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Seguro e Assistência em Viagem

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    Seguro e Assistência em Viagem

    Boas,

    Venho aqui mais uma vez pedir auxílio em nome do meu avô

    Ele recebeu uma chamada de alguém da Seguradora a dizer que tinham que lhe anular a assistência em Viagem Vip por ter um carro com mais de 7 anos (é um Laguna de 94).

    Ele perguntou porquê e dizem-lhe que foi uma alteração numa lei qualquer que ele não decorou.

    Isso é mesmo assim? Ele, na sua teimosia, não quer tar numa seguradora que lhe recusa os serviços que ele quer contratados, daí que quer trocar, mas até isso lhe negaram, também devido a alterações numa lei! Que raio é isso?

    Cumps e obrigado

    #2
    Em relação à Assistência em Viagem não sei, mas quanto a mudar de seguradora não vejo qual o impedimento legal...

    Comentário


      #3
      Se isso de facto for uma lei, mesmo que mude para outra seguradora não poderá ter na mesma Assistência em Viagem VIP.

      Comentário


        #4
        Mas pelo menos devem-lhe baixar o preço, certo ???

        Comentário


          #5
          Eu não estou a par desse assunto, mas nunca ouvi falar de uma lei que limitasse a assistência em viagem, até porque esta não é obrigatória por lei. Só é obrigatório o seguro de responsabilidade civil.

          Comentário


            #6
            Também não estou a par, mas cheira-me que a companhia quer tentar enganar alguém... só a parte de não "poder" mudar de seguradora...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por petinga Ver Post
              Também não estou a par, mas cheira-me que a companhia quer tentar enganar alguém... só a parte de não "poder" mudar de seguradora...
              Por lei só pode no final do contrato ou em caso de venda do automóvel.

              Em relação à Assistência VIP, se nada constar nas condições do seguro é uma questão de contactar o ISP e solicitar ajuda.
              Editado pela última vez por MrsX; 19 August 2011, 11:07.

              Comentário


                #8
                O melhor é pedir junto da companhia que informe qual é a legislação, a fim de perceber a validade disso.
                A cobertura de AV é facultativa, como pacote base por norma está incluíndo, a passagem para estas de "topo" implicam um prémio mais alto nessa cobertura, mas que não me recordo de ver limitações por idade da viatura.

                P.s. - Isso é um seguro AXA? A minha tem a mesma nomenculatura.

                Edit: não ficou claro, mas parto do principio que não estás nas condições dessa AV alguma cláusula sobre essa questão.
                Editado pela última vez por Valium; 19 August 2011, 13:57.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                  Por lei só pode no final do contrato ou em caso de venda do automóvel.

                  ...
                  Tanto quanto sei o contrato de seguro é um contrato como outro qualquer, que pode cessar por vários factores, nomeadamente caducidade, renuncia, denuncia, etc.

                  Comentário


                    #10
                    Boas,

                    É um seguro da Fidelidade Mundial. Eles disseram-lhe apenas que não podiam assegurar essa dita AV devido à idade do carro.

                    Ele exige ter isso pois mora a 12km da vila (isto é uma aldeia que nem café tem) pelo que se precisar tem um reboque que o vem buscar à porta de casa, como de resto já aconteceu..

                    Assim que puder meto aqui os detalhes da sua apólice e tento colocar aqui o subterfúgio da seguradora (a lei...)

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                      Tanto quanto sei o contrato de seguro é um contrato como outro qualquer, que pode cessar por vários factores, nomeadamente caducidade, renuncia, denuncia, etc.
                      Segundo li seria apenas havendo justa causa para tal, não se considerando, p. ex., preço mais baixo na concorrência, como justa causa.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                        Boas,

                        É um seguro da Fidelidade Mundial. Eles disseram-lhe apenas que não podiam assegurar essa dita AV devido à idade do carro.

                        Ele exige ter isso pois mora a 12km da vila (isto é uma aldeia que nem café tem) pelo que se precisar tem um reboque que o vem buscar à porta de casa, como de resto já aconteceu...
                        Há uns anos haviam coberturas de AV com limite de kms, ou seja, só tinha direito à AV se tivesse a mais de X kms da morada.
                        Hoje em dia creio que são residuais, ou seja, desde que esteja avariado, mesmo que à porta de casa, vão buscar.

                        Mas depende de segurador para segurador.

                        Comentário


                          #13
                          Pelo que leio no post original, a seguradora apenas diz que não pode manter a assistência em viagem VIP, não quer dizer que não mantenha a assistência em viagem normal.

                          Pelo menos a assistência em viagem VIP na minha seguradora tem outras vantagens acrescidas à normal e é ligeiramente mais cara.

                          Comentário


                            #14
                            Tratando-se de uma cobertura facultativa, penso que a seguradora poderá recusar-se a efectuar as mesmas.

                            Pelo que percebi, e partindo do principio que paga mais por essa cobertura, ou não, no meu está incluído e não pago mais por isso, ao deixar de usufruir dessa cobertura deverá também o ''prémio'' ser ajustado.

                            Quanto a existir uma lei que regule essa situação, não me parece.

                            Comentário


                              #15
                              No caso dele encare o "prémio" (gosto do nome) e só lhe ligaram depois do pagamento anual ter sido feito. Pediu, assim, a devolução relativa ao excesso que paga para o VIP e dizem que uma vez pago só no ano seguinte é que o prémio é ajustado.

                              Ele está pelos cabelos mesmo.

                              Comentário


                                #16
                                Se já pagou, caso necessite, terão de ser prestados todos os serviços inerentes à cobertura.
                                Caso não sejam, efectuar uma reclamação ao ISP.
                                E na próxima anuidade, verificar se a cobertura se mantêm, e caso não se mantenha, verificar se o ''prémio'' sofreu alteração.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                  Boas,

                                  É um seguro da Fidelidade Mundial. Eles disseram-lhe apenas que não podiam assegurar essa dita AV devido à idade do carro.

                                  Ele exige ter isso pois mora a 12km da vila (isto é uma aldeia que nem café tem) pelo que se precisar tem um reboque que o vem buscar à porta de casa, como de resto já aconteceu..

                                  Assim que puder meto aqui os detalhes da sua apólice e tento colocar aqui o subterfúgio da seguradora (a lei...)
                                  A assistência em Viagem em maior parte ou em todas as seguradoras neste momento é km 0 ou seja, vao buscar o carro seja lá qual for o lugar que o mesmo fique avariado.
                                  Eu que trabalho na área sinceramente ainda não ouvi falar dessa lei, mas não sei.
                                  Acho que o mais indicado é falar com a companhia de seguros e confirmar qual a lei.

                                  Ja em relação ao prémio, julgo que se ainda pagou a assistência VIP, tem de usufruir da mesma, senão a companhia tem de devolver a diferença.
                                  Porque assim o teu avo esta a pagar algo que não pode usufruir segundo a lei que eles indicam.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                    Se já pagou, caso necessite, terão de ser prestados todos os serviços inerentes à cobertura.
                                    Caso não sejam, efectuar uma reclamação ao ISP.
                                    E na próxima anuidade, verificar se a cobertura se mantêm, e caso não se mantenha, verificar se o ''prémio'' sofreu alteração.
                                    Também me parece, mas agora parece que descobriam umas leis "novas"

                                    E é verdade que as coberturas facultativas, são isso mesmo, facultativas, mas para ambos os lados. Obviamente que o segurado pode igualmente não aceitar perder esta cobertura.
                                    A única "lei" que estou a ver regular isso é o próprio clausulado da apólice.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Quando o seguro foi pago já tinham retirado a assistencia em viagem vip?
                                      Qualquer alteração que seja feita à apólice só poderá ser realizada na data da sua vigência! Ou seja, se o prémio for anual, só poderá ser alterada quando chegar o vencimento.
                                      Caso a companhia de seguros proceder a alguma alteração na apólice sem ser nessa determinada época, estará certamente a violar a lei do contrato de seguro.

                                      Podes eventualmente negociar o prémio pois essa cobertura deve ser mais cara (ligeiramente) para a AV que eles pretendem!

                                      P.S. Nas condições gerais encontrarás certamente que após uma determinada idade da viatura a AV VIP já não se pode aplicar.
                                      O que pode mudar desde o "planfond" de reboque, a viaturas de substituição etc! Aconselho a pedires detalhada essa informação.
                                      Editado pela última vez por Marlborus; 27 August 2011, 23:31.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                        Boas,

                                        Venho aqui mais uma vez pedir auxílio em nome do meu avô

                                        Ele recebeu uma chamada de alguém da Seguradora a dizer que tinham que lhe anular a assistência em Viagem Vip por ter um carro com mais de 7 anos (é um Laguna de 94).

                                        Ele perguntou porquê e dizem-lhe que foi uma alteração numa lei qualquer que ele não decorou.

                                        Isso é mesmo assim? Ele, na sua teimosia, não quer tar numa seguradora que lhe recusa os serviços que ele quer contratados, daí que quer trocar, mas até isso lhe negaram, também devido a alterações numa lei! Que raio é isso?

                                        Cumps e obrigado
                                        que seguradora é?
                                        A minha,N seguros não me impede de ter a VIP, e o meu carro tem 11 anos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Aproveitando o tema do topico:

                                          o meu carro não pode andar porque tem um deposito roto, se eu chamar a assistência em viagem o seguro vai cobrir na mesma o reboque estando o carro á porta? ja me disseram que sim mas queria confirmar porque nao quero apanhar uma surpresa desagradavel

                                          e será que cobre o valor do reboque na totalidade? vão ser 30 km até à oficina

                                          está aqui na foto seguinte o que vem na minha apolice.. é pela ok teleseguros

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ai diz que é ao km 0, logo, é desde a porta de casa.

                                            Quantos aos km's a percorrer, aí nesse documento não dá para perceber.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                              Ai diz que é ao km 0, logo, é desde a porta de casa.

                                              Quantos aos km's a percorrer, aí nesse documento não dá para perceber.
                                              nao refere km..
                                              so tem é o premio para a assistencia em viagem, que é 26.39€.. isso é o valor que nao pago?
                                              e já agora se eu quiser ir no reboque vou ter que pagar alguma coisa por isso?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Os 26 € é o valor que no total do premio cabe à AV.

                                                Não pagas nada por ir no reboque.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  entao eu vou sempre ter de pagar alguma coisa ?
                                                  se o servico custar por exemplo 60 euros a seguradora paga 26 e eu o restante?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Isso seria se os 26 e fossem franquia.

                                                    Exemplo:

                                                    Pagas 200 € de prémio.

                                                    Desses 200 €, 20 € correspondem à AV, 20 € correspondem ao INEM, 20 € ao IS e os restantes 140 e correpondem ao valor do prémio propriamente dito.

                                                    São os valores que dentro do prémio, tu já pagas, para no caso de acidente, não teres de pagar a ambulância no caso de ficares ferida, ou o reboque, no caso de necessitares do serviço.

                                                    Só pagas o reboque, ou parte do serviço, se nas condições da cobertura da AV estiver lá a dizer que o serviço apenas pode ser usufruído a partir de 50 km de casa, o que não é o teu caso, ou que, o serviço apenas pode ser usufruído numa distância de 100 km, desde o local do reboque até ao destino.

                                                    Esta última parte, só vendo as condições especificas da cobertura de AV.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                                      entao eu vou sempre ter de pagar alguma coisa ?
                                                      se o servico custar por exemplo 60 euros a seguradora paga 26 e eu o restante?
                                                      Não, aquilo é somente uma discriminação detalhada do que tu pagas na anuidade. Ou seja do bolo que tu pagas 26€ são para assistencia em viagem.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        irrita me ir á minha area de cliente e estar la uma data de documentos, e nao ha nenhum que especifique esses pormenores.. os seguros sao sempre a mesma merd*, nao especificam nem esclarecem nada.. la vou ter eu de ligar amanha.. e quase que aposto que vou ligar e nao vão saber responder...
                                                        mas se eu tiver de pagar o valor por inteiro, quanto é que pagarei no maximo, uns 60/70 euros ?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                                          irrita me ir á minha area de cliente e estar la uma data de documentos, e nao ha nenhum que especifique esses pormenores.. os seguros sao sempre a mesma merd*, nao especificam nem esclarecem nada.. la vou ter eu de ligar amanha.. e quase que aposto que vou ligar e nao vão saber responder...
                                                          mas se eu tiver de pagar o valor por inteiro, quanto é que pagarei no maximo, uns 60/70 euros ?
                                                          não tens de pagar nada por inteiro se pedires um reboque através do seguro.
                                                          tendo tu o serviço assistência em viagem OK tens um plafond de 125€ para reboque até à oficina (eu tenho o TOP com plafond de 375€), só o excedente é que terás de pagar do teu bolso. no entanto esse valor costuma ser mais que suficiente para um transporte dentro de um distrito ou até mais um pouco.

                                                          depois existe um serviço com plafond ilimitado que é apelidado de "reboque longo curso", mas isso normalmente é para é para estrangeiro ou de uma ponta à outra do país em que normalmente o carro vai para o armazém/parque do transportador e só o levam ao destino quando tiverem o porta carros cheio. neste caso existe é plafond de 500€ para pagar os dias de armazenamento

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                                            irrita me ir á minha area de cliente e estar la uma data de documentos, e nao ha nenhum que especifique esses pormenores.. os seguros sao sempre a mesma merd*, nao especificam nem esclarecem nada.. la vou ter eu de ligar amanha.. e quase que aposto que vou ligar e nao vão saber responder...
                                                            mas se eu tiver de pagar o valor por inteiro, quanto é que pagarei no maximo, uns 60/70 euros ?
                                                            Não especificam nem esclarecem nada?

                                                            Tens lá escrito quanto pagas anualmente pela cobertura!

                                                            Tens lá escrito "0km", ou seja, que a AV é válida desde a porta de casa!

                                                            E nas condições gerais, no campo "assistência em viagem", tens lá os capitais anuais para a cobertura!

                                                            Posto isto, e depois de já te terem explicado antes de mim, qual é mesmo a tua duvida?!?

                                                            És um bocado complicada, não?!?

                                                            EDIT: https://www.okteleseguros.pt/bo/file...d784791650.pdf (inicio da PÁGINA 20)!

                                                            Mais alguma coisa?

                                                            A malta não sabe o que compra/paga, e a culpa é dos outros...
                                                            Editado pela última vez por Vanquish; 17 March 2021, 23:09.

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