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Ajuda: Suzuki Liana 1.3 engasga em auto estrada

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    Ajuda: Suzuki Liana 1.3 engasga em auto estrada

    Bom dia, tive um problema com o meu suzuki liana ao fazer um viagem longa, aliás foi a primeira viagem realmente longa que fiz desde que adquiri o carro.
    Acontece que o carro em auto estrada com uma velocidade ainda moderada (por volta dos 110 130 kmh) começa a soluçar, aparece uma luz no painel de um carro com cadeado, e perde velocidade ao ponto de quase parar (o acelerador não responde). Passados uns segundos volta tudo ao normal, mas volta a repetir-se. O curioso é que isto só acontece em auto estrada quando elevo as rotações, pois em estrada nacional nunca acontece, no dia de regresso de férias fiz 300km por nacional o carro sempre impecável, quando o meti em auto estrada voltou tudo aos sintomas que descrevi em cima.
    Levei o carro ao mecânico (logo quando cheguei ao local de férias) que o ligou à maquina e deu de erro o sensor da lambda que ele disse não ter relação, perguntou que gasolina metia e para lhe dar umas aceleradelas. Certo é que no regresso voltou a fazer como já disse em cima.
    Já aconteceu algo de parecido a alguém ou têm ideia do que possa ser?
    O erro que aparecia no relatório é:
    "código P01413
    aquecimento da sonda banco 1 ensor 2"
    +-
    tensão de alimentação incorreta"
    Cumprimentos

    #2
    Será, como foi indicado no diagnóstico, a sonda lambda.

    Comentário


      #3
      Boa tarde,
      Tenho um suzuki liana comprado recentemente de 2003 e aconteceu-me quando ia na auto-estrada precisamente o que aconteceu ao AntonioColaço. Tinha acelerado até aos 140 e já quando reduzi para os 80 começou a dar-me esse problema. O carro começou a engasgar um pouco, a acender a luz de motor e já não respondia. Até que parei, desliguei o motor e voltei a ligar e tudo normal.
      A solução para o seu carro passou pela sonda Lambda?
      Obrigado.

      Comentário


        #4
        O ideal será levar o carro a uma máquina de diagnostico OBDII.

        É simples e fica-se a saber o que o carro tem ao certo, pode ser mesmo muita coisa.



        Já agora, deixo um conselho genérico a todos os que lêm as boxes... há aparelhos destes a 10-15 euros e que permitem ler as avarias de boa parte dos carros... Custa menos que um diagnóstico e pode evitar uma ida ao médico por um fio desapertado (como me aconteceu uma vez, foi só encaixar e seguir viagem).

        Comentário


          #5
          Fiquei chocado com o primeiro testemunho. A centralina indica um erro na sonda lambda e o mecânico diz que não está relacionado. What

          No testemunho mais actual, antes de mais é necessário ligar a viatura para ver qual é o erro registado.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
            O ideal será levar o carro a uma máquina de diagnostico OBDII.

            É simples e fica-se a saber o que o carro tem ao certo, pode ser mesmo muita coisa.



            Já agora, deixo um conselho genérico a todos os que lêm as boxes... há aparelhos destes a 10-15 euros e que permitem ler as avarias de boa parte dos carros... Custa menos que um diagnóstico e pode evitar uma ida ao médico por um fio desapertado (como me aconteceu uma vez, foi só encaixar e seguir viagem).
            Às vezes...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
              Às vezes...
              Tens razão....

              Mas com bola de cristal e de "ouvido"... não é para todos!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                O ideal será levar o carro a uma máquina de diagnostico OBDII.

                É simples e fica-se a saber o que o carro tem ao certo, pode ser mesmo muita coisa.



                Já agora, deixo um conselho genérico a todos os que lêm as boxes... há aparelhos destes a 10-15 euros e que permitem ler as avarias de boa parte dos carros... Custa menos que um diagnóstico e pode evitar uma ida ao médico por um fio desapertado (como me aconteceu uma vez, foi só encaixar e seguir viagem).

                Obrigado pela resposta.
                Sabem se for a precision, feuvert etc.. conseguem saber isso?

                Comentário


                  #9
                  À partida a maioria dessas casas tem uma máquina profissional de leitura de erros (bem melhor que a minha, claro).E costumam ter um preço tabelado para essa leitura (não sei dizer qual).

                  Nem todas as avarias aparecem atenção. Mas é por onde se deve começar. Às tantas é algo simples.

                  Comentário


                    #10
                    o mecanico deve ter razao

                    ou muito me engano, mas tenho certeza quase absoluta que o motor que o teu liana usa é o mesmo usado nos jimny a gasolina.
                    ora, o jimny a gasolina tem um problema cronico no motor com os mesmos sintomas que apontas, que é o sensor de posiçao da cambota. quando aquece, nao sei exactamente porque, da informaçoes erradas e corta desempenho. se parares o carro e lhe deitares um bocado de agua cima resolve até aquecer de novo. nao é caro,so prai 80e.
                    unica coisa que acho estranho é dizeres que em nacional nao acontece, porque o motor devia estar mais quente nessas circunstancias. mas se bem me lembro, tambem so acontecia nos jimny a partir de certa velocidade.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Slowpoke Ver Post
                      o mecanico deve ter razao

                      ou muito me engano, mas tenho certeza quase absoluta que o motor que o teu liana usa é o mesmo usado nos jimny a gasolina.
                      ora, o jimny a gasolina tem um problema cronico no motor com os mesmos sintomas que apontas, que é o sensor de posiçao da cambota. quando aquece, nao sei exactamente porque, da informaçoes erradas e corta desempenho. se parares o carro e lhe deitares um bocado de agua cima resolve até aquecer de novo. nao é caro,so prai 80e.
                      unica coisa que acho estranho é dizeres que em nacional nao acontece, porque o motor devia estar mais quente nessas circunstancias. mas se bem me lembro, tambem so acontecia nos jimny a partir de certa velocidade.
                      Mais vale andar sem capô

                      Comentário


                        #12

                        Comentário


                          #13
                          Obrigado a todos. Fui a uma dessas oficinas e ele disse-me que eles não faziam isso que o melhor era levar a Suzuki... Nem sequer levou quis levar o carro à maquina para ver os erros. Alguem conhece alguma suzuki aqui em Lisboa?
                          Obrigado.

                          Comentário


                            #14
                            Se o carro só tem esse comportamento estranho em AE... eu acho que ele tem razão!

                            Ao preço a que estão as portagens, é mesmo de evitar as AE!

                            Suzuki em Lisboa? Acho que agora têm um novo importador... o Google não sabe de nada?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por CL Ver Post
                              Se o carro só tem esse comportamento estranho em AE... eu acho que ele tem razão!

                              Ao preço a que estão as portagens, é mesmo de evitar as AE!

                              Suzuki em Lisboa? Acho que agora têm um novo importador... o Google não sabe de nada?

                              Estive a ver e em Lisboa não existe nenhuma concessionária. Vou ter que ir a outro sítio. Pode ser que eles me consigam ajudar. Enfim...

                              Obrigado.

                              Comentário


                                #16
                                Na minha terra quem tem feito a assistência à Suzuki, assegurando a garantia, é o concessionário Renault.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por soopnazi Ver Post
                                  Estive a ver e em Lisboa não existe nenhuma concessionária. Vou ter que ir a outro sítio. Pode ser que eles me consigam ajudar. Enfim...

                                  Obrigado.
                                  Não tem concessionário oficial, só em Setúbal ou Leiria, mas já procuraste pelos anteriores concessionários oficiais? De certeza que conhecem melhor o Liana do que estes novos... e certamente ainda não se terão esquecido dos pormenores desses motores.


                                  Contacta com esta gente:

                                  Distribuidor das marcas Renault, Dacia e Mitsubishi - Vesauto

                                  Ficacém
                                  Zona Industrial de São Carlos, Apartado 38, 2726-901 Mem Martins
                                  Tel: 21 926 9000

                                  S.R.V.A. - Concessionário Suzuki

                                  Tirando esses, acho que te poderás safar em qualquer oficina da rede Bosch.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por AntonioColaço Ver Post
                                    Bom dia, tive um problema com o meu suzuki liana ao fazer um viagem longa, aliás foi a primeira viagem realmente longa que fiz desde que adquiri o carro.
                                    Acontece que o carro em auto estrada com uma velocidade ainda moderada (por volta dos 110 130 kmh) começa a soluçar, aparece uma luz no painel de um carro com cadeado, e perde velocidade ao ponto de quase parar (o acelerador não responde). Passados uns segundos volta tudo ao normal, mas volta a repetir-se. O curioso é que isto só acontece em auto estrada quando elevo as rotações, pois em estrada nacional nunca acontece, no dia de regresso de férias fiz 300km por nacional o carro sempre impecável, quando o meti em auto estrada voltou tudo aos sintomas que descrevi em cima.
                                    Levei o carro ao mecânico (logo quando cheguei ao local de férias) que o ligou à maquina e deu de erro o sensor da lambda que ele disse não ter relação, perguntou que gasolina metia e para lhe dar umas aceleradelas. Certo é que no regresso voltou a fazer como já disse em cima.
                                    Já aconteceu algo de parecido a alguém ou têm ideia do que possa ser?
                                    O erro que aparecia no relatório é:
                                    "código P01413
                                    aquecimento da sonda banco 1 ensor 2"
                                    +-
                                    tensão de alimentação incorreta"
                                    Cumprimentos

                                    Boas, sei que o tópico é antigo, mas ando a pesquisar, meu carro apresentou o mesmo problema e o mesmo diagnostico por um mecanico, troquei a sonda, mas o problema reapareceu, conseguiu resolver o problema?

                                    Obrigado

                                    Comentário


                                      #19
                                      Qual o sintoma do teu?

                                      Comentário


                                        #20
                                        O meu (de outra marca) desenvolveu nos últimos 3 dias um sintoma idêntico... engasga-se (falha de faísca ou combustão) a baixas velocidades do motor... começou por ser só em frio no 1º dia... ontem já tanto faz estar frio como à temperatura normal de funcionamento... um gajo acelera e ele dá uma stickada... não carbura!

                                        Depois das 1.700-2 mil rpm não há problema algum e ele desalvora que nem um louco.

                                        Já lhe vi as 4 velas que só têm 40 mil km e estão cinzentas claras quase como novas. O eléctrodo central da vela 4 pareceu um pouco mais gasto portanto dei duas mocadas com o eléctrodo lateral no candeeiro e deve ter ficado com a folga mais equilibrada... O da vela 2 só levou uma mocada...

                                        As bobines são novas! São de 2009 e foram instaladas novas no ano passado ou há 2 anos ou assim... de qualquer forma elas são duplas e aquilo trabalha uma no cilindro 1 e 4 e a outra no cilindro 3 e 2. Portanto o 4 e o 2 estão em bobines diferentes... também não pode ser daí!

                                        O que é que sobra? A fdp da compressão!

                                        Não é junta de cabeça, não há consumo de óleo anormal (as velas estão silver!!!), mas suspeito dos anéis de retenção da compressão...

                                        Aquilo só trabalha bem quando roda a velocidades de gente! Não é a fazer de conta que é um carro... Ou seja! Precisa que os êmbolos gerem uma boa compressão... o que não acontece a baixas rpm porque se perde para o cárter...

                                        Não me resta mais senão fazer o teste da barata... o teste de compressão...


                                        Material para meter isto em 1.6 são 350€... e quanto de MO??? 1.500?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                          O meu (de outra marca) desenvolveu nos últimos 3 dias um sintoma idêntico... engasga-se (falha de faísca ou combustão) a baixas velocidades do motor... começou por ser só em frio no 1º dia... ontem já tanto faz estar frio como à temperatura normal de funcionamento... um gajo acelera e ele dá uma stickada... não carbura!

                                          Depois das 1.700-2 mil rpm não há problema algum e ele desalvora que nem um louco.

                                          Já lhe vi as 4 velas que só têm 40 mil km e estão cinzentas claras quase como novas. O eléctrodo central da vela 4 pareceu um pouco mais gasto portanto dei duas mocadas com o eléctrodo lateral no candeeiro e deve ter ficado com a folga mais equilibrada... O da vela 2 só levou uma mocada...

                                          As bobines são novas! São de 2009 e foram instaladas novas no ano passado ou há 2 anos ou assim... de qualquer forma elas são duplas e aquilo trabalha uma no cilindro 1 e 4 e a outra no cilindro 3 e 2. Portanto o 4 e o 2 estão em bobines diferentes... também não pode ser daí!

                                          O que é que sobra? A fdp da compressão!

                                          Não é junta de cabeça, não há consumo de óleo anormal (as velas estão silver!!!), mas suspeito dos anéis de retenção da compressão...

                                          Aquilo só trabalha bem quando roda a velocidades de gente! Não é a fazer de conta que é um carro... Ou seja! Precisa que os êmbolos gerem uma boa compressão... o que não acontece a baixas rpm porque se perde para o cárter...

                                          Não me resta mais senão fazer o teste da barata... o teste de compressão...


                                          Material para meter isto em 1.6 são 350€... e quanto de MO??? 1.500?
                                          Tens de levar isso a uma oficina antes que precises de bielas novas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                            O meu (de outra marca) desenvolveu nos últimos 3 dias um sintoma idêntico... engasga-se (falha de faísca ou combustão) a baixas velocidades do motor... começou por ser só em frio no 1º dia... ontem já tanto faz estar frio como à temperatura normal de funcionamento... um gajo acelera e ele dá uma stickada... não carbura! Depois das 1.700-2 mil rpm não há problema algum e ele desalvora que nem um louco. Já lhe vi as 4 velas que só têm 40 mil km e estão cinzentas claras quase como novas. O eléctrodo central da vela 4 pareceu um pouco mais gasto portanto dei duas mocadas com o eléctrodo lateral no candeeiro e deve ter ficado com a folga mais equilibrada... O da vela 2 só levou uma mocada...As bobines são novas! São de 2009 e foram instaladas novas no ano passado ou há 2 anos ou assim... de qualquer forma elas são duplas e aquilo trabalha uma no cilindro 1 e 4 e a outra no cilindro 3 e 2. Portanto o 4 e o 2 estão em bobines diferentes... também não pode ser daí!O que é que sobra? A fdp da compressão!Não é junta de cabeça, não há consumo de óleo anormal (as velas estão silver!!!), mas suspeito dos anéis de retenção da compressão...Aquilo só trabalha bem quando roda a velocidades de gente! Não é a fazer de conta que é um carro... Ou seja! Precisa que os êmbolos gerem uma boa compressão... o que não acontece a baixas rpm porque se perde para o cárter...Não me resta mais senão fazer o teste da barata... o teste de compressão...Material para meter isto em 1.6 são 350€... e quanto de MO??? 1.500?
                                            Nos motores a gasolina não é suposto as velas serem trocadas a cada 25k kms mais ou menos?

                                            Se assim for e as tuas já levam 40k kms então deve estar na hora de trocar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Gipepi Ver Post
                                              Boas, sei que o tópico é antigo, mas ando a pesquisar, meu carro apresentou o mesmo problema e o mesmo diagnostico por um mecanico, troquei a sonda, mas o problema reapareceu, conseguiu resolver o problema?

                                              Obrigado
                                              As voltas que a vida dá. Respondi a este tópico há séculos e desde essa altura já me passou pelas mãos um Liana.

                                              O problema descrito é crónico, mais conhecido em países onde este carro vendeu mais.

                                              É o sensor da cambota. Por isso é que aparece mesmo o símbolo do cadeado que é o imobilizador, como se o motor desligasse.

                                              Resolvi o problema relativamente barato e foi com palpite a partir de fóruns internacionais. Em termos de erros nenhuma máquina apanhou, mas eram programas algo genéricos.

                                              O Liana ficou na família e continua a rolar sem problemas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                                Nos motores a gasolina não é suposto as velas serem trocadas a cada 25k kms mais ou menos?

                                                Se assim for e as tuas já levam 40k kms então deve estar na hora de trocar.

                                                Eu tenho um carro especial que usa velas especialíssimas que aquilo tem um eléctrodo central tipo agulha em irídio e que deveria durar mais de 100 mil km, mas que não estão a aguentar-se à bronca... e, de facto, eu escrevi 40 mas já fizeram 50 mil km... mas ainda nem deviam estar a dar sinal de fraqueza! Mas estão...

                                                De facto aquilo tem um sistema de "lost ou waste spark"... as bobines "bobinam" corrente para o cilindro que precisa e para o outro que não precisa (dá para queimar os resíduos e tornar o motor mais "green friendly"), mas isso implica que todas as velas tenham de produzir faísca mesmo quando não precisam de produzir potência... ou seja, trabalham o dobro do que seria necessário... não fosse aquela coisa do "green" e queimar os resíduos que eventualmente ainda possam existir... coisas dos "green"!

                                                Mas está resolvido! Era uma questão de folgas nas velas 2 e 4 que são as mais consumidas habitualmente (são as secundárias das bobines, que estão inseridas nos cilindros 1 e 3).

                                                Claro que este motor tem um problema! Senão as velas fariam 120-130 mil km como seria expectável.

                                                Mas as velas custam 7-10€ cada uma... Não vale a pena a gente complicar o que pode ser simples... é mudar as velas e dar graças a Deus!
                                                Editado pela última vez por CL; 12 October 2020, 23:46.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                  Eu tenho um carro especial que usa velas especialíssimas que aquilo tem um eléctrodo central tipo agulha em irídio e que deveria durar mais de 100 mil km, mas que não estão a aguentar-se à bronca... e, de facto, eu escrevi 40 mas já fizeram 50 mil km... mas ainda nem deviam estar a dar sinal de fraqueza! Mas estão...

                                                  De facto aquilo tem um sistema de "lost ou waste spark"... as bobines "bobinam" corrente para o cilindro que precisa e para o outro que não precisa (dá para queimar os resíduos e tornar o motor mais "green friendly"), mas isso implica que todas as velas tenham de produzir faísca mesmo quando não precisam de produzir potência... ou seja, trabalham o dobro do que seria necessário... não fosse aquela coisa do "green" e queimar os resíduos que eventualmente ainda possam existir... coisas dos "green"!

                                                  Mas está resolvido! Era uma questão de folgas nas velas 2 e 4 que são as mais consumidas habitualmente (são as secundárias das bobines, que estão inseridas nos cilindros 1 e 3).

                                                  Claro que este motor tem um problema! Senão as velas fariam 120-130 mil km como seria expectável.

                                                  Mas as velas custam 7-10€ cada uma... Não vale a pena a gente complicar o que pode ser simples... é mudar as velas e dar graças a Deus!
                                                  E apertar conforme para não perder compressão e com isso não ser papado na AE pelos Saxo Cups do aço.

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                                                    #26
                                                    Nem mil km e está pior... só lhe mudei as velas 2 e 4, já nem vou mudar as outras porque estavam boas...

                                                    É só em frio... é a pita da compressão... até os materiais aquecerem e dilatarem... filho de uma grande pota! Aquela mreda depois das 1700 rpm não há pai pra ele! Dasse... eu sei que não há carros em PT a andar a mais de 130... mas aquele até que dá um cadito mais...

                                                    Tou, como se diz em bom português, fdd! Nem preciso de fazer o teste de compressão... só preciso de juntar uns cracanhóis e meter aquilo em 1.6... tou fdd...

                                                    pá! tu tens manómetro lá no teu estaminé para fazer um teste de compressão a frio? Não preciso do teste normal morno! Ou também se pode depois fazer, mas é já para brincar...

                                                    É deixar lá o carro durante a noite e testar na manhã seguinte... Começar pelo cilindro 4... Tou mesmo fdd...
                                                    Editado pela última vez por CL; 29 October 2020, 17:14.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                      Eu tenho um carro especial que usa velas especialíssimas que aquilo tem um eléctrodo central tipo agulha em irídio e que deveria durar mais de 100 mil km, mas que não estão a aguentar-se à bronca... e, de facto, eu escrevi 40 mas já fizeram 50 mil km... mas ainda nem deviam estar a dar sinal de fraqueza! Mas estão...

                                                      De facto aquilo tem um sistema de "lost ou waste spark"... as bobines "bobinam" corrente para o cilindro que precisa e para o outro que não precisa (dá para queimar os resíduos e tornar o motor mais "green friendly"), mas isso implica que todas as velas tenham de produzir faísca mesmo quando não precisam de produzir potência... ou seja, trabalham o dobro do que seria necessário... não fosse aquela coisa do "green" e queimar os resíduos que eventualmente ainda possam existir... coisas dos "green"!

                                                      Mas está resolvido! Era uma questão de folgas nas velas 2 e 4 que são as mais consumidas habitualmente (são as secundárias das bobines, que estão inseridas nos cilindros 1 e 3).

                                                      Claro que este motor tem um problema! Senão as velas fariam 120-130 mil km como seria expectável.

                                                      Mas as velas custam 7-10€ cada uma... Não vale a pena a gente complicar o que pode ser simples... é mudar as velas e dar graças a Deus!
                                                      Wasted spark não é uma coisa de green, é uma questão de simplificar a ignição.

                                                      O 2cv usa isso desde 1950.

                                                      A questão do desgaste das velas maior numa saída da bobina tem a ver com a faísca saltar do borne da massa para o central e não como é comum do eléctrodo central para a massa.

                                                      Basta fazer como eu faço e trocar as velas entre os cilindros para nivelar.

                                                      Posso-te dizer que com as NGK iridium esse desgaste é muito diminuito, as denso gastam-se mais depressa.
                                                      Editado pela última vez por Illusion; 29 October 2020, 18:22.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Salta sempre do central para o de massa, para a rosca... Como é que estás a ver a questão? Então o cachimbo está ligado ao eléctrodo central... a faísca vai por ali abaixo (a corrente, melhor dizendo) e depois é "obrigada" a saltar para a superfície metálica que estiver mais próxima, que é o eléctrodo que está por baixo, que está ligado à rosca da cabeça do motor.

                                                        As NGK irídio duram muito menos do que estas Champion "made in USA"... mas são, sem qualquer dúvida para mim!, a 2ª melhor opção! A 1ª melhor opção foi a adoptada em fábrica... eles devem ter testado tudo e mais um alguidar... como todos os fabricantes!

                                                        Mas quando temos segmentos ou camisas riscadas... não há grande volta a dar à questão... é colocar tudo novo ou melhor!


                                                        Foi culpa minha! A gente não pode andar um ano ou mais a gastar 5 litros de anticongelante e mais 6-8 litros de água destilada! Foram uns bons 12 litros a passar-se entre a junta da cabeça, as válvulas de escape e o cárter... a "lubrificar" válvulas, àrvores de cames, moentes da cambota, capas de bielas e sei lá o que mais...

                                                        Temos que ter noção do que fazemos. Normalmente eles aguentam-se mais ou menos bem à bronca... Este só aguentou mais uns 40 mil km... Morreu! Tenho que lhe pedir a certidão de óbito (teste de compressão a frio).

                                                        Mea culpa! É levar tudo até ao limite... só me posso queixar do dono do carro!

                                                        Que sou eu...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                          Salta sempre do central para o de massa, para a rosca... Como é que estás a ver a questão? Então o cachimbo está ligado ao eléctrodo central... a faísca vai por ali abaixo (a corrente, melhor dizendo) e depois é "obrigada" a saltar para a superfície metálica que estiver mais próxima, que é o eléctrodo que está por baixo, que está ligado à rosca da cabeça do motor.
                                                          Estou a ver a questão pelo lado da física, a polaridade se um dos lados da bobine.

                                                          É isto

                                                          Comentário

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