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Coima na Fertagus

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    Coima na Fertagus

    Boas people, é o seguinte, este verão apanhei uma coima na fertagus por nao ter validado o bilhete. Era o ultimo comboio para Setubal, o próximo ia só até Coina, corri que nem um cavalo, e se tivesse ido validar o bilhete, bem que passava a noite em Lisboa. Ainda expliquei a eles, mas nem quiseram ouvir, só nao me cuspiram para a cara porque nao calhou.

    O problema é que eu nao vivo em Portugal, e só ai vou de 2 em 2 anos, alguma vezes de 3 em 3.

    Já algum daqui passou pelo mesmo ou tem uma multa ainda por pagar?

    O que faço agora?

    Eles disseram que tinha X dias uteis para pagar, mas na altura nao tinha aquele dinheiro todo disponivel. E agora como se paga?

    #2
    [Tuga Esperto Mode ON]:

    Tens residência assente em Portugal ou bens eu teu nome em Portugal?

    Se não caga nisso que eles nunca te vão apanhar.

    Alias se estivesse no teu lugar nunca pagava para andar de transporte publicos e ainda urinava no comboio que é para aprenderem a não cobrar 4,30€ por um bilhete de comboio!

    [Tuga Esperto Mode OFF]

    [Moralmente correcto Mode ON:]

    FERTAGUS | O Comboio da Ponte -

    Envias um email para o apoio ao cliente da Fertagus
    fertagus@fertagus.pt


    Expões a tua situação e pedes os dados para efectuar o pagamento da multa que poderá ser feita por transferência bancária se a mesma ainda não tiver seguido para contencioso.

    Podes também optar por enviar carta registada para a seguinte morada:


    Fertagus, Travessia do Tejo, Transportes, S.A.
    Estação do Pragal
    Porta 23
    2805-333 ALMADA


    Quanto à multa, percebo a tua opção por apanhares o comboio sem validar o bilhete, mas deves calcular que o motivo que apresentas-te ao fiscal é utilizada 1000 vezes como artimanha e pelo justo acaba por pagar o pecador.

    Boa sorte


    [Moralmente correcto Mode OFF]

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      #3
      Pois, não tenho nenhum bem em Portugal mas faço questão de ter..

      Obrigado pelo post, foste útil, já enviei um email.

      Conheco dois jovens que já apanharam dezenas de multas (juventude!), e eles garantem-me que eles nao costumam andar atrás do pessoal, mas eu nao sou gajo de andar a fugir. lol

      Comentário


        #4
        Se querem usufruir de um serviço pagam, senão vão a pé....


        Sou eu que sou muito diferente ou acho isto óbvio?!?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por roadstercoupe Ver Post
          Se querem usufruir de um serviço pagam, senão vão a pé....


          Sou eu que sou muito diferente ou acho isto óbvio?!?
          Referes-te aos dois conhecidos do Nart, ou mesmo ao Nart?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por AMR Ver Post
            Referes-te aos dois conhecidos do Nart, ou mesmo ao Nart?

            Refiro-me a quem quer fugir às suas obrigações.

            Este post é parecido com os que costumam apareer aqui ao lado, a dizer que foram apanhados a 140 na AE, ou a conduzir a falar ao telemovel e que se acham injustiçados e querem "safar-se"... Tb acho que o limite de 120km/h na AE é absurdo (entre outras leis..), e também não ando a 120, mas se for apanhado não me queixo, sei o que estava a fazer!

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              #7
              Originalmente Colocado por roadstercoupe Ver Post
              Se querem usufruir de um serviço pagam, senão vão a pé....


              Sou eu que sou muito diferente ou acho isto óbvio?!?
              Parece que o autor também acha.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por roadstercoupe Ver Post
                Refiro-me a quem quer fugir às suas obrigações.

                Este post é parecido com os que costumam apareer aqui ao lado, a dizer que foram apanhados a 140 na AE, ou a conduzir a falar ao telemovel e que se acham injustiçados e querem "safar-se"... Tb acho que o limite de 120km/h na AE é absurdo (entre outras leis..), e também não ando a 120, mas se for apanhado não me queixo, sei o que estava a fazer!

                Fugir ao quê? Então se ele está a perguntar como é que faz para pagar!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por roadstercoupe Ver Post
                  Refiro-me a quem quer fugir às suas obrigações.

                  Este post é parecido com os que costumam apareer aqui ao lado, a dizer que foram apanhados a 140 na AE, ou a conduzir a falar ao telemovel e que se acham injustiçados e querem "safar-se"... Tb acho que o limite de 120km/h na AE é absurdo (entre outras leis..), e também não ando a 120, mas se for apanhado não me queixo, sei o que estava a fazer!
                  O rapaz pagou o bilhete. Apenas não o validou antes de entrar no comboio, que era o ultimo e não tinha tempo de o validar antes de embarcar. Secalhar tb deverias ser fiscal da Fertagus, pq te ias adaptar bem à função.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                    Fugir ao quê? Então se ele está a perguntar como é que faz para pagar!
                    O pessoal anda tão sedento de sangue que nem lê as coisas em condições! Esfolam logo...

                    Comentário


                      #11
                      Desculpem-me lá que eu não ando de comboio, e para mim pagar era a mm coisa que validar.

                      Mas se não validou nessa viagem e senão fosse 'apanhado', o bilhete podia ser validado noutra viagem?

                      Comentário


                        #12
                        Até não, eu já não validei muitas vezes o bilhete (como no caso de quem criou o tópico, para chegar a tempo) e quando se sai ele "desconta a viagem". Já o passe nunca tive problemas e já fui fiscalizado dentro do comboio.

                        Comentário


                          #13
                          Eu então nunca valido o passe e já fui abordado imensas vezes pelos fiscais sem problema. Percebo que se o validasse talvez estivesse a ajudar a Fertagus a melhor o serviço através de análise de dados (ou então não), mas como não estou em incumprimento com a empresa (paguei, ando), não fico com muitos remorsos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
                            Até não, eu já não validei muitas vezes o bilhete (como no caso de quem criou o tópico, para chegar a tempo) e quando se sai ele "desconta a viagem". Já o passe nunca tive problemas e já fui fiscalizado dentro do comboio.
                            Na CP sei que funciona, permite sair e valida, no entanto na Fertagus acho que não funciona.

                            O problema é Entrecampos, Sete Rios e afins não terem "cancelas/portas" de validação e depois na margem sul ser tudo com obrigatório validação para sair da estação (excepto a do Pragal por causa do Pingo Doce se não estiverem a controlar).

                            Tal como o filipee disse, quando morava na Sobreda e utiliza a Fertagus com passe, também tinha o habito de passar sempre sem validar o passe, principalmente no regresso a casa, até que um dia me moeram o juízo no Pragal, pois estávamos a dia 18 do mês e ainda não tinha uma única validação . Percebo o ponto da Fertagus, pois não utilizam (ou pelo menos não utilizavam) fiscalização a bordo, sendo a única forma de controlo a entrada e saída da estação (unicamente do lado sul)

                            Agora com a CP na linha de Cascais, pelo menos nas estações que utilizo, só consegues aceder à plataforma validando o bilhete a coisa funciona muito melhor. Mas já a linha de Sintra tem a mesma brincadeira (estações com controle e outras sem!) e à pala disso outro dia do Cacém para Entrecampos, tive que sair em Queluz para validar o bilhete que tinha comprado no Cacém. Estranho é que deixou sair sem cobrar nada e validei depois como entrada em Queluz!

                            Comentário


                              #15
                              Obrigado pessoal!
                              A ver se resolvo isto da melhor maneira e o mais rapidamente possivel antes que me lixem ainda mais.

                              Comentário


                                #16
                                Era o último comboio, percebo perfeitamente. Enquanto que noutras linhas suburbanas, o último comboio é a uma hora razoável, na Fertagus, se não for dia de semana, a última composição parte a uma hora ridícula... E com esporadicidade ainda mais patética.
                                Para além disso, cobram preços absolutamente obscenos (para não usar outra palavra) tendo em conta o custo por km, o número de estações na linha e a esporadicidade das composições (que é sempre, seja em que ocasião for, menor do que na linha de Sintra ou de Cascais... já da linha da Azambuja nem por isso), quer nos bilhetes quer nos passes sociais.
                                Para culminar, são mais uma bela parceria público-privada que o Grupo Barraqueiro (que detém a TST e o Metro Sul do Tejo... ou seja, um verdadeiro monopólio de transportes colectivos na Margem Sul) tem, daquelas em que a empresa recebe uma bela "mama" da teta do Estado por, por exemplo, "não cumprir o estipulado em número de passageiros".

                                Depois destes recentes aumentos de 15%, já me deparei com um número significativo de pessoas que c@gou na Fertagus e passou a explorar outras opções que não sejam um verdadeiro roubo, sobretudo às classes médias desta zona, nomeadamente a Transtejo e... o veículo pessoal (muitos disseram-me que fizeram as contas e que o carro passou a sair-lhes mais barato do que o comboio).

                                Por isso, o meu conselho é literalmente: Não pagues, porque eles bem merecem.

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                                  #17
                                  Acho que a situação foi resolvida com uma tremenda falta de sensibilidade, no fundo pagaste e tiveste um motivo forte para não validar, o que seria mais correcto tendo em conta a situação seria inutilizar o cartão, apenas, ardias com os 50 cêntimos.

                                  Acontece-me no MST as máquinas de venda de bilhetes avariarem e não devolverem nem dinheiro nem bilhete, só um talão de crédito do valor do bilhete, eu guardo o talão para a viagem e faço-a à mesma, sei que é contra o regulamento mas não tenho culpa nenhuma de que as máquinas estejam avariadas e não prestem o serviço ao cliente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Isso do validar o bilhete é palhaçada.

                                    Então qd se apanha uma excursão de turistas numa pequena estação de comboios em que os mesmos devem todos:

                                    1) comprar o cartão na sei das quantas
                                    2) carregá-lo
                                    3) validá-lo

                                    uffa... Já uma vez vi passar 2 comboios à espera que os desgraçados comprassem a mrd do bilhete.
                                    No metro é igual...

                                    Era mesmo preciso complicar tanto a compra duma porcaria de bilhete de comboio?????????

                                    Eu vou a um cidade qq do norte de europa e compro um bilhete de olhos fechados. Aqui é precisso um curso superior.

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                                      #19
                                      Eu frequento a linha da Azambuja.
                                      Em todos os casos parecidos com este que assisti (3 ou 4), o revisor, após dar um pequeno "raspanete" ao passageiro, simplesmente pede para que este rasgue o bilhete recarregável à sua frente e cada um segue a sua vidinha.

                                      Comentário


                                        #20
                                        eu quando ando com bilhetes na Fertagus volta e meia esqueço-me de validar aqui em Lisboa
                                        quando chego à margem sul, a máquina desconta uma viagem e deixa-me sair na boa...

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                                          #21
                                          Já enviei um email a eles á practicamente uma semana. Ainda não obtive nenhuma resposta.
                                          Engraçado.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nart Ver Post
                                            Já enviei um email a eles á practicamente uma semana. Ainda não obtive nenhuma resposta.
                                            Engraçado.
                                            Pela minha experiência com várias entidades, se responderem no espaço de um mês, podemos considerar bom.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
                                              Era o último comboio, percebo perfeitamente. Enquanto que noutras linhas suburbanas, o último comboio é a uma hora razoável, na Fertagus, se não for dia de semana, a última composição parte a uma hora ridícula... E com esporadicidade ainda mais patética.
                                              Para além disso, cobram preços absolutamente obscenos (para não usar outra palavra) tendo em conta o custo por km, o número de estações na linha e a esporadicidade das composições (que é sempre, seja em que ocasião for, menor do que na linha de Sintra ou de Cascais... já da linha da Azambuja nem por isso), quer nos bilhetes quer nos passes sociais.
                                              Para culminar, são mais uma bela parceria público-privada que o Grupo Barraqueiro (que detém a TST e o Metro Sul do Tejo... ou seja, um verdadeiro monopólio de transportes colectivos na Margem Sul) tem, daquelas em que a empresa recebe uma bela "mama" da teta do Estado por, por exemplo, "não cumprir o estipulado em número de passageiros".

                                              Depois destes recentes aumentos de 15%, já me deparei com um número significativo de pessoas que c@gou na Fertagus e passou a explorar outras opções que não sejam um verdadeiro roubo, sobretudo às classes médias desta zona, nomeadamente a Transtejo e... o veículo pessoal (muitos disseram-me que fizeram as contas e que o carro passou a sair-lhes mais barato do que o comboio).

                                              Por isso, o meu conselho é literalmente: Não pagues, porque eles bem merecem.
                                              Percebo o ponto de vista, na optima do cliente.

                                              Mas de uma pespectiva mais global, discordo completamente.

                                              A fertagus, cobra esses preços "altos" e tem esses horários "maus", porque o dinheiro que o estado dá mais o dinheiro dos bilhetes, não dá para mais... Chega ao final do ano, e sem ter grandes lucros, não tem um passivo.

                                              A CP, com os seus preços baixos, e horários alargados, já vai em 4 mil milhões de euros de passivo, e a somar, e é tão barato, que os nossos netos ainda vão pagar parte desta divida.

                                              Quando se diz que o país tem que viver de acordo com o que pode, é deste tipo de coisas que estamos a falar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                                Percebo o ponto de vista, na optima do cliente.

                                                Mas de uma pespectiva mais global, discordo completamente.

                                                A fertagus, cobra esses preços "altos" e tem esses horários "maus", porque o dinheiro que o estado dá mais o dinheiro dos bilhetes, não dá para mais... Chega ao final do ano, e sem ter grandes lucros, não tem um passivo.

                                                A CP, com os seus preços baixos, e horários alargados, já vai em 4 mil milhões de euros de passivo, e a somar, e é tão barato, que os nossos netos ainda vão pagar parte desta divida.

                                                Quando se diz que o país tem que viver de acordo com o que pode, é deste tipo de coisas que estamos a falar.
                                                Há serviços públicos que não foram concebidos para dar lucro, quando são serviços públicos. Os transportes, a educação e a saúde são exemplos disso. Não é suposto isto dar lucro. Não é para isso que estes serviços existem e é por isso que pagamos impostos.
                                                Obviamente que não estou a falar dos abusos nas empresas públicas de transportes que multiplicam esse prejuízo.
                                                Contudo, há lucro vindo, por exemplo, dos transportes, quando esses transportes favorecem toda a dinâmica de funcionamento da economia.

                                                A Fertagus é uma empresa do Grupo Barraqueiro que detém o monopólio dos transportes colectivos em vários concelhos da margem sul... Através de PPP's... Daquelas em que sabe que o Estado vai ter sempre de pagar e bem - vide o exemplo do MST.
                                                Ora, isto significa que as empresas do Grupo Barraqueiro são tão más gestoras quanto o Estado. A diferença é que como são empresas privadas, existem, não para fornecer serviços, mas sim, para lucrar com esse serviço. Daí os preços obscenos que praticam em todos os títulos de transporte, quer na Fertagus, quer nos TST.

                                                Se o Estado retirar a estas empresas do Barraqueiro a "mama" que levam dos contribuíntes, qualquer uma delas dará tanto prejuízo como se fosse uma empresa pública.

                                                ...Não há de tardar muito. Eu volto a lembrar que a Fertagus, ultimamente, tem perdido sistematicamente clientes para a Transtejo... algo impensável há uns anos. Porque será?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Passados estes meses todos, recebi por mail, a resposta à minha pergunta:

                                                  "Exmo. Senhor,

                                                  Em resposta à Vossa mensagem temos a informar o seguinte:

                                                  A Fertagus dá um prazo de 5 dias úteis para que a multa seja paga nos nossos serviços com 20% de desconto. De acordo com a Lei nº 28/2006 de 4 de Julho de 2006, com entrada em vigor no dia 1 de Novembro de 2006, é transcrito no art. 9º que, caso o Cliente não efetue o pagamento da Coima no prazo de 5 dias úteis após o levantamento do Auto de Notícia, a entidade exploradora do Serviço de Transporte envia o mesmo para a entidade competente, no caso específico da Fertagus para o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, que instaura um processo de contraordenação, notificando o arguido para que, no prazo de 20 dias úteis, a contar da data do recebimento da notificação, proceda ao pagamento voluntário da Coima, ou apresente a sua defesa.

                                                  Sem mais de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,"

                                                  Ou a minha interpretação de Português está péssima e já não percebo o que dizem, ou então não explicaram nada de como devo resolver a situação.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Acho que é "ou pagas a multa ou o IMTT mete-te em tribunal".

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Bem, pelo valor da multa mais valia teres dormido em Lisboa, sim... e ainda tinhas direito a pequeno almoço no hotel.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Boa! O cliente manda um mail a perguntar como pode regularizar uma situação e eles mandam um mail intimidatório tipo "ou pagas ou vamos-te ao focinho".
                                                        Dizer _COMO_ resolver a situação é que não, isso é demasiado...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Um mero exemplo que uma pessoa conhecida me contou há dias:
                                                          Antes do aumento de 15% que o Álvaro proporcionou, essa pessoa pagava €65 pelo seu passe mensal (Fertagus combinado com outro, não me lembro se é o Metro de Lisboa ou a Carris).
                                                          Depois desse aumento, passou a pagar €77.
                                                          Com os novos aumentos, essa pessoa passou a pagar €83.

                                                          Ou seja, em menos de 6 meses, a Fertagus, que é uma PPP (e que recebe do Estado, todos os anos, uma "renda" - chamemos-lhe assim), e que é um privado, e que já praticava preços pornográficos, aumentou o passe desta pessoa em €18 (e não se trata do fim de um desconto para idosos e para estudantes, fará o que terá aumentado nesses casos).

                                                          É um belo convite a: (1) viajar sem pagar título de transporte, (2) passar a não usar o transporte colectivo e usar o carro, mesmo contando com as filas matinais da ponte.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não sei se interessa para esta situação mas esta semana deu num telejornal a notícia que empresas de transportes estavam a usar seguranças de empresas privadas para fazer controlo de bilhetes, sendo que esta situação estava fora das suas competências segundo a lei. Não sei se por aqui poderá ser feita uma impugnação da coima aplicada. É uma questão de se efectuar uma pesquisa.

                                                            Comentário

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