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Liquido refrigerante desaparece e volta a aparecer!

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    Liquido refrigerante desaparece e volta a aparecer!

    Bem pessoal, o meu Clio 1.2RT de 96 está a pregar-me partidas.

    Se andar com o carro e for ver o liquido no vaso está em baixo.

    Ontem estava em baixo e o que fiz em vez de acrescentar liquido foi abrir a tampa do vaso e o que aconteceu foi que começou a encher o vaso!

    Onde estava o liquido afinal?!

    Ao encher abri o purgador mas com a sauffage ligada no máximo e no quente. Ficou abaixo do máximo e fechei a purga com o carro a trabalhar e também fechei o vaso.

    Ficou de ontem para hoje parado e quando de manhã fui a pegar no carro lembrei-me de ir ver o nivel. Quase cheio outra vez!!!

    Ora se umas vezes desligo o carro e o nivel mantém-se baixo porque é que ao fechar a purga e a tampa do vaso com o carro ligado hoje tinha lá liquido?

    Voltei a tirar pela purga....

    Será que é simples de resolver isto?

    Abraços

    #2
    Depois de quente é normal o nível estar acima do máximo e não abaixo para depois subir. Não estou a entender o que se passa aí.

    Comentário


      #3
      Experimenta estabelecer o nível do líquido com o motor frio e desligado e não com o motor a trabalhar. Podes ter o sistema com ar lá por dentro, i.e. não está sangrado.

      Comentário


        #4
        O que acontece e que o liquido depois de quente esta baixo, no minimo ate. Muitas vezes se deixar o carro parado durante algum tempo o liquido mantem-se baixo e o que acontece e que se abrir o vaso o liquido comeca a aparecer.... Aconteceu com o carro a trabalhar mas pelos vistos ontem o liquido retornou ao vaso com o carro desligado. Tanto que hoje de manha estava cheio de novo. Engracado e que nao sei se foi a sauffage ou a purga mas o liquido de repente baixou muito rapido e fechei logo a purga.

        Sent from my GT-I9000 using Tapatalk

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nribeiro Ver Post
          O que acontece e que o liquido depois de quente esta baixo, no minimo ate. Muitas vezes se deixar o carro parado durante algum tempo o liquido mantem-se baixo e o que acontece e que se abrir o vaso o liquido comeca a aparecer.... Aconteceu com o carro a trabalhar mas pelos vistos ontem o liquido retornou ao vaso com o carro desligado. Tanto que hoje de manha estava cheio de novo. Engracado e que nao sei se foi a sauffage ou a purga mas o liquido de repente baixou muito rapido e fechei logo a purga.

          Sent from my GT-I9000 using Tapatalk
          Toma atenção , o teu Clio tem de ser sangrado com a frente o mais levantada possivel , com o carro quente e a sofagem a circular , e se possivel tirar o vaso de expansão do sitio e levantá-lo , depois disto abres o vaso e enches de liquido anticongelante e sempre com o carro a trabalhar esperas que a ventoinha dispare e abres um pouco a purga e vais deitando liquido , depois de 3/4 vezes fechas a purga e vês se borbulha ou não , se estiver bem metes o vaso no sitio e alivias um pouco a purga até o liquido ficar na marca máxima , depois já podes desligar o carro

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
            Depois de quente é normal o nível estar acima do máximo ..
            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
            Experimenta estabelecer o nível do líquido com o motor frio e desligado e não com o motor a trabalhar. Podes ter o sistema com ar lá por dentro ..
            Originalmente Colocado por nribeiro Ver Post
            O que acontece e que o liquido depois de quente esta baixo, no minimo ate ..
            TENS DE METER MAIS AR!

            Comentário


              #7
              Entao acham que e ar no sistema? E que ja tentei ver se havia agua no oleo e nada e o contrario tambem nao por isso fiquei um pouco mais descansado...

              Queria apenas saber o que estava aqui mal... O meu cunhado ate disse que com o vaso destapado o ponteiro do relantim descia normal e nao ate a marca dos 1500 e depois descer lentamente como acontece com o vaso tapado. Como tenho andado a ler pensei que a bomba de agua pudesse estar marada sei la....

              Ao vir para o trabalho fiz um pequeno teste que foi meter sauffage no quente e no máximo e o carro parecia melhorar... Terá algo a ver como ar no sistema como pensam?

              Abraços

              Sent from my GT-I9000 using Tapatalk
              Editado pela última vez por nribeiro; 02 October 2011, 16:07.

              Comentário


                #8
                Mas tu metes as perguntas e depois não lês as respostas ?
                Assim não vale a pena tentar ajudar-te

                Comentário


                  #9
                  Claro que leio mas estou só a explicar o que fiz para terem uma ideia do que se passa. Isto por net é mais complicado mas vou tirar um dia de folga ou amanhã de manhã para sangrar como deve ser aquilo.

                  Depois posto resultados.

                  Thanks

                  Comentário


                    #10
                    Homem, a água está sempre a passar na chauffage. Tu quando a ligas simplesmente activas as ventoinhas.

                    Comentário


                      #11
                      Sim eu sei mas eu não sabia que o circuito de agua pudesse influenciar o simples trabalhar do carro só isso....

                      Abraços

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                        Homem, a água está sempre a passar na chauffage. Tu quando a ligas simplesmente activas as ventoinhas.
                        Que ventoinhas?

                        A água pode estar a passar pelo radiador mas não teres a ventilação a funcionar e com o andamento do carro sentes o ar quente a entrar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nribeiro Ver Post
                          Bem pessoal, o meu Clio 1.2RT de 96 está a pregar-me partidas.

                          Se andar com o carro e for ver o liquido no vaso está em baixo.

                          Ontem estava em baixo e o que fiz em vez de acrescentar liquido foi abrir a tampa do vaso e o que aconteceu foi que começou a encher o vaso!

                          Onde estava o liquido afinal?!

                          Ao encher abri o purgador mas com a sauffage ligada no máximo e no quente. Ficou abaixo do máximo e fechei a purga com o carro a trabalhar e também fechei o vaso.

                          Ficou de ontem para hoje parado e quando de manhã fui a pegar no carro lembrei-me de ir ver o nivel. Quase cheio outra vez!!!

                          Ora se umas vezes desligo o carro e o nivel mantém-se baixo porque é que ao fechar a purga e a tampa do vaso com o carro ligado hoje tinha lá liquido?

                          Voltei a tirar pela purga....

                          Será que é simples de resolver isto?

                          Abraços
                          Quando chegares de uma viagem experimenta apalpar os tubos de água (com o motor quente). Se estiverem rijos de mais é porque tens pressão a mais dentro do circuito de refrigeração, dando azo a que aonteça exactamente o que estás a dizer. Se for este o caso, vais ver que se tirares a tampa do radiador (cuidado que é preciso muito cuidado a fazer isso a quente porque podes queimar-te), a água vai subir.

                          Conclusão, se for o que te te descrivi, vejo duas hipoteses:

                          1. Tampa do radiador com problemas, não deixando expelir excessos de pressão. Caso seja este o problema a solução é barata (passa por comprares um tampa nova)
                          2. Junta de cabeça queimada, deixando escapar compressão para o sistema de refrigeração. Atenção que nestes casos pode não aparecer água no óleo nem óleo na água. Neste caso, a resolução é mais dispendiosa (junta de cabeça nova)...

                          Boa sorte na resolução e espero que não tenha razão (relativamente à opção 2)

                          Comentário


                            #14
                            E onde esta a tampa do radiador? Nao vejo nenhuma.... Estranho. A ver se de manha vejo isso.

                            Sent from my GT-I9000 using Tapatalk

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                              #15
                              A tampa que o colega se refere é a tampa do vaso de expansão, por aquilo que descreves também me inclinaria pela junta, o meu uno quando a queimou tambem fazia isso

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Pedro303 Ver Post
                                A tampa que o colega se refere é a tampa do vaso de expansão, por aquilo que descreves também me inclinaria pela junta, o meu uno quando a queimou tambem fazia isso
                                Exactamente isso Pedro303

                                Comentário


                                  #17
                                  E novidades por aqui?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tentei fazer melhor a purga e parece ter estabilizado. Noto e que o liquido anda com umas coisinhas pretas a boiar e fica sujo. So espero nao ser nada de especial. Vou fazer uma limpeza ao circuito a ver.

                                    Sent from my GT-I9000 using Tapatalk

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                                      #19
                                      Resultados?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Passado dois anos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Rotary Ver Post
                                          Passado dois anos.
                                          Então! dois anos depois, o problema já deve de estar resolvido

                                          Comentário

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