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Vibração do volante em mau piso

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    Vibração do volante em mau piso

    Boas!

    Como alguns saberão, tenho um Alfa 146 Junior de 1998. Desde que comprei o carro, há ano e meio, noto que o volante vibra muito em mau piso (paralelos, remendos, juntas de dilatação até). Este é um problema que já notava no 155 TS que tive.

    Fica a lista das operações efectuadas relacionadas com a direcção:

    - braços de suspensão novos;
    - pendurais da barra estabilizadora novos;
    - jantes desempenadas e equilibradas.

    Os amortecedores passaram na inspecção, há 1500Km, com 90% à frente e 80% atrás. A direcção não tem folga nenhuma (as rodas respondem prontamente ao mínimo movimento do volante).

    Há duas coisas que falta fazer, mas que desconfio que não vão fazer diferença para esta questão:
    - alinhar a direcção
    - trocar rolamentos do topo dos amortecedores.

    Que é que acham que poderá ser mais?

    Obrigado a todos!
    Luís

    #2
    Alguma abraçadeira da coluna de direcção ou até um cardan se existir.

    Comentário


      #3
      [teoria talvez disparatada]
      a direcção muito directa fará com que o volante vibre mais?
      [/teoria talvez disparatada]

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
        [teoria talvez disparatada]
        a direcção muito directa fará com que o volante vibre mais?
        [/teoria talvez disparatada]
        Também já me lembrei disso, mas tendo em conta que o 147 também tem a direcção muito directa e o volante nem mexia em mau piso, não me parece ser daí..

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Jonipi Ver Post
          Alguma abraçadeira da coluna de direcção ou até um cardan se existir.
          Algo a mandar ver quando mandar alinhar a direcção, não?

          Comentário


            #6
            alinhar direcção.

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              #7
              não será mesmo uma caractristica do modelo em questão?? pois a taragem da suspenção será relativamente dura e as vibrações do piso sentem-se mais no volante??
              estou a falar de cor,mas tenta ver noutro 146 se sucede o mesmo

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
                não será mesmo uma caractristica do modelo em questão?? pois a taragem da suspenção será relativamente dura e as vibrações do piso sentem-se mais no volante??
                estou a falar de cor,mas tenta ver noutro 146 se sucede o mesmo
                Lá que ele é duro como tudo em relação ao que estou habituado, lá isso é. Comparado com os Puntos cá de casa (I e II), é um bocado tábua.

                Eu antes deste 146 Junior tive um 146 Boxer Image e esse tinha uma suspensão até bastante confortável. E, pasme-se, o volante vibrava pouco. Mas nesse carro eu mandei alinhar a direcção pouco tempo depois de o ter comprado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                  Lá que ele é duro como tudo em relação ao que estou habituado, lá isso é. Comparado com os Puntos cá de casa (I e II), é um bocado tábua.

                  Eu antes deste 146 Junior tive um 146 Boxer Image e esse tinha uma suspensão até bastante confortável. E, pasme-se, o volante vibrava pouco. Mas nesse carro eu mandei alinhar a direcção pouco tempo depois de o ter comprado.
                  o que podes fazer também é ver se há alguma folga nos terminais de direcção que passem essa vibração para o volante,vê se as borrachas das rotulas dos terminais da direcção não estão rotas ou com rachas

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
                    o que podes fazer também é ver se há alguma folga nos terminais de direcção que passem essa vibração para o volante,vê se as borrachas das rotulas dos terminais da direcção não estão rotas ou com rachas
                    Esses terminais foram desencaixados para trocar os triângulos e pendurais (há 1 mês e 300Km atrás) e estava tudo em condições..

                    Comentário


                      #11
                      Alinhar a direcção... num sítio onde alinhem mesmo, a maioria das casas só desalinha!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por After Ver Post
                        Alinhar a direcção... num sítio onde alinhem mesmo, a maioria das casas só desalinha!
                        Também tenho essa noção, mas não sei bem onde o fazer aqui na zona de Torres Novas. Só se for na marca. Julgo que custa 30€ o alinhamento.

                        (o Boxer foi alinhado na Norauto e nunca gostei muito do resultado)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                          Também tenho essa noção, mas não sei bem onde o fazer aqui na zona de Torres Novas. Só se for na marca. Julgo que custa 30€ o alinhamento.

                          (o Boxer foi alinhado na Norauto e nunca gostei muito do resultado)
                          Procura sítios onde tenham máquinas da HUNTER ou onde alinhem jipes, alinhar jipes implica alinhar as 4 rodas e "normalmente" só uma pessoa especializada é que o consegue fazer decentemente.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                            Também já me lembrei disso, mas tendo em conta que o 147 também tem a direcção muito directa e o volante nem mexia em mau piso, não me parece ser daí..
                            Olha que a definição de mau piso para um, pode não ser para outro.
                            Quase de certeza que o 147 tem pneus mais largos que o 146. Como tal, é natural
                            que a estrada pareça menos irregular em carros com pneus mais largos.

                            Seja como for:
                            - O que consideras piso irregular?
                            - O que consideras vibração a mais que o normal?

                            E já agora.
                            - A direcção tem folga?
                            É que é suposto não ter folga nenhuma (com o carro parado e motor desligado, o
                            volante não deve mexer).

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                              Olha que a definição de mau piso para um, pode não ser para outro.
                              Quase de certeza que o 147 tem pneus mais largos que o 146. Como tal, é natural
                              que a estrada pareça menos irregular em carros com pneus mais largos.

                              Seja como for:
                              - O que consideras piso irregular?
                              - O que consideras vibração a mais que o normal?

                              E já agora.
                              - A direcção tem folga?
                              É que é suposto não ter folga nenhuma (com o carro parado e motor desligado, o
                              volante não deve mexer).
                              Eu ia no 147 e naquele piso, o volante do meu vibraria bastante!

                              Por piso irregular considero passar em vias de empedrado, por exemplo. Um caso em que notei vibração a mais que o normal foi quando foi à inspecção e esteve no teste dos amortecedores. O volante vibrou do tal forma que o aro mal se via...

                              O volante mexe um pouco (0.5cm para cada lado) com o motor desligado, mas as rodas correspondem ao movimento..
                              Editado pela última vez por LuisMiguelC; 11 September 2011, 15:41.

                              Comentário


                                #16
                                O volante é regulável em altura.
                                Vê se está fixo (posição bloqueado).

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                  O volante é regulável em altura.
                                  Vê se está fixo (posição bloqueado).
                                  Hoje já vou verificar melhor isso, mas julgo que está trancado. Depois dou feed-back

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                                    Hoje já vou verificar melhor isso, mas julgo que está trancado. Depois dou feed-back
                                    A única explicação que encontro para o que descreves na IPO, é o volante
                                    não estar trancado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                      A única explicação que encontro para o que descreves na IPO, é o volante
                                      não estar trancado.
                                      Fui agora verificar e o volante estava trancado. Até experimentei pô-lo todo para cima, ou todo para baixo e não fez diferença. Noto apenas que no fim do volante estar trancado, se eu fizer força para cima, consigo elevá-lo 1 ou 2mm. A seguir fui experimentar no Punto cá de casa e acontece o mesmo, apesar de nesse a direcção não vibrar tanto, pelo que deve ser mesmo assim.
                                      Tenho que mandar alinhar a direcção. No fórum dos Alfas (e mesmo neste, a propósito de um BMW) já li sobre parafusos da caixa de direcção com tendência a desapertarem-se e a causar estas vibrações e que foram resolvidas com o alinhamento e aperto dos tais parafusos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Hoje à tarde fui dar uma volta no carro e se calhar sou eu que estou a ser demasiado picuinhas.. Não tenho folgas, nem ruídos estranhos (excepto a manobrar o carro, dos topos dos amortecedores já gastos). Hei-de mandar alinhar a direcção, porque tenho o volante descentrado, mas de resto é melhor não me chatear muito..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boas!

                                          Hoje mandei alinhar a direcção do carro. Não estava muito desalinhada, mas agora parece que ficou mesmo boa. As vibrações no volante continuam, mas deve ser mesmo feitio, até porque o volante do Punto I cá de casa vibra quase o mesmo. Foi só alinhada a convergência, pois o que me explicaram é que só se tivesse uns parafusos excêntricos a ligar o amortecedor ao cubo da roda é que daria para ajustar o câmber. Parecem-me ser competentes, pois também alinham suspensões multi-link e explicaram-me as particularidades de um alinhamento com essa geometria de suspensão (algumas eu já conhecia). Paguei 20€ pelo serviço, que foi efectuado por uma pessoa que já teve 3 Alfas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Engraçado o teu problema porque um carro com direcção assistida a mesma amortece essas oscilaçoes no volante,mas se me permites eu vou dar a minha opinião; Pneus deformados ....... pneus com perfil muito baixo.... pneus muito largos..... suspensão dura, isto porque não nos podemos esquecer que os pneus tambem fazem parte da suspensao.
                                            Mas eu inclino-me mais para os teus pneus serem muito largos, pois quanto mais largos mais mau piso tem que pisar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Pois, eu também achava que deveria amortecer, mas o que é certo é que o meu 146 e os quatro 155s que conduzi (agora que lembro), todos transmitiam uma certa vibração pelo volante. O meu transmite um pouco mais talvez porque em vez de jante de 14, é de 15" e em vez de usar pneus 185/60, usa 195/50. Esta medida (195/50R15) é de origem, mas pode estar na causa deste incómodo, bem como a suspensão mais rija (também de origem).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                                                Pois, eu também achava que deveria amortecer, mas o que é certo é que o meu 146 e os quatro 155s que conduzi (agora que lembro), todos transmitiam uma certa vibração pelo volante. O meu transmite um pouco mais talvez porque em vez de jante de 14, é de 15" e em vez de usar pneus 185/60, usa 195/50. Esta medida (195/50R15) é de origem, mas pode estar na causa deste incómodo, bem como a suspensão mais rija (também de origem).
                                                Mas só começaste a notar agora?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                  Mas só começaste a notar agora?
                                                  Não, sempre notei. Só que pensei que fosse dos braços de suspensão com folga, mas como já foram substituídos e a vibração continua..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                                                    Não, sempre notei. Só que pensei que fosse dos braços de suspensão com folga, mas como já foram substituídos e a vibração continua..
                                                    Podias meter aqui a folha com os valores do alinhamento de direcção para podermos ver?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por After Ver Post
                                                      Podias meter aqui a folha com os valores do alinhamento de direcção para podermos ver?
                                                      Não fiquei com ela. Vi os valores todos no ecran, mas não fiquei com a folha..

                                                      Os da convergência ficaram mesmo a meio do intervalo recomendado pela marca, os dois iguais. Eram 0,5 e -0,5, para a roda esquerda e direita, respectivamente.
                                                      Editado pela última vez por LuisMiguelC; 15 September 2011, 23:39.

                                                      Comentário

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