Em plena euforia da globalização, deixou de haver carros de determinadas marcas cujo local de produção é automaticamente associado ao país onde está sedeada a marca. A revista alemã auto motor und sport explica exactamente onde se produz o quê:
"Antigamente é que era: um Renault vinha de França, um Mercedes era "made in Germany" e os Fiat eram produzidos em Itália. Tudo muito claro e fácil de perceber para toda a gente. Actualmente, quase todos os construtores estão presentes pelo mun do inteiro. A produção verifica-se nos melhores mercados, nos sítios onde os salários são baixos e nos locais em que é mais barato produzir. Para além disso, os numerosos acordos de cooperação entre marcas levam a concentrações de produção em determinadas regiões.
Europa de Leste como local de produção apreciado
Sabe onde fica Esztergom, na Hungria? Não lhe diz nada? É onde a Suzuki possui uma fábrica de produção de utilitários em que, para além dos modelos Swift, SX4 na sua versão crossover e Splash são ainda produzidos o Agila para a Opel e o Sedici para a Fiat.
Vejamos também o caso da Mercedes: claramente "made in Germany", dirá a maioria! Mas não. Alguns modelos vêm dos EUA, da fábrica de Tuscaloosa, no Alabama. De facto, o Classe M, o GL e a Classe R são verdadeiros americanos. A partir de 2014, também lá passarão a ser produzidas peças específicas para o Classe C. O Leste europeu também vai ser o local de produção dos novos Classe A e B, que serão construídos a partir de 2012 na fábrica húngara de Kecskemét. Até agora, estes modelos eram produzidos na cidade alemã de Rastatt
A Europa de Leste (concretamente a República Checa e a Eslováquia) também foi descoberta como local de produção pelos construtores coreanos como a Kia e a Hyundai, tendo sido a região escolhida para estas marcas construírem os seus modelos de maior volume a ser vendidos na Europa. A Ford constrói o seu novo B-Max na Roménia, enquanto a Toyota e a Fiat produzem alguns modelos na Turquia. Já na Polónia, são feitos modelos como o Ford Ka, o Fiat 500, Opel Astra, VW Caddy e Lancia Ypsilon.
Um Saab mexicano? Impossível! Mas é verdade. Caso o construtor consiga recuperar do seu momento delicado, o SUV compacto 9-4X não irá ser construído na Suécia, mas em Ramos Arizpe, no México, já que partuilha numerosos componentes com o Cadillac SRX.
Japoneses europeus, europeus japoneses
Porém, a internacionalização também produz algumas situações estranhas. os "irmãos" Mitsubishi Outlander, Peugeot 4007 e Citroen C-Crosser, ao contrário do que se possa pensar, não são construídos na mesma fábrica, mas dividem entre si diferentes locais de produção. Enquanto os japoneses são feitos na NEDCAR, nos Países Baixos, os europeus Peugeot e Citroën são fabricados no Japão!
Segue-se a lista dos locais de produção dos carros mais vendidos na Alemanha:
AUDI
Alemanha (fábrica de Neckarsulm):
Audi A4 Limousine, Audi A5 Cabriolet, S5 Cabriolet, Audi A6 Limousine, A6 Avant, S6, A6 allroad quattro, Audi A8, A8L, S8, R8, R8 Spyder, Audi E-Tron, Audi RS 6 Limousine, RS 6 Avant, Audi A7, pintura do Lamborghini Gallardo e Gallardo Spyder.
Alemanha (fábrica de Ingolstadt):
Audi A3, A3 Sportback, Audi A4 Limousine, A4 Avant, A4 allroad quattro, Audi A5 Sportback, A5 Coupé, RS 5 Coupé, Audi Q5, Audi S3, S3 Sportback, Audi S4 Limousine, S4 Avant und S5 Coupé, A5 Sportback, carroçaria e pintura do Audi TT Coupé, TT Roadster e Audi A3 Cabriolet.
Bélgica (fábrica de Bruxelas):
Audi A1, Audi A3 Sportback (carroçaria, pintura, montagem).
Eslováquia (fábrica de Bratislava):
Audi Q7.
Hungria (fábrica de Györ):
Audi TT Coupé, Audi TT Roadster, Audi A3 Cabriolet e Audi RS 3.
Espanha (fábrica da Seat, em Martorell):
Audi Q3.
BMW
Alemanha (fábrica de Dingolfing):
BMW 5, 6, 7, bem como M5 e M6. Para além disso, são aqui produzidas as carroçarias em estado bruto para o Rolls-Royce Phantom, maioritariamente em modo manual.
Alemanha (fábrica de Leipzig):
BMW 1 (3 portas, Coupé e Cabrio) e BMW X1.
Alemanha (fábrica de Munique):
BMW 3 Limousine e Touring.
Alemanha (fábrica de Regensburg):
BMW 1 e 3 (Limousine, Coupé, Cabrio), os M3 (Limousine, Coupé, Cabrio), o BMW Z4 Roadster e todas as variantes de tracção integral e "BMW Individual". Os BMW 3 Coupé e Cabrio, as variantes M3 e o BMW Z4 são produzidas exclusivamente em Regensburg.
EUA (fábrica de Spartanburg):
BMW X5, X6, ActiveHybrid X6, X5 M, BMW X6 M e BMW X3.
BMW MINI
Inglaterra (fábrica de Oxford):
Todos os Mini excepto o Countryman, que é fabricado na Áustria, na fábrica da Magna Steyr em Graz.
BUGATTI
França (fábrica de Molsheim):
Todos os modelos.
CHEVROLET
Coreia do Sul (fábrica de Incheon):
Spark, Aveo, Cruze, Orlando e Captiva
CHEVROLET (USA)
EUA (fábrica de Bowling Green, Kentucky):
Corvette.
EUA (fábrica de Detroit):
Volt.
Canadá:
Camaro.
(continua...)
"Antigamente é que era: um Renault vinha de França, um Mercedes era "made in Germany" e os Fiat eram produzidos em Itália. Tudo muito claro e fácil de perceber para toda a gente. Actualmente, quase todos os construtores estão presentes pelo mun do inteiro. A produção verifica-se nos melhores mercados, nos sítios onde os salários são baixos e nos locais em que é mais barato produzir. Para além disso, os numerosos acordos de cooperação entre marcas levam a concentrações de produção em determinadas regiões.
Europa de Leste como local de produção apreciado
Sabe onde fica Esztergom, na Hungria? Não lhe diz nada? É onde a Suzuki possui uma fábrica de produção de utilitários em que, para além dos modelos Swift, SX4 na sua versão crossover e Splash são ainda produzidos o Agila para a Opel e o Sedici para a Fiat.
Vejamos também o caso da Mercedes: claramente "made in Germany", dirá a maioria! Mas não. Alguns modelos vêm dos EUA, da fábrica de Tuscaloosa, no Alabama. De facto, o Classe M, o GL e a Classe R são verdadeiros americanos. A partir de 2014, também lá passarão a ser produzidas peças específicas para o Classe C. O Leste europeu também vai ser o local de produção dos novos Classe A e B, que serão construídos a partir de 2012 na fábrica húngara de Kecskemét. Até agora, estes modelos eram produzidos na cidade alemã de Rastatt
A Europa de Leste (concretamente a República Checa e a Eslováquia) também foi descoberta como local de produção pelos construtores coreanos como a Kia e a Hyundai, tendo sido a região escolhida para estas marcas construírem os seus modelos de maior volume a ser vendidos na Europa. A Ford constrói o seu novo B-Max na Roménia, enquanto a Toyota e a Fiat produzem alguns modelos na Turquia. Já na Polónia, são feitos modelos como o Ford Ka, o Fiat 500, Opel Astra, VW Caddy e Lancia Ypsilon.
Um Saab mexicano? Impossível! Mas é verdade. Caso o construtor consiga recuperar do seu momento delicado, o SUV compacto 9-4X não irá ser construído na Suécia, mas em Ramos Arizpe, no México, já que partuilha numerosos componentes com o Cadillac SRX.
Japoneses europeus, europeus japoneses
Porém, a internacionalização também produz algumas situações estranhas. os "irmãos" Mitsubishi Outlander, Peugeot 4007 e Citroen C-Crosser, ao contrário do que se possa pensar, não são construídos na mesma fábrica, mas dividem entre si diferentes locais de produção. Enquanto os japoneses são feitos na NEDCAR, nos Países Baixos, os europeus Peugeot e Citroën são fabricados no Japão!
Segue-se a lista dos locais de produção dos carros mais vendidos na Alemanha:
AUDI
Alemanha (fábrica de Neckarsulm):
Audi A4 Limousine, Audi A5 Cabriolet, S5 Cabriolet, Audi A6 Limousine, A6 Avant, S6, A6 allroad quattro, Audi A8, A8L, S8, R8, R8 Spyder, Audi E-Tron, Audi RS 6 Limousine, RS 6 Avant, Audi A7, pintura do Lamborghini Gallardo e Gallardo Spyder.
Alemanha (fábrica de Ingolstadt):
Audi A3, A3 Sportback, Audi A4 Limousine, A4 Avant, A4 allroad quattro, Audi A5 Sportback, A5 Coupé, RS 5 Coupé, Audi Q5, Audi S3, S3 Sportback, Audi S4 Limousine, S4 Avant und S5 Coupé, A5 Sportback, carroçaria e pintura do Audi TT Coupé, TT Roadster e Audi A3 Cabriolet.
Bélgica (fábrica de Bruxelas):
Audi A1, Audi A3 Sportback (carroçaria, pintura, montagem).
Eslováquia (fábrica de Bratislava):
Audi Q7.
Hungria (fábrica de Györ):
Audi TT Coupé, Audi TT Roadster, Audi A3 Cabriolet e Audi RS 3.
Espanha (fábrica da Seat, em Martorell):
Audi Q3.
BMW
Alemanha (fábrica de Dingolfing):
BMW 5, 6, 7, bem como M5 e M6. Para além disso, são aqui produzidas as carroçarias em estado bruto para o Rolls-Royce Phantom, maioritariamente em modo manual.
Alemanha (fábrica de Leipzig):
BMW 1 (3 portas, Coupé e Cabrio) e BMW X1.
Alemanha (fábrica de Munique):
BMW 3 Limousine e Touring.
Alemanha (fábrica de Regensburg):
BMW 1 e 3 (Limousine, Coupé, Cabrio), os M3 (Limousine, Coupé, Cabrio), o BMW Z4 Roadster e todas as variantes de tracção integral e "BMW Individual". Os BMW 3 Coupé e Cabrio, as variantes M3 e o BMW Z4 são produzidas exclusivamente em Regensburg.
EUA (fábrica de Spartanburg):
BMW X5, X6, ActiveHybrid X6, X5 M, BMW X6 M e BMW X3.
BMW MINI
Inglaterra (fábrica de Oxford):
Todos os Mini excepto o Countryman, que é fabricado na Áustria, na fábrica da Magna Steyr em Graz.
BUGATTI
França (fábrica de Molsheim):
Todos os modelos.
CHEVROLET
Coreia do Sul (fábrica de Incheon):
Spark, Aveo, Cruze, Orlando e Captiva
CHEVROLET (USA)
EUA (fábrica de Bowling Green, Kentucky):
Corvette.
EUA (fábrica de Detroit):
Volt.
Canadá:
Camaro.
(continua...)
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