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Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares

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    Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares

    Pedia ajuda para este caso de um Punto TD 1999 e com 215k km de 5 lugares, mas estimado.

    Para achega um exemplo, este carro fez em 2 anos apenas 3000 Kms! Foi um carro novo que o meu pai de ofereceu e com muitas aplicações Abarth de origem, era um modelo que estava a ser descontinuado nesse mês.

    Esse carro fez muito Lisboa, estava a acabar a faculdade na altura e depois era o carro casa serviço e voltinhas, fiz cerca de 175k km em pouco tempo. Só que na altura comecei achar o carro com pouca potência. Com rei outro e este ficou como reserva.

    Resumindo, levei o carro para o meu pai e o mesmo começou a procurar a causa da perda de potência, mas sem conseguirem descobrir a causa, o carro andou mais 45000 km e agora nas férias fui com o meu pai a uma oficina de pessoa amiga dele. Fomos fazer o teste e o carro continua a não passar dos 100 Kms/h mas com muita dificuldade. 80 Kms/h nas 2800 rpm e os 100 nas 3400 rpm.

    Depois na oficina o mecânico mandou acelarar até ás 4500 rpm e descobriu que o TURBO não disparava.

    Vai ficar amanhã para ser descoberto o problema do turbo ou outro componente!

    Alguém poderá dar uma opinião do que seja este problema? Será grave?

    É que eu tenho muita estimação por este Punto e queria que ele ficasse em condições.

    Obrigado

    #2
    Pode ser alguma tubagem do turbo rota. Verifica muito bem qualquer tubagem/fuga antes de deixares abrirem-te o turbo, que pode potenciar folgas e normalmente quem os abre é mais estilo Colombo, não sabe muito bem ao que vai.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
      Pode ser alguma tubagem do turbo rota. Verifica muito bem qualquer tubagem/fuga antes de deixares abrirem-te o turbo, que pode potenciar folgas e normalmente quem os abre é mais estilo Colombo, não sabe muito bem ao que vai.
      Obrigado, são estas opiniões que esperava ler aqui.

      Mas é curioso que o carro já anda assim há mais de 40k km, só como andava apenas em Lisboa não dava muita atenção e quando ía para a A2 ou para Sintra é que sentia o carro sem potência, daí ter pedido ajuda ao meu pai, ele tem vagar e conhece algumas oficinas que trabalham bem sem ser caro, além de serem pessoas conscientes e conhecedoras destes carros mais antigos. Este Punto eu nem sabia que não estava equipado com centralina, é tudo mecânico.

      Eu adoro este carro de cor branca, jantes e saias Abarth, tecto abrir, estofos em pele vermelha e escura e gostava de manter o carro mas a funcionar a 100% de motor! Tem pneus semi-novos, mudou o óleo hoje, travôes está bom!

      Que mais poderá ser, sem que haja necessidade de rectificar o turbo ou substituir o mesmo?

      O mecânico até disse se o turbo tivesse bom, lhe abria um pouco mais e o carro ficava com mais potência e o consumo até pedia baixar! Mas depois verificou que o Turbo não actuava a qualquer rotação, mandou o carro lhe ser entregue amanhã e lá ficar.

      Cota

      Comentário


        #4
        Boas isso precisa de manutençao urgente .

        Tem de se ver o estado do turbo , o mesmo pode já ter ido com o caneco .
        Ve as tubagens que o liga á admissao , sensores que tenha .
        Filtros tambem

        Um amigo meu tambem tem um punto assim , mas meteu lhe o 2.0 TD do lancia thema

        Comentário


          #5
          O meu tem 298500 mas nunca mexi no turbo.

          Comentário


            #6
            acho que estás um pouco confuso

            Comentário


              #7
              O meu ultrapassou a fasquia dos 299.000 kms hoje. Grande máquina está ali para as curvas.

              Comentário


                #8
                Se tens confiança no mecânico a quem vais entregar o carro, não tens com que te preocupar.
                Se tens dúvidas, começa por percorrer visualmente e através de apalpação todas as tubagens do circuito de admissão, principalmente as que ficam depois do turbo.
                Já tive os mesmos sintomas num carro da empresa onde trabalho, e era um tubo de borracha fissurado numa zona escondida, apesar de muita gente dizer que era o turbo avariado.
                No meu caso, a falta de "ruídos estranhos" vindos do turbo, fez-me suspeitar que não seria o turbo avariado.

                Comentário


                  #9
                  Hoje fui a um mecânico que trabalhou na Fiat durante 30 anos e agora trabalha em casa, que após ver o motor disse logo que não seria o turbo danificado mas sim qualquer outro componente ligado ao mesmo. De imediato disse logo que um tubo que vem do turbo e liga a uma válvula estava fora por estar com uma fenda. Mas que só a partir de 15 Setembro podia ver em pormenor. Foi colocado um tubo novo e notou-se um comportamento já mais dinâmico do carro, embora que não passe dos 120 ou 130 Kms/h ás 3200 rpm. Mas melhorou, não passava dos 90 Kms/h. Embora ainda se note que o turbo não está a 100% porque não se note o chamado "coice" quando o turbo devia-se activar ás 3000 rpm.

                  Mesmo a subir já se nota mais potência e numa estrada com uma inclinação de 30 graus e numa extensão de 1,5 km Chega no final a 70 km/h!

                  Pergunto ao fórum, qual a velocidade que os Puntos 1.7 TD com 200k Kms ainda conseguem atingir e a que rpm?

                  Ob.

                  Comentário


                    #10
                    Hoje também se verificou que o manómetro de temperatura não funcionava, levou uma válvula de temperatura, 17€ c/30% desconto, mas ficou igual, o motor tem 2 válvulas de temperatura, uma que vai ligar á luz de aviso e uma segunda que liga ao manómetro. Por lapso levou a primeira, amanhã vai levar a outra.

                    Outra descoberta de actuação de mecânicos menos honestos: Há tempos um mecânico mudou o óleo, filtro óleo e de AR. Verificou-se hoje que o filtro de ar tinha mais de 20k Kms. Levou um novo custou 8€ com 30% desconto...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Marcus Ver Post
                      Hoje também se verificou que o manómetro de temperatura não funcionava, levou uma válvula de temperatura, 17€ c/30% desconto, mas ficou igual, o motor tem 2 válvulas de temperatura, uma que vai ligar á luz de aviso e uma segunda que liga ao manómetro. Por lapso levou a primeira, amanhã vai levar a outra.

                      Outra descoberta de actuação de mecânicos menos honestos: Há tempos um mecânico mudou o óleo, filtro óleo e de AR. Verificou-se hoje que o filtro de ar tinha mais de 20k Kms. Levou um novo custou 8€ com 30% desconto...
                      Barato qual é a marca do filtro de ar???

                      Comentário


                        #12
                        O meu Punto a 110/120 anda nas 3000 rotações, a 140 kms hora anda nas 4000.

                        Comentário


                          #13
                          Penso que o turbo entra em acção às 2000 rpm.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
                            Barato qual é a marca do filtro de ar???
                            Marca não sei, mas tenho a caixa na mala do carro, que está numa oficina especializada em turbos e afins.

                            Este nos 100 Kms/h vai nas 2900 rpm.

                            Segundo informação de um mecânico, o turbo entra em acção ás 2900 rpm.

                            Estou ainda aguardar que a oficina me dê informação sobre a eventual anomalia e onde se encontra localizada, fui lá ás 12H00 mas só a partir das 14H00 vão levantar o carro para verem a tubagem por baixo.

                            Estou ansioso para saber o que seja, mas ainda ninguém afirmou ser o Turbo danificado, mas sim algum tubo, válvula ou eletroválvula com problemas. Também já se colou em causa a bomba de gasóleo, mas apenas muitas e muitas sugestões mas nada de concreto!

                            Comentário


                              #15
                              Mais uma vez, sem solução.

                              Não conseguem descobrir o problema. Uns dizem que é o Turbo danificado e está off, outros dizem que deve ser algum tubo, mas sempre a mesma conversa. "O carro tem que ficar cá uns dias para ser analizado" !

                              Como sei mais ou menos como isso funciona, fica o carro uns dias, depois metem (dizem que meteram) um Turbo novo, mais tubos, mais.... e a factura vem com 1000€ ou mais para pagar.

                              Vai ficar em Stand by!

                              Comentário


                                #16
                                Se anda assim à 40.000 km n vejo grande razão de mexer nisso agora.

                                Basicamente tu preferes um mecânico que olhe para o carro e te diga que é a peça X do que um que fique com o carro uns dias e veja onde está o problema. A ti ninguém te engana, campeão...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                  acho que estás um pouco confuso
                                  ou às tantas sou eu. é Punto ou Uno? (só por curiosidade)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Andaste 40.000KM com o carro mesmo notando que tinha menos potência?

                                    Provavelmente tens mais alguns problemas e ainda não reparaste.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                      ou às tantas sou eu. é Punto ou Uno? (só por curiosidade)
                                      Pelo ano supõe-se que seja Punto.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Marcus Ver Post

                                        Como sei mais ou menos como isso funciona, fica o carro uns dias, depois metem (dizem que meteram) um Turbo novo, mais tubos, mais.... e a factura vem com 1000€ ou mais para pagar.

                                        Vai ficar em Stand by!

                                        Fazes como eu comecei a fazer: exiges todo o material que substituíram no motor.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Duplicado

                                          Comentário


                                            #22
                                            não poderá ser a a valvula wastgate ?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
                                              Fazes como eu comecei a fazer: exiges todo o material que substituíram no motor.
                                              Claro... até pode ser material de outros que lá passaram. Isso só serve para quem sabe o que tem no carro

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por joaoabreu Ver Post
                                                não poderá ser a a valvula wastgate ?
                                                Poderá ser muita coisa, é necessário encontrar alguém que saiba de Turbos e não está a ser fácil, mas abri um tópico aqui nas Boxes, sobre turbos, sintomas de avarias e perda de potência, entre outras!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tenho vindo a reparar que este caso só revela que existe falta de técnicos qualificados, ou seja, as oficinas com pessoal já de idade, estão fora do assunto e não se equiparam com formação básica e programas de software das marcas mais comuns, caso da Opel, Renault e Fiat, as marcas que mais venderam nas décadas de 80 e 90!

                                                  Mecanicos mais novos (encontram-se poucos) mas esses estão nas concessões e apenas sabem fazer ou diagnosticar problemas do dia a dia e da própria marca, com softawre próprio e mesmo assim existe sempre um técnico que está acima por ter formação continua na marca.

                                                  Depois aparece aquele mecanico/tecnico mais novo, que se dedicou a problemas delicados, estuda, faz muitos testes, curioso, perde horas e horas em troca de opiniões com outros seus colegas e são esses que fazem e resolvem os tais "milagres"!

                                                  Esta é a minha maneira de ver a situação das oficinas auto, mas a minha opinião vale o que vale!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    De que zona do pais és? Aqui na zona onde vivo posso apontar vários mecânicos de confiança, tens é obviamente de deixar o carro. Quando estás doente, também tens de ir ao médico e tens de ficar lá para fazer os exames, não podes querer que olhem para ti e te consigam dizer se estás doente, porque tens gripe, ou se tens dores de dentes.

                                                    O teu carro tem mais de 10 anos, não tem uma electrónica assim tão avançada, nem sei ao certo se o teu carro tem centralina. É possível que com esses 40k km a mais que fizeste depois de aparecer a avaria, podes ter agravado a avaria ou ter gerado outras, que agora estejam a dificultar a resolução do mesmo. Pode ser o turbo que avariado, pode ser uma tubagem do turbo até a admissão que esteja rota ou solta. Tens IC? Pode ser o IC furado, vê também os tubos de vácuo que ligam no servo freio. O carro trava bem?

                                                    Uma coisa que já devias ter feito, era ter montado um manómetro de pressão no turbo para saber se ele faz pressão ou não.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                                      De que zona do pais és? Aqui na zona onde vivo posso apontar vários mecânicos de confiança, tens é obviamente de deixar o carro. Quando estás doente, também tens de ir ao médico e tens de ficar lá para fazer os exames, não podes querer que olhem para ti e te consigam dizer se estás doente, porque tens gripe, ou se tens dores de dentes.

                                                      O teu carro tem mais de 10 anos, não tem uma electrónica assim tão avançada, nem sei ao certo se o teu carro tem centralina. É possível que com esses 40k km a mais que fizeste depois de aparecer a avaria, podes ter agravado a avaria ou ter gerado outras, que agora estejam a dificultar a resolução do mesmo. Pode ser o turbo que avariado, pode ser uma tubagem do turbo até a admissão que esteja rota ou solta. Tens IC? Pode ser o IC furado, vê também os tubos de vácuo que ligam no servo freio. O carro trava bem?

                                                      Uma coisa que já devias ter feito, era ter montado um manómetro de pressão no turbo para saber se ele faz pressão ou não.
                                                      Sim de facto tens toda a razão, mas não devia haver um mecânico logo de incio medir a pressão do turbo?

                                                      Se fosse o turbo danificado não havia lugar a mais perdas de tempo com o "se for o tubo x ou a válvula y ou a admissão" mas ainda ninguém colocou um manómetro de pressão de turbo para o verificar, apenas tem sido apertar com a mão o tubo de pressão e acelere até ás 4000 rpm, mas depois lá vem a conversa "terá que ficar uns dias para se verificar melhor e reparar"! Esses casos já aconteceram em mais de 7 ou 8 mecânicos.

                                                      Se tivesse o carro em Lisboa, já se tinha resolvido essas medições num Centro Diagnóstico Bosch ou similar, mas o carro está a 150 kms de Lisboa!

                                                      O carro não tem centralina nem intercooler ainda é um motor básico, simples e segundo dizem, faz muitas centenas de milhares de kms sem problemas!

                                                      Em todo o caso, agora o carro consegue atingir os 120 kms em 5ª e se for muito embalado ainda consegue ir aos 130 kms/h no velocimetro.

                                                      Agora não vou deixar o carro numa oficina durante dias e receber uma factura de 1000 ou 1500 €, quase valor superior ao valor do carro! Se me dissessem que era o turbo danificado, poderia fazer uma pesquisa nas peças usadas.

                                                      Agora gastar 1000 ou 1500 € e depois começa o carro andar, vai necessitar de suspensão nova (nunca levou), embriagem (nunca levou), travões (só levou pastilhas há muito tempo) mas a bomba de óleo não deve estar a 100%, porque quando o carro está parado um mês ou mais, é necessário deixar ficar o carro a trabalhar uns minutos até a bomba de travões ficar com pressão, (bateria) já tem mais de 2 anos, mas com o tempo parado por vezes é necessário carregar a bateria 12 horas, etc.

                                                      Actualmente acho, minha opinião pessoal, que com a falta de serviço que se verifica nas oficinas pequenas e familiares, quem lá caír paga mesmo a sério. Iniciam a colocar uma componente, não é aquele, colocam outro, idem e quando chegam ao final do problema já a factura tem uma série de componentes e mão de obra debitados.

                                                      Quando comecei há dias com a ideia de reparar este carro, deduzi que seria levar o carro a uma oficina e faziam um diagnóstico na altura e já se podia ponderar se reparava ou não, se não houvesse custos elevados. Em pesquisa já vi motores iguais a serem vendidos como usados a menos 500 €, turbos a 200 € e outros!

                                                      Cpts,

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Nesse caso se apalparam o tubo, e ele não mostrou sinal de querer ''encher'' é porque não faz mesmo pressão. Pode ser a válvula que faz trabalhar o turbo que esteja danificada, e se encontrares um carro igual, e poderes trocar, já ficas a saber se é disso ou não. O carro em 5ª deve largar muito fumo preto.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                                          Nesse caso se apalparam o tubo, e ele não mostrou sinal de querer ''encher'' é porque não faz mesmo pressão. Pode ser a válvula que faz trabalhar o turbo que esteja danificada, e se encontrares um carro igual, e poderes trocar, já ficas a saber se é disso ou não. O carro em 5ª deve largar muito fumo preto.
                                                          "Goncaloibiza" obrigado
                                                          Sim, o tubo não enche. Ainda agora fui eu pessoalmente fazer esse teste, apertar o tubo e acelarar com o tensor da bomba e de facto o tubo não tem vestigio algum de ter pressão.

                                                          Essa vavula está colocada onde, no Punto claro, sabes?

                                                          O carro não deita fumo algum, já fiz esse teste várias vezes em viagem de 15 ou 20 kms e a minha mulher ir noutro carro á retaguarda e ela afirmou sempre não ver o carro deitar qualquer fumo, nem preto nem outro qualquer!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Marcus Ver Post
                                                            "Goncaloibiza" obrigado
                                                            Sim, o tubo não enche. Ainda agora fui eu pessoalmente fazer esse teste, apertar o tubo e acelarar com o tensor da bomba e de facto o tubo não tem vestigio algum de ter pressão.

                                                            Essa vavula está colocada onde, no Punto claro, sabes?

                                                            O carro não deita fumo algum, já fiz esse teste várias vezes em viagem de 15 ou 20 kms e a minha mulher ir noutro carro á retaguarda e ela afirmou sempre não ver o carro deitar qualquer fumo, nem preto nem outro qualquer!
                                                            Não sei ao certo, não conheço esse motor muito bem. Mas deve estar ligada ao turbo através de um tubo de vácuo, se não souberes qual é, é um tubo fino.

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