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    Diesel e respectivas siglas (descodificar)...

    Ora aqui vai um post para aqueles que estão dentro do assunto explicarem aos menos informados algumas informações técnicas.
    Sabendo que todo o tipo de motor tem cilindros, pistons, segmentos, válvulas, bielas, cambota e outros, no entanto, e cada vez mais as siglas nas traseiras dos nossos veículos começam a ser intragáveis.
    Assim e começando pelos velhinhos atmosféricos vamos (se possível) fazer a cronologia da evolução dos motores diesel, desde os Hdi, cdti, Tdi, e outros vamos decifrar siglas e diferentes tecnologias utilizadas em cada uma delas.

    Estando as preocupações pelo ambiente cada vez mais na berra, quais deles para além da conhecida tecnologia HDI Citroën é mais amigo do nosso respirar?

    Cumps…

    #2
    O D-CAT D-4D é bastante ecológico.

    Comentário


      #3
      Não percebi a ironia do HDI, visto que os motores diesel, e a gasolina, actuais têm que obedeçer a normas, senão não podiam ser comercializados.

      E se for por causa do FAP, qualquer marca o têm ou como opcional, ou nos motores de maior cilindrada, como equipamento standard.

      ;)

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por cbs

        Ora aqui vai um post para aqueles que estão dentro do assunto explicarem aos menos informados algumas informações técnicas.
        Sabendo que todo o tipo de motor tem cilindros, pistons, segmentos, válvulas, bielas, cambota e outros, no entanto, e cada vez mais as siglas nas traseiras dos nossos veículos começam a ser intragáveis.
        Assim e começando pelos velhinhos atmosféricos vamos (se possível) fazer a cronologia da evolução dos motores diesel, desde os Hdi, cdti, Tdi, e outros vamos decifrar siglas e diferentes tecnologias utilizadas em cada uma delas.

        Estando as preocupações pelo ambiente cada vez mais na berra, quais deles para além da conhecida tecnologia HDI Citroën é mais amigo do nosso respirar?

        Cumps…
        Andam todos ao mesmo nivel, calculo eu, pois todos tem que obedecer à norma Europeia EURO IV... Agora, há uns que a cumprem com menor esforço que outros. Enquanto que os HDI t~em que recorrer a Filtro Particulas, o novo D-cat da Toyota cumpre a norma sem filtro de particulas...

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por PSerra

          Não percebi a ironia do HDI, visto que os motores diesel, e a gasolina, actuais têm que obedeçer a normas, senão não podiam ser comercializados.

          E se for por causa do FAP, qualquer marca o têm ou como opcional, ou nos motores de maior cilindrada, como equipamento standard.

          ;)

          Não é ironia apenas a informação passada pela marca acerca dos seu motores HDI Citroën...

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Suíço

            (...)

            Andam todos ao mesmo nivel, calculo eu, pois todos tem que obedecer à norma Europeia EURO IV... Agora, há uns que a cumprem com menor esforço que outros. Enquanto que os HDI t~em que recorrer a Filtro Particulas, o novo D-cat da Toyota cumpre a norma sem filtro de particulas...
            Também tinha de ter alguma qualidade, até porque as prestações são aquilo que todos sabemos. :D

            Comentário


              #7
              [quote]citação:Originalmente colocada por cbs

              Originalmente colocada por PSerra
              Não é ironia apenas a informação passada pela marca acerca dos seu motores HDI Citroën...
              E não me digas que acreditas cegamente na publicidade das marcas...

              ;)




              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por JGTB

                citação:Originalmente colocada por Suíço

                (...)

                Andam todos ao mesmo nivel, calculo eu, pois todos tem que obedecer à norma Europeia EURO IV... Agora, há uns que a cumprem com menor esforço que outros. Enquanto que os HDI t~em que recorrer a Filtro Particulas, o novo D-cat da Toyota cumpre a norma sem filtro de particulas...
                Também tinha de ter alguma qualidade, até porque as prestações são aquilo que todos sabemos. :D
                O Clio Rs deve ser bastante ecologico[}]

                Comentário


                  #9
                  [quote]citação:Originalmente colocada por PSerra

                  citação:Originalmente colocada por cbs

                  Originalmente colocada por PSerra
                  Não é ironia apenas a informação passada pela marca acerca dos seu motores HDI Citroën...
                  E não me digas que acreditas cegamente na publicidade das marcas...

                  ;)






                  Vou acreditando... e investigando depois tiro conclusões para mim.... Mas neste caso da Citroën até acredito já que os passarinhos a cantar na publicidade até são convincentes...

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

                    citação:Originalmente colocada por JGTB

                    citação:Originalmente colocada por Suíço

                    (...)

                    Andam todos ao mesmo nivel, calculo eu, pois todos tem que obedecer à norma Europeia EURO IV... Agora, há uns que a cumprem com menor esforço que outros. Enquanto que os HDI t~em que recorrer a Filtro Particulas, o novo D-cat da Toyota cumpre a norma sem filtro de particulas...
                    Também tinha de ter alguma qualidade, até porque as prestações são aquilo que todos sabemos. :D
                    O Clio Rs deve ser bastante ecologico[}]
                    [}][}]

                    Comentário


                      #11
                      Mas voltando ao titulo do tópico:

                      TDDI: Turbo Diesel ????????
                      TDCI: Turbo Diesel CommonRail Injection;
                      CRDI: Common Rail Direct Injection;
                      TDI: Turbo Diesel Intercooler....

                      E é o que me lembro por agora....

                      Comentário


                        #12
                        TDDI : Turbo Diesel Direct Injection

                        No TDI - VW, o D não estará simultanemente por Diesel e Direct e o I por Injection e não por Intercooler? É que as versões dos Turbo Diesel da VW com injecção indirecta e com Intercooler não eram TDI, ao contrário de outras marcas(por exemplo o Nissan Terrano TDI, O Range Rover TDI - esses sim Turbo Diesel Intercooler)

                        CDTI - Common rail Diesel Turbo Injection
                        DCI - Diesel Commom rail injection
                        CDI - Commom rail Diesel Injection

                        citação:Originalmente colocada por Suíço

                        Mas voltando ao titulo do tópico:

                        TDDI: Turbo Diesel ????????
                        TDCI: Turbo Diesel CommonRail Injection;
                        CRDI: Common Rail Direct Injection;
                        TDI: Turbo Diesel Intercooler....

                        E é o que me lembro por agora....

                        Comentário


                          #13
                          TDI -> Turbocharged Diesel Injection

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por alpinista

                            TDDI : Turbo Diesel Direct Injection

                            No TDI - VW, o D não estará simultanemente por Diesel e Direct e o I por Injection e não por Intercooler? É que as versões dos Turbo Diesel da VW com injecção indirecta e com Intercooler não eram TDI, ao contrário de outras marcas(por exemplo o Nissan Terrano TDI, O Range Rover TDI - esses sim Turbo Diesel Intercooler)

                            CDTI - Common rail Diesel Turbo Injection
                            DCI - Diesel Commom rail injection
                            CDI - Commom rail Diesel Injection

                            citação:Originalmente colocada por Suíço

                            Mas voltando ao titulo do tópico:

                            TDDI: Turbo Diesel ????????
                            TDCI: Turbo Diesel CommonRail Injection;
                            CRDI: Common Rail Direct Injection;
                            TDI: Turbo Diesel Intercooler....

                            E é o que me lembro por agora....
                            É possivel que esteja para Injection, mas li algures que estava para I/C... [8)]

                            Comentário


                              #15
                              O FAP da PSA é bastante diferente dos outros. Já viram algum PSA fazer fumo preto???

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por PT82

                                O FAP da PSA é bastante diferente dos outros. Já viram algum PSA fazer fumo preto???
                                Não deve ser assim tão diferente dos outros... A diferença é que se calhar, nos Pug's e Citro's, o FAP é de série e num Bimmer tens que pagar os olhos da cara (para não dizer o do c*) por esse acessório que, a meu ver, deveria ser obrigatório.

                                Comentário


                                  #17
                                  hoje em dia cada vez mais as marcas tendem a seguir normas ou boas práticas de amizade com o ambiente. Umas mais rápido k outras, mas todas mais tarde ou mais cedo... também por 1 questão de publicidade!Cumps!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pois eu também acho que devia ser de serie, tal como os dispositivos de segurança, como por exemplo os Air-bags.

                                    O C5 de 2001 que passou cá por casa já tinha a tecnologia FAP e quando foi à inspecção, os inspetores foram ao livrete confirmar que o carro era a gasoleo e depois ainda perguntaram se o carro tinha alguma coisa. Isto porque, aceleravam e aceleravam e não fazia emissão de gases. Acusava algo como 0 virgula qq coisa...

                                    Depois de dizermos que era do filtro, ainda lhes custou a acreditar, diziam que todos os carros tinham.

                                    Enfim, ao fim de uns minutos lá se convenceram...

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Suíço

                                      citação:Originalmente colocada por cbs

                                      Ora aqui vai um post para aqueles que estão dentro do assunto explicarem aos menos informados algumas informações técnicas.
                                      Sabendo que todo o tipo de motor tem cilindros, pistons, segmentos, válvulas, bielas, cambota e outros, no entanto, e cada vez mais as siglas nas traseiras dos nossos veículos começam a ser intragáveis.
                                      Assim e começando pelos velhinhos atmosféricos vamos (se possível) fazer a cronologia da evolução dos motores diesel, desde os Hdi, cdti, Tdi, e outros vamos decifrar siglas e diferentes tecnologias utilizadas em cada uma delas.

                                      Estando as preocupações pelo ambiente cada vez mais na berra, quais deles para além da conhecida tecnologia HDI Citroën é mais amigo do nosso respirar?

                                      Cumps#8230;
                                      Andam todos ao mesmo nivel, calculo eu, pois todos tem que obedecer à norma Europeia EURO IV... Agora, há uns que a cumprem com menor esforço que outros. Enquanto que os HDI t~em que recorrer a Filtro Particulas, o novo D-cat da Toyota cumpre a norma sem filtro de particulas...
                                      Errado. Isto é falar sem saber.
                                      O 1.6 Hdi quando montado no 407 tem filtro de partículas, mas existem igualmente outros modelos que utilizam o mesmo motor e que não o têm.
                                      Com o 2.0 HDi acontece o mesmo.

                                      A PSA foi pioneira na tecnologia de filtro de partículas.

                                      Já agora... HDI : High-pressure Direct Injection

                                      Cumprimentos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Os HDI não têm de recorrer ao filtro para cumprir as normas euro IV, trata-se apenas de mais um dispositivo anti-poluição que decidiram meter de série, ao contrário de muitos outros. Actualmente só o 1.6 110cv tem o FAP, no 2.0 foi retirado para a lista de opções, salvo erro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por PT82

                                          Pois eu também acho que devia ser de serie, tal como os dispositivos de segurança, como por exemplo os Air-bags.

                                          O C5 de 2001 que passou cá por casa já tinha a tecnologia FAP e quando foi à inspecção, os inspetores foram ao livrete confirmar que o carro era a gasoleo e depois ainda perguntaram se o carro tinha alguma coisa. Isto porque, aceleravam e aceleravam e não fazia emissão de gases. Acusava algo como 0 virgula qq coisa...

                                          Depois de dizermos que era do filtro, ainda lhes custou a acreditar, diziam que todos os carros tinham.

                                          Enfim, ao fim de uns minutos lá se convenceram...
                                          Ora aí está um caso real que é para aqueles que não acreditam ficarem esclarecidos.

                                          Não sendo fanático isto é um um bom exemplo de "tudo aquilo que a Citroën pode fazer por nós"

                                          Espero no entanto que todas as marcas sigam os bons exemplos para bem de todos nós.


                                          No entanto e seguindo o objectivo do meu Tópico quem souber ou tiver informação sobre as diferentes tecnologias diga-nos, por exemplo as diferenças entre as cabeças dos motores,sistemas de injecção e outros tais como turbos,intercoolers...

                                          Cumps..

                                          Comentário


                                            #22
                                            TDI= Turbo charged Direct Injection e esta a denominação de TDI da VAG

                                            HDI High pressure Direct Injection

                                            TDDI Turbo Diesel Direct Injection


                                            TDCI Turbo Diesel Common rail Injection



                                            etc etc etc...

                                            Comentário


                                              #23
                                              HDI = High pressure Direct (ou Diesel?) Injection

                                              Os PSA com FAP não deitam fumo negro.. os que não têm FAP pomo o meu 2.0 HDI 110 deitam um pouco nas acelerações fortes...

                                              penso que os HDI sejam dos que menos poluem....já o mesmo não acontece com os TDI.. creio eu :D

                                              Comentário


                                                #24
                                                O mesmo motor em carros diferentes tem consumos diferentes e por sua vez polui mais ou menos.

                                                Por isso a peugeot/citroen metem ou nao o FAP.

                                                Num 206 como é mais leve e o motor faz menos esforço o 1.6hdi emite menos emissoes poluentes que num 407 como é obvio mas mesma assim tambem tem FAP.
                                                O que nao tem penso que seja a versao de 90cv e o 1.4Hdi, todos os outros ja começam a vir com isso e realmente fumo nao sai como noutros tambem mais recentes e que o proprio bloco tem as mesmas emissoes.
                                                Isso deveria ser obrigatoria assim como o ESP.
                                                Gasta-se dinheiro em A/C automaticos de serie e tretas do genero e metem-se cm opçao FAP e ESP!!! La esta para quem compra da mais aparato saber que tem AC auto que ESP ou FAP que muitos nem sabem o que é isso e ate fica mais barato para as marcas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já uqe falam nas potencias e pesos:

                                                  Aquilo que eu sei é que o C5 não deitava fumo negro e era um 2.2 Hdi e actualmente o C6 2.7 Hdi também não faz fumo nenhum, já para não falar no motor bastante silencioso que em nada parece Diesel.

                                                  No entanto, quando vou na estrada vejo os arranques e acelerações de Citroens e Peugeots e nunca vejo fumo preto!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    acho que já havia um tópico sobre isto...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Repost!

                                                      http://forum.autohoje.com/topic.asp?...chTerms=siglas

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Pois mas o outro tópico foi adulterdo logo no inicio de vida por isso eu queria mesmo informação real e não humorismo...

                                                        Por isso continuem a informar-nos sobre aquilo que foi pedido inicialmente...

                                                        Cumps...

                                                        Comentário

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