Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Peugeot 205 1.8D GR-SR (Turbo) vs Fiesta 1.8D (Turbo)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Peugeot 205 1.8D GR-SR (Turbo) vs Fiesta 1.8D (Turbo)

    Cá está uma comparação engraçada entre 2 carros velhinhos mas com alguma genica.
    Imaginem que queriam pegar num destes carros, para fazer um projecto barato mas com muita genica. Qual acham que leva a melhor?







    Ficam os dados técnicos:

    Ford Fiesta 1.8 D:
    1753cc
    8 válvulas
    60 cv
    110nm
    0-100km/h 16seg
    Velocidade máx. 152km/h
    15,5 kg/cv
    932 kg

    Peugeot 205 GR-SR
    1769cc
    8 válvulas
    60cv
    110nm
    0-100km/h 15,1
    Velocidade máx. 156km/h
    14,1 kg/cv
    846 kg


    Se estivermos a falar da versão Turbo:

    Fiesta 1.8 TD
    1753cc
    140nm
    75cv

    Peugeot 1.8 TD
    1769cc
    157nm
    78cv


    Qual vos parece melhor para preparação para umas brincadeiras?
    A nível de fiabilidade, susceptibilidade para upgrades, prestações e dinâmica.

    Agradecia comparação de versões sem turbo entre si e versões com turbo respectivamente.

    EDIT: Se algum moderador pudesse retirar o [COLOR] do título, é que queria colocar a vermelho mas pelos vistos não deu.
    Editado pela última vez por Maraki; 12 September 2011, 17:06.

    #2
    O Fiesta tinha 75cv e não 73cv.

    Quanto as versões "base"/atmosféricas, não colocaste a potência dos mesmos.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nto Ver Post
      O Fiesta tinha 75cv e não 73cv.

      Quanto as versões "base"/atmosféricas, não colocaste a potência dos mesmos.
      Já vou acrescentar. Obrigado!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
        Já vou acrescentar. Obrigado!
        Ora essa, de nada.

        Já agora e por curiosidade, o Fiesta da geração anterior (produzido de 1989 a 1996), em 1992 recebeu também turbo e este debitava 77cv.

        Comentário


          #5
          O Peugeot tem a vantagem, é um motor melhor.
          A versão atmosférica do 1.8 Ford é bastante fiável mas tem o problema da correia de distribuição, esta deve ser mudada de 60 em 60 mil kms para evitar problemas. O sobrealimentado tinha má fama, se não me engano dizia-se que o turbo era montado à posteriori e que por isso dava problemas.

          O 1.8d Peugeot era dos melhores diesel da sua geração, não é incomum encontrar carros desses com mais de 600 mil kms.

          A nível dinâmico o Fiesta mk3 era muito mau e nunca será opção, já o mk4 é bastante bom, apesar de partilharem muitas coisas tudo foi revisto, o carro curva muito bem e é divertido, os comandos (caixa, embraiagem, direcção) são optimos tendo em conta o segmento e o tipo de carro.

          Já o 205 nas versões GTI é fantástico pelo que será sempre uma boa base de partida.

          Mas isso é para andar a partir no mato ou quê?
          Editado pela última vez por FernandoAc; 12 September 2011, 18:59.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
            O Peugeot tem a vantagem, é um motor melhor.
            A versão atmosférica do 1.8 Ford é bastante fiável mas tem o problema da correia de distribuição, esta deve ser mudada de 60 em 60 mil kms para evitar problemas. O sobrealimentado tinha má fama, se não me engano dizia-se que o turbo era montado à posteriori e que por isso dava problemas.

            O 1.8d Peugeot era dos melhores diesel da sua geração, não é comum encontrar carros desses com mais de 600 mil kms.

            A nível dinâmico o Fiesta mk3 era muito mau e nunca será opção, já o mk4 é bastante bom, apesar de partilharem muitas coisas tudo foi revisto, o carro curva muito bem e é divertido, os comandos (caixa, embraiagem, direcção) são optimos tendo em conta o segmento e o tipo de carro.

            Já o 205 nas versões GTI é fantastico pelo que será sempre uma boa base de partida.

            Mas isso é para andar a partir no mato ou quê?
            Não é nada para o mato!
            Eu sou um habilidoso que gosta de mecânica, e quero ter um carro mexido por mim, com umas modificações engraçadas. Os outros carros de casa não são susceptíveis a isso, pois já usam as tecnologias da treta como turbos de geometria variável, centralinas, common rail, etc, se é que me faço entender.

            Queria um da velha guarda, fácil de mexer, e que dê para aprender mais. Atenção que já não sou nenhum leigo na matéria, percebo razoavelmente de mecânica, e isto seria um projecto para os tempos livres para me entreter, dar azo à imaginação e criar um carrito jeitoso a baixo custo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
              Não é nada para o mato!
              Eu sou um habilidoso que gosta de mecânica, e quero ter um carro mexido por mim, com umas modificações engraçadas. Os outros carros de casa não são susceptíveis a isso, pois já usam as tecnologias da treta como turbos de geometria variável, centralinas, common rail, etc, se é que me faço entender.

              Queria um da velha guarda, fácil de mexer, e que dê para aprender mais. Atenção que já não sou nenhum leigo na matéria, percebo razoavelmente de mecânica, e isto seria um projecto para os tempos livres para me entreter, dar azo à imaginação e criar um carrito jeitoso a baixo custo.
              Se queres andar a brincar aos mecânicos arranja masé um carocha, material barato, fácil de mexer e se o arranjares ainda ganhas uns cobres na venda. Além disso há manuais de todo o tipo a ensinar TUDO!
              Mexer num diesel atmosférico? Onde? LOL
              Só se for o turbo onde podes andar a brincar com pressões.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                Se queres andar a brincar aos mecânicos arranja masé um carocha, material barato, fácil de mexer e se o arranjares ainda ganhas uns cobres na venda. Além disso há manuais de todo o tipo a ensinar TUDO!
                Mexer num diesel atmosférico? Onde? LOL
                Só se for o turbo onde podes andar a brincar com pressões.
                Já estive envolvido num projecto de um carocha, e já não me diz nada. Além disso na altura vimos-nos à rasca para arranjar algumas peças da carroçaria, que vieram de Espanha.
                Queria algo para me entreter sozinho, e sim também essa situação de adicionar um turbo (que por acaso já tenho na garagem). Além disso há sempre os ajustes na bomba, turbo, IC, suspensões. Criar algo com boa genica e que seja um charuto.

                Ah, mas nada de locomotivas a mandar fumo preto, que isso odeio.

                Comentário


                  #9
                  Peugeot claro. Isso aguenta tudo

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                    Já estive envolvido num projecto de um carocha, e já não me diz nada. Além disso na altura vimos-nos à rasca para arranjar algumas peças da carroçaria, que vieram de Espanha.
                    Queria algo para me entreter sozinho, e sim também essa situação de adicionar um turbo (que por acaso já tenho na garagem). Além disso há sempre os ajustes na bomba, turbo, IC, suspensões. Criar algo com boa genica e que seja um charuto.

                    Ah, mas nada de locomotivas a mandar fumo preto, que isso odeio.
                    Mas olha que há aqui algo que "does not compute".

                    Porque não um GTI barato, bem mais interessante para a brincadeira. E com o turbo que já tens em casa devia ficar danado para a brincadeira LOL.

                    Comentário


                      #11
                      Desses, 205 XAD-T, sem dúvida.

                      Comentário


                        #12
                        Em ambos os casos, Peugeot, olhando estritamente para números.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                          Mas olha que há aqui algo que "does not compute".

                          Porque não um GTI barato, bem mais interessante para a brincadeira. E com o turbo que já tens em casa devia ficar danado para a brincadeira LOL.
                          Mas isso já é carro para outros valores. Estou a pensar gastar uns 1000 €, um GTI é caríssimo. Só se fosse um 1.6 carburador duplo, mas também não quero torrar o dinheiro em gasolina. Além disso conheço melhor motores diesel para puder mexer.

                          Comentário


                            #14
                            eu prefiro o 205 Turbo

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                              Mas isso já é carro para outros valores. Estou a pensar gastar uns 1000 €, um GTI é caríssimo. Só se fosse um 1.6 carburador duplo, mas também não quero torrar o dinheiro em gasolina. Além disso conheço melhor motores diesel para puder mexer.
                              Se a ideia for fazer poucos kms pessoalmente com 1000 euros gostava de arranjar um 33 com o tal boxer com injecção quad cam 16v e bancos recaro e mesmo assim o orçamento é apertado.
                              Ainda vão se encontrando peças destes carros na sucata e se não me engano podem ser classificados como pre classicos o que sempre ajuda a poupar algum no seguro além de que se o estimares no mínimo vendes pelo preço que comprares.

                              O Fiesta só vale a pena o mk4 mas pelo orçamento não vais encontra los em bom estado e mesmo os 205 xad turbo são muito valorizados. Vai ser complicado.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                Cá está uma comparação engraçada entre 2 carros velhinhos mas com alguma genica.
                                Imaginem que queriam pegar num destes carros, para fazer um projecto barato mas com muita genica. Qual acham que leva a melhor?
                                também conhecido como fumarento?

                                Comentário


                                  #17
                                  Se for feita uma coisa com pés e cabeça não é fumarento coisa nenhuma. Só se aumenta a potência até ao limite de começar a deitar fumo. Chegando aí para-se!
                                  E com um intercooler frontal, também iria diminuir o fumo. Eu tenho algum stock de peças aqui na garagem, e um carrinho desses seria o ideal para as colocar de volta a estrada. Exteriormente não quero mexer nada. Só mesmo motor e suspensão.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                    Se a ideia for fazer poucos kms pessoalmente com 1000 euros gostava de arranjar um 33 com o tal boxer com injecção quad cam 16v e bancos recaro e mesmo assim o orçamento é apertado.
                                    Ainda vão se encontrando peças destes carros na sucata e se não me engano podem ser classificados como pre classicos o que sempre ajuda a poupar algum no seguro além de que se o estimares no mínimo vendes pelo preço que comprares.

                                    O Fiesta só vale a pena o mk4 mas pelo orçamento não vais encontra los em bom estado e mesmo os 205 xad turbo são muito valorizados. Vai ser complicado.
                                    Sim é verdade, até costumam ser mais caros que os Golf a Diesel da mesma altura

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                      Se a ideia for fazer poucos kms pessoalmente com 1000 euros gostava de arranjar um 33 com o tal boxer com injecção quad cam 16v e bancos recaro e mesmo assim o orçamento é apertado.
                                      Ainda vão se encontrando peças destes carros na sucata e se não me engano podem ser classificados como pre classicos o que sempre ajuda a poupar algum no seguro além de que se o estimares no mínimo vendes pelo preço que comprares.

                                      O Fiesta só vale a pena o mk4 mas pelo orçamento não vais encontra los em bom estado e mesmo os 205 xad turbo são muito valorizados. Vai ser complicado.
                                      Vou ver o que aparece. Mas pela vossa opinião o motor peugeot aguenta mais "porrada". Se bem que eu sou bastante cuidadoso, posso dar umas esfregas de vez enquanto mas normalmente ando devagar. E a comprar um e turbinar, iria rever os sistemas vitais como o de refrigeração.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Dos dois venha o diabo e escolha, mas eu pessoalmente escolhia o 1.8 TDDI da Ford.

                                        Atenção é mesmo o TDDI que saiu no facelift do MK4 (chamado MK4.5) de 2000.
                                        Tem os mesmos 1753 cc da versão 1.8TD mas passou a ter a designação endura D

                                        Vantagens:
                                        Muda correia aos 150.000 kms ( a de borracha porque a de corrente aguenta muito mais)
                                        Menos guloso (considerando velocidades de cruzeiro nos 80-110 kms/h realizam-se médias de 5.5 lts/100km) e melhor resposta em particular pelo sistema de bomba injectora electrica da Bosch, houve alguns bugs com esta bomba, mas normalmente ocorreram no periodo de garantia ou antes dos 80.000 kms

                                        Partilha muitos componentes do Focus Mk1 e MK1.5 (após facelift de finais de 2000) e com um pouco de sorte encontras intercooler (do focus) no sucateiro para colocar no espaço que existe atrás do pára choques e optmizares os 75 CV de origem. Se quiseres mais veneno podes alcançar os 90CV do focus, mas isso já requer mais mexidas.


                                        Este bloco de 1753 cc foi o bloco mais rentável da FORD, "comprou-o" na decada de 1980 á DEUTZ que passou a fabricar com especificações FORD, desde D, TD, TDDI a TDCI aguentou tudo e deu excelentes provas, teve de 60CV's a 115CV no Focus TDCI.

                                        Se querias somente algo relacionado com o 1.8 TD da Ford, fica esta informação alternativa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                          Vou ver o que aparece. Mas pela vossa opinião o motor peugeot aguenta mais "porrada". Se bem que eu sou bastante cuidadoso, posso dar umas esfregas de vez enquanto mas normalmente ando devagar. E a comprar um e turbinar, iria rever os sistemas vitais como o de refrigeração.

                                          O Peugeot não aguenta mais porrada, teve foi mais sucesso nas suas versões mais antigas quando comparado com o Ford, foi isto que lhe deu a fama, mas por exemplo da mesma epoca temos os 1.5 e 1.7 da Opel com origem Isuzu e isso fazia miséria nas frotas de comerciais, se formos a ver os numeros de venda á epoca entre Peugeot Opel e Ford, a Opel vendia muito.

                                          Em termos de porrada ambos os dois que equacionas levam forte e feio e aguentaram agruras.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Kremlin Ver Post
                                            O Peugeot não aguenta mais porrada, teve foi mais sucesso nas suas versões mais antigas quando comparado com o Ford, foi isto que lhe deu a fama, mas por exemplo da mesma epoca temos os 1.5 e 1.7 da Opel com origem Isuzu e isso fazia miséria nas frotas de comerciais, se formos a ver os numeros de venda á epoca entre Peugeot Opel e Ford, a Opel vendia muito.

                                            Em termos de porrada ambos os dois que equacionas levam forte e feio e aguentaram agruras.
                                            Eu estou a pensar nestes para me entreter, mas já estive a pesquisar em sites estrangeiros, e com 1000€ compro um senhor carro. Aqui em Portugal 1000€ mal dão para um carro que tenha um volante e 4 rodas e que ande, lá fora, dá para algo como um 190E 2.0, que apesar da injecção k-tronic (que dá barraco), com a adição do turbo deve ficar venenoso. Vou esperar mais um bocado e ver o que aparece. Mas quanto ao tópico é sempre bom ter informação sobre estas comparações.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Kremlin Ver Post
                                              Dos dois venha o diabo e escolha, mas eu pessoalmente escolhia o 1.8 TDDI da Ford.

                                              Atenção é mesmo o TDDI que saiu no facelift do MK4 (chamado MK4.5) de 2000.
                                              Tem os mesmos 1753 cc da versão 1.8TD mas passou a ter a designação endura D

                                              Vantagens:
                                              Muda correia aos 150.000 kms ( a de borracha porque a de corrente aguenta muito mais)
                                              Menos guloso (considerando velocidades de cruzeiro nos 80-110 kms/h realizam-se médias de 5.5 lts/100km) e melhor resposta em particular pelo sistema de bomba injectora electrica da Bosch, houve alguns bugs com esta bomba, mas normalmente ocorreram no periodo de garantia ou antes dos 80.000 kms

                                              Partilha muitos componentes do Focus Mk1 e MK1.5 (após facelift de finais de 2000) e com um pouco de sorte encontras intercooler (do focus) no sucateiro para colocar no espaço que existe atrás do pára choques e optmizares os 75 CV de origem. Se quiseres mais veneno podes alcançar os 90CV do focus, mas isso já requer mais mexidas.


                                              Este bloco de 1753 cc foi o bloco mais rentável da FORD, "comprou-o" na decada de 1980 á DEUTZ que passou a fabricar com especificações FORD, desde D, TD, TDDI a TDCI aguentou tudo e deu excelentes provas, teve de 60CV's a 115CV no Focus TDCI.

                                              Se querias somente algo relacionado com o 1.8 TD da Ford, fica esta informação alternativa.
                                              O 1753cc acabou a sua carreira com 125cv, que se podia encontrar no Mondeo, S-Max e Galaxy.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                Eu estou a pensar nestes para me entreter, mas já estive a pesquisar em sites estrangeiros, e com 1000€ compro um senhor carro. Aqui em Portugal 1000€ mal dão para um carro que tenha um volante e 4 rodas e que ande, lá fora, dá para algo como um 190E 2.0, que apesar da injecção k-tronic (que dá barraco), com a adição do turbo deve ficar venenoso. Vou esperar mais um bocado e ver o que aparece. Mas quanto ao tópico é sempre bom ter informação sobre estas comparações.
                                                Lá fora, na Europa, digo na Europa porque a nivel de preços de automóveis novos e usados, em particular estes, parece que vivemos em Angola onde se especula com tudo em particular com os valores das peças, mas como digo, cá, por um chasso comercial que tenha tido uma carreira de sucesso comercial e que seja muito procurado, com 10 anos e 300.000kms têm a lata de pedir 3.000€ (Fiesta, 206, Corsa,Punto), isto num carro de transportou cargas, rodou milhares de kms em condições que se desconhecem.
                                                Mas normalmente era de um casal de velhotes que ia á terra buscar as batatas e os legumes para os filhos economizarem, e os netos comerem produtos biologicos da terra dos avós.

                                                Isto neste tipo de modelos, nem falamos de Stilo, Focus, Corolla, Almera.

                                                Lá fora além de não existirem estes comerciais os de 5 lugares como se sabe são bem mais acessiveis no mercado de usados.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                  O 1753cc acabou a sua carreira com 125cv, que se podia encontrar no Mondeo, S-Max e Galaxy.
                                                  Tem razão
                                                  Mas esses ainda são comercializados, bom tal como o 115cv's em alguns paises no Focus.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Kremlin Ver Post
                                                    Tem razão
                                                    Mas esses ainda são comercializados, bom tal como o 115cv's em alguns paises no Focus.
                                                    O motor de 115cv e de 125 já não são produzidos/comercializados.

                                                    Só em veículos que os tenham montados e aguardem comprador.

                                                    Isto por causa das novas normas europeias e como tal, não trabalharam o motor para cumprir com as normas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Apenas gostava de saber a razão para a escolha entre apenas estes dois carros tratando-se de um carro para umas brincadeiras.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                        Vou ver o que aparece. Mas pela vossa opinião o motor peugeot aguenta mais "porrada". Se bem que eu sou bastante cuidadoso, posso dar umas esfregas de vez enquanto mas normalmente ando devagar. E a comprar um e turbinar, iria rever os sistemas vitais como o de refrigeração.
                                                        O 1.8 do pug aguenta muito mas o da Ford também, tem é aquele problema da correia que pode deitar tudo a perder, imagina que mesmo não partindo a correia avança um dente... A mim não me dava confiança para andar a escafiar, só se trocasse logo a correia mal o adquirisse.

                                                        Tive um Ford mk4 1.8 Endura DE que foi vendido já tinha pelo menos 300 mil kms, digo pelo menos porque ele vira a cada 100 mil kms e não bebia óleo nem agua, dava a entender que tinha ainda muitos kms para fazer. Teve foi reparação no alternador e motor de arranque, nada de muito grave para um carro de 96 já bem rodado.

                                                        Conheci ainda um Fiesta mk3 de um amigo que devia ter mais de 500 mil tal era o mau estado do carro, tinha o radiador com fuga e aquecia, segundo o dono, as vezes o calor do motor era tanto que o óleo devia ficar mais fino e escorria pelo bloco, lá tinha ele de parar e colocar agua e óleo, ainda andou assim uns tempos até o entregar no stand à troca por um Corsa 1.3cdti, situação no mínimo caricata, não sei como aquilo aguentou tanto. Em pior estado que aquele carro e a andar só vi uma vez uma Cabstar que transportava frangos e tinha mais de um milhão de kms.

                                                        A vantagem que o fiesta poderá ter sobre o 205 é o facto de ser muito mais actual e ter melhores comandos e comportamento dinamico, o 205 tem potêncial pelo que se viu pelo GTI mas o diesel não deverá ter nada a ver com este, se for como 106 1.5d para o GTI, é TUDO diferente, mas mesmo tudo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                          Apenas gostava de saber a razão para a escolha entre apenas estes dois carros tratando-se de um carro para umas brincadeiras.
                                                          Vou-te explicar:

                                                          -Orçamento de 1000€
                                                          -Queria diesel (por causa das peças que tenho em stock e por não conhecer muito bem motores otto)
                                                          -Esses 2 são leves e têm boa cilindrada
                                                          -São minimamente fiáveis
                                                          -Pelas buscas que fiz são os que encaixam mais ou menos no que procuro

                                                          Mas se tiveres mais opções, estou aberto a sugestões. Também equacionei o corsa 1.5TD, o Fiat Uno 1.7 TD, o Fiat Punto 1.7 TD, etc. Mas já passam do orçamento, e estes que apresentei também tenho alguma preferência pessoal, não sei explicar, gosto mais deles.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O 205 pesa 870kg.

                                                            Eu sou suspeito, mas o poder aplicar o eixo traseiro do 309 GTI, com travões de disco, e o facto de o XAD-Turbo ter a suspensão dianteira do GTI, aliado a umas pequenas mods de motor, torna o 205 XAD-T muito apetecível... Quer em potência, quer em dinâmica.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X