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HELP! A minha W210 - E220cdi Hoje de manhã não pegou !

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    HELP! A minha W210 - E220cdi Hoje de manhã não pegou !

    Bom dia!

    Tenho uma Carrinha classe E do ano 2000, com o motor E220cdi de 143cv.

    Ontem à noite tive que fazer uma deslocação de 60 kms, sendo que a meio do caminho meti gasoleo normal na bomba GALP em pernes.
    O caminho até Santarém foi normalissimo.

    A unica coisa a assinalar foi numa descida ingreme apareceu o aviso check level do liquido refrigerante (o que já aconteceu umas 3 vezes em situações identicas nos ultimos meses e tenho-me esquecido de verificar, mas hoje verifiquei e está de facto a precisar de um bocadinho). Já agora , que liquido se usa nestes carros ? Mesmo da mercedes ?

    Adiante, deixei a carrinha estacionada no sitio habitual , o qual é quase plano.
    Hoje de manhã chego , dou à chave, e estranhei pois costuma pegar em 1 ou 2 segundos após dar à chave, mas desta vez foi até ao fim , ou seja, esteve a insistir uns 15 segundos até desistir.

    E depois tentei outra, e outra vez.

    Fui ao deposito cheirar e ver se tinha vacuo, mas pareceu tudo normal.
    Não tinha o talao do abastecimento de ontem à noite comigo, mas entretanto já liguei para o posto de pernes, e confirmaram-me que a primeira bomba, onde meti, é mesmo diesel e que mais ninguem se queixou.

    Já uma vez há uns 4 anos fiquei sem combustivel, ou melhor, estava na reserva e estacionei numa subida muito ingreme e deve ter desforrado, tanto que depois nessa vez meti mais gasolio e voltou a dar, mas primeiro tive que insistir uns 5 minutos.

    Desta vez, como o carro estava na horizontal, não estive a insistir muito tempo, mas ainda assim no total ainda foram umas 10 vezes.

    O carro tem gasoleo (o ponteiro esta a meio e o compudor de bordo acusa autonomia de 300kms).
    Sente-se o motor de arranque a trabalhar de uma forma vigorosa, mas depois nunca dá arranque , como se o Gasoleo não estivesse a chegar ao motor.... e se calhar não está mesmo ...

    Será a bomba ?

    O que me recomendam a verificar quando voltar ao pé da viatura na hora de almoço ? (é que entretanto não insisti mais e vim a pé para o trabalho).

    Isto é frequente ?

    #2
    Pode ser tanta coisa... reza para que não seja a bomba injectora...

    Comentário


      #3
      Primeiro, se aparece o aviso para colocar liquido de refrigeração,tens de verificar o termostato. Com está a temperatura, sempre nos ~90º?

      Quanto ao carro não pegar, pode ser muita coisa, terás de o levar a uma oficina.

      Comentário


        #4
        Boas!

        A temperatura está OK, acredito que o problema do liquido seja mesmo a evaporação normal ao longo dos anos, tanto que so se reflecte quando inclina muito.

        Vou rezar para que na hora de almoço seja so dar a chave e ligar

        Comentário


          #5
          Penso que possa ser bomba de gasóleo ou mesmo injectores, nesses motores há muitos casos de injectores.

          Comentário


            #6
            De qualquer forma, aconselho-te desde já a retirar uma amostra do gasóleo do depósito.

            Essa bomba de pernes tem um bocado de mau aspecto...

            Comentário


              #7
              O gasóleo chega à bomba injectora? ou chega lá com ar?

              O filtro de gasóleo tem gasóleo no interior?

              Não existem velas queimadas?

              Os injectores têm fugas de gasóleo?

              A bomba tem perdas de gasóleo?

              Comentário


                #8
                Provavelmente será injectores. É o mais certo, não sentiste uma quebra ligeira de potência nos ultimos dias?

                Comentário


                  #9
                  JÁ PEGOU !

                  Ele há coisas fantásticas, não há ?

                  Fui há um bocadinho a casa , passei pela carrinha só naquela, dei à chave, demorou não os 2 habituais segundos, mas sim uns 5 segundos, pegou e tudo normal como se nada se tivesse passado

                  Será que foi porque de manhã estava nevoeiro e tudo humido, e agora a meio da manhã já estava sol ?? Lol

                  Fui dar uma voltinha e tudo normal.

                  Entretanto cheguei ao meu local de trabalho e tive aqui um cliente que foi responsável de uma oficina midas e até estive a falar com ele sobre o sucedido.

                  Disse-me que é expectável que volte a acontecer, pode se alguma entrada de ar .
                  Recomendou-me a trocar todos os apertos (braçadeiras) dos tubos do gasoleo.

                  Chamou-me ainda a atenção que há tambem um injector que parece borrado de gasoleo , pode ser dai (eu ando sem a tampa de plastico no motor).

                  Recomendou-me a passar pela Rematil cá em santarém (casa especialista em bombas, injectores, diesel) e fazer o seguinte :

                  >Colocarem o sistema de diesel à pressão para detectar eventuais fugas
                  >Trocarem bracadeiras
                  >Já que se está com a mão na massa , limpar e afinar os bicos dos injectores

                  Ora, nunca fiz isso de limpar e afinar os bicos dos injectores. É importante fazer isto regularmente ?

                  Por ultimo, que liquido devo usar no sistema de refrigeração ? Mesmo da MB ?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                    Penso que possa ser bomba de gasóleo ou mesmo injectores, nesses motores há muitos casos de injectores.
                    Não agoire Veja o meu post das 11:50:28 . Obrigado !

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                      De qualquer forma, aconselho-te desde já a retirar uma amostra do gasóleo do depósito.

                      Essa bomba de pernes tem um bocado de mau aspecto...
                      Quem vê caras não vê corações !

                      Para além de que quando liguei para lá de manhã, segundo o senhor "já vendi 500 litros de gasoleo hoje e ninguem se queixou " :P

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                        JÁ PEGOU !

                        >Já que se está com a mão na massa , limpar e afinar os bicos dos injectores

                        Ora, nunca fiz isso de limpar e afinar os bicos dos injectores. É importante fazer isto regularmente ?
                        Não é aconselhável andar a pôr e tirar esses injectores.

                        Vê velas e sistema de gasóleo, desde o depósito até aos injectores.

                        Em 2 W202 (vesão atmosférica), já vi vaticinarem bombas injectoras e no fim foram 4 velas queimadas (com 3k km) e um tubo de gasóleo com fuga (do depósito para o filtro), respectivamente.

                        Já passou por cá uma S202 de 125 cv. e a maior asneira que lhe fizeram foi remover injectores .

                        Tenho boas referências da Rematil, cheguei a levar lá o w202 aos 300k km porque tinha o ralenti instável, o sr. aumentou um pouco o débito da bomba (tinha sido mexida na MB há 20k km's) e desejou-me boa viagem.
                        Editado pela última vez por Ruie34; 14 September 2011, 10:59.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                          O gasóleo chega à bomba injectora? ou chega lá com ar?

                          O filtro de gasóleo tem gasóleo no interior?

                          Não existem velas queimadas?

                          Os injectores têm fugas de gasóleo?

                          A bomba tem perdas de gasóleo?
                          Obrigado pelas suas questões pertinentes.
                          De manhã estava com pressa e não veriquei nenhum dos pontos referidos.

                          No entanto se voltar a acontecer, terei em atenção a sua checklist . Obrigado

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por jmf Ver Post
                            Provavelmente será injectores. É o mais certo, não sentiste uma quebra ligeira de potência nos ultimos dias?
                            Nada, tem funcionado normalmente

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                              (...)Por ultimo, que liquido devo usar no sistema de refrigeração ? Mesmo da MB ?
                              Depende de qual lá está no depósito... se tens assistido a carrinha na marca, tem liquido da marca.

                              O que importa saber: não misturar cores dos liquidos. Não colocar daqueles que estão à venda nos hipers.

                              Comentário


                                #16
                                quantos quilometros tem o motor? troca as velas, se nunca foram mudadas, já fica o trabalho feito

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Patuleia Ver Post
                                  Depende de qual lá está no depósito... se tens assistido a carrinha na marca, tem liquido da marca.

                                  O que importa saber: não misturar cores dos liquidos. Não colocar daqueles que estão à venda nos hipers.
                                  As cores são meramente esteticas ou correspondem a especificidades do liquido ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                    quantos quilometros tem o motor? troca as velas, se nunca foram mudadas, já fica o trabalho feito
                                    Tem apenas 250.000, o que até é pouco para uma biatura destas

                                    Será que vale mesmo a pena mudar as velas ?
                                    Nunca teve problemas a pegar, normalmente demora apenas 1 a 2 segundos a pegar ... hoje foi uma excepção.

                                    E entretanto já a desliguei e religuei umas quantas vezes e pegou sempre instantaniamente

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                      Não é aconselhável andar a pôr e tirar esses injectores.

                                      Vê velas e sistema de gasóleo, desde o depósito até aos injectores.

                                      Em 2 W202 (vesão atmosférica), já vi vaticinarem bombas injectoras e no fim foram 4 velas queimadas (com 3k km) e um tubo de gasóleo com fuga (do depósito para o filtro), respectivamente.

                                      Já passou por cá uma S202 de 125 cv. e a maior asneira que lhe fizeram foi remover injectores .

                                      Tenho boas referências da Rematil, cheguei a levar lá o w202 aos 300k km porque tinha o ralenti instável, o sr. aumentou um pouco o débito da bomba (tinha sido mexida na MB há 20k km's) e desejou-me boa viagem.
                                      Já agora porque achas que é uma asneira remover os injectores ?

                                      A minha E220cdi de 143cv as vezes tambem tem o rolantim instavel ... em vez de estar fixo numa determinada rotação, oscila ligeiramente como se estivesse a dar toques de acelerador a cada 2 ou 3 segundos.
                                      Já percebi tambem que quando meto gasoleo melhor, tipo geforce diesel ou bp ultimate deixa de ter essa instabilidade no rolantim, mas que com gasoleo normal essa instabilidade. QUando meto gasoleo dos hipers, fica ainda mais instavel.
                                      Curioso, não ?

                                      Quando mexeram no débito da tua, notaste diferenças no desempenho do motor, ou influiu apenas no rolantim ?

                                      Comentário


                                        #20
                                        já agora partilho sobre bombas injectoras:

                                        http://www.omecanico.com.br/modules/...ecid=35&edid=4
                                        http://www.omecanico.com.br/modules/...id=107&edid=10

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                          As cores são meramente esteticas ou correspondem a especificidades do liquido ?
                                          Se fosse pela estética, diria que misturar um rosa com azul era capaz de ficar bonito...

                                          É pelas especificidades dos liquidos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Um veículo a diesel quando não pega é porque:
                                            - Ô combustivel não chega À camara de combustão (falta de combustivel, bomba andou demasiado tempo sem gasoleo, entupimento do sistema, fuga de gasoleo,...);
                                            - Não tem bateria ou avaria do sistema de arranque, logo o motro de arranque nem roda;
                                            - As velas de incandescÊncia, os que têm, foram à vida. o motor roda e não pega embora "tente" e faça muito fumo ou chega após muita insistência a pegar mas faz fumo.

                                            Atenção, o liquido de refrigeração não se evapora de um sistema fechado. O que acontece é que qualquer sistema com o decorrer dos anos vai inevitavelmente ganhando pequenas fugas mesmo nas ligações das tubagens ou outras e acaba por perder uma pequena parte do liquido.

                                            Tens mudado o filtro do gasóleo?
                                            Andas regularmente com o gasóleo na reserva?
                                            Não tens nenhuma fuga de gasóleo após a bomba por onde perca pressão?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                              Já agora porque achas que é uma asneira remover os injectores ?

                                              A minha E220cdi de 143cv as vezes tambem tem o rolantim instavel ... em vez de estar fixo numa determinada rotação, oscila ligeiramente como se estivesse a dar toques de acelerador a cada 2 ou 3 segundos.
                                              Já percebi tambem que quando meto gasoleo melhor, tipo geforce diesel ou bp ultimate deixa de ter essa instabilidade no rolantim, mas que com gasoleo normal essa instabilidade. QUando meto gasoleo dos hipers, fica ainda mais instavel.
                                              Curioso, não ?

                                              Quando mexeram no débito da tua, notaste diferenças no desempenho do motor, ou influiu apenas no rolantim ?
                                              Nos casos que conheço os injectores nunca ficaram bons.

                                              O meu é o W202 200 Diesel, logo, só notei ausência de vibração

                                              Há carros que são mais sensíveis à utilização de combustíveis sem aditivos, e esta geração é uma delas.

                                              O facto de ela ter 250k km's não quer dizer que não precise de velas de incandescência, as velas devem ser verificadas, tal como o filtro, as tubagens e a bomba injectora.

                                              O meu W202 tinha umas "nóias" de manhã para pegar, foi à MB e ficou pouco melhor, até que resolvi pôr um pouco de cola-juntas entre o parafuso do filtro e a base, estanquei uma fuga que fazia entrar ar no sistema.

                                              De outra vez, quando o desligava, até ouvia o gasóleo a cair dentro do depósito novamente, tinha uma fuga nas tubagens que deixava entrar ar e o gasóleo retornava.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Já pegou...mas vai voltar a acontecer. Se o nível está abaixo do normal, pode ser junta queimada.

                                                Mas nesses motores...a aposta no sistema de injecção costuma ser aquela com mais odds.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Junta queimada parece-me muito pouco provável, é realmente muito raro acontecer nestas mecânicas...
                                                  Mais facilmente apontaria para a bomba de água ou alguma pequena fuga numa tubagem...

                                                  Quanto ao não pegar, o mais provável é ser algo electrónico (por exemplo sensor de rotação da cambota ou árvore de cames, embora se o problema fosse esse em princípio não pegaria principalmente a quente e já pegaria novamente depois de arrefecer um bocado) ou ar no circuito devido a alguma pequena fuga nas tubagens...
                                                  Se voltar a acontecer talvez seja melhor ligar à máquina para ver se existem códigos de erro guardados
                                                  Editado pela última vez por PRAP; 14 September 2011, 17:27.

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                                                    #26
                                                    Ja voltei a andar com ela e pegou bem

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                                                      #27
                                                      COntinua fixe e sem problemas

                                                      Tenho fé que foi daqueles bugs que acontecem once in a lifetime, tal como nos computadores :D

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O carro vai voltar a não pegar, da próxima vez pode não ser em casa, é melhor veres isso bem o mais rápido possível.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por After Ver Post
                                                          O carro vai voltar a não pegar, da próxima vez pode não ser em casa, é melhor veres isso bem o mais rápido possível.
                                                          Vira essa boca para la :D

                                                          Neste fim de semana fui dar uma voltinha ate peniche, liguei e desliguei imensas vezes e sempre perfeita :D

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Boas!

                                                            Voltou a acontece ontem à noite !

                                                            Saliente-se antes do mais que nunca mais voltou a acontecer desde 14 de setembro , quando isto aconteceu pela primeira vez - e escrevi este tópico.

                                                            Saliente-se ainda que ontem andei normalmente com a carrinha , fiz uns 30 kms, e sempre impecável. Estacionei cerca das 14:30 depois de almoço à frente da minha empresa

                                                            Quando sai do trabalho cerca da meia noite (sim, porque aqui trabalha-se!), estava a chover e decidi não ir a pé para casa. Chego à carrinha , dou à chave e nada feito.

                                                            Tentei umas 15 vezes e nada!

                                                            Entretanto fui a pé, esqueci-me das chaves e voltei mais tarde para as vir buscar, e tambem na esperança que mais tarde voltasse a pegar - tal como aconteceu da outra vez.

                                                            Tentei mais umas 10 ou 15 vezes, e numa dessas vezes ainda pegou , trabalhou uns 2 ou 3 segundos, e foi abaixo.

                                                            Desisti

                                                            Hoje já tentei mais umas quantas vezes e nada.

                                                            O que já testei / constatei:

                                                            >A carrinha está estacionada numa rua inclinada, inclinada para o lado do pendura. (mas refira-se que da outra vez quando aconteceu estava na horizontal)
                                                            >Quando parei o deposito estava a 1/4 - e da ultima vez que tinha metido gasoleo há uns dias quase atestei.
                                                            >Ando sem a tampa de plastico do motor colocada, e não vejo sinais de fugas de gasoleo.
                                                            >Não vejo tubos estalados, exceptuando um, mas daqueles grossos com dupla camada, e nao se nota actividade (com o dedo em cima dessa estaladela) nesse tubo quando tento meter o motor a trabalhar (vou tirar fotos e meto aqui)
                                                            >Ja desliguei todas as fichas e religuei de tudo o que tem a ver com gasoleo, velas, alta pressao
                                                            >Tirei a tampa da caixa das centralinas, e empurrei / abanei os fios.

                                                            Entretanto estou a ficar sem bateria!
                                                            Posso meter a carregar nos bornes que estão no compartimento do motor , ou tenho que desligar os bornes da bateria e carrega-la enquanto esta desligada do veiculo?

                                                            Tenho 2 carregadores: Um antigo tudor T4 (daqueles classicos), e um novo do lidl , daqueles comutados, que dão para motas, carros, carga de manutenção , destes:

                                                            Comentário

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