Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tempo para arranjo de bem em garantia.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tempo para arranjo de bem em garantia.

    Boa tarde,

    Alguém em sabe dizer quanto tempo uma marca tem para arranjar e devolver um item em garantia? Tinha ideia que eram 30 dias, mas posso estar enganado e esta lei nem existir.

    Meti um portátil para arranjar já há mais de um mês ( Marca Acer, na Fnac ), e gostaria de saber se posso exigir um novo.

    #2
    Se estiver na garantia são 30 dias (incluído fim de semana)

    Comentário


      #3
      Exacto, está na garantia. Sabes especificamente qual a lei em que isso está?

      Comentário


        #4
        A Lei não fixa um prazo em concreto para a reparação de qualquer bem em garantia, porque precisamente pode variar muito em função do equipamento a reparar e da avaria em causa.

        Podes fazer uma de várias coisas:

        (i) Exigir um bem de substituição durante o período de reparação;
        (ii) Enviar uma carta para a Acer, pedindo-lhes um relatório detalhado do diagnóstico. Perante esse diagnóstico, deverás considerar um prazo que, do ponto de vista técnico e das várias condicionantes desse negócio em concreto, seja razoável;
        (iii) Determinado esse prazo fazes uma comunicação extrajudicial à marca, dizendo-lhes que, caso não te entreguem o bem até ao final desse prazo, consideras o contrato definitivamente incumprido.

        O ideal mesmo é consultares um advogado que te oriente neste processo.

        Boa sorte para a resolução disso.

        Comentário


          #5
          O prazo legal são mesmo os 30 dias.

          Mas não podes pedir um novo sem antes pedir o velho. Ou seja, só podes exigir um novo caso eles se recusem, ou não possam, entregar o bem após os 30 dias.

          Comentário


            #6
            Os 30 dias passaram exactamente esta semana. Neste momento o portátil faz-me mesmo falta porque é o meu meio de trabalho. A reparação foi uma board nova, coisa que para mim não justifica tanta demora( já tinha sido contactado pela Fnac e também passei lá no inicio da semana ao que me disseram que esta semana viria de certeza.)

            Aliás, nada para mim justifica a demora de mais de um mês na reparação de um portátil.
            Editado pela última vez por Indigo; 16 September 2011, 14:52.

            Comentário


              #7
              30 dias maximo, já trabalhei em SPV, e no dia a seguir aos 30 dias, tens toda a legitimidade em pedir o teu portatil, ou um novo na hora.

              Está até escrito na tua guia de reparação emitida pela fnac

              Comentário


                #8
                Artigo 4.º
                Direitos do consumidor
                1 - Em caso de falta de conformidade do bem com o contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta sem encargos, por meio de reparação ou de substituição, à redução adequada do preço ou à resolução do contrato.
                2 - Tratando-se de um bem imóvel, a reparação ou a substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável, tendo em conta a natureza do defeito, e tratando-se de um bem móvel, num prazo máximo de 30 dias, em ambos os casos sem grave inconveniente para o consumidor.
                3 - A expressão «sem encargos», utilizada no n.º 1, reporta-se às despesas necessárias para repor o bem em conformidade com o contrato, incluindo, designadamente, as despesas de transporte, de mão-de-obra e material.
                4 - Os direitos de resolução do contrato e de redução do preço podem ser exercidos mesmo que a coisa tenha perecido ou se tenha deteriorado por motivo não imputável ao comprador.
                5 - O consumidor pode exercer qualquer dos direitos referidos nos números anteriores, salvo se tal se manifestar impossível ou constituir abuso de direito, nos termos gerais.
                6 - Os direitos atribuídos pelo presente artigo transmitem-se a terceiro adquirente do bem.
                http://www.pgdlisboa.pt/pgdl/leis/le...06&tabela=leis

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                  O prazo legal são mesmo os 30 dias.

                  Mas não podes pedir um novo sem antes pedir o velho. Ou seja, só podes exigir um novo caso eles se recusem, ou não possam, entregar o bem após os 30 dias.
                  A lei sao 30 dias. Mesmo que eles entreguem passado os 30 dias, ele esta no direito de nao aceitar e pedir ou reembolso ou um novo.

                  E sim, podes exigir um novo ou pedir o dinheiro do mesmo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                    A lei sao 30 dias. Mesmo que eles entreguem passado os 30 dias, ele esta no direito de nao aceitar e pedir ou reembolso ou um novo.

                    E sim, podes exigir um novo ou pedir o dinheiro do mesmo.
                    E ele ligou a peguntar se estava reparado dentro dos 30 dias? A empresa por algum motivo pode não ter conseguido contactar para ir buscar. O ideal é no 29º ligar para lá para saber da situação e avisar que no 31º dia vai lá ou buscar o reparado ou exigir outro.

                    Aparecer lá passados 35 dias sem nunca antes ter ligado para lá para saber alguma coisa e exigir um pc novo não me parece correcto. Mas isto sou eu...

                    Comentário


                      #11
                      O que eu sugeria é o autor do tópico, se nunca questionou a fnac sobre o andamento da reparação, e se já passaram os 30 dias, ligar para lá e dar-lhes 48horas. Após isso sim, exigir um novo caso não apresentem o reparado.

                      Fica a minha sugestão...

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X