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Temperatura sobe e desce

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    Temperatura sobe e desce

    Boas!
    O yaris cá de casa anda estranho quanto à temperatura.
    Ligo o carro e quando atinge a temperatura normal passado 2 ou 3 minutos vai pro traço seguinte e a ventilação não dispara. Depois começa a descer e vai pro normal. Depois volta a subir e volta ao normal. A primeira vez que me aconteceu eu assustei-me e mal subiu pro primeiro traço além do normal encostei com medo que fosse ao vermelho e quando liguei já tava no normal. Agora sempre que pego nele faz isto.
    Não perde água nem óleo. O óleo tá normal sem mistura. Não é da junta.

    Apalpei as mangueiras e ficam quentes o que significa que o termo abre além disso ele é novo tem pouco tempo uns mil km.

    O que acham?
    Bomba d'água, radiador, sensor temperatura?
    Como posso ver de onde vem o problema?

    Abraços!

    #2
    eu primeiro ía ver o sensor de temperatura, deve estar a dar leituras erradas certamente! ;)

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      #3
      O mais provável é ser o sensor de temperatura.

      O ralenti do carro está estável, mesmo com o motor frio?

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        #4
        Fiquei na dúvida. É o termostáto que tem mil e poucos kms ou o carro?

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          #5
          Boas!

          O termostáto foi mudado à pouco tempo deve ter pouco mais de mil kms.
          O ralenti ta incerto sim, mas tipo quando paro num sinal por ex, tá mt alto e só passado meio minuto é q cai pro normal.
          Como posso testar o sensor de temperatura? É que não queria andar a gastar dinheiro nessa peça e depois pode não ser disso.

          Comentário


            #6
            O ralentim incerto também deve derivar do facto do sensor de temperatura não estar em bom estado. Estando a dar leituras incorrectas à centralina, o débito de ar/gasolina não é o apropriado.

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              #7
              Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
              O ralentim incerto também deve derivar do facto do sensor de temperatura não estar em bom estado. Estando a dar leituras incorrectas à centralina, o débito de ar/gasolina não é o apropriado.
              Pode ser, mas acho estranho.

              Se o motor estiver a 75 ou 95 graus, a alimentação de combustível não é muito diferente (ao contrário de uma situação de 20 graus para 70, onde há correcções 'a sério' a serem feitas).


              A ventoinha sempre disparou no mesmo local do ponteiro, ou está a disparar agora numa zona diferente?

              Nestes casos, ligar o carro à máquina poupa bastante trabalho e até dinheiro de andar a trocar peças por tentativa e erro.

              Com o carro ligado à máquina acede-se às temperaturas a que a centralina está a ter acesso (e a ter como base de processamento), tornando mais evidentes desvios do que é normal.

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                #8
                Boas. Estou com um "problema com o clio" que já vem de há muito, mas hoje agravou-se:

                O carro muito raramente (provavelmente 1 vez por mês no máximo), fazia com que o ponteiro da temperatura no painel oscilasse, ou seja, sobe de repente até meio, ou está a meio e desce e volta logo a subir, ou então desce e fica quase no minimo uns 30 ou 40 segundos e volta a subir até meio novamente. Hoje aconteceu isso umas 3 ou 4 vezes. Entretanto deixei o carro aquecer até disparar a ventoinha, tudo normal e não aconteceu mais... (Não sei se tem alguma influencia ou não no problema da demora da comutação)

                Fiz uma pesquisa no google e parece que a oscilação do ponteiro é normal enquanto a agua do circuito não aquece toda por igual.

                Entretanto ha outra coisa que também acontece muito raramente, mas hoje aconteceu uma mão de vezes. O carro quente, o ponteiro a meio (normal) e o relantin fica acelarado (1500rmp), depois passa-lhe.

                O que poderá ser? Sensor de temperatura?
                O termostato tem uns 2 anos.

                Comentário


                  #9
                  Radar,

                  Quem mudou o termostato? E porquê.........

                  Ficou bem sangrado? Certezinha?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                    Boas. Estou com um "problema com o clio" que já vem de há muito, mas hoje agravou-se:

                    O carro muito raramente (provavelmente 1 vez por mês no máximo), fazia com que o ponteiro da temperatura no painel oscilasse, ou seja, sobe de repente até meio, ou está a meio e desce e volta logo a subir, ou então desce e fica quase no minimo uns 30 ou 40 segundos e volta a subir até meio novamente. Hoje aconteceu isso umas 3 ou 4 vezes. Entretanto deixei o carro aquecer até disparar a ventoinha, tudo normal e não aconteceu mais... (Não sei se tem alguma influencia ou não no problema da demora da comutação)

                    Fiz uma pesquisa no google e parece que a oscilação do ponteiro é normal enquanto a agua do circuito não aquece toda por igual.

                    Entretanto ha outra coisa que também acontece muito raramente, mas hoje aconteceu uma mão de vezes. O carro quente, o ponteiro a meio (normal) e o relantin fica acelarado (1500rmp), depois passa-lhe.

                    O que poderá ser? Sensor de temperatura?
                    O termostato tem uns 2 anos.
                    Assim à partida é rever o termóstato e o sensor da temperatura, em primeiro lugar. Depois logo se verá se resulta.

                    Comentário


                      #11
                      Como já acima disseram o mais provável é termostato ter ido à vida, estar colado e não fecha, basicamente o motor assim está sempre a ser arrefecido em vez de o manter numa temperatura estável, isso faz com que dê a temperatura errada ao motor que por sua vez pede mais gasóleo para desenvolver, aposto que houve aumento de consumos.
                      Editado pela última vez por WARXYU; 18 May 2013, 20:30.

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                        #12
                        O termostato tem 2 anos, o motor aquece na realidade normalmente e a ventoinha dispara quando o ponteiro passa do meio. Não houve aumento de consumos.

                        Entretanto, hoje tirei o liquido de refrigeração antigo (estava sujo e possivelmente com bolhas de ar), meti agua corrente pelas tubagens até do outro lado sair água limpa. Assoprei tudo, meti liquido de refrigeração do mais barato (entretanto vou mandar vir do bom), e fiz a purga ao circuito. Na rosca de purga do termostato saia agua sempre por igual, apenas se aclarasse saía com mais pressão. Na rosca de purga do tubo que sai do radiador da soufagem, saia agua ao relantin, mas se acelerasse deixava de sair agua (como se a agua fosse chupada), ao relantin voltava novamente a sair água. É normal?

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