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Direcção muito pesada

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    Direcção muito pesada

    Boa noite,

    Como já referi anteriormente, uma familiar herdou um micra 1.0 16v de 10/1993 com apenas 55mil km.

    A manutenção essencial do carro foi feita recentemente e está bastante afinado, gasta pouco, anda bem, trava bem, as suspensões estão óptimas, está tudo acertado.

    O problema é ser um carro sem direcção assistida. Até aqui tudo bem, é normal que até seja duro a virar quando parado, mas para um carro tão leve, motor pequeno, com 4 pneus novos, direcção alinhada, etc. é mesmo muito duro!


    Como se costuma dizer, é preciso "comer um boi" para o estacionar, e a pessoa em questão tem alguma dificuldade.
    Honestamente, nunca experimentei outro micra sem DA, mas parece-me uma direcção excessivamente pesada... Só com as duas mãos simultaneamente e por dentro do volante é que uma mulher consegue manobrar.

    Há algo que se possa fazer para melhorar? Ou algo que possa precisar de manutenção??
    Tem pneus 155/70 R13 e são Bridgestone B250

    Muito agradecido.
    Editado pela última vez por Lenine; 24 October 2011, 21:55.

    #2
    É muito provável ser mesmo assim. Qualquer carro com motor frontal, sem DA, tem a direcção extremamente pesada quando parado. A solução, e que eu uso no Punto sem DA lá de casa, é rodar o volante sempre com o carro já em movimento (ponto de embraiagem). Diminui o esforço dos braços e também da mecânica do carro.

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      #3
      Vê se a pressão dos pneus está correcta.

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        #4
        Obrigado pelas respostas.

        A pressão dos pneus está acertada (verifica-se regularmente). Eu sei que é normal que seja dura, e rodar o volante em movimento já ajuda, mas em locais mais apertados nem sempre é possivel. Mas para um carrito tão pequeno, estranho ser tão pesada, comparo-a a uma renault traffic sem DA :S

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          #5
          Originalmente Colocado por Lenine Ver Post
          Boa noite,

          Como já referi anteriormente, uma familiar herdou um micra 1.0 16v de 10/1993 com apenas 55mil km.

          A manutenção essencial do carro foi feita recentemente e está bastante afinado, gasta pouco, anda bem, trava bem, as suspensões estão óptimas, está tudo acertado.

          O problema é ser um carro sem direcção assistida. Até aqui tudo bem, é normal que até seja duro a virar quando parado, mas para um carro tão leve, motor pequeno, com 4 pneus novos, direcção alinhada, etc. é mesmo muito duro!


          Como se costuma dizer, é preciso "comer um boi" para o estacionar, e a pessoa em questão tem alguma dificuldade.
          Honestamente, nunca experimentei outro micra sem DA, mas parece-me uma direcção excessivamente pesada... Só com as duas mãos simultaneamente e por dentro do volante é que uma mulher consegue manobrar.

          Há algo que se possa fazer para melhorar? Ou algo que possa precisar de manutenção??
          Tem pneus 155/70 R13 e são Bridgestone B250

          Muito agradecido.
          Isso é mesmo assim. Não manobras o carro parado só com uma mão. Carros sem DA têm que ser manobrados com o pequeno truque de mexer o volante enquanto se dá uma ligeira gazada para o carro mover uns ligeiros centimetros. Alivia o peso na direcção.

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            #6
            Aqui mora um Clio II de 98 e confirmo: a assistência da direcção não é mecânica e depende da quantidade de tijelas de caldo verde cou chouriço que se come ao almoço. A direcção é p-e-s-a-d-í-s-s-i-m-a! A minha mulher tem bastante dificuldade em manobrar o carro. O truque de fazer um ligeiro ponto de embraiagem faz 80% do trabalho, desde que se possa. Há quem encha um pouco mais os pneus para ajudar, dentro do aceitável.

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              #7
              Tive uma viagem sem DA no meu Civic mal o comprei, o que fazia para facilitar era usar o travão de mão em vez do travão "de pe" para segurar o carro enquanto rodava o volante.. parecendo que não facilitava pois as rodas da frente estavam mais libertas e sempre rodavam um bocado

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                #8
                Para o carro que é não deveria ser necessária muita força, mas é sempre preciso alguma. Se a pressão dos pneus está realmente certa, então é uma questão de hábito (e de bifes).

                Comentário


                  #9
                  Utilizo um Fiesta nas pequenas voltas citadinas, que também não dispõe de direcção assistida.
                  Com a pressão recomendada, a direcção é bastante pesada em manobras.
                  Para atenuar esse inconveniente costumo usar mais 0,2 ou 0,3 bares de pressão nas rodas da frente.
                  E resulta!

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                    #10
                    Já conduzi muitos carros sem direcção assistida,e nunca achei que necessitá-se de fazer muito esforço,exeptuando uma carrinha Renault 12.A mais leve que me lembra foi uma também carrinha Opel Kadett,por isso também acho estranho isso acontecer num carrito pequeno.

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                      #11
                      Pressão dos pneus.

                      Quando se verifica a pressão dos pneus a quente, deve-se acrescentar 0,3 bars. Tendo em conta que se pretende a direcção mais leve, pode-se juntar mais 0,2/0,3 ao total.

                      Eu tenho um carro idêntico sem direcção assistida, sendo a mesma um pouco pesada, e realmente nota-se bastante diferença na pressão dos pneus.

                      A pressão recomendada pela marca é 2,2, eu costumo colocar 2,8. Nas casas de pneus costumam encher com 2,5 a frio, que corresponde ao que coloco a quente.
                      Editado pela última vez por bruncamps; 25 October 2011, 15:53.

                      Comentário


                        #12
                        Deve-se EVITAR rodar a direcção com o carro estático.
                        Isto é válido para carros com ou sem direcção assistida.

                        Deve-se rodar o volante com o carro em movimento. A dica do ponto de embraiagem é importante quando o espaço é pouco.

                        Basta as rodas percorrerem uns milímetros para a direcção ficar muito mais leve. Andar com os pneus " em baixo" adiciona peso à direcção.
                        Na escola de condução há mais de 20 anos, ensinaram-me a fazer as manobras com o carro em movimento e só manobrar o volante com o carro parado quando tal fosse inevitável.

                        Cumps!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                          Deve-se EVITAR rodar a direcção com o carro estático.
                          Isto é válido para carros com ou sem direcção assistida.

                          Deve-se rodar o volante com o carro em movimento. A dica do ponto de embraiagem é importante quando o espaço é pouco.

                          Basta as rodas percorrerem uns milímetros para a direcção ficar muito mais leve. Andar com os pneus " em baixo" adiciona peso à direcção.
                          Na escola de condução há mais de 20 anos, ensinaram-me a fazer as manobras com o carro em movimento e só manobrar o volante com o carro parado quando tal fosse inevitável.

                          Cumps!

                          Nesses anos tirávamos a carta e faziamos manobras em carros sem DA , no meu caso um Morris Marina a Diesel , nem um deve haver que reste nos dias de hoje

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                            Deve-se EVITAR rodar a direcção com o carro estático.
                            Isto é válido para carros com ou sem direcção assistida.

                            Deve-se rodar o volante com o carro em movimento. A dica do ponto de embraiagem é importante quando o espaço é pouco.

                            Basta as rodas percorrerem uns milímetros para a direcção ficar muito mais leve. Andar com os pneus " em baixo" adiciona peso à direcção.
                            Na escola de condução há mais de 20 anos, ensinaram-me a fazer as manobras com o carro em movimento e só manobrar o volante com o carro parado quando tal fosse inevitável.

                            Cumps!
                            Exacto, aliás, sente-se o carro a perder rotação e quando se vira parado. Isto com DA.

                            Hoje já não ensinam nada destas técnicas...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                              Deve-se EVITAR rodar a direcção com o carro estático.
                              Isto é válido para carros com ou sem direcção assistida.

                              Deve-se rodar o volante com o carro em movimento. A dica do ponto de embraiagem é importante quando o espaço é pouco.

                              Basta as rodas percorrerem uns milímetros para a direcção ficar muito mais leve. Andar com os pneus " em baixo" adiciona peso à direcção.
                              Na escola de condução há mais de 20 anos, ensinaram-me a fazer as manobras com o carro em movimento e só manobrar o volante com o carro parado quando tal fosse inevitável.

                              Cumps!
                              Precisamente! Eu sempre tive carros com DA e nunca neles viro o volante com o carro completamente parado. Nós podemos nem estar a fazer grande força, mas o sistema e a mecânica têm mais desgaste na mesma.

                              Quanto a carros sem DA, eu gosto tão pouco deles, que se comprar um Fiat Punto MKI em breve (como penso adquirir), só vou querer sem direcção assistida! Se tiver DA, fica de parte.

                              Comentário


                                #16
                                A direcção do Punto MK1, mesmo não sendo assistida, é mais leve que o normal. Dá para fazer manobras com o carro parado sem grande dificuldade. No entanto, a velocidades mais elevadas torna-se leve demais e pouco comunicativa.

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                                  #17
                                  Micra k11 de 1993
                                  Estimado colega se de facto os pneus estão bons ,não deformados e com a pressão certa; acho que estás com problemas na cremalheira estar demasiado afinada ou com falta de lubrificante pois já tem muitos anos, (pergunto) .............. a direcção em curva volta a posição normal após a curva ou tens que ajudar para ficares com o carro direito????????????
                                  Tiveste algum pequeno acidente que tenhas batido com as rodas???????????
                                  tenho um familiar que tem um de 1993 e não tem esse problema.
                                  Editado pela última vez por veterano; 28 October 2011, 21:04.

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