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VW Passat Variant 2.0 Tdi 170 PD DSG

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    [Test-drive] VW Passat Variant 2.0 Tdi 170 PD DSG

    Gostava de partilhar aqui uma experiência que tive durante uma pequena parte do dia de hoje e que optei por partilhar por achar que possa ser útil para algum interessado no carro em questão, bem como para dar a conhecer a minha opinião sobre o carro mencionado no título do tópico.

    Esta experiência, naturalmente, não foi realizada comigo no local do condutor, pois ainda não tenho habilitações (nem idade) para o fazer, mas sim com o meu pai, sendo que eu ia como pendura. Serviu para tanto eu como o meu pai conhecermos o carro em questão, com esta motorização, mas sobretudo, para ele conduzir pela primeira vez um veículo equipado com a muito bem afamada caixa DSG do grupo VAG.

    Devo dizer que o meu pai nunca tinha conduzido nenhum veículo com uma caixa que não fosse manual, o que antes de experimentar esta carrinha, se traduziu nalgum receio normal e inerente a uma experiência com uma caixa de velocidades totalmente diferente do que ele está habituado, nomeadamente a nível de (ausência de) embraiagem.

    Quanto à viatura em si, tinha o nível de equipamento Sportline e, se não tinha todos os extras, pouco havia de faltar. Recordo-me de GPS, leitor de DVD, bancos em pele eléctricos e aquecidos, com memória, xénon e mais coisas deste género.

    A experiência foi curta, tanto a nível de tempo, como de kilómetros percorridos, mas deu para ficar com umas "luzes" acerca desta caixa DSG.

    Devo ainda dizer que, já conhecia de perto, bem melhor que o meu pai, uma Passat, mas era apenas a 1.9 Tdi Bluemotion de 105cv.

    Vamos então ao assunto do tópico: O meu pai entrou no carro, sentou-se no local do condutor e foi recebendo indicações do condutor habitual deste carro, relativamente à caixa. Colocou em posição R e achei logo curioso o facto de o carro começar a andar sozinho assim que se tira o pé do travão. Acelerou um pouco e o dono do carro colocou a caixa em modo D. Devo dizer que esta experiência se realizou num percurso bastante curto, em estrada de serra. Começámos a andar e desde logo sobressaiu a rapidez e suavidade com que se fazem as trocas de mudanças, algumas praticamente nem são notórias, excepto se se olhar para o conta rotações. Fiquei igualmente surpreendido com a insonorização: Mesmo tratando-se de um motor com tecnologia injector-bomba, o ambiente a bordo é sereno. Muito bom numa utilização urbana, e não só.

    Algum tempo depois, já com o meu pai melhor habituado à caixa, o dono do carro colocou em modo S, onde as mudanças são puxadas até ao redline e a rapidez entre as passagens me parece ser (ainda!) superior ao modo D, o que não deixa de ser natural, visto tratar-se de um modo apto para condução mais desportiva. O meu pai não fez logo uso do modo S na sua plenitude pois ainda não estava confiante a 100%. Uns minutos depois, o dono do carro convidou o meu pai a puxar pela carrinha, para ver mesmo como funcionava o dito modo S. O meu pai carregou ligeiramente no acelerador e desde logo deu para sentir que este conjunto motor/caixa tem muito potencial e, sendo IB em vez de CR, como seria de esperar, tem uma resposta bruta, em vez da suavidade dos tipos de injecção mais modernos. As mudanças não chegaram a ir mesmo ao redline, pois o meu pai apenas carregou um pouco mais no acelerador. Devíamos estar a circular em 2ª mudança...

    Depois, numa subida com uma inclinação moderada, eis que o dono do carro convida o meu pai a acelerar mais, com um "carrega mesmo a fundo no acelerador". Assim foi, a caixa fez kick-down a uma rapidez impressionante e desta vez sim, as mudanças eram passadas às 4500rpm salvo erro, ou seja, muito muito perto do redline. Mais uma fez, foi ampliada a sensação de pantufada que este motor manda, já sendo suficiente para nos encostar (não colar ) ao banco. Olho para o velocímetro e já iamos a uns 80km/h, numa subida e atingidos de forma muito rápida. Depois, segue-se uma curva e pude comprovar que as jantes de 18' aliadas a uma suspensão talvez mais desportiva que das versões sem ser a Sportline, fazem com que aquela carrinha consiga fazer as curvas a ritmos bastante fortes, e sem o adornar da carroçaria que o elevado peso pudesse fazer prever. À saída da curva, a caixa (ainda em modo S) faz novamente kick-down e somos novamente empurrados contra os envolventes estofos em pele.

    Resumindo, tanto eu como o meu pai, gostámos muito desta caixa (e do motor...) bem como de todo o carro em questão e pudémos alterar um pouco o chavão de que "carros desportivos? só com caixa manual". Com caixas deste género, qualquer utilitário desportivo passa a fazer muito mais sentido do que com caixas manuais, tendo ainda, na maioria dos casos patilhas no volante (não as utilizámos) para fazermos as passagens nos timings por nós definidos.

    Gostei muito, e este motor, ao contrário da opinião que eu tinha, foi uma surpresa muito agradável, sobretudo a nível de (falta) de ruído que chegava ao interior, mesmo com passagens de caixa a cheirar o redline. Depois, entrámos num dos carros cá de casa, também segmento D, mas de caixa manual e parece que tínhamos recuado um bons anitos no tempo, e, na verdade, foi o que aconteceu!

    Cumps e desculpem o tamanho exagerado do post, que contraria grandemente o que eu gosto de fazer, mas queria mesmo esmiuçar este assunto, que até poderá ser útil a algum interessado no carro em questão

    #2
    Homer,

    Aqui vai um reply "piedoso", pois li o post (longo por sinal) e só depois percebi que tinha sido visualizado 76x sem qq reply... Não se faz!


    Um bom relato embora, realmente, não aporte nada de novo.

    Comentário


      #3
      Eu estive para perguntar se no final não tiveram de deixar 800€ na Vw por um injector

      Fora de brincadeiras, digo isto porque um conhecido queria vender um A3 SB PD170 à pouco tempo e também foram puxar para uma estrada de montanha...E voltarem de reboque Pelo menos lá vendeu o carro eheh

      Em termos de comportamento, agora não me estou a lembrar de cabeça se as Sportline e Sport traziam suspensão desportiva, a única certeza é que as R-Line traziam.

      Caso não saibas, fica a informação que a Passat 3C 2.0 170cv só existiu no nível Sportline (o mais equipado, em que praticamente a DSG, GPS e telefone ficavam na lista de extras), mais tarde a foi lançada a Sport que perdeu algum equipamento (como as jantes 18" em detrimento das 17" Le Mans, estofos em pele passaram para alcantara etc), permitindo baixar o preço em milhares de €€, ficando 700€ mais barata que a Highline 140cv que custava ~44.000€.

      Mais tarde foram lançados os R-Line só estiveram disponíveis para os 2.0TDI 170cv, ou seja, Sportline e Sport.

      Se essa em que andaste tinha DSG, GPS e telefone, é muito provável que o preço em nova tivesse andado nos 50.000€!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Homer Ver Post
        Com caixas deste género, qualquer utilitário desportivo passa a fazer muito mais sentido do que com caixas manuais,
        Bom relato, a única coisa com a qual não concordo foi o que está em quote. Isso é uma coisa que já é ao gosto do freguês. Embora factualmente um condutor médio seja ligeiramente mais rápido com esta caixa, nem todos andamos a medir tempos onde quer que seja, especialmente com passat's. E então cada um tira prazer de condução como desejar, e ainda nalguns aspectos as caixas automáticas limitam um bocado.

        Não consegues fazer um arranque a patinar por exemplo. Também não vou discutir a importância disto, mas aceito que para muitos as saídas sejam importantes, entre outras coisitas como jogo de embraiagem e o próprio ritual de pôr e tirar mudanças, atravessares um carro rwd de redução e quereres largar a embraiagem naquele preciso momento juntamente com a redução em si e conseguires jogar isso com a massa do carro não tem nada a ver com andares a puxar patilhas.

        Eu acho é que utilitários não desportivos não fazem sentido sem caixas automáticas, os desportivos merecem uma boa caixa manual. Mas é o meu bitaite.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
          Homer,

          Aqui vai um reply "piedoso", pois li o post (longo por sinal) e só depois percebi que tinha sido visualizado 76x sem qq reply... Não se faz!


          Um bom relato embora, realmente, não aporte nada de novo.
          certamente que não aporta muito (ou nada...) de novo, mas numa altura em que todo o fórum já conhece de bem perto a magnífica DSG, já me estava a sentir em falta por nunca ter andado num carro com esta caixa, e resolvi dar a minha opinião

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
            Eu estive para perguntar se no final não tiveram de deixar 800€ na Vw por um injector

            Fora de brincadeiras, digo isto porque um conhecido queria vender um A3 SB PD170 à pouco tempo e também foram puxar para uma estrada de montanha...E voltarem de reboque Pelo menos lá vendeu o carro eheh

            Em termos de comportamento, agora não me estou a lembrar de cabeça se as Sportline e Sport traziam suspensão desportiva, a única certeza é que as R-Line traziam.

            Caso não saibas, fica a informação que a Passat 3C 2.0 170cv só existiu no nível Sportline (o mais equipado, em que praticamente a DSG, GPS e telefone ficavam na lista de extras), mais tarde a foi lançada a Sport que perdeu algum equipamento (como as jantes 18" em detrimento das 17" Le Mans, estofos em pele passaram para alcantara etc), permitindo baixar o preço em milhares de €€, ficando 700€ mais barata que a Highline 140cv que custava ~44.000€.

            Mais tarde foram lançados os R-Line só estiveram disponíveis para os 2.0TDI 170cv, ou seja, Sportline e Sport.

            Se essa em que andaste tinha DSG, GPS e telefone, é muito provável que o preço em nova tivesse andado nos 50.000€!
            Exacto, esta era, de facto, uma Sportline full-extras (não gosto nem um pouco desta designação, mas a carrinha onde andei devia ter mesmo tudo!). Sim, o PVP, em nova, andou ali a roçar os 50.000€

            Quanto à suspensão desportiva, também não me recordo ao certo se as Sportline traziam ou não, mas pode dizer-se que, com as bonitas jantes de 18, o comportamento da carrinha é bem razoável

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              #7
              Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
              Bom relato, a única coisa com a qual não concordo foi o que está em quote. Isso é uma coisa que já é ao gosto do freguês. Embora factualmente um condutor médio seja ligeiramente mais rápido com esta caixa, nem todos andamos a medir tempos onde quer que seja, especialmente com passat's. E então cada um tira prazer de condução como desejar, e ainda nalguns aspectos as caixas automáticas limitam um bocado.

              Não consegues fazer um arranque a patinar por exemplo. Também não vou discutir a importância disto, mas aceito que para muitos as saídas sejam importantes, entre outras coisitas como jogo de embraiagem e o próprio ritual de pôr e tirar mudanças, atravessares um carro rwd de redução e quereres largar a embraiagem naquele preciso momento juntamente com a redução em si e conseguires jogar isso com a massa do carro não tem nada a ver com andares a puxar patilhas.

              Eu acho é que utilitários não desportivos não fazem sentido sem caixas automáticas, os desportivos merecem uma boa caixa manual. Mas é o meu bitaite.
              Claro que depende do gosto de cada um e aí tens toda a razão, bem como nas coisas que referes serem possíveis de fazer apenas com caixa manual. Contudo, mesmo para um condutor que esteja habituado a andar com carros de caixa manual, se optar por um carro assim espigadote com a DSG (ou outra de dupla embraiagem que seja boa) também não ficará nada mal servido

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                #8
                A caixa DSG é fantastica e sao raras as desilusoes que o 2.0 TDi 170cv nos proporciona no que a rendimento diz respeito. Este motor até pode ser conhecido pelos seus problemas de injectores, mas o seu sistema injector-bomba é Brutal.

                Comentário


                  #9
                  O post inicial fez-me lembrar a minha primeira experiencia com uma DSG numa A3 sportback 170cv PD. A habituacao foi quase imediata e adorei. Ao ponto de ter comprado um A3 com este motor e esta caixa. Infelizmente tive de o vender pois n lhe dava uso, mas deixou-me muuuitas saudades!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                    certamente que não aporta muito (ou nada...) de novo, mas numa altura em que todo o fórum já conhece de bem perto a magnífica DSG, já me estava a sentir em falta por nunca ter andado num carro com esta caixa, e resolvi dar a minha opinião
                    Claro que sim. Espero que não tenhas levado a mal o meu comentário.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                      A caixa DSG é fantastica e sao raras as desilusoes que o 2.0 TDi 170cv nos proporciona no que a rendimento diz respeito. Este motor até pode ser conhecido pelos seus problemas de injectores, mas o seu sistema injector-bomba é Brutal.
                      Foi o que achei. Tinha uma ideia errada deste motor, principalmente em baixas, mas com a DSG esse problema é muito atenuado, formando um conjunto motor-caixa muito interessante mesmo, nem sei até que ponto poderá ser mais interessante do que DSG+2.0 Tdi 170 CR...

                      Originalmente Colocado por smithico Ver Post
                      O post inicial fez-me lembrar a minha primeira experiencia com uma DSG numa A3 sportback 170cv PD. A habituacao foi quase imediata e adorei. Ao ponto de ter comprado um A3 com este motor e esta caixa. Infelizmente tive de o vender pois n lhe dava uso, mas deixou-me muuuitas saudades!
                      Acredito, smithico. O A3, devido ao seu menor peso, com este conjunto deverá ser também muitoooo interessante, e eu digo isto e não sou grande adepto de motores diesel...

                      Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                      Claro que sim. Espero que não tenhas levado a mal o meu comentário.
                      De forma alguma, Vrumm

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