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8v vs 16v

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    8v vs 16v

    qual a diferença entre por exemplo um clio de 8v para um de 16v?

    #2
    Teoricamente um motor de 16v "respira" melhor ou seja consegue ter maior potência,comparando com um motor 8v, se bem que a regimes + elevados!
    Os motores de 8v são + agradáveis d conduzir em trajectos + urbanos(pára, arranca), pois por norma têm o binário máximo disponível a rotações + baixas.
    Existem variadores d fase que alteram um pouco a questão do binário e da agradabilidade na entrega de potência em toda a "faixa" d utilização do motor.
    A Honda, Bmw, Toyota e vários constructores têm sistemas d fase que permitem ter motores d 16v bastante agradáveis d "utilizar" em baixas rotações e "explosivos" em alta rotação.

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      #3
      Long story short, o de 16v anda mais.

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        #4
        até hoje o minimo que andei foi 16v mas julgo que os 8v sejam mais focados para cidade e teóricamente mais lentos que 16v

        cumps

        Comentário


          #5
          Isso é como o comparativo gasóleo vs gasolina. Não há respostas unânimes.

          Mas a tendência é os 8V serem melhores em baixas e os 16V serem melhores em altas rotações, mais eficientes e menos ruidosos, mas:

          -Assistiu-se a uma evolução na produção de motores, que passaram de 8 para 16 válvulas.

          -Mais tarde, muito recentemente, algumas marcas voltaram a produzir motores 8 válvulas novamente, pelo que devem ter algo de bom.

          Comentário


            #6
            Na minha humilde opinião, os 16v são melhores em tudo. Maior área de admissão, maior área de escape, válvulas mais leves e mais rápidas.

            Vantagem dos 8v, o custo, são mais baratos de desenvolver, muitas vezes usam apenas uma arvore de cames.

            A nível do que dizem das baixas, por pesquisas que já fiz, parece-me mito (não ha informação nenhuma que justifique existir melhores baixas), apenas se ouve dizer que têm melhores baixas, porque relacionando com as altas no mesmo motor elas se destacam mais, e isso como não acontece em norma nos 16v não se nota.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
              -Mais tarde, muito recentemente, algumas marcas voltaram a produzir motores 8 válvulas novamente, pelo que devem ter algo de bom.
              São mais baratos.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                São mais baratos.
                Exacto. Mas teoricamente os motores de 8 válvulas são mais fiáveis por serem menos complexos (1 válvula de escape e 1 válvula de admissão VS 2 válvulas de escape e 2 válvulas de admissão por cilindro no caso dos motores 16 válvulas). Mas é sabido que existem motores com 16 válvulas que são verdadeiros tanques, como é o caso dos motores Japoneses.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                  Exacto. Mas teoricamente os motores de 8 válvulas são mais fiáveis por serem menos complexos (1 válvula de escape e 1 válvula de admissão VS 2 válvulas de escape e 2 válvulas de admissão por cilindro no caso dos motores 16 válvulas). Mas é sabido que existem motores com 16 válvulas que são verdadeiros tanques, como é o caso dos motores Japoneses.
                  Antigamente isso poderia ser um entrave, assim como a manutenção (também mais válvulas para verificar e afinar, etc).

                  Hoje em dia quase todos os motores são DOHC, a tecnologia já se tornou tão banal que esses problemas já nem se põe.

                  Comentário


                    #10
                    mas a diferença na potencia é muito significativa?

                    Comentário


                      #11
                      Geralmente sim, mas sobretudo em altas. Em baixos/médios regimes nota-se pouco.

                      Como exemplo de motores que ainda se vêm nas duas versões, um 1.4 de 8v tem ~75cv e de 16v ~95cv.

                      Comentário


                        #12
                        eu estou a pensar em comprar um renault clio entre 98 e 02 e irei entao optar por 16v .
                        ja agora que cavalagem tem normalmente um 1.2 16v ?

                        Comentário


                          #13
                          salvo erro tem 75cv enquanto os de 8v têm 60

                          cumps

                          Comentário


                            #14
                            e é muita a diferença de 60 para 75?

                            Comentário


                              #15
                              pelo menos no punto mk2 é. 15cv numa ultrapassagem tornam-na muito mais segura e é mais agradável de utilizar. Numa subida faz muita diferença.

                              cumps

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                Antigamente isso poderia ser um entrave, assim como a manutenção (também mais válvulas para verificar e afinar, etc).

                                Hoje em dia quase todos os motores são DOHC, a tecnologia já se tornou tão banal que esses problemas já nem se põe.
                                Já não é fácil de encontrar um motor que não seja DOHC embora ainda há pouco tempo havia motores SOHC com 4 válvulas por cilindro.

                                Só não percebo muito bem porque se opta em colocar 16v em motores diesel onde o regime de utilização normal anda entre as 1700 e 2200 rpm.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                  Só não percebo muito bem porque se opta em colocar 16v em motores diesel onde o regime de utilização normal anda entre as 1700 e 2200 rpm.
                                  Pois por fazer pouca diferença é que se têm visto alguns modelos novos de 8v.

                                  Falamos daqueles 1.6TD com turbo de geometria fixa e que ainda têm aquele comportamento de pico de binário pronunciado ali na zona das 2000rpm (a conhecida ejaculação precoce) aí as 16v são dinheiro para o lixo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    8v significa que o cabeçote do motor possui 8v ou seja se for um motor de 4 cilindros (O mais comum) significa que cada cilindro possui 2 válvulas (1admissão / 1 escape) enquanto que nos motores 12V existem 3 válvulas (2 admissão / 1 escape) e por sua vez os de 16v possuem 4 válvulas por cilindro (2 admissão / 2 escape).

                                    Teoricamente, quanto mais válvulas possuir o motor por cilindro e menor for a cilindrada mais binário e potência terás disponível a baixas rotações. No entanto a altas rotações, os motores com mais válvulas tornam-se mais confortáveis de conduzir.

                                    Comentário

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