Os carros não queimam petróleo quando estão parados, e uma pessoa que tenha dois ou três carros não os usa todos ao mesmo tempo, e os transportes públicos também usam petróleo, e os transportes no global são apenas uma parte do consumo do petróleo.
Por isso vejo sempre estas estatísticas e artigos acompanhantes como insultos à inteligência das pessoas, escritas por gente tapadinha que acha que o mundo pode funcionar à base de scooters eléctricas. Quando vão à loja (que se mantém aberta com electricidade produzida do petróleo) comprar os seus feijões de soja (cultivados com máquinas que funcionam com derivados de petróleo e transportados até à loja por camiões a gasóleo) a utilização de petróleo já não os incomoda tanto.
Editado pela última vez por SRLA; 17 August 2011, 10:07.
Custa-me muito a acreditar que existam 778 carros por cada 1000 habitantes.... A não ser que estes 1000 habitantes sejam as pessoas legalmente habilitadas a conduzir. E mesmo assim...
Esses dados assim a seco podem servir para retirar várias conclusões, desde o facto de termos uma péssima rede de transportes públicos (não só urbanos, mas também regionais/nacionais) a sermos demasiado comodistas.
Agora, faltam muitos dados nesse gráfico, como por exemplo a idade média do parque automóvel e a utilização média desses carros. Nos países mais desenvolvidos a maior parte das pessoas não compra carros, fazem AOV e trocam de carro a cada 3 ou 4 anos. Os tugas ainda usam o esquema de comprar o carro novo e ir ficando com ele (para quando os filhos tirarem a carta ou para "desenrascar" quando for preciso), até porque os custos de manutenção (IUC, seguro, inspecções) não são (eram) muito elevados em comparação com outros países.
No meu caso particular eu tenho carro e a Maria também, mas o dela raramente anda porque vamos juntos nas deslocações trabalho-casa-trabalho. De seguro paga cerca de 100€ e de selo 15€, o que dá para cobrir um aluguer de um carro quando o meu está na revisão e ainda serve para utilizar em casos esporádicos. Isto não faz dele um "consumidor ávido de petróleo", até porque no máximo deve gastar 2 depósitos de gasolina por ano...
Editado pela última vez por pacxito; 17 August 2011, 10:33.
Entre muitas outras, o facto de, embora quem seja de fora possa à primeira vista confundir o parque automóvel português com o americano com base nestes números, na verdade a cilindrada média dos automóveis portugueses deve andar aí nos 1400~1600cc (e isto já muito puxado para cima devido aos 2000 e 3000 turbodiesel) enquanto que nos EUA é mais na ordem dos 3000~3500cc (e sendo o Diesel uma fatia insignificante).
Temos cá muitos carros, mas muitos carros velhos e/ou fracos (ia dizer "baratos" mas aqui até carros fracos são caros).
Editado pela última vez por SRLA; 17 August 2011, 10:43.
Acredito que em muito locais seja por necessidade, face à fraca rede de transportes, mas, a minha experiência é na ZML e o que vejo é assim que o filho tira a carta, toma um carro, a filha idem, o pai também tem o seu e a mãe se tiver carta idem.
Se são novos ou velhos, fazem 100km por dia ou por mês é irrelevante...
Depois temos pessoal com carro próprio e o da empresa, o das "brincadeiras" e o dia-a-dia, etc.
Creio que esse número é acima de tudo cultural, mais que falta de transportes.
Não sei como tal é possivel tendo em conta o imposto automóvel, o preço dos combustiveis e os outros paises construtores que promovem a troca de carros para estimular a produção nacional.
Pelos vistos há muita gente a fazer colecções de carro.A familia da minha namorada têm mais de 10 carros e são só 4 a conduzir e todos os carros são topo de gama e recentes.Enfim cada um sabe de si.
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