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Governo inicia cortes nas novas concessões de auto-estradas

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    Governo inicia cortes nas novas concessões de auto-estradas

    O Ministério da Economia e Emprego vai cancelar parte do investimento contratado com a subconcessão da Baixo Tejo, eliminando seis dos 10 troços que compõem o empreendimento adjudicado em 2009 ao consórcio liderado pela Brisa.

    O Negócios sabe que, com esta medida, o Governo conta poupar, no mínimo, 270 milhões de euros.

    Dos troços que serão cancelados, dois são construção nova e quatro para conservação e manutenção, que tinha sido contratada pelos 30 anos da concessão e pela qual a Estradas de Portugal (EP) pagaria independentemente de ser necessária.

    A intenção do ministro Álvaro Santos Pereira e do secretário das Obras Públicas, Sérgio Monteiro, é que passe a ser a EP a contratar os trabalhos de conservação e manutenção quando os considerar necessários, e não estar a assumir esses pagamentos hoje sem saber se serão precisos.

    O Negócios sabe que houve já contactos informais com a concessionária, a qual irá ser notificada brevemente do cancelamento destes troços, com uma extensão total de 48,2 quilómetros. A concessão do Baixo Tejo integrava um conjunto de infra-estruturas, num total de cerca de 70 quilómetros, dos quais 32 diziam respeito a construção, conservação e exploração e 38 ao aumento do número de vias, conservação e exploração.

    Além do corte da despesa, com esta decisão o Governo dá também uma resposta à comunidade local e aos ambientalistas que têm vindo a manifestar preocupação relativamente às intervenções previstas nesta concessão.

    A decisão tomada para a Baixo Tejo, resultante de uma avaliação do ponto de vista técnico e jurídico, irá ser estendida às restantes subconcessões, adjudicadas pelo anterior Governo entre 2008 e 2010 e que estão neste momento a ser construídas.

    O Negócios sabe que o secretário de Estado das Obras Públicas tem desenvolvido contactos com as várias concessionárias e bancos financiadores no sentido de os sensibilizar para a necessidade desta redução do esforço financeiro do Estado, designadamente para a própria sustentabilidade do modelo de financiamento do sector.



    Ainda que nalguns casos os trabalhos no terreno estejam já em estado avançado, o Governo pretende actuar, onde for possível, na maioria destas vias, seja cancelando a construção de troços que ainda não se iniciou, seja cortando a manutenção e conservação contratada pelo prazo da concessão.

    Além do túnel do Marão, estão neste momento em construção sete subconcessões - Transmontana, Douro Interior, Baixo Alentejo, Baixo Tejo, Litoral Oeste, Algarve Litoral e Pinhal Interior - segundo o novo modelo de financiamento do sector rodoviário, o qual prevê que as receitas de portagem destas vias revertam para a Estradas de Portugal, que por seu lado pagará às concessionárias pela disponibilidade das infra-estruturas e pelo serviço.

    A redução de despesa (270 milhões em termos imediatos), que o Governo estima obter com o cancelamento de parte do investimento que seria agora executado na Baixo Tejo, pode vir a ser superior quando forem desfeitas operações financeiras relativas a esta parte dos trabalhos que não se irá concretizar.
    Governo inicia cortes nas novas concessões de auto-estradas - Empresas - Jornal de negócios online

    #2
    Desta noticia destaco estes parágrafos:

    A intenção do ministro Álvaro Santos Pereira e do secretário das Obras Públicas, Sérgio Monteiro, é que passe a ser a EP a contratar os trabalhos de conservação e manutenção quando os considerar necessários, e não estar a assumir esses pagamentos hoje sem saber se serão precisos.

    ...

    A decisão tomada para a Baixo Tejo, resultante de uma avaliação do ponto de vista técnico e jurídico, irá ser estendida às restantes subconcessões, adjudicadas pelo anterior Governo entre 2008 e 2010 e que estão neste momento a ser construídas.
    Então mas que raio de negócio foi este ?!?

    As obras, seja do que for não devem ser feitas e pagas apenas quando necessário ?!?!?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Omega Ver Post

      Então mas que raio de negócio foi este ?!?

      As obras, seja do que for não devem ser feitas e pagas apenas quando necessário ?!?!?
      Ainda te surpreendes com isto? Este mundo das obras públicas é um lamaçal, não é por acaso que as empresas se sujeitam aos atrasos de pagamentos e pequenos abusos do Estado.

      Comentário


        #4
        Surpreendo.

        Os tipos do governo anterior assinaram de cruz ?

        Comentário


          #5
          Acho que já temos AEs suficientes e as que não temos acho que se é para inchar forte e feio e dar de comer a concessionárias é melhor não construir e manter o que existe.

          Comentário


            #6
            lol gente que ainda se surpreende com as falcatruas dos xuxas.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Omega Ver Post
              Desta noticia destaco estes parágrafos:



              Então mas que raio de negócio foi este ?!?

              As obras, seja do que for não devem ser feitas e pagas apenas quando necessário ?!?!?


              a parte mais gira é que a estradas de portugal continua a ter departamento de manutenção de estradas

              Comentário


                #8
                Cancelaram o troço que liga a fonte da telha à costa.. como é possível continuar-se com a vergonha daquela estrada que mais parece dos anos 60 em pleno secúlo XXI

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por CletoZaca Ver Post
                  lol gente que ainda se surpreende com as falcatruas dos xuxas.
                  Lol, gente que acha tudo normalíssimo!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                    Desta noticia destaco estes parágrafos:



                    Então mas que raio de negócio foi este ?!?

                    As obras, seja do que for não devem ser feitas e pagas apenas quando necessário ?!?!?

                    deixa ca ver, falam em brisa, mas deviam secalhar falar em mota engil
                    mota engil secalhar porque não falar em jorge coelho
                    jorge coelho, não é aquele que disse que a culpa não podia morrer solteira??
                    aquele que era ministro

                    acho que ja ajudei

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por loop Ver Post
                      Cancelaram o troço que liga a fonte da telha à costa.. como é possível continuar-se com a vergonha daquela estrada que mais parece dos anos 60 em pleno secúlo XXI
                      realmente... o disparate total. então era muito mais fácil e acertado continuar a gastar o dinheiro que não há.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por loop Ver Post
                        Cancelaram o troço que liga a fonte da telha à costa.. como é possível continuar-se com a vergonha daquela estrada que mais parece dos anos 60 em pleno secúlo XXI
                        As medidas são boas se não nos disserem directamente respeito

                        A Fonte da Telha é que precisava de uma limpeza a sério, é uma vergonha nacional o que se passa ali, cada um constroí o que quer onde quer.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por loop Ver Post
                          Cancelaram o troço que liga a fonte da telha à costa.. como é possível continuar-se com a vergonha daquela estrada que mais parece dos anos 60 em pleno secúlo XXI

                          a estrada não é boa, mas achas mesmo que merece 1 estrada nova??
                          só porque se quer ir para a praia??
                          a estrada tirando o verao é deserta

                          depois aquela da trafaria para coina, aquilo tem mais viadutos que sei la o que, claro que se tem que cortar isto tudo

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            As medidas são boas se não nos disserem directamente respeito

                            A Fonte da Telha é que precisava de uma limpeza a sério, é uma vergonha nacional o que se passa ali, cada um constroí o que quer onde quer.
                            é tipo as scuts, todos concordam desde que não seja na que usam

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                              é tipo as scuts, todos concordam desde que não seja na que usam
                              olha que não. eu concordo e até sou utilizador.

                              temos que ganhar noção que este tipo de cortes tem que tocar a todo o país.

                              Comentário


                                #16
                                Eu concordo com portagens para pagar a estrada (custo real para o contribuinte) depois de paga só concordo com portagens para manutenção.

                                A mim também me dava jeito uma AE como alternativa à IP3, mas nos termos em que se faz a usurpação da propriedade nacional e se entrega à "exploração", deixem os planos nas gavetas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                                  olha que não. eu concordo e até sou utilizador.

                                  temos que ganhar noção que este tipo de cortes tem que tocar a todo o país.

                                  começo com o baixo tejo mas eles não excluem outros pontos do pais

                                  eu não sei como anda a 3 ae porto lisboa, mas por mim essa nem tinha mais nada que se falar

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                    Eu concordo com portagens para pagar a estrada (custo real para o contribuinte) depois de paga só concordo com portagens para manutenção.

                                    A mim também me dava jeito uma AE como alternativa à IP3, mas nos termos em que se faz a usurpação da propriedade nacional e se entrega à "exploração", deixem os planos nas gavetas.
                                    para isso eram precisas duas coisas:
                                    • que a estrada fosse construída directamente pelo estado, o que implica que o estado tenha dinheiro para a construir
                                    • que uma AE tenha como únicos custos a construção e a manutenção.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                      a parte mais gira é que a estradas de portugal continua a ter departamento de manutenção de estradas
                                      Não esquecer que kms e kms de Estradas Nacionais são de responsabilidade dos mesmos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Mais uma vez a margem sul do Tejo acabou por sair adiada... Se tivesse sido a primeira vez, até se compreendia, pelo estado actual do país! Mas não...

                                        Que tristeza!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                          Não esquecer que kms e kms de Estradas Nacionais são de responsabilidade dos mesmos.

                                          precisamente

                                          qual o interesse de subcontratar fora o que pode ser feito internamente?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por loop Ver Post
                                            Cancelaram o troço que liga a fonte da telha à costa.. como é possível continuar-se com a vergonha daquela estrada que mais parece dos anos 60 em pleno secúlo XXI

                                            e que tal ir falar com a CM Almada, que nem as expropriações fez, e deixa a costa no estado miserável em que está?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                              Mais uma vez a margem sul do Tejo acabou por sair adiada... Se tivesse sido a primeira vez, até se compreendia, pelo estado actual do país! Mas não...

                                              Que tristeza!

                                              PL, se formos mesmo objectivos, é relativamente simples perceber que esta é mais uma das concessões que nunca vai dar lucro.

                                              é sempre para dar prejuízo e indemnizações compensatórias...

                                              nem a própria CRIPS vai ter tráfego que a justifique...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                precisamente

                                                qual o interesse de subcontratar fora o que pode ser feito internamente?
                                                Tinha interpretado mal a tua frase.

                                                Passem a fazer os contratos assim: AE do ponto X para Y, quem quiser construir força, terão a concessão X anos, tem que manter em condições, cobram as portagens, áreas de serviço e combustíveis. O Estado só garante a passagem da estrada.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                  Tinha interpretado mal a tua frase.

                                                  Passem a fazer os contratos assim: AE do ponto X para Y, quem quiser construir força, terão a concessão X anos, tem que manter em condições, cobram as portagens, áreas de serviço e combustíveis. O Estado só garante a passagem da estrada.

                                                  certo, mas estes contrato de manutenção tinham ratisse.

                                                  porque não eram sobre a AR portajada (que tem sempre manutenção associada feita pela concessionária)

                                                  é manutenção sobre estradas nacionais, essa sim é da responsabilidade da EP

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por loop Ver Post
                                                    Cancelaram o troço que liga a fonte da telha à costa.. como é possível continuar-se com a vergonha daquela estrada que mais parece dos anos 60 em pleno secúlo XXI
                                                    É do que mais estamos a precisar é de AEs novas para ir à praia...

                                                    O IC32 já vem trazer grandes melhorias na circulação na zona. Essa estrada leva um tapete novo, sinalização a condizer e para já fica muito bem.

                                                    Já se previa que esse projecto não avançasse e claro está que a xora Emilia já ficou amuada, pq já estava a contar com mais uns €urois dali.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Muito bem, não há dinheiro, nada a fazer.
                                                      Mas ao menos, na parte das casa velhas à charneca que deixem aquilo em condições e não a vergonha que está agora, além de reporem os acessos que suprimiram para a construção, que que no fim seriam repostos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                                                        O Governo vai cancelar o investimento na subconcessão de seis dos dez troços da Baixo Tejo, uma poupança de pelo menos 270 milhões.A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte do Ministério da Economia.

                                                        A notícia tinha sido avançada hoje pelo Jornal de Negócios, que adiantava que dos seis troços que serão cancelados, dois são construção nova e quatro para conservação e manutenção, que tinha sido contratada pelos 30 anos da concessão e pela qual a Estradas de Portugal (EP) pagaria independentemente de ser necessária.

                                                        Fonte do Ministério da Economia confirmou também à Lusa que o Governo tem intenção de cancelar mais investimentos em subconcessões adjudicadas pelo anterior Governo.

                                                        Os seis troços que vão ser cancelados brevemente fazem parte de um projecto adjudicado em 2009 a um consórcio liderado pela Brisa.

                                                        A concessão Baixo Tejo integra a construção do lanço de auto-estrada do IC32 (Circular Interna da Península de Setúbal (CRIPS) Funchalinho/Coina, a construção da ER 377-2, entre a Costa de Caparica e a Fonte da Telha, e a manutenção de vias já em serviço. A conclusão da obra, que compreende um total de 68 quilómetros (17 dos quais com portagem), estava prevista para Dezembro de 2011.
                                                        IN: Governo cancela concessões da Baixo Tejo | Económico


                                                        Assim fica + fácil...
                                                        Agora, n sei onde é q eles esperavam ter obra feita em Dezembro! Aí vinha + uma derrapagem orçamental e temporal (se bem q n percebi qual seria o troço)??

                                                        Qt ao q está sublinhado: C/ é q é? C/ é q ninguém vai preso neste país? Ninguém é responsabilizado?

                                                        Apesar da "poupança" apresentada, penso q estas zonas n necessitam de novas AE mas sim, de soluções ao trânsito infernal da zona. A ligação da VdG à 25/Abril até me parece bem (c as devidas portagens) mas, a estrada q vai da Costa à Fonte da Telha é uma miséria, uma vergonha msm! Em certas zonas andamos a proteger pessoas q ocuparam terrenos e construções ilegais em prol do desenvolvimento do País.

                                                        Outra solução ao problema da zona sul é taxar as duas pontes p igual, sendo as duas solidárias, visto serem do msm consórcio/concessão - ambas contribuíam p 1 fundo único de gestão e manutenção.


                                                        Edd
                                                        Este tema já estava a ser debatido no tópico da "crise"...


                                                        Edd

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por loop Ver Post
                                                          Cancelaram o troço que liga a fonte da telha à costa.. como é possível continuar-se com a vergonha daquela estrada que mais parece dos anos 60 em pleno secúlo XXI
                                                          Essa até a situação menos preocupante. As obras da CRIPS é que já andam há ano e meio, troços alcatroados, viadutos colocados, terraplanagens feitas, o que é que vai acontecer, vão deixar a obra assim?

                                                          Comentário


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                                                            Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                                            Essa até a situação menos preocupante. As obras da CRIPS é que já andam há ano e meio, troços alcatroados, viadutos colocados, terraplanagens feitas, o que é que vai acontecer, vão deixar a obra assim?
                                                            E a vergonha que está na zona onde estão os viadutos.
                                                            Todos falam que se não há para uns, não há para outros, mas haveriam ir para os locais onde estão a fazer o novos viadutos, a terem que ir todos os dias para o trabalho a 15km/h porque a 30km/h já é demais.
                                                            Nem é por mim, que eu vou da Costa e apanho só o ic20 (via rápida), mas os desgraçados da charneca e arredores pioraram e muito desde que começaram as obras. Deixar esta zona assim é criminoso.
                                                            Em relação é estrada Costa-Fonte da telha, até gosta dela assim, não com os "forasteiros no verão", mas no inverno tem pouco movimente e é bastante "pitoresca"

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