a ultrapassar 5%, o ser humano normal começa a detectar diferenças de tonalidade.

          Sei que se podem ler comprimentos de onda com espectofotometros, agora a sua aplicação aos automóveis não sei em concreto como é feita.

          Comentário


            #6
            Exacto gtabarth acima disso nota-se. Quanto ao pintor afinar a cor é simples, mas em vez de explicar que nem sempre é fácil, aqui vai um video de como é feito ;)... espero gostes hehe

            Comentário


              #7
              Pode-se ir a um sítio com pouco desgaste e decapar uma camada inicial para ver a cor que está por baixo.

              Isto só para citar um exemplo porque existem mais truques.

              Comentário


                #8
                O problema é que a tinta não deve estar desgastada de forma uniforme. Se for só uma pequena área pode não se notar, mas se for uma área maior, mesmo que a tonalidade da tinta nova seja igual num sítio, nuns centímetros mais ao lado já pode estar diferente.

                Comentário


                  #9
                  Se o problema reside em pintar um painel do carro com a consequência de se ficar a notar a diferença de cor para o painel adjacente, o que se faz (nos bons pintores) é pintar o painel danificado e fazer um desvanecimento da cor no painel seguinte, de forma a que não fique a notar a transição de cor entre os painéis.

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X