Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro nuclear...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro nuclear...






    We'll be honest. The future hasn't quite turned out like we expected. While Saturday-morning cartoons promised us a world in which our fantasy-powered flying bubble cars would conveniently origami themselves into easily-transportable briefcases, reality has been a bit slower to abandon the traditional internal-combustion model. But that may eventually change. Scientists at research-and-development firm Laser Power Systems are working on a new turbine electric generator system powered by a thorium-based laser. If, like us, you spent the majority of chemistry class studiously analyzing the insides of your eyelids, you may not recall that thorium is a mildly radioactive metal with an atomic weight of 90.

    That's right, kids. We're talking about a nuclear-powered car. Please insert maniacal laugh track.

    The principle is fairly simple. The thorium would be lased to generate heat, which would then produce steam in a closed-loop system. That steam would then power a generator to produce electricity. Since it only takes a thin sheet of aluminum foil to shield the world from the weak thorium radiation and the element can't be weaponized, it's thought to be perfect for mobile power generation.

    Scientists say that just eight grams of thorium could be enough to power a vehicle for somewhere around 300,000 miles of driving. If this all sounds a little far-fetched, it may pay to remember that thorium is already on automakers' radar. Cadillac introduced the thorium-powered World Thorium Fuel Concept at the 2009 Chicago Auto Show.

    #2
    Carro eléctrico com gerador a vapor com caldeira nuclear?

    I like

    Comentário


      #3
      P. Q.O.P. uns dos carros mais futuristas que já ví.

      Comentário


        #4
        Isso de carro tem pouco, parece uma nave espacial

        Comentário


          #5
          Já estou a ver os xungas tugas a meterem todos grandas reactores nucleares e ponteiras gigantes para ver qual é o carro que provoca cancro mais depressa

          Comentário


            #6
            Lol.

            Faz lembrar os carros do Fallout que foram baseados nisto; Ford Nucleon:

            Comentário


              #7
              Mas será possível construir um motor nuclear com uma relação peso/potência realista para um carro?

              Os geradores das sondas espaciais pesam 60kg e só dão 300 W ou noutro exemplo 38kg para 160W, isso nem para o A/C dava quanto mais para arrancar....

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por UserAHO Ver Post
                Mas será possível construir um motor nuclear com uma relação peso/potência realista para um carro?

                Os geradores das sondas espaciais pesam 60kg e só dão 300 W ou noutro exemplo 38kg para 160W, isso nem para o A/C dava quanto mais para arrancar....
                Pelo que percebi do texto o gerador não funciona propriamente por fissão ou fusão nuclear, mas por meio de um laser...poderá extrair energia de um processo de emissão nuclear potenciado pelo laser.

                Comentário


                  #9
                  Corta o vento em fatias, mesmo sem ailerons Matias.

                  Comentário


                    #10
                    Mais algumas informações;
                    Thorium is a naturally occurring radioactive chemical element.
                    The combination of lasers and thorium would create high levels of heat that would make steam, which would turn turbines that generate electricity. We can produce about 1,000 megawatts of power on about two acres. But Stevens is quick to point out that the units that Laser Power Systems is developing are not reactors. It will generate considerably more energy per unit of mass than uranium fuel. It is four times more abundant than uranium and can be found in large amounts in the West. When thorium is used as a fuel, there is five times less waste than when uranium is used.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por UserAHO Ver Post
                      1. Mas será possível construir um motor nuclear com uma relação peso/potência realista para um carro?

                      2. Os geradores das sondas espaciais pesam 60kg e só dão 300 W ou noutro exemplo 38kg para 160W, isso nem para o A/C dava quanto mais para arrancar....
                      1. Se esquecermos as radiações, certamente que sim. O problema é que para proteger os ocupantes e público em geral seria preciso envolver o reator nos 50 cm de chumbo e isso causaria um aumento de peso gigantesco, i.e. algumas toneladas mais.

                      2. Essas sondas funcionam de maneira diferente dos reatores nucleares convencionais. Não tem nada a ver, além de que no espaço as radiações não são problema.

                      Comentário


                        #12
                        Uma coisa é certa, os combustíveis tradicionais (gasóleo e gasolina) começam a ter os dias contados e vão ser peça de museu em breve.
                        Veja-se o que está a acontecer na Europa, um frenesim com os consumos e com as emissões de CO2.
                        A energia eléctrica, a energia nuclear, o gás, o hidrogénio e o próprio etanol têm muito mercado para conquistarem.
                        Só é preciso que as petrolíferas e os países produtores de petróleo o permitam.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                          Uma coisa é certa, os combustíveis tradicionais (gasóleo e gasolina) começam a ter os dias contados e vão ser peça de museu em breve.
                          Veja-se o que está a acontecer na Europa, um frenesim com os consumos e com as emissões de CO2.
                          A energia eléctrica, a energia nuclear, o gás, o hidrogénio e o próprio etanol têm muito mercado para conquistarem.
                          Só é preciso que as petrolíferas e os países produtores de petróleo o permitam.
                          Exacto, pederiamos estar muito mais avançados em termos de alternativas, não fosse o lobby petrolífero.

                          Agora lembrei-me de algo interessante, visto que está, como disseste e bem, que os combustíveis fosseis têm os dias contados, e que não fará sentido os desportos motorizados diferirem desta realidade(por muito que custe aos mais conservadores como eu), era óptimo ver, por exemplo na F1 a liberalização dos combustíveis, com vista até ao desenvolvimentos mais rápido da tecnologia. Seria fantástico ver um Ferrari nuclear debater-se com um Mclaren a hidrogénio, contra uma Red bull propulsionada por gás resultante de biomassa. Seria bom até para os consumidores já que quanta mais concorrência, menores os preços, e agora só temos o petróleo e as petrolíferas fazem o preço que querem porque têm o monopólio do mercado ,praticamente.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TheCube Ver Post
                            Exacto, pederiamos estar muito mais avançados em termos de alternativas, não fosse o lobby petrolífero.

                            Agora lembrei-me de algo interessante, visto que está, como disseste e bem, que os combustíveis fosseis têm os dias contados, e que não fará sentido os desportos motorizados diferirem desta realidade(por muito que custe aos mais conservadores como eu), era óptimo ver, por exemplo na F1 a liberalização dos combustíveis, com vista até ao desenvolvimentos mais rápido da tecnologia. Seria fantástico ver um Ferrari nuclear debater-se com um Mclaren a hidrogénio, contra uma Red bull propulsionada por gás resultante de biomassa. Seria bom até para os consumidores já que quanta mais concorrência, menores os preços, e agora só temos o petróleo e as petrolíferas fazem o preço que querem porque têm o monopólio do mercado ,praticamente.

                            Concordo com o que dizes, de facto para a aceitação geral de novas tecnologias estas têm de surgir aos olhos do grande público.
                            Em competição o problema são sempre os controversos regulamentos, isto porque uns teriam sempre restrições para não serem demasiado melhores que os outros.
                            Ou seja, basicamente o que acontece há anos na Le Mans por parte da Audi e da Peugeot que dominam devido a regulamentos favoráveis à tecnologia diesel (embora muito diferente dos carros comuns desde à concepção do motor ao próprio combustível de padrões especiais) que apresentam.
                            Em termos de carros de baixa/média performance seria portanto complicado encontrar um ponto de equilíbrio. Agora em termos de protótipos de topo, como no tal exemplo da Le Mans, aí sim deveria poder brilhar o máximo de cada tecnologia.
                            Sem qualquer restrição, podiam ter toda a potência e binário do mundo desde que fossem capazes de o colocarem no chão. Ia ser engraçado de ver, no bom sentido é claro
                            Mas quando Le Mans está baseada neste momento em "consumos mais baixos e menores emissões de CO2", são eles que o dizem, sobra muito pouco espaço para a real competição automóvel.
                            Os regulamentos fazem com que ganhe quem a organização quer que ganhe, sendo que isso traria por certo muitas guerras entre tecnologias.
                            E como a publicidade é algo que vale ouro para as construtoras automóveis, vale tudo para demonstrarem em grandes competições que sua tecnologia é superior à dos outros.

                            Comentário


                              #15
                              Interrogo-me acerco do processo de arranque da reacção pelo laser, quanto tempo até à disponibilização da potência!?

                              E a paragem da reacção? O carro deixa de consumir abruptamente e depois??

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Relaxpt Ver Post
                                Interrogo-me acerco do processo de arranque da reacção pelo laser, quanto tempo até à disponibilização da potência!?

                                E a paragem da reacção? O carro deixa de consumir abruptamente e depois??
                                Haverão um mínimo de baterias para funcionar como buffer como acontece num automóvel com motor de combustão interna.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                  Haverão um mínimo de baterias para funcionar como buffer como acontece num automóvel com motor de combustão interna.
                                  Fuel cell híbrido, querias dizer?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por telmo744 Ver Post
                                    Fuel cell híbrido, querias dizer?
                                    Neste caso invés de uma fuel cell tens o tal sistema nuclear. Este aquece água que evapora e acciona uma turbina a vapor, que estará acoplada a um alternador que alimenta o carro, que daí para a frente será totalmente eléctrico.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                      1. Se esquecermos as radiações, certamente que sim. O problema é que para proteger os ocupantes e público em geral seria preciso envolver o reator nos 50 cm de chumbo e isso causaria um aumento de peso gigantesco, i.e. algumas toneladas mais.
                                      Dá jeito ler com atenção e até ao fim.

                                      Since it only takes a thin sheet of aluminum foil to shield the world from the weak thorium radiation and the element can't be weaponized, it's thought to be perfect for mobile power generation.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Onde é que é estão as portas do "carro"..............................?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                          Onde é que é estão as portas do "carro"..............................?
                                          Deve ser a cúpula que abre. Não vejo portas.

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X