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Renault Modus: Pneu ou Rolamento?

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    Renault Modus: Pneu ou Rolamento?

    Viva pessoal,

    o meu Renault Modus está com uma zoada perfeitamente audível em estrada lisa proveniente do eixo traseiro. É um barulho continuo que varia a frequência com a velocidade. Não sei de que roda é, parece ser da direita. Quando faço rotundas ou curvas para a esquerda o barulho fica menos audível ou desaparece. Já nas curvas para a direita o barulho mantém a intensidade.
    Já verifiquei que não existe nada a bater nos pneus. O carro também não treme em andamento.

    Tudo aponta que seja um pneu estragado ou um rolamento gripado, ou outra coisa que eu não esteja a ver neste momento.

    O que acham os meus amigos, hem? como faço o diagnóstico correcto?

    Cumprimentos

    #2
    rolamento.quase que aposto.o punto da minha maria fazia o mesmo e trocamos os 2 rolamentos.ja la vão 2 anos e nunca mais.

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      #3
      Parece-me rolamento gripado! Para verificar levantas o carro com o macaco e giras a roda. Se estiver gripado nota-se logo!

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        #4
        Eu diria que é um rolamento.

        Mas para tirares as dúvidas e caso estejas nessa disponibilidade, coloca o pneu suplente nesse local e dá uma volta, a ver se ainda continua com o tal barulho ou se desaparece.

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          #5
          Vê lá se não tens os pneus nas lonas ou com alguma zona escamada...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por After Ver Post
            Vê lá se não tens os pneus nas lonas ou com alguma zona escamada...
            De factos os pneus não são novos. Isto é, o rasto está alto mas os pneus estão um pouco ressequidos. Se o problema não for dos pneus estes ainda fazem mais uns kms.

            Já na Space Star que tinha tive um problema semelhante. Parecia mesmo do rolamento (e não digo que também não fosse porque a roda a girar no ar tinha alguma vibração....), levou rolamento novo (e bastante caro!) e a zoada manteve-se. Dois pneus novos e a zoada desapareceu.

            Comentário


              #7
              Eu via primeiro os pneus, se ainda por cima estão ressequidos podem muito bem não estar em condições perfeitas e provoca os sintomas que descreves.

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                #8
                Rolamento.

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                  #9
                  Originalmente Colocado por mpferreira Ver Post
                  Viva pessoal,

                  o meu Renault Modus está com uma zoada perfeitamente audível em estrada lisa proveniente do eixo traseiro. É um barulho continuo que varia a frequência com a velocidade. Não sei de que roda é, parece ser da direita. Quando faço rotundas ou curvas para a esquerda o barulho fica menos audível ou desaparece. Já nas curvas para a direita o barulho mantém a intensidade.
                  Já verifiquei que não existe nada a bater nos pneus. O carro também não treme em andamento.

                  Tudo aponta que seja um pneu estragado ou um rolamento gripado, ou outra coisa que eu não esteja a ver neste momento.

                  O que acham os meus amigos, hem? como faço o diagnóstico correcto?

                  Cumprimentos
                  Acho que deves procurar um técnico que saiba experimentar um carro,no entanto se o som é diferente sempre que viras para direçoes diferentes é quase de certeza rolamentos, mas deves pedir a um mecanico para experimentr.

                  Comentário


                    #10
                    Rolamento.
                    Muda também o do outro lado. Mais dia menos dia vai dar problemas.

                    Comentário


                      #11
                      Rolamento. Tive o mesmo problema no R19 recentemente e a tua descrição encaixa na perfeição

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por After Ver Post
                        Vê lá se não tens os pneus nas lonas ou com alguma zona escamada...
                        Sim, levanta o carro e roda a ver se não tens já os arames a aparecer. Se o pneu estiver em ordem é o rolamento...
                        E como já disseram, manda mudar do outro lado também, é que têm os dois os mesmos km e se um está assim o outro não demora.

                        Comentário


                          #13
                          OK, problema resolvido.

                          Levantei o carro e coloquei cada uma das rodas traseiras a rodar. Na do lado direito não percebi qualquer problema. A do lado esquerdo ao rodar provocava uma subtil vibração no amortecedor. Quando se agarrava o amortecedor com a mão sentia-se....
                          Levei o carro a uma casa de pneus, pneus inspeccionados, equilibrados, duas jantes reparadas (tinha uma amolgadela em cada jante de alumínio do lado direito do carro... malditos buracos), teste de estrada... e fazia na mesma.
                          Novo teste. A Máquina que equilibra as rodas quando estas estão montadas no carro (provavelmente já viram essas máquinas) a funcionar em cada uma das rodas traseiras e alguem dentro do carro. Roda do lado direito impecável, roda do lado esquerdo com o tal ruido.
                          Diagnostico: Rolamento gripado. Substituição 57€ o rolamento. Vale a pena substituir o outro, pergunta-se ao mecânico.
                          "não. é deitar dinheiro à rua. Se está bom, não se muda. Pode fazer mais 1000km ou a vida toda do carro".

                          Obrigado pela ajuda pessoal

                          Comentário


                            #14
                            ROLAMENTO.

                            Essa é uma boa teoria e no meu só substituo o que está avariado.
                            Mas quando a mao de obra é cara tem que se fazer contas, quanto custa um e quanto custa os dois.
                            Editado pela última vez por Fernado; 24 October 2012, 20:15.

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