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Relações de caixa - Leon FR

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    Relações de caixa - Leon FR

    Queria pedir a vossa opinião sobre as relações de caixa do novo Leon FR. É que parecem-me decididamente estranhas. Se alguém tiver um que me diga o que sente para comprovar que é um escalonamento no mínimo invulgar.

    Ora segundo o site da Seat:

    Leon FR 1.9 TDI - 170cv
    I 3.769
    II 2.087
    III 1.324
    IV 0.919
    V 0.902

    VI 0.757
    MA 4.549
    Grupo reduzido 3.684 / 2.917
    Velocidade 1000 rpm em V (km/h) 44.0



    Leon FR 2.0 TFSI - 200cv
    I 3.357
    II 2.087
    III 1.469
    IV 1.150
    V 1.194

    VI 0.975
    MA 3.990
    Grupo reduzido 3.944 / 3.087
    Velocidade 1000 rpm em V (km/h) 31.4



    Antes demais vamos assumir que há uma gralha no TFSI e as relações de 4a e 5a estão trocadas senão tínhamos a 4a mais longa que a 6a .

    Mas seja como for, em ambos os carros a 4a e a 5a estão extraordinariamente proximas!!!! no TDI a diferença é 1.8% no TFSI é de 3,8%. Qual é o interesse? Das duas uma, ou isto é erro idiota do site ou então parece-me completamente despropositado...

    ideias?

    #2
    Ja discuti este assunto uma vez, com o dono de um Ibiza FR.
    Pelo que pude concluir, o carro utiliza um "diferencial" até 4ª, e outra pra 5 e 6ª [8)]

    Comentário


      #3
      é possivel fazer caixas tao mal escalonadas como a desse TDI?

      é que o TFSI tem ali alguns escalonamentos estranhos que tornam a 4ª praticamente dispensavel, mas ao lado da do TDI, está muito boa:D

      a do TFSI faz-me lembrar a dos Focus I....

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por 1alfista

        Ja discuti este assunto uma vez, com o dono de um Ibiza FR.
        Pelo que pude concluir, o carro utiliza um "diferencial" até 4ª, e outra pra 5 e 6ª [8)]
        Isso explica as duas relações de diferencial que são apresentadas... Tem a sua lógica. Fazendo contas passa a ser uma diferença de 28% de 4a para 5a no TDI e de 23% no TFSI. Valores que me parecem perfeitamente normais.

        Obrigado pelo esclarecimento.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Eliselotus

          é possivel fazer caixas tao mal escalonadas como a desse TDI?

          é que o TFSI tem ali alguns escalonamentos estranhos que tornam a 4ª praticamente dispensavel, mas ao lado da do TDI, está muito boa:D

          a do TFSI faz-me lembrar a dos Focus I....
          O que tinham as do Focus 1 de estranho?

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por ScRuMbLe

            citação:Originalmente colocada por Eliselotus

            é possivel fazer caixas tao mal escalonadas como a desse TDI?

            é que o TFSI tem ali alguns escalonamentos estranhos que tornam a 4ª praticamente dispensavel, mas ao lado da do TDI, está muito boa:D

            a do TFSI faz-me lembrar a dos Focus I....
            O que tinham as do Focus 1 de estranho?
            1.4, 1.6 e 1.8, 1.8tddi e tdci...tinhas as 3 primeiras mt curtas e as 2 ultimas mt longas. juntas a isso um diferencial que "nao é carne nem peixe"...

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Eliselotus

              citação:Originalmente colocada por ScRuMbLe

              citação:Originalmente colocada por Eliselotus

              é possivel fazer caixas tao mal escalonadas como a desse TDI?

              é que o TFSI tem ali alguns escalonamentos estranhos que tornam a 4ª praticamente dispensavel, mas ao lado da do TDI, está muito boa:D

              a do TFSI faz-me lembrar a dos Focus I....
              O que tinham as do Focus 1 de estranho?
              1.4, 1.6 e 1.8, 1.8tddi e tdci...tinhas as 3 primeiras mt curtas e as 2 ultimas mt longas. juntas a isso um diferencial que "nao é carne nem peixe"...
              pois

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por 1alfista

                Ja discuti este assunto uma vez, com o dono de um Ibiza FR.
                Pelo que pude concluir, o carro utiliza um "diferencial" até 4ª, e outra pra 5 e 6ª [8)]
                Eu tb chegei a essa conclusão.
                Pelos valores apresentados só pode ser isso.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Eliselotus
                  1.4, 1.6 e 1.8, 1.8tddi e tdci...tinhas as 3 primeiras mt curtas e as 2 ultimas mt longas. juntas a isso um diferencial que "nao é carne nem peixe"...
                  Pelas voltas que dei num TDCI, acho que o carro tem pouca ponta para o motor que tem. Podia estar melhor aproveitado. Tem boas acelerações, mas o melhor são claramente as recuperações. Recupera bem em 5 desde 80/90. Se for a partir dos 100/110, então nem se fala: pisas a fundo em 5ª a partir dessa velocidade, apanha a banda de rotações overboost e nunca mais para, é excelente. Portanto não concordo que tenha a 4ª e a 5ª muito longas, bate mais certo que as duas últimas relações sejam po curtas também.

                  As relações de caixa do TDDi são rigorosamente iguais às do TDCi?

                  Ah e explica isso do diferencial não ser carne nem peixe[8)]

                  Comentário

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