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A relação do filtro de ar com a chuva

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    A relação do filtro de ar com a chuva



    Pois bem, nestes dias chuvosos interroguei-me sobre uma questão.

    No funcionamento do motor, o ar é puxado directamente da "rua", e estando a chover há imensa humidade no ar, sendo o ar sugado com gotículas de água.

    Ora esta água vai ficar acumulada no filtro de ar, ficando este ensopado e prejudicando a passagem do ar.

    No limite não há hipótese de bloquear mesmo a passagem do ar?

    Como é que na concepção do filtro de ar se prevêem estas situações?

    E portanto a pergunta, qual a relação do filtro de ar com a chuva?
    As performances do motor são prejudicadas?

    #2
    A humidade não condensa no filtro.

    Comentário


      #3
      Não sei se tem alguma relação com o filtro de ar ou não, mas o meu carro em tempo de chuva, completamente frio, tem um comportamento anormal - engasga-se à bruta mesmo, mas depois acaba por passar.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
        Não sei se tem alguma relação com o filtro de ar ou não, mas o meu carro em tempo de chuva, completamente frio, tem um comportamento anormal - engasga-se à bruta mesmo, mas depois acaba por passar.
        E o carro é...?

        Comentário


          #5
          Bem, posso garantir é que se o motor chupar água pelo filtro de ar vai partir!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
            A humidade não condensa no filtro.
            Como assim?

            E acrescentando, a maioria dos filtros é de papel, como não ficam ensopados?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
              Como assim?

              E acrescentando, a maioria dos filtros é de papel, como não ficam ensopados?
              Porque a humidade passa pelo filtro.
              Experimenta deixar cair água num filtro, a ver se não passa para o outro lado.
              Se a água passa, a humidade também.

              Comentário


                #8
                nos carros modernos existe a chamada caixa de ressonancia que evita a passagem de humidade para o filtro directamente , ou seja , as condutas de admissão fazem de pré filtro ao ar que chega ao próprio filtro

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                  Porque a humidade passa pelo filtro.
                  Experimenta deixar cair água num filtro, a ver se não passa para o outro lado.
                  Se a água passa, a humidade também.
                  Mas aí estamos a admitir que vai água para o motor?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                    Não sei se tem alguma relação com o filtro de ar ou não, mas o meu carro em tempo de chuva, completamente frio, tem um comportamento anormal - engasga-se à bruta mesmo, mas depois acaba por passar.
                    Isso é humidade em alguma coisa como rotor ou tampa do distribuidor, se o teu carro tiver distribuidor. O mesmo aplica-se a cabos de velas, embora menos, se estiverem degradados.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                      Mas aí estamos a admitir que vai água para o motor?
                      E...?
                      Nunca viste motores a funcionar sem filtro de admissão?





                      image009ez9.jpg
                      image006ho1.jpg

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                        E...?
                        Nunca viste motores a funcionar sem filtro de admissão?
                        Sim, e mesmo aqueles que colocam a admissão directa. Com a temperatura do motor a água deve evaporar...

                        Não tinha pensado nisso!

                        Comentário


                          #13


                          1962%20Ferrari%20330%20TRI-LM-00_6.jpg

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ferr0 Ver Post
                            nos carros modernos existe a chamada caixa de ressonancia que evita a passagem de humidade para o filtro directamente , ou seja , as condutas de admissão fazem de pré filtro ao ar que chega ao próprio filtro
                            Civic de 92 por exemplo tem isso.. no meu caso tinha e fiz uma puxada de ar a eliminar a caixa de ressonancia mas mesmo assim fiz com uma ligeira curva e a agua dificilmente chega ao filtro

                            Comentário


                              #15
                              Não há stress,evapora toda no colector de admissão.

                              Aliás,é só vantagens,se houver humidade suficiente,baixa marginalmente a temperatura de admissão.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                E o carro é...?
                                É um velhote com 18 anos - Fiesta 1.3i

                                Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                Isso é humidade em alguma coisa como rotor ou tampa do distribuidor, se o teu carro tiver distribuidor. O mesmo aplica-se a cabos de velas, embora menos, se estiverem degradados.
                                Nem sei se tem distribuidor ou bobine(s). Não faço mesmo ideia, já me disseram, mas não reti. O que é certo é que com o aquecer desaparece e é só com tempo de chuva, daí que tenho deixado andar. Ainda hoje estava a polícia a controlar o trânsito aqui na zona devido a operações dos bombeiros para reparar não sei o que, e com tanto engasganço e hesitação por parte do carro, acabei por o mandar abaixo.

                                Mandou-me encostar para ver se tinha carta sequer LOL

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                  É um velhote com 18 anos - Fiesta 1.3i



                                  Nem sei se tem distribuidor ou bobine(s). Não faço mesmo ideia, já me disseram, mas não reti. O que é certo é que com o aquecer desaparece e é só com tempo de chuva, daí que tenho deixado andar. Ainda hoje estava a polícia a controlar o trânsito aqui na zona devido a operações dos bombeiros para reparar não sei o que, e com tanto engasganço e hesitação por parte do carro, acabei por o mandar abaixo.

                                  Mandou-me encostar para ver se tinha carta sequer LOL
                                  Pois... se fosse um carro mais antigo, poderia ser afectado pela humidade.
                                  Mas sendo de 1993, tal já não deveria acontecer. A injecção e ignição
                                  electrónica deveriam compensar as condições atmosféricas. Se não o faz,
                                  é porque algo está a funcionar indevidamente, muito provavelmente um
                                  sensor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Hoje ao fim do dia apanhei cada rio entre Famalicão-Póvoa-Maia com a água à altura do capot que nem vos conto.
                                    Daí no tema do tópico achar irrelevante essa humidade de que se fala.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O motor pode "queimar" humidade á vontade.

                                      Só não convém ser mesmo água pois como é um fluido não compressivel, o resultado é um motor partido.

                                      Cumprimentos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        "Ressuscitando" este tópico, no outro dia estava envolvido numa daquelas "conversas de café" e 2 dos presentes juravam que o carro deles quando está a chover não anda tanto.

                                        Será que é assim?

                                        Será pelo facto de a admissão "sugar" menos ar devido à humidade do mesmo?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                          Como assim?

                                          E acrescentando, a maioria dos filtros é de papel, como não ficam ensopados?

                                          Descansa que o filtro nunca ensopa.
                                          A unica maneira do filtro ensopar é o tubo de admissão ficar submerso numa poça.
                                          De outro modo nem a chover a potes entra qualquer água na caixa do filtro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                            "Ressuscitando" este tópico, no outro dia estava envolvido numa daquelas "conversas de café" e 2 dos presentes juravam que o carro deles quando está a chover não anda tanto.

                                            Será que é assim?

                                            Será pelo facto de a admissão "sugar" menos ar devido à humidade do mesmo?

                                            Olha, já eu digo-te o contrário.

                                            Há dias, na minha mota, chovia de cacete e mota parecia que andava mais.
                                            Mas pronto, não era da chuva mas sim do ar frio.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                              "Ressuscitando" este tópico, no outro dia estava envolvido numa daquelas "conversas de café" e 2 dos presentes juravam que o carro deles quando está a chover não anda tanto.

                                              Será que é assim?

                                              Será pelo facto de a admissão "sugar" menos ar devido à humidade do mesmo?
                                              Do ar, o motor precisa essencialmente de uma coisa - oxigénio! Ora, se num dado volume o ar tem mais vapor de água, há-de ter menos oxigénio...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                Do ar, o motor precisa essencialmente de uma coisa - oxigénio! Ora, se num dado volume o ar tem mais vapor de água, há-de ter menos oxigénio...
                                                Errado e o pior é que há gente que gostou. Enfim.

                                                ClioII, a uma determinada temperatura, o ar consegue suster uma determinada massa de água, no estado gasoso, sem que esta condense. Para uma dada temperatura do ar, há um valor máximo de massa de água que esse ar pode suster. À razão entre a massa de água no ar e o valor máximo de água que é possível existir, a essa temperatura, sem haver condensação, chama-se Humidade Relativa, expressa em percentagem.

                                                Isto para te dizer que, num determinado volume de ar, podes ter maior ou menor quantidade de água, sem que a concentração de oxigénio varie. A humidade do ar poderá, eventualmente, fazer com que a combustão se faça de forma tão completa, por inibição, por parte da água, de algumas reacções iniciadas por radicais.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post
                                                  Errado e o pior é que há gente que gostou. Enfim.

                                                  ClioII, a uma determinada temperatura, o ar consegue suster uma determinada massa de água, no estado gasoso, sem que esta condense. Para uma dada temperatura do ar, há um valor máximo de massa de água que esse ar pode suster. À razão entre a massa de água no ar e o valor máximo de água que é possível existir, a essa temperatura, sem haver condensação, chama-se Humidade Relativa, expressa em percentagem.

                                                  Isto para te dizer que, num determinado volume de ar, podes ter maior ou menor quantidade de água, sem que a concentração de oxigénio varie. A humidade do ar poderá, eventualmente, fazer com que a combustão se faça de forma tão completa, por inibição, por parte da água, de algumas reacções iniciadas por radicais.
                                                  E com isto se conclui que...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Faz diferença, mas pouca (um carro anda tanto quase a mm coisa com 2% de humidade relativa como com 70%). Muito mais importante é a temperatura, já que essa mexe com a densidade do ar. (mais frio, mais denso, mais quente, mais disperso)

                                                    Comentário

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