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Cuidados a ter na compra de um usado importado

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    Cuidados a ter na compra de um usado importado

    Caros,

    Estou interessado em trocar o meu carro nos próximos tempos e encontrei um que aparentemente poderá ir de encontro às minhas expectativas. O carro em questão é importado e, por forma a não fazer "asneirada da grossa", gostava de contar com a vossa opinião relativamente aos seguintes porntos:

    1. Como posso garantir que não estarei a comprar um carro roubado?
    2. Como posso garantir que todos os impostos ao nível da legalização se encontram pagos?
    3. como posso garantir que estou a comprar um carro completamente livre de onus e encargos?
    4. Outros pontos que possam considerar pertinentes

    Resumindo, gostava que me indicassem o que devo perguntar e verificar para garantir que compro um carro e que não tenho nenhuma chatisse do ponto de vista legal e de impostos.

    Obrigado

    #2
    se o carro tem matricula portuguesa, tem os impostos pagos

    para saber o historial, pegas no Vin do carro e vais a marca com esse número

    quanto a encargos, olha para o livrete para veres se há algum locatário

    Comentário


      #3
      ok

      O caso é esse. Ainda não fui ver o carro mas o que me foi transmitido é de que ja se encontar legalizado à 4 meses.

      No entanto, já ouvi falar de carro importados com matricula portuguesa mas que, meses mais tarde os proprietários vieram a ter problemas com impostos não liquidados na legalização (julgo o tema ser IVA). Isto é mito ou pode ter alguma aderência à realidade?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Veritati Ver Post
        Caros,

        Estou interessado em trocar o meu carro nos próximos tempos e encontrei um que aparentemente poderá ir de encontro às minhas expectativas. O carro em questão é importado e, por forma a não fazer "asneirada da grossa", gostava de contar com a vossa opinião relativamente aos seguintes porntos:

        1. Como posso garantir que não estarei a comprar um carro roubado?
        2. Como posso garantir que todos os impostos ao nível da legalização se encontram pagos?
        3. como posso garantir que estou a comprar um carro completamente livre de onus e encargos?
        4. Outros pontos que possam considerar pertinentes

        Resumindo, gostava que me indicassem o que devo perguntar e verificar para garantir que compro um carro e que não tenho nenhuma chatisse do ponto de vista legal e de impostos.

        Obrigado
        A nao ser que tenhas um contacto sério e fidedigno no estrangeiro e que te possas deslocar para ver in situ o carro esquece essa ideia...

        Para nao fazeres asneira da grossa aconselhava-te pura e simplesmente a fugir da compra de qualquer carro importado

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por joann Ver Post
          A nao ser que tenhas um contacto sério e fidedigno no estrangeiro e que te possas deslocar para ver in situ o carro esquece essa ideia...

          Para nao fazeres asneira da grossa aconselhava-te pura e simplesmente a fugir da compra de qualquer carro importado
          Mas dizes isso por alguma razão em especial? Atenção que o carro que estou a falar já está em Portugal e legalizado (tem matricula portuguesa)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Veritati Ver Post
            Mas dizes isso por alguma razão em especial? Atenção que o carro que estou a falar já está em Portugal e legalizado (tem matricula portuguesa)
            Então tens que ter cuidado com os pontos normais de um carro usado, ponto. Se é importado ou não é um carro. A diferença que faria, era se o carro tivesse lá fora e não podesses ver.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Veritati Ver Post
              Mas dizes isso por alguma razão em especial? Atenção que o carro que estou a falar já está em Portugal e legalizado (tem matricula portuguesa)
              Digo isso porque infelizmente os carros importados raramente sao bons "investimentos" a medio e longo prazo, nao possuem historial comprovavel e os quilometros em 99% dos casos sao martelados...muitas vezes as versoes que veem da alemanha conseguem ter menos equipamentos que as versoes vendidas em Portugal...e alguns chassis veem maltratados por anos e anos de sal nas estradas... e algo a nao esquecer, é que os carros até podem ser "baratos", mas as peças para substituir continuam caras, e dou-te o exemplo da troca de injectores ou de um turbo em que a conta fica em cada caso na orla dos 1000-1500€...

              Tirando isso até pode ser um bom negocio...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por joann Ver Post
                Digo isso porque infelizmente os carros importados raramente sao bons "investimentos" a medio e longo prazo, nao possuem historial comprovavel e os quilometros em 99% dos casos sao martelados...muitas vezes as versoes que veem da alemanha conseguem ter menos equipamentos que as versoes vendidas em Portugal...e alguns chassis veem maltratados por anos e anos de sal nas estradas... e algo a nao esquecer, é que os carros até podem ser "baratos", mas as peças para substituir continuam caras, e dou-te o exemplo da troca de injectores ou de um turbo em que a conta fica em cada caso na orla dos 1000-1500€...

                Tirando isso até pode ser um bom negocio...
                Apesar disto ser uma generalização, com todos os riscos que as generalizações têm, há aqui pontos que se verificam com enorme frequência.

                A questão do nível de equipamento é uma delas.
                Nem sempre as versões têm equipamentos semelhantes, e muitas vezes são colocados alguns equipamentos base que fazem mais sentido no país de origem do que cá.

                Para dar um exemplo, um colega meu comprou uma A4 1.9 TDI 130cv importada (na altura com 1 ano de idade) que tem algo pouco comum por cá naquele modelo (bancos aquecidos), mas não tem vidros eléctricos atrás - algo que desconhecia ser possível naquele carro atendendo ao segmento e idade do projecto.

                Na Alemanha os bancos aquecidos fazem mais sentido para os Invernos deles, mas em PT com o nosso clima, abrir os vidrinhos no botão para deixar entrar o ar ameno é bem mais interessante.

                Depois naqueles modelos até tinhas coisas que identificavam logo a importação, como o kit de mãos-livres agarrado ao tablier, que não retiram ao vender (mesmo não fazendo sentido aquele modelo de kit hoje) porque ficam lá os buracos no tablier (e alguns bem grandes).

                A martelada nos km também não é ficção, e desengane-se quem pense que os carros só são martelados cá, porque este trabalho é feito lá na Alemanha de um modo extremamente organizado.

                A grande diferença nesta situação é que se um carro cá tiver um dono e esse dono tiver feito as revisões todas na marca, é fácil ir (ou ligar) para o stand e confirmar a história (mais os registos de inspecções, etc).

                Num carro vindo de fora, ir 'confrontar' o historial com a oficina é virtualmente impossível, e não há rigorosamente nada que impeça a martelada algures entre a saída da Alemanha e a chegada cá.

                A questão do chassis é o menos, na medida que é o mais fácil de ver.
                Se (vendo o carro debaixo de um elevador) todo o fundo estiver em bom estado, sem vestígio de nada encoberto nem corrosão, não será à partida a chapa a dar problemas depois (excepto em caso reparações de acidente, que tanto vale nos importados como nos nacionais).

                Mas um carro usado é por si só um caso a analisar individualmente.

                À medida que os carros vão avançando em idade e km, começa a ter cada vez mais importância a forma como foi utilizado, e essa costuma ficar marcada.

                Um carro com 1 ano e 20.000 km nas mãos de um dono descuidado vs um dono cuidadoso pode ter algumas diferenças, mas ao fim de 8 é um colosso de diferenças.

                Comentário


                  #9
                  Pois, na minha opinião, realmente um carro importado tem associado um nível de risco maior. Como consequência, tem de ser obrigatoriamente mais barato que um carro com as mesmas caracteristicas que seja nacional (é este o caso).

                  Do ponto de vista mecânico/ chassi, pese embora seja falivel, penso que poderei validar algumas situações sobre a real condição do carro. Relativamente a kms, o carro tem livro de revisões (se bem que, infelizmente muitas vezes existam livros aldrabados). No entanto, tenho um contacto numa oficina do representante oficial que acredito que me possa validar a veracidade do livro.

                  Desculpem estar a ser chato mas, o que mais me preocupa (e que gostava de saber como validar) são situações do foro legal e de impostos (conforme relatei no meu primeiro post).

                  Ps: pese embora esta seja a minha questão central, qualquer opinão sobre outros temas pertinentes é bem vida.

                  Obrigado

                  Comentário


                    #10
                    rca33, tens a certeza do que dizes relativamente a saber o historial dum carro importado nos sitemas centrais da marca? Tenho um ex-mecânico meu que me conseguia saber isso (ele era mecânico na Audi). Relativamente a livros de revisões vindos de fora, sei bem que nada valem (já conheci casos concrectos de livros aldrabados nestas situações)....

                    Comentário


                      #11
                      Um dia na entrega de um importado na compra de um novo, o importado desvaloriza muito mais que um nacional...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Veritati Ver Post
                        rca33, tens a certeza do que dizes relativamente a saber o historial dum carro importado nos sitemas centrais da marca? Tenho um ex-mecânico meu que me conseguia saber isso (ele era mecânico na Audi). Relativamente a livros de revisões vindos de fora, sei bem que nada valem (já conheci casos concrectos de livros aldrabados nestas situações)....
                        Embora seja idiota, é mais fácil ter acesso ao histórico de manuntenção de um Audi importado (desde que seja feito na marca), do que num nacional.

                        É que o sistema alemão é centralizado, e as concessões de cá têm acesso, mas em Portugal funciona por concessão.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          Apesar disto ser uma generalização, com todos os riscos que as generalizações têm, há aqui pontos que se verificam com enorme frequência.

                          A questão do nível de equipamento é uma delas.
                          Nem sempre as versões têm equipamentos semelhantes, e muitas vezes são colocados alguns equipamentos base que fazem mais sentido no país de origem do que cá.

                          Para dar um exemplo, um colega meu comprou uma A4 1.9 TDI 130cv importada (na altura com 1 ano de idade) que tem algo pouco comum por cá naquele modelo (bancos aquecidos), mas não tem vidros eléctricos atrás - algo que desconhecia ser possível naquele carro atendendo ao segmento e idade do projecto.

                          Na Alemanha os bancos aquecidos fazem mais sentido para os Invernos deles, mas em PT com o nosso clima, abrir os vidrinhos no botão para deixar entrar o ar ameno é bem mais interessante.

                          Depois naqueles modelos até tinhas coisas que identificavam logo a importação, como o kit de mãos-livres agarrado ao tablier, que não retiram ao vender (mesmo não fazendo sentido aquele modelo de kit hoje) porque ficam lá os buracos no tablier (e alguns bem grandes).

                          A martelada nos km também não é ficção, e desengane-se quem pense que os carros só são martelados cá, porque este trabalho é feito lá na Alemanha de um modo extremamente organizado.

                          A grande diferença nesta situação é que se um carro cá tiver um dono e esse dono tiver feito as revisões todas na marca, é fácil ir (ou ligar) para o stand e confirmar a história (mais os registos de inspecções, etc).

                          Num carro vindo de fora, ir 'confrontar' o historial com a oficina é virtualmente impossível, e não há rigorosamente nada que impeça a martelada algures entre a saída da Alemanha e a chegada cá.

                          A questão do chassis é o menos, na medida que é o mais fácil de ver.
                          Se (vendo o carro debaixo de um elevador) todo o fundo estiver em bom estado, sem vestígio de nada encoberto nem corrosão, não será à partida a chapa a dar problemas depois (excepto em caso reparações de acidente, que tanto vale nos importados como nos nacionais).

                          Mas um carro usado é por si só um caso a analisar individualmente.

                          À medida que os carros vão avançando em idade e km, começa a ter cada vez mais importância a forma como foi utilizado, e essa costuma ficar marcada.

                          Um carro com 1 ano e 20.000 km nas mãos de um dono descuidado vs um dono cuidadoso pode ter algumas diferenças, mas ao fim de 8 é um colosso de diferenças.
                          Concordo plenamente.

                          O que eu quis realçar para alem dos aspectos técnicos foi a situaçao muitas vezes esquecida dos valores da manutençao.

                          Lembro-me sempre de um conhecido que passou ha pouco de um Fiat Punto a gasolina de 1996 para uma Audi A4 de 2001...a carrinha até nem foi cara, mas quando começaram a aparecer as despesas com pneus, pastilhas e discos é que ele se deu conta que tinha passado para outro "mundo" bem longe da realidade do seu Punto ... e digo isso porque muita gente se esquece disso.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Veritati Ver Post
                            Pois, na minha opinião, realmente um carro importado tem associado um nível de risco maior. Como consequência, tem de ser obrigatoriamente mais barato que um carro com as mesmas caracteristicas que seja nacional (é este o caso).

                            Do ponto de vista mecânico/ chassi, pese embora seja falivel, penso que poderei validar algumas situações sobre a real condição do carro. Relativamente a kms, o carro tem livro de revisões (se bem que, infelizmente muitas vezes existam livros aldrabados). No entanto, tenho um contacto numa oficina do representante oficial que acredito que me possa validar a veracidade do livro.

                            Desculpem estar a ser chato mas, o que mais me preocupa (e que gostava de saber como validar) são situações do foro legal e de impostos (conforme relatei no meu primeiro post).

                            Ps: pese embora esta seja a minha questão central, qualquer opinão sobre outros temas pertinentes é bem vida.

                            Obrigado
                            Do ponto de vista legal, verifica a concordancia do numero de quadro e da chapa do construtor com o livrete que acompanha o veiculo.

                            Comentário


                              #15
                              Eu conheco um Sr. no Minho que possui uma empresa de transportes, e tinha 3 ou 4 pesados que traziam carros alemães para importar. Na altura áurea, 2001-2008 era sempre a ter serviço. Agora diminuiu bastante, com a entrada da nova lei.

                              Eu tomava muitas vezes café com ele, e as histórias eram impressionantes, havia de tudo:

                              -Segundo ele, todos os stands que lhe pediam carros, tiravam kms, sem excepção nos ligeiros. Ele entragava carros à uma serie de comerciantes da zona
                              -Nos pesados(autocarros p.ex) não havia muito essa moda, até porque eram as proprias empresas que pediam os veiculos
                              -Uma boa porção dos carros recentes vinham batidos da Alemanha, depois arranjados cá
                              -Muitos vinham sem o motor/caixa e esses componentes eram arranjados cá

                              Comentário

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