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Os multijet são alergicos ao gasoleo normal ?

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    Os multijet são alergicos ao gasoleo normal ?

    Desde há uns tempos que comecei a ouvir um martelar bem audivel por cima do som normal do motor a frio de vez em quando, ao que o técnico da ALFA me sugeriu que passa-se a usar gasoleo aditivado asegurando que o tal martelar vinha da injeção e que era normal , dependendo de o tipo de gasoleo.

    Sem muita fé, la atestei gasoleo "vintage" e passados umas poucas centenas de kms começou a deixar de martelar.

    Nos carros a diesel anteriores nunca tinha notado diferenças sonoras neste sentido.

    Fiquei contente por ter anulado aquere martelar que mais parecia uma traineira nos primeiros minutos de andamento até aquecer, mas agora, ter um diesel e gastar quase o mesmo em combustivel que um otto não parece muito logico, a não sêr que de facto gaste menos na mesma proporção da diferença do pvp em relação ao gasoleo normal.

    Por outro lado, noto que talvez ande um nadinha melhor, mas pode sêr só impressão.

    Alguem confirma vantagens claras em relação às duas classes de gasoleo ?
    Editado pela última vez por ARMIC; 03 October 2011, 18:39.

    #2
    Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
    Desde há uns tempos que comecei a ouvir de vez em quando um martelar bem audivel por cima do som normal do motor a frio de vez em quando, ao que o técnico da ALFA me sugeriu que passa-se a usar gasoleo aditivado asegurando que o tal martelar vinha da injeção e que era normal , dependendo de o tipo de gasoleo.

    Sem muita fé, la atestei gasoleo vintage e passados umas poucas centenas de kms começou a deixar de martelar.

    Nos carros a diesel anteriores nunca tinha notado diferenças sonoras neste sentido.

    Fiquei contente por ter anulado aquere martelar que mais parecia uma traineira nos primeiros minutos de andamento até aquecer, mas agora, terum diesel e gastar o mesmo que se fosse otto, não parece muito logico, a não sêr que de facto gaste menos na mesma proporção da diferença do pvp.

    Por outro lado, noto que talvez ande um nadinha melhor, mas pode sêr só impressão.

    Alguem confirma vantagens claras em relação às duas classes de gasoleo ?
    O que é facto é que para os diesel modernos e com altas pressoes de injecçao é preferivel utilizar um gasoleo, ou aditivado ou que nao seja de hipermercado.

    Sobretudo no caso de um multijet em que existem varias injecçoes por ciclo

    Comentário


      #3
      Sinceramente não acho que haja vantagens em usar o tal gasóleo aditivado. Esse martelar se é só a frio, é do motor estar frio. É muito comum as marcas desculparem-se com o gasóleo. Se se usa marca branca é pk é de marca branca. Se é normal é pk é normal. Então usa-se o aditivado. Sempre quero ver quando o crro fizer o martelar com esse gasóleo. Sim pk vai fazê-lo
      Editado pela última vez por dci80; 03 October 2011, 18:03.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
        Sinceramente não acho que haja vantagens em usar o tal gasóleo aditivado. Esse martelar se é só a frio, é do motor estar frio. É muito comum as marcas desculparem-se com o gasóleo. Se se usa marca branca é pk é de marca branca. Se é normal é pk é normal. Então usa-se o aditivado. Sempre quero ver quando o crro fizer o martelar com esse gasóleo. Sim pk vai fazê-lo
        O user referiu que o martelar passou. Logo se é só a frio, passou.

        Comentário


          #5
          Depende do motor.

          Nalguns pode compensar, noutros ser dinheiro para o lixo. E o gasóleo da Galp não é necessariamente melhor aqui que o do Jumbo.

          Eu dos poucos carros que tive a gasóleo, notava que com gasóleo xpto andava um pouco mais suave e bebia menos. Depois notei que com o gasóleo aditivado da Prio os resultados eram semelhantes...só que este ainda era mais barato que o gasóleo normal. A escolha foi muito fácil.

          Por isso pensem bem antes de generalizar e deitar dinheiro ao lixo. Até porque uma coisa é funcionar melhor, outra é ser necessário. Acho ridículo ter um motor desse calibre que só anda bem com gasóleo especial de corrida, seria como um 1000 manco de 70cv só andar a SC98, eu despachava-o logo. Cê-ó-doizes da treta, ao que obrigam...
          Editado pela última vez por SRLA; 03 October 2011, 18:11.

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            #6
            Espero que o fabricante avise sobre esse pormenor.

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              #7
              Originalmente Colocado por joann Ver Post
              O que é facto é que para os diesel modernos e com altas pressoes de injecçao é preferivel utilizar um gasoleo, ou aditivado ou que nao seja de hipermercado.

              Sobretudo no caso de um multijet em que existem varias injecçoes por ciclo
              Ou seja, os motores mais evoluidos são um tanto pipís com o que bebem. Será então que consomem tbm menos de forma a amortizarmos os cerca de 9 ctms/Lt. a mais que custa o gasoleo vintage ?

              Comentário


                #8
                Alérgicos ao gasóleo normal não creio, são é alérgicos às impurezas que porventura o gasóleo contenha como qualquer outro motor diesel moderno. Tás lixado que agora tens um diesel a gastar tanto como um otto, lá se vai a poupança... mas não terá sido impressão tua mesmo? Faz mais barulho a frio, é normal.

                Comentário


                  #9
                  SRLA, em termos de rendimento, não havia nada a apontar, o 1.6 Mjet tem um rendim. fantastico para a cc, mas era irritante ouvir aquele som de traineira até aquecer ( 5 min. aprox. )

                  Como referí, talvez note um bocado mais de esnica, que ja não era pouca, mas pode sêr indução psicologica, agora o que acho importante é se gastará menos ao ponto de amortizar o acrescimo do pvp.
                  Editado pela última vez por ARMIC; 03 October 2011, 18:41.

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                    #10
                    Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                    Alérgicos ao gasóleo normal não creio, são é alérgicos às impurezas que porventura o gasóleo contenha como qualquer outro motor diesel moderno. Tás lixado que agora tens um diesel a gastar tanto como um otto, lá se vai a poupança... mas não terá sido impressão tua mesmo? Faz mais barulho a frio, é normal.

                    Não, ja tive um C-MAX e um S-MAX e partilho um CL-A actualmente todos a diesel e obvio que a frio são mais barulhentos mas neste caso era um martelar parecido ao das touches a bater só que desaparecia mal aquecia e nem sempre martelava.

                    Comentário


                      #11
                      Quando está frio faz mais barulho sem duvida, eu noto isso. A qualidade do combustível tem pouco ou nada a haver, a não ser que se ponha água, assim já não se ouve mesmo barulho nenhum.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                        Em termos de rendimento, não havia nada a assinalar, o 1.6 Mjet tem um rendim. fantastico para a cc, mas era irritante ouvir aquele som a traineira até aquecer ( 5 min. aprox. )

                        Como referí, talvez note um bocado mais de esnica, que ja não era pouca, mas pode sêr indução psicologica, agora o que acho importante é se gastará menos ao ponto de amortizar o acrescimo do pvp.
                        Não. Gasóleo premium, sobretudo nos motores diesel mais modernos, diminui de facto o consumo, mas não o suficiente para compensar financeiramente. Contudo, a vantagem do gasóleo premium, como tu já identificaste, não se esgota no menor consumo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por joann Ver Post
                          O que é facto é que para os diesel modernos e com altas pressoes de injecçao é preferivel utilizar um gasoleo, ou aditivado ou que nao seja de hipermercado.

                          Sobretudo no caso de um multijet em que existem varias injecçoes por ciclo
                          Já começa

                          Onde é que está a prova disto? Pode ser por link que eu não me importo de ler.

                          Comentário


                            #14
                            O meu Mjet bebe 90% das vezes gasóleo do jumbo, está com quase 100.000km e ainda não se queixou de nada nem faz ruídos anormais... Já experimentei durante 1 mês meter na repsol com o cartão de desconto e não notei nada de diferente em relação ao combustível do jumbo...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SrBravo Ver Post
                              O meu Mjet bebe 90% das vezes gasóleo do jumbo, está com quase 100.000km e ainda não se queixou de nada nem faz ruídos anormais... Já experimentei durante 1 mês meter na repsol com o cartão de desconto e não notei nada de diferente em relação ao combustível do jumbo...
                              Mas isso não é gasóleo premium. O combustível premium da Repsol é o e+10, que equivale, por exemplo, ao G-Force da Galp.

                              Comentário


                                #16
                                Curioso, a minha esposa tem 1 multijet que sempre bebeu gasoleo do Jumbo e nunca teve nenhum problema.


                                Será que confundem gasoleo do hipermercado com gasoleo com impurezas, ou será só tendencia de dizer mal.


                                Já agora o gasoleo do Carrefour não prestava, agora as mesmas bombas são da GALP já será melhor, vem todo das mesmas refinarias é que em Portugal só existem duas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não é isso que se está a discutir aqui. Está a falar-se da diferença entre gasóleos normais, quer sejam do Jumbo ou da Galp para gasóleos xpto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tenho um 1.3 Multijet que anda quase sempre com gasolina sem ser premium (Jumbo ou REPSOL de fim de semana) e volta e meia faço um depósito de premium para comparar.

                                    No desempenho do carro não noto nada (em baixas parece-me diferente, mas acredito que seja efeito placebo), mas o trabalhar do motor fica diferente. Bate menos a frio.

                                    Já fiz as médias com os dois e o que é certo é que não consigo ir buscar a diferença de preço de forma alguma..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tirando em viajens, sempre metí em duas bombas BP ( de rua ) que tenho a caminho do trabalho mas pelo sim pelo não tbm mudei de marca, não vá sêr que a BP ande a vender combustivel com sal e algas marinhas recolhido das toneladas de petroleo derramado no golfo do Mexico
                                      Editado pela última vez por ARMIC; 03 October 2011, 20:31.

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                                        #20
                                        Noto algumas diferenças. Mas não é um Multijet.

                                        O gasoleo da Galp é, para mim, o mais fraco das 3 marcas.
                                        O melhor é do BP ultimate. Não sei se gasta menos ou não, mas anda mais solto.

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                                          #21
                                          Pode ser impressao minha mas gosto bastante do Gasoleo normal da Repsol. Ja usei os aditivados e nao notei nenhuma diferença em redimento. Por vezes coloco nos hipers e gosto de ver os numeros mais baixos (euros) num atesto e pronto, fico contente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            95% das vezes meto gasóleo na BP que é a que fica mais perto de minha casa. Até hoje, o "rapaz" não se queixou. O grilar em frio por acaso tenho reparado que de qdo em x tem vindo a fazer, não sei se o motivo será por ser o gasóleo normal. Por acaso até à algum tempo atrás eu punha gasóleo BP ultimate a miúdo...mas com os aumentos de preço deixei. Sem dúvida que o aditivado é melhor, se compensa ?.. Em algumas coisas sim outras não (preço). Consumos se for andar devagar é capaz de gastar algo menos, se for a abrir gasta mais =) De resto só tem vantagens ( não olhando a custos =) )

                                            Tenho um multijet 1.3

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                                              #23
                                              Pelos vistos de carro para carro difere o gosto pelo "petroil". Já experimentei repsol e usei ainda algum tempo, até que cansei com a sujeira/particulas do gasóleo na traseira do meu carro. Desde então tenho só usado BP, tanto normal como aditivado. Sem dúvida o melhor gasóleo para o meu carro. Pelo menos é o que noto que com ele tem melhor comportamento ( e sujeira na traseira )

                                              Comentário


                                                #24
                                                Há bons produtos para limpeza e lubrificação de injectores, não será necessário usar combustíveis XPTO. A nível de ruído ajuda bastante

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                                  Há produtos bons para limpeza e lubrificação de injectores, não será necessário usar combústiveis XPTO. A nivel de ruído ajuda bastante
                                                  É verdade. Mas tb não mt baratos, se calhar fica ela por ela num depósito. Não sei, nunca fiz as contas a comparar.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ja ouvi dizer que em termos puramente económicos o ideal é meter normal e de quando em vez um dep. com aditivado para fazer a limpeza, é questão de experimentar, mas o que é certo é que para já com o aditivado deixou de martelar a frio e dá a impressão de andar um bocado mais solto.

                                                    Mas o que parece certo é que cada motor tem os seu proprios gostos e então se são italianos, são quase humanos, para o bom e para o mau

                                                    O meu, para já parece que tem alergia ao gasoleo normal, pelo menos da BP. ( essa é outra, será que todos os postos da mesma marca têem exactamente o mesmo producto ??? )

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                                                      Ja ouvi dizer que em termos puramente económicos o ideal é meter normal e de quando em vez um dep. com aditivado para fazer a limpeza, é questão de experimentar, mas o que é certo é que para já com o aditivado deixou de martelar a frio e dá a impressão de andar um bocado mais solto.

                                                      Mas o que parece certo é que cada motor tem os seu proprios gostos e então se são italianos, são quase humanos, para o bom e para o mau

                                                      O meu, para já parece que tem alergia ao gasoleo normal, pelo menos da BP. ( essa é outra, será que todos os postos da mesma marca têem exactamente o mesmo producto ??? )
                                                      Claro que não têm. Cada posto tem os seus depósitos, com manutenções distintas. Por vezes faz mais diferença o estado dos depósitos do que tudo o resto. MAs deixa lá, os alfa sempre foram conhecidos por serem temperamentais.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                                                        Ja ouvi dizer que em termos puramente económicos o ideal é meter normal e de quando em vez um dep. com aditivado para fazer a limpeza, é questão de experimentar, mas o que é certo é que para já com o aditivado deixou de martelar a frio e dá a impressão de andar um bocado mais solto.

                                                        Mas o que parece certo é que cada motor tem os seu proprios gostos e então se são italianos, são quase humanos, para o bom e para o mau

                                                        O meu, para já parece que tem alergia ao gasoleo normal, pelo menos da BP. ( essa é outra, será que todos os postos da mesma marca têem exactamente o mesmo producto ??? )
                                                        Supostamente deveriam ter, e como penso que em todas as BP o plano de manutenção e trasfega para os depósitos seja o mesmo, deveriam ser 99.9% iguais em todos os postos. Eu diria que a diferença será mais provavelmente na gestão que o teu carro faz do combustível. Daí diferir de marca para marca ou modelo a resposta e comportamento ao "alimento", entre outras coisas. O importante é saberes o melhor alimento com o qual o qual o teu carro se dá melhor. De resto isso quer é calor :P

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Esqueçam o gasóleo.

                                                          As marcas desculpam-se sempre com aquilo que o cliente não utiliza.

                                                          Se o cliente usa do hipermercado, dizem que devia usar de marca, se usa as premium, dizem que devem usar normal, etc etc.
                                                          Regra geral, é a forma mais fácil de se desculparem de defeitos ou feitios dos seus carros.

                                                          Logo que não existam infiltrações nos tanques e que a bomba tenha algum movimento, qualquer posto de abastecimento em Portugal é bom, independentemente da marca.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                                            Há bons produtos para limpeza e lubrificação de injectores, não será necessário usar combustíveis XPTO. A nível de ruído ajuda bastante
                                                            Eu utilizo Sonax limpa injectores Diesel comprado no Roady fica a 5,75 euros. O gasóleo compro sempre em Espanha Repsol norma que é o mais barato 1,271 euros o litro. O carro Punto TD70 tem actualmente 301.800 kms e não tem problemas de injecção!!!

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