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Problema com Garantias (mais um..)

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    Problema com Garantias (mais um..)

    Pesquisei por tópicos de garantias (e são vários) mas nenhum respondia à minha dúvida, embora eu já tenha visto algures no fórum a resposta.

    É assim:

    Quando um artigo é dado pela loja como não tendo reparação (neste caso, Staples) quais são as minhas alternativas?

    É que aqui há uns anos, ou substituíam por um igual/equivalente ou devolviam o dinheiro.

    No meu caso é um disco rígido externo, não tem reparação e um igual é muito mais caro que o valor do meu (foi comprado em promoção). Agora dizem que não me dão o dinheiro e insistem no vale de desconto.

    A minha dúvida é: Posso exigir o dinheiro ou a lei já mudou e eles não são obrigados à devolução? Eu disse-lhes que não, que ia ser resolvido de outra maneira. Mas eles não cederam e disseram que era a única alternativa, aceitar o vale de compra. Quer dizer, se decidem-se tirar de lá os discos rigidos eu tinha de comprar outra coisa qualquer???

    É que nem encontro as leis sobre o assunto, verdade seja dita, não entendo nada sobre a leitura de leis. Eu só quero uma de duas coisas, ou um produto equivalente pelo mesmo preço ou o dinheiro. Mais nada.

    Se me puderem ajudar, agradecia.
    Editado pela última vez por Bj40; 28 August 2011, 18:11.

    #2
    Tens aqui o decreto lei que regula este assunto: http://www.ciab.pt/dc_pdf/dl_67_03.pdf

    Comentário


      #3
      Têm de dar produto equivalente ou ressarcir o valor pago do mesmo modo em que o pagamento foi feito.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por RuiPedroCosta Ver Post
        Tens aqui o decreto lei que regula este assunto: http://www.ciab.pt/dc_pdf/dl_67_03.pdf
        Obrigado.

        Eu no Google já tinha encontrado este texto (não este mas sim igual) mas fiquei sem perceber bem, não me parece muito concreto.

        Do que entendo que seja importante, refere:

        Artigo 4.º Direitos do consumidor 1 - Em caso de falta de conformidade do bem com o contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta sem encargos, por meio de reparação ou de substituição, à redução adequada do preço ou à resolução do contrato.

        Mas isto quer dizer exactamente o quê? Posso exigir a devolução do dinheiro ou não?

        (que fique claro que eu quero é um artigo que me substitua o disco, de características idênticas e não melhores e que não tenha encargos para mim. E eles nem se esforçaram por procurar um artigo semelhante. Querem-me impingir o vale de crédito e mais nada)

        Comentário


          #5
          O que a lei diz é:

          1 - Em caso de falta de conformidade do bem com o contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta sem encargos, por meio de reparação ou de substituição, à redução adequada do preço ou à resolução do contrato.
          Portanto as possibilidades segundo a lei são:
          - reparação ou substituição.
          - Redução do preço adequada (neste caso não se aplica porque o disco simplesmente não funciona llogo tornou-se em algo sem valor)
          - Resolução do contrato. Tu devolves o disco e eles devolvem-te o dinheiro.

          Cupões de desconto, ou saldo em cartões e coisas do género não estão previstas e como tal só aceitas se quiseres. Neste caso como a reparação é impossível, se eles não quiserem substituir, terão que resolver o contrato, ou seja, ficam com o disco e dão-te o dinheiro.

          Aquilo que eu faria primeiro era escrever no livro de reclamações caso eles insistam nos cupões.


          EDIT: Vi depois de escrever que havia mais respostas... A substituição por um disco que cumpra todos os requisitos e características do contrato inicial é possível. Falta saber é se eles estão interessados.
          Editado pela última vez por mundano; 28 August 2011, 18:50.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por mundano Ver Post
            O que a lei diz é:



            Portanto as possibilidades segundo a lei são:
            - reparação ou substituição.
            - Redução do preço adequada (neste caso não se aplica porque o disco simplesmente não funciona llogo tornou-se em algo sem valor)
            - Resolução do contrato. Tu devolves o disco e eles devolvem-te o dinheiro.

            Cupões de desconto, ou saldo em cartões e coisas do género não estão previstas e como tal só aceitas se quiseres.


            Aquilo que eu faria primeiro era escrever no livro de reclamações.
            Obrigado pelas respostas.

            É que eu tinha a ideia de ser isto que referes e na Worten já não é a primeira vez que me devolvem o dinheiro.

            Hoje chego a Staples e o rapaz que me atendeu veio com essa conversa do vale e eu insisti que achava que podia pedir a devolução.

            Entretanto aparece uma mulher, devia ser chefe, toda arrogante a dizer que não há outra maneira. OU escolho um produto até aquele valor ou aceito o vale de desconto. Eu disse-lhe isso da Worten e ela disse que não tinha nada a ver com o assunto, na Staples é assim.

            Ou seja, fez-me duvidar que entretanto a lei tivesse sido alterada pelo que não fiz barulho (mas também não aceitei o vale de desconto).

            Sendo assim, terão uma visita minha esta semana e vai haver barulho.

            Livro de reclamações e queixa à autoridade competente.

            Obrigado mais uma vez pela vossa ajuda.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por mundano Ver Post
              EDIT: Vi depois de escrever que havia mais respostas... A substituição por um disco que cumpra todos os requisitos e características do contrato inicial é possível. Falta saber é se eles estão interessados.
              Não é possível pelo seguinte:

              O único disco que lá está de 500 GB, não é portátil (é de ligar à corrente) e é muuuuito maior que o meu.

              O mais barato idêntico ao meu (500 GB, totalmente portátil, um pouco maior mas aceitável) custa mais 15€.

              Coloquei-lhes esta possibilidade e desde logo não aceitaram. Segundo a mulher: "Ou paga a diferença para o mais caro ou aceita o vale de crédito".

              Comentário


                #8
                É fácil.

                Leva o tal decreto lei que aqui colocaram e vê o que eles dizem.
                Se não resultar, pede para falar com o responsável da loja, que em princípio não vai querer confusão e resolve-te o problema.
                Se mesmo assim não resultar, tens de partir para o método de fazer barulho (não literalmente). Podes por exemplo dizer que enquanto não tiveres o dinheiro não sais da loja. E não sais mesmo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                  É fácil.

                  Leva o tal decreto lei que aqui colocaram e vê o que eles dizem.
                  Se não resultar, pede para falar com o responsável da loja, que em princípio não vai querer confusão e resolve-te o problema.
                  Se mesmo assim não resultar, tens de partir para o método de fazer barulho (não literalmente). Podes por exemplo dizer que enquanto não tiveres o dinheiro não sais da loja. E não sais mesmo.
                  Do livro de reclamações já não se livram e se estiver lá a mulher que me veio dizer que não tinha alternativa, irá uma queixa para o director da loja.

                  É que ainda por cima são cerca de 15-20 Km para cada lado e fui lá de propósito.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                    Do livro de reclamações já não se livram e se estiver lá a mulher que me veio dizer que não tinha alternativa, irá uma queixa para o director da loja.

                    É que ainda por cima são cerca de 15-20 Km para cada lado e fui lá de propósito.
                    Quando eles começam a ver que não têm razão, passam a ter todo o interesse em resolver as coisas. Uma vez aconteceu-me uma situação desagradável com o atendimento na DGV mas eu sabia que estava certo. Levei o decreto lei impresso em mais de 40 páginas e disse ao gajo que não saía de lá enquanto ele não me resolvesse o problema. Foi remédio santo

                    Comentário


                      #11
                      Insiste na troca por um artigo igual ou na devolução do dinheiro, na mesma forma em que pagaste, conforme queiras. Caso continuem a não ceder, ameaças que vais resolver as coisas de outro modo e pedes o livro de reclamações, preenches e no fim quando entregares a reclamação dizes que vais solicitar uma auditoria interna à empresa

                      Comentário


                        #12
                        Ou reparam, ou trocam por aparelho igual ou equivalente ou arrotam a nota. Ponto final. P q os p....

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                          Ou reparam, ou trocam por aparelho igual ou equivalente ou arrotam a nota. Ponto final. P q os p....
                          e por esta ordem.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                            Não é possível pelo seguinte:

                            O único disco que lá está de 500 GB, não é portátil (é de ligar à corrente) e é muuuuito maior que o meu.

                            O mais barato idêntico ao meu (500 GB, totalmente portátil, um pouco maior mas aceitável) custa mais 15€.

                            Coloquei-lhes esta possibilidade e desde logo não aceitaram. Segundo a mulher: "Ou paga a diferença para o mais caro ou aceita o vale de crédito".

                            Essa situação também teria que ser sempre algo de acordo entre as duas partes.. Eles não são obrigados a substituir por um disco diferente (mesmo que fosse do mesmo preço).. Agora, é uma pratica comum das boas marcas substituir por vezes até por modelos superiores. Ainda há dias um user no tópico das maquinas fotográficas relatou uma situação em que lhe substituíram uma câmara Olympus comprada em fim de vida, por uma câmara novíssima, de nova geração e de um preço actual muito superior..

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por mundano Ver Post
                              Essa situação também teria que ser sempre algo de acordo entre as duas partes.. Eles não são obrigados a substituir por um disco diferente (mesmo que fosse do mesmo preço).. Agora, é uma pratica comum das boas marcas substituir por vezes até por modelos superiores. Ainda há dias um user no tópico das maquinas fotográficas relatou uma situação em que lhe substituíram uma câmara Olympus comprada em fim de vida, por uma câmara novíssima, de nova geração e de um preço actual muito superior..
                              Lá está, se não são obrigados a substituir por um diferente, ou me dão um igual ou o dinheiro.

                              Para mim o ideal era um igual ou um equivalente, tanto faz. Ao me darem o dinheiro não me estão a fazer favor nenhum porque depois tendo de ir à Worten ou Rádio Popular escolher um disco.

                              Comentário


                                #16
                                Obviamente não é favor nenhum... Favor estás a fazer tu em ir lá duas vezes, uma vez que o cumprimento da garantia não deve implicar custos para o consumidor...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por mundano Ver Post
                                  Obviamente não é favor nenhum... Favor estás a fazer tu em ir lá duas vezes, uma vez que o cumprimento da garantia não deve implicar custos para o consumidor...
                                  Este é outro ponto igualmente importante. É que o facto de eles não fazerem o que é suposto, o consumidor ainda anda a deslocar-se até lá pelos seus meios, que são pagos do seu bolso...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Como devo proceder para fazer queixa da funcionária que tomou conta do meu caso e a que entidade externa me devo dirigir para relatar esta situação?

                                    É que vendo bem, mesmo eu insistindo que achava que tinha o direito à devolução, sempre me induziram em erro dando a apenas uma única solução, ainda por cima em tom arrogante.

                                    Além de que já estou farto destas lojas, vou relatar o que se passou há cerca de 2 meses na Rádio Popular:

                                    Um disco interno que comprei lá, avariou. Cheguei lá e disse à menina (uma brasileira) a situação. Ela tomou conta do disco e eu fui embora.

                                    Passados 5 minutos telefona a menina a dizer se estava longe porque o disco tinha um problema.

                                    Chego lá e diz-me ela:

                                    "Olhe sabe, acontece que há um problema. O disco que o Senhor trouxe não é o mesmo da factura"

                                    E eu "Como? Desculpe mas isso é impossível... Não comprei mais nenhum e tirei-o directamente do computador".

                                    "Ah então eu não sei. Repare aqui: Na factura diz que o disco é um "Blue Ray" e o senhor trouxe um "Western Digital". "

                                    Como eu percebo pouco de informática, insisti que o erro então foi deles porque não havia possibilidade de o disco ser trocado. Ao fim de alguma conversa, ela lá me convenceu a ir à Rádio Popular onde tinha comprado o disco a fim de resolver o problema. Loja essa que é bastante longe.

                                    Chego lá, já pronto para reclamar e diz o tipo: "Ela disse que o disco não é o mesmo??? Tem a certeza? "

                                    E eu disse "Tenho, claro. Realmente as marcas não coincidem mas eu não troquei nada".

                                    E o tipo: "Isto é assim, Blue Ray é um modelo da Western Digital. O disco é o mesmo, não houve troca nenhuma".

                                    -----

                                    Eh pah, fiquei fulo. Mas depois respirei fundo e achei melhor não reclamar. Coitada da rapariga, brasileira, deve trabalhar há pouco tempo, não quis arranjar confusão e não fiz qualquer reclamação.

                                    Atenção, esta história ocorreu na Rádio Popular!! (Norte Shopping)

                                    Depois disto acabou a tolerância com estes tipos. Isto da garantia não vou desculpar, uma pessoa pensa que está a ser simpático ao deixar passar mas só está a dar incentivo para que eles abusem.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Por acaso nas lojas tipo Worten, Rádio Popular, e afins nunca tive problemas com as garantias... No geral até resolvem de forma bastante benéfica para o consumidor, indo voluntariamente além do que a lei estabelece.

                                      Onde já tive várias vezes problemas com garantias foi com telemóveis, nomeadamente telemóveis comprados na Vodafone. E ai o problema é mais grave, porque se reclamamos no livro a reclamação vai parar à Anacom, que não é de todo a autoridade competente para resolver conflitos de consumo.. Aliás, das duas vezes que escrevi em livros de reclamações uma foi na Vodafone e outra foi na PT e das duas vezes nem sequer se dignaram a responder à minha reclamação.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post

                                        Atenção, esta história ocorreu na Rádio Popular!! (Norte Shopping)
                                        Também já tive algumas peripécias com os senhores da Rádio Popular do Norte Shopping, nunca mais comprei lá nada, nem tenciono comprar, e já vão alguns anos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          há algures aqui no forum um post meu com os pdfs das garantias. esfregas com os decretos na cara do gerente de loja e pedes um produto = ou o dinheiro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                            Insiste na troca por um artigo igual ou na devolução do dinheiro, na mesma forma em que pagaste, conforme queiras. Caso continuem a não ceder, ameaças que vais resolver as coisas de outro modo e pedes o livro de reclamações, preenches e no fim quando entregares a reclamação dizes que vais solicitar uma auditoria interna à empresa
                                            Isto e apenas isto.
                                            Imprime o decreto e apresenta para te baseares em algo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              A parte de ser brasileira não interessa para nada pois nao?!


                                              Qt ao blu ray...
                                              A gaja devia saber pelo menos isso.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                                A parte de ser brasileira não interessa para nada pois nao?!


                                                Qt ao blu ray...
                                                A gaja devia saber pelo menos isso.
                                                (... politicamente correcto) Claro que não interessa, ora essa... ....

                                                ---------------

                                                Eu não percebo como é que o balcão de serviço pós-venda / assistência não tem gente qualificada para o serviço que saiba pelo menos a marca dos artigos que vendem. Estamos a falar da Rádio Popular e não da barraca da feira.

                                                Burro fui eu que sabendo que era impossível haver uma troca, fui na conversa. Mas naquelas alturas pensa-se em tudo, duvidamos de nós mesmos. (eu pensei que o disco pudesse vir trocado da outra loja onde comprei)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                  Eu não percebo como é que...não tem gente qualificada para o serviço...Estamos a falar da Rádio Popular e não da barraca da feira.
                                                  Um amigo meu comprou uma máquina de lavar roupa na semana passada na Rádio Popular do Norteshopping e marcou a entrega para as 14h de 4ª feira, explicitando que tinha compromissos profissionais e pedindo para serem pontuais. Esperou até às 17h30 e após ter ligado para cima de 20 vezes para a loja sem lhe atenderem o tlf veio-se embora. Fomos interrompidos pelo tlf a meio de uma reunião, eram os srs. do serviço de entrega...às 19h30!
                                                  houve algum investimento na criação de uma imagem de marca mas depois estraga-se a fotografia com falta de organização e de profissionalismo.
                                                  Livro de reclamações sem perdão até aprenderem que não são eles quem ditam as leis!!!

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                                                    #26
                                                    Eu acho que já apanhei uma história parecida. Comprei um LCD em promoção, depois ele avariou e como não tinha arranjo, eles em vez de me darem outro igual, devolveram-me o dinheiro, porque os LCD iguais depois estavam mais caros e compensava-lhes mais dar o dinheiro. Não me chateei minimamente, afinal usufrui de um LCD durante uns meses e depois ainda me deram o dinheiro que tinha dado por ele. Peguei no dinheiro e esperei por outra promoção.
                                                    Pensa positivo!

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                                                      #27
                                                      Sei que não é de grande ajuda, mas deixo a publicidade positiva numa compra também de um disco rígido efectuada na media markt. Era um disco de 2TB na altura em que eles eram mesmo caros, paguei 159€. Um ano depois o disco queimou, fui à garantia com ele. O mesmo disco igualzinho estava a 92€. Pensei que me ia dar outro igual e já ficava todo satisfeito mas não. Deram-me um dos cartõezinhos deles com 159€ de saldo. Comprei outro diferente e ainda mais barato (1tb), um jogo de playstation e durante o ano serviu para andar a pagar as prendas de aniversário de alguns familiares. Maravilhas é o que tenho a dizer sobre o serviço, disse-o na altura a quem me atendeu que tinha ficado satisfeitíssimo e digo a quem me perguntar e neste caso até a quem não me perguntou nada!

                                                      Eles (staples) podem não ter nada a ver com a política das outras lojas, mas não é por acaso que aquilo anda pela hora da morte e a concorrência soma e segue.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Volto a perguntar, caso alguém saiba, a quem me devo dirigir na estrutura da Staples para fazer queixa de um funcionário e a que entidade externa devo reclamar por estarem deliberadamente a induzirem em erro e a enganarem clientes.

                                                        Quanto a mim, é algo grave. Um cliente chega lá e diz que tem quase a certeza que a lei permite a devolução do dinheiro mas não teima porque não tem a certeza absoluta e logo vem alguém em tom arrogante dizer que não é assim, que só são obrigados a dar um vale de crédito.

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                                                          #29
                                                          Se bem me recordo porque a tempos estive a ler sobre isso, a lei não obriga a devolver o dinheiro, obriga sim ao compromisso de troca ou devolução devido a várias excepções (seja porque ainda está nos primeiros 15 dias após a compra, ou porque não tem reparação..) depois cada marca, cada loja tem a sua prática - uns devolvem o dinheiro (ex.: praticamente tudo o que é Sonae), outros trocam o produto, e outros emitem um vale (que é o que te aconteceu). Eu no teu caso, se há lá o mesmíssimo produto, exigia-o. Se o preço mudou e tiveste azar com a unidade do equipamento que compraste não tens qualquer culpa, porque da forma como estão a proceder estão-te a deixar sem saída senão teres que te sujeitar ao que eles te querem impingir.

                                                          Faz o seguinte: há, no catálogo, no talão de compra, na loja, no site ou em algum sítio, escrito, como procedem em trocas, devoluções ou substituições em caso de não haver reparação? Se sim, seguramente terás que aceitar, senão, é apertar.

                                                          Se não cederem, primeiro é livro de reclamações, depois é DECO. E se não resolver (é provável que não se resolva) só indo para tribunal... mas eu pelo menos assinava o livro, SE as condições não forem claras (se forem claras tens responsabilidade infelizmente).

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                                                            #30
                                                            Nogueira,

                                                            Eu já disse que a melhor solução para mim é a troca por um equipamento igual ou equivalente.

                                                            Acontece que naquela loja esse equipamento custa mais 15€. Ok, são só 15€, é um valor baixo mas se fossem 150€, também ia ceder?

                                                            Eles não querem assumir esse custo de 15€ por um equipamento equivalente, tudo bem, dêem-me o dinheiro que eu vou à Worten e não me aborreço mais.

                                                            O problema é que eles não querem fazer nem uma coisa nem outra. Não me reparam o equipamento, não me substituíram por um igual (já não há), não me dão um parecido (tenho de pagar) e não dão o dinheiro.

                                                            Comentário

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