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Sobreaquecimento: BMW 320i E36

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    Sobreaquecimento: BMW 320i E36

    Boas, malta!

    Comprei um BMW 320i E36. Adoro a máquina, mas pouco depois de pegar nele tive um problema :\

    Antes de consumar a compra, andei meia horita, verifiquei (quase) tudo e o carro estava impecável, mesmo.

    Vou embora já com o novo bólide, ligo o AC, passado 10min o carro aquece, estava já no vermelho! Parei logo, verifiquei que tinha a água no mínimo :\ (Estupidez não ter reparado logo, eu sei, a verdade é que n aconteceu nada antes, terá sido o AC?)

    Substituo a água toda, já depois de ter o carro "fresco", ando mais 10min e a temperatura começa a subir. Não chegou à zona vermelha, não deixei.

    Vai para o mecânico amanhã, mas queria a vossa dica sobre o que poderá ter acontecido.

    Tendo em conta que enquanto andei com ele não aqueceu e depois de ligar o AC (coisa que o anterior dono disse que já não fazia há imenso tempo) aconteceu, poderá ter sido disso, partindo do princípio que tinha a água no mínimo?

    Com essa subida de temperatura, o que é que poderá estar estragado? Nada de muito preocupante, pois não? Será algo de bomba de água, radiador...

    O óleo está quase a ter de ser mudado...
    Editado pela última vez por pitoresco; 30 September 2011, 19:54.

    #2
    Não deste uma volta com o carro antes de o comprar?

    Pode ser muita coisa. Depois de teres colocado a água o nível voltou a baixar?

    Quanto ao estragar, em princípio não estragou nada. Se o motor não pegasse é que tinha estragado algo.

    Comentário


      #3
      Pode ser o termostato "fechado" ou o radiador obstruído.

      Ia perguntar o mesmo que o Maraki perguntou, se o nível se manteve ou não...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
        Não deste uma volta com o carro antes de o comprar?

        Pode ser muita coisa. Depois de teres colocado a água o nível voltou a baixar?

        Quanto ao estragar, em princípio não estragou nada. Se o motor não pegasse é que tinha estragado algo.
        Andei meia horita, verifiquei (quase) tudo e o carro estava impecável, mesmo.


        Enquanto andei, e andei de todas as formas, não houve problema algum. O carro não tinha um único ruído ou sintoma estranho.

        Não voltei a verificar o nível da água, vou agora leva-lo ao mecânico.

        Ao pé do motor ouve-se agora um som esquisito, um som intermitente, tipo pisca, em que se ouve um ligeiro estalar.

        Espero mesmo que seja algo do género bomba de água ou termostato, e não uma junta, por exemplo. :\

        Comentário


          #5
          É mesmo bom que seja uma coisa dessas, tipo bomba de água, mangueira rota, termostato ou mesmo um radiador defeituoso...

          Agora se for uma junta da cabeça ou mesmo uma cabeça estalada... Ouch!!!

          Boa sorte com isso

          Comentário


            #6
            Tal como o Cobra, espero que não seja nada mais que um termostato ou radiador...

            Comentário


              #7
              Se ainda tiver a bomba de água de origem, é provável que seja disso, costumam desintegrar-se pelo rolamento, ou nas pás plásticas. Mas também pode ser algo pior, vamos esperar que não.

              Comentário


                #8
                A "embraiagem" do termoventilador está danificada. Estará relacionado o facto do nível da água que foi abaixo, ser o nível da "água do radiador"?

                O termoventilador custa entre 120 a 140€ nos locais onde procurei :x

                Não encontro nenhum em qualquer sucata.

                Comentário


                  #9
                  Está na oficina.

                  Vamos lá ver se arranjo um termoventilador numa sucata, além de ser mais barato, é original!

                  O termostato e uma peça em T, ao pé do termostato, estão danificados. É isso que está a fazer o carro aquecer tanto. Vamos lá ver se não é demorado, quero a minha máquina.

                  P.S. Vou criar um DB.

                  P.S. II: Não existe nenhum E36 320i por aqui? Dass!

                  Comentário


                    #10
                    Termostato e T novos, Termoventilador em 2ª mão, por 100€.

                    Mais 60€ de mão de obra.

                    Mais 60€ pelo óleo (6L de 10w40) e lá se foram os primeiros 220€ para a máquina.

                    Andei uns 80km com ele sempre a abrir, temperatura sempre ok!

                    Quando digo abrir, digo abrir mesmo, com mudanças puxadas até ao red-line muitas vezes e muitas vezes com o ponteiro a ir aos 210km/h, isto porque a estrada não dava mais :X

                    Um àparte: a caixa é mesmo curta, o carro a 210km/h está a 6000rpm.

                    À noite, na Terça, depois de um ponto de embraiagem muito à socateiro, o carro aquece de novo.

                    Perdeu um bom litro de anticongelante.

                    Não perdeu mais, mas continua a aquecer :X

                    Tive uns problemas e não consegui levar o carro para a oficina hoje.

                    Segue esta manhã.

                    Vamos lá ver o que é que se passa desta vez :\

                    Comentário


                      #11
                      Já me tinha parecido e o mecânico confirmou-me: o carro está lento para um 320i.

                      Diz ele que o antigo dono certamente não puxava por ele e que é normal perder alguma potência com a idade.

                      Está a disparar bastante às 4000rpm, até lá parece um carro de 80hp. Não que isso não me agrade, mas mesmo com esse disparo, parece-nos lento.

                      Diz o Manel GTr que um diagnóstico poderá ajudar. E tirar-lhe carvão de vez em quando também.

                      Comentário


                        #12
                        apagar post
                        Editado pela última vez por pitoresco; 07 October 2011, 05:49.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pitoresco Ver Post
                          Já me tinha parecido e o mecânico confirmou-me: o carro está lento para um 320i.

                          Diz ele que o antigo dono certamente não puxava por ele e que é normal perder alguma potência com a idade.

                          Está a disparar bastante às 4000rpm, até lá parece um carro de 80hp. Não que isso não me agrade, mas mesmo com esse disparo, parece-nos lento.

                          Diz o Manel GTr que um diagnóstico poderá ajudar. E tirar-lhe carvão de vez em quando também.
                          Velas, bobines, MAF...

                          Que filtro de ar tens? (cónico, caixa, normal)

                          Comentário


                            #14
                            Não te sei responder, tenho de investigar :x

                            Comentário


                              #15
                              A tampa do vaso da água estava com uma frechazita e o tubo em T não estava bem "fechado".

                              Tudo ok de novo.

                              Tenho um motor de um vidro eléctrico queimado (atrás, lado direito) e outro com o botão traseiro danificado (atrás, lado esquerdo). Para a semana trato disso. ;)

                              Finalmente, aspirar, limpar por dentro e por fora e ir curtir o ronco da máquina. :D

                              Comentário


                                #16
                                é bastante chato comprar um carro usado, e ao dia seguinte gastar dinheiro com ele, nos mecanicos/oficinas, não falastes com que te vendeu ( agora já é tarde ) mas ao dia seguinte que o carro estava a dar problemas ?? capas e te devolvia o dinheiro, não sei talvez !!

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