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Saxo 1.1 Algarve-Andorra

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    Saxo 1.1 Algarve-Andorra

    Boas tardes pessoal. A minha duvida e a seguinte: Eu tenho um saxo 1.1 do ano 2000, conta neste momento com 64 000km's, ate ao momento nunca me deixou ficar mal tendo feito no maximo viagens de 600 e poucos kms. Agora a minha duvida e se ele aguentara com uma viagem de a volta d 1300kms, basicamente serao com curtas paragens (15 minutos) que sera em principio em dezembro, ate andorra. Nao gasta oleo nem agua do liquido de refrigeracao. Caso eu ache que ele me deixara ficar mal tenh algumas alternativas, tdas elas com mais de 200 000kms. Serao 1300kms para cada lado com 6 dias de intervalo.
    Cumpts

    #2
    Porque é que não havia de aguentar? :D

    Cuidado com o tempo e não te esqueças de levar correntes para os pneus ;)

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      #3
      Claro que aguenta.

      Desde que não vás sempre a 150 km'h e ate ao redline, até podes ir daqui á Russia com ele.
      Editado pela última vez por Huckleberry; 28 October 2011, 14:38.

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        #4
        Se nunca deu problemas e está bem cuidado, não vejo porque não.

        Acho que o maior problema será mesmo o ruído e falta de conforto.

        Boa viagem, vai com juízo e para frequentemente para descansar, nem que sejam só esses 15 minutos. Vais com mais alguém? Se sim, recomendo que se revezem na condução (se a outra pessoa tiver carta, claro! ). Se vais para a neve, não te esqueças de ter correntes para as rodas motrizes.

        Comentário


          #5
          Partindo do principio que o Saxo está em bom estado geral não há nada a temer. As mecânicas 1.1 da PSA são muito resistentes

          Vê os niveis e o estado dos travões e pneus. Não te esqueças das correntes de neve.

          Comentário


            #6
            Estes putos de agora!
            Tantos que viajaram milhares de Km com Citroen 2Cv, Minis, Carochas, Renaults 4L, etc!

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              #7
              O único problema como alguém já mencionou será os ruídos e falta de conforto.
              Sendo um 1100 duvido que consigas circular a mais de 100KM/H de forma confortável e em subidas mais íngremes terás provavelmente de utilizar a caixa até mais não.

              Fora isto, não vejo porque não aguente.

              Comentário


                #8
                É impossível, aos 999km tudo vai parecer normal mas mal toque nos 1000 o eixo traseiro vai partir, a correia rebentará, um pistão saltará do motor e o pisca direito deixará de funcionar. Esses carros não são para isso pá, toda a gente sabe que tens que ter uma cilindrada no mínimo duas vezes maior do que os km que queres fazer, se essa viagem é de 1300km tens que ter pelo menos um 2600 mas mesmo assim eu n iria em nada menos que um 3000.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                  Se nunca deu problemas e está bem cuidado, não vejo porque não.

                  Acho que o maior problema será mesmo o ruído e falta de conforto.

                  Boa viagem, vai com juízo e para frequentemente para descansar, nem que sejam só esses 15 minutos. Vais com mais alguém? Se sim, recomendo que se revezem na condução (se a outra pessoa tiver carta, claro! ). Se vais para a neve, não te esqueças de ter correntes para as rodas motrizes.
                  Falta de conforto???? Já andou num saxo??????

                  O meu (era um 1.5d) fez 200.000km em 4 anos, foi muitas vezes a Madrid, algumas a Paris, muitas ao Allgarve e sempre com muito conforto, até o ar condicionado (fraquinho devido à potência do motor) não me deixava ficar mal e olhe que no dia 1 de Agosto de 2003 fez muuuuuiiiiito calor e fez do Algarve até Viseu sempre na casa dos 140 km/h (na parte da Austo-estrada como é óbvio), carregado como uma abelha e com o ar condicionado sempre no máximo (nesta altura andava já nos 190.000)

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                    Falta de conforto???? Já andou num saxo??????

                    O meu (era um 1.5d) fez 200.000km em 4 anos, foi muitas vezes a Madrid, algumas a Paris, muitas ao Allgarve e sempre com muito conforto, até o ar condicionado (fraquinho devido à potência do motor) não me deixava ficar mal e olhe que no dia 1 de Agosto de 2003 fez muuuuuiiiiito calor e fez do Algarve até Viseu sempre na casa dos 140 km/h (na parte da Austo-estrada como é óbvio), carregado como uma abelha e com o ar condicionado sempre no máximo (nesta altura andava já nos 190.000)
                    O conforto não está só intrinsecamente relacionado com o espaço interior e qualidade de material.
                    No meu caso, falo do motor, que por ser pequeno obriga a certos esforços e não perimite viajar a velocidades mais elevadas por muito tempo devido a esse mesmo esforço.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pugas Ver Post
                      é impossível, aos 999km tudo vai parecer normal mas mal toque nos 1000 o eixo traseiro vai partir, a correia rebentará, um pistão saltará do motor e o pisca direito deixará de funcionar. Esses carros não são para isso pá, toda a gente sabe que tens que ter uma cilindrada no mínimo duas vezes maior do que os km que queres fazer, se essa viagem é de 1300km tens que ter pelo menos um 2600 mas mesmo assim eu n iria em nada menos que um 3000.
                      [:d] [:d] [:d] [:d] [:d]

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                        Falta de conforto???? Já andou num saxo??????

                        O meu (era um 1.5d) fez 200.000km em 4 anos, foi muitas vezes a Madrid, algumas a Paris, muitas ao Allgarve e sempre com muito conforto, até o ar condicionado (fraquinho devido à potência do motor) não me deixava ficar mal e olhe que no dia 1 de Agosto de 2003 fez muuuuuiiiiito calor e fez do Algarve até Viseu sempre na casa dos 140 km/h (na parte da Austo-estrada como é óbvio), carregado como uma abelha e com o ar condicionado sempre no máximo (nesta altura andava já nos 190.000)
                        Agora compara com um Golf.

                        Claro que para uma viagem grande o Saxo nunca sera confortavel, nao é feito propriamente para isso, havera ruido do motor, instabildiade e mesmo desconforto dos bancos (pessoalmente nao acho nada de jeito). Isto claro nao quer dizer que nao faça, mas nunca ser com o conforto de familiar pequeno, é um citadino.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                          O único problema como alguém já mencionou será os ruídos e falta de conforto.
                          Sendo um 1100 duvido que consigas circular a mais de 100KM/H de forma confortável e em subidas mais íngremes terás provavelmente de utilizar a caixa até mais não.

                          Fora isto, não vejo porque não aguente.
                          Como iremos em principio apenas 2 pessoas conduzimos basicamente a meias, o peso que transportaremos dentro do carro tambem nao sera muito logo ele nao se arrastara assim tanto. Os pneus da frente sao novinhos em folha, os d traz tem a volta de 20 000kms, mas esta tudo em bom estado. So vou verificar os calxos de travao e devo ainda ter que mudar o oleo ate la.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                            Agora compara com um Golf.

                            Claro que para uma viagem grande o Saxo nunca sera confortavel, nao é feito propriamente para isso, havera ruido do motor, instabildiade e mesmo desconforto dos bancos (pessoalmente nao acho nada de jeito). Isto claro nao quer dizer que nao faça, mas nunca ser com o conforto de familiar pequeno, é um citadino.
                            Posso dizer-lhe que excepto no ruído do motor como já referiu, era bem mais confortável do que o Audi A4 que o meu pai comprou em 2003, o golf só conheço de conduzir meia dúzia de km mas, sendo alemão, a "coisa" deve ser parecida!

                            Comentário


                              #15
                              A 1ª vez que fui a Andorra estava no 1º ano da faculdade (já lá vão mais de 20 ), fomos num renault 5 1.1 de 47 cv e eramos 4 pessoas.

                              Na comitiva iam carros como o golf 1.3 de 55 cv, um Uno 1.4 de 72 cv (uma raridade por Portugal), um Honda Civic e um BMW 316i creio de 102 cv o carro mais potente - uma bomba na altura. Quase sempre a ritmos de 120/140,

                              Actualmente toda a gente eleva muito a fasquia

                              Comentário


                                #16
                                Sim, o saxo ate nem e muito desconfortavel, o pior sera o motor e o seu barulho. Os bancos ate sao relativamente confortaveis. Bom parece que o meu saxo ate esta pronto para o ataque, so lhe faltam as correntes...

                                Comentário


                                  #17
                                  Porto-Paris em 1992 com um Corsa A 1.0 . Saída no dia 24 de Dezembro às 20h30m, chegada a Paris no dia 25 de Dezembro às 13H30m hora Portuguesa.
                                  Editado pela última vez por luissousa6; 28 October 2011, 15:24.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                    Falta de conforto???? Já andou num saxo??????

                                    O meu (era um 1.5d) fez 200.000km em 4 anos, foi muitas vezes a Madrid, algumas a Paris, muitas ao Allgarve e sempre com muito conforto, até o ar condicionado (fraquinho devido à potência do motor) não me deixava ficar mal e olhe que no dia 1 de Agosto de 2003 fez muuuuuiiiiito calor e fez do Algarve até Viseu sempre na casa dos 140 km/h (na parte da Austo-estrada como é óbvio), carregado como uma abelha e com o ar condicionado sempre no máximo (nesta altura andava já nos 190.000)
                                    Podes-me tratar por tu.

                                    Sim, já andei num Saxo. Acho-o acanhado (mas eu tenho 1,85m) e muito mal insonorizado. Ouve-se muito o motor, especialmente acima dos 80km/h. É pouco potente, o que torna a viagem mais cansativa, prejudicando o conforto. Vê-se grego nas subidas, as ultrapassagens envolvem mais cálculo que um lançamento espacial, etc. Sim, acho que isto que eu enumerei o tornam cansativo e desconfortável em viagens grandes, mesmo quando comparado com carros do segmento B da mesma altura (Clio, Fiesta, etc.). O conforto, para mim, não se resume aos bancos.
                                    Agora, se considero isto um defeito do carro? Não! Porque isto é um carro citadino e, essa função, é bastante bem cumprida.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Um carro dá-se melhor numa viagem de 1000KM do que 100 de 10KM. O motor está sempre à temperatura normal, o desgaste é mínimo e os consumos baixos.

                                      A maior desvantagem do Saxo nem é o carro em si, visto que é de origem francesa, e já tem um certo nível de conforto a nível de bancos e suspensão. É mesmo o motor, que a partir dos 110/120Km/h já entra em esforço e o ruído aumenta (nada que uma música ambiente não resolva). O ideal será mesmo circular sempre a 100/110Km/h, e antecipar as subidas com uma quarta de forma a não perder muita velocidade. Como o carro tem poucos KM ainda melhor.

                                      Já fiz uma viagem de 500KM e dezenas de ~200KM num carro idêntico, Clio 1.2, portanto sei o que isso é. E na próxima semana mais uma.

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                        Podes-me tratar por tu.

                                        Sim, já andei num Saxo. Acho-o acanhado (mas eu tenho 1,85m) e muito mal insonorizado. Ouve-se muito o motor, especialmente acima dos 80km/h. É pouco potente, o que torna a viagem mais cansativa, prejudicando o conforto. Vê-se grego nas subidas, as ultrapassagens envolvem mais cálculo que um lançamento espacial, etc. Sim, acho que isto que eu enumerei o tornam cansativo e desconfortável em viagens grandes, mesmo quando comparado com carros do segmento B da mesma altura (Clio, Fiesta, etc.). O conforto, para mim, não se resume aos bancos.
                                        Agora, se considero isto um defeito do carro? Não! Porque isto é um carro citadino e, essa função, é bastante bem cumprida.

                                        Acanhado?

                                        Um série 3 E36 com o banco regulado para a minha posição de condução deixa-me menos espaço para me mexer, sim tive de ir com a fita métrica medir porque a minha mulher não se acreditava. Quanto ao ruído, o meu sendo diesel fazia o mesmo barulho a que estava acostumado em outros diesel de outros tempos que também conduzia, muitos deles de segmentos diferentes. Um astra 1.4i de 1993 a 120km/h não fazia menos ruído!

                                        O Saxo foi um carro que deixou muitas saudades cá por casa mas, quando a minha mulher ficou grávida, foi substituído por outro carro de maiores dimensões por uma questão de segurança, ainda hoje me arrependo de o ter vendido.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                          Posso dizer-lhe que excepto no ruído do motor como já referiu, era bem mais confortável do que o Audi A4 que o meu pai comprou em 2003, o golf só conheço de conduzir meia dúzia de km mas, sendo alemão, a "coisa" deve ser parecida!
                                          Eu não acredito que tu realmente achas que um saxo é mais confortável para fazer 1300kms do que um A4.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Amigo, do fundo do coração, qualquer carro é mais confortável para viajar do que o Audi do meu pai, até uma Iveco turbo daily que ele teve era melhor. De Viseu para o Algarve ( tive um acidente com o meu carro e tive de levar o dele), mesmo indo ao lado porque me recusei a conduzir (foi a minha mulher) cheguei ao algarve com os testículos dormentes e o rabo todo dorido (para as más linguas estive sempre sentado, ok!)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                              Amigo, do fundo do coração, qualquer carro é mais confortável para viajar do que o Audi do meu pai, até uma Iveco turbo daily que ele teve era melhor. De Viseu para o Algarve ( tive um acidente com o meu carro e tive de levar o dele), mesmo indo ao lado porque me recusei a conduzir (foi a minha mulher) cheguei ao algarve com os testículos dormentes e o rabo todo dorido (para as más linguas estive sempre sentado, ok!)
                                              Não percebo como, cá pra mim o A4 do teu pai deve ter umas rodas destas:

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                                                #24
                                                Lol, não, nada disso, tem umas vulagríssimas jantes de 16'. É uma coisa intrinseca aos carros alemães em geral e aos Audi em particular, têm reacções violentas ao passar por pequenas lombas, a suspensão dá golpes secos que são massacrantes para a coluna, ainda por cima os bancos não ajudam. Os franceses simplesmente ondulam ao passar por cima destas pequenas deformidades, podem dizer que para o comportamento é pior, posso até concordar, mas como não vou fazer corridas para a estrada..........

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se faltar menos do que 3000km para a próxima mudança de óleo / manutenção, será melhor efectua-la antes de ir. Os carros aguentam fazer qualquer viagem a qualquer lado, haja alcatrão e condução defensiva sem puxar a "toco". Agora não é nada aconselhável andar com óleo, ou outros fluidos em fim de vida. Em 2006, fiz 4500km em 5 dias num corsa B comercial de 96 e na altura estava com 400kkm. Foi meter gasóleo e andar.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                                    Lol, não, nada disso, tem umas vulagríssimas jantes de 16'. É uma coisa intrinseca aos carros alemães em geral e aos Audi em particular, têm reacções violentas ao passar por pequenas lombas, a suspensão dá golpes secos que são massacrantes para a coluna, ainda por cima os bancos não ajudam. Os franceses simplesmente ondulam ao passar por cima destas pequenas deformidades, podem dizer que para o comportamento é pior, posso até concordar, mas como não vou fazer corridas para a estrada..........
                                                    Se estamos a falar em cidade, é óbvio que o francês é melhor para andar a abrir sobre os buracos. Sem dúvida.

                                                    Visto que estamos a falar de uma viagem de 1300kms, já estou a imaginar as dores nas costas. É que fora da cidade o audi é mais confortável em tudo, se for uma viagem razoável então nem se fala. Para além do facto alguns terem apoio lombar, o que faz muita diferença.

                                                    Vamos ser razoáveis, só numa situação muito especifica é que o saxo pode ser mais confortável que o A4, que é a andar depressa numa cidade toda esburacada.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se ele ta em bom estado, não perde liquidos nenhuns porque nao haveria de aguentar? Pior era se fosse um carro turbinado e se fosses sempre a puxar Carrinho como esta força nele e diverte-te na viagem umas das 1ºs viagens assim longas que fiz com um amigo divertimonos a "picar" com umas meninas que vimos durante a viagem, eu ultrapassava, elas ultrapassavam e fomos assim varios KMs e depois paramos para tomar algo juntos

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                                        Se estamos a falar em cidade, é óbvio que o francês é melhor para andar a abrir sobre os buracos. Sem dúvida.

                                                        Visto que estamos a falar de uma viagem de 1300kms, já estou a imaginar as dores nas costas. É que fora da cidade o audi é mais confortável em tudo, se for uma viagem razoável então nem se fala. Para além do facto alguns terem apoio lombar, o que faz muita diferença.

                                                        Vamos ser razoáveis, só numa situação muito especifica é que o saxo pode ser mais confortável que o A4, que é a andar depressa numa cidade toda esburacada.
                                                        Nada disso, é precisamente o contrário, o saxo ao passar pelos buracos quase se desfaz todo enquanto o Audi denota solidez, é precisamente em estrada e auto-estrada que surgem as dificuldades do Audi. Imagine aquelas pequenas bossas na auto-estrada, no Audi a suspensão sobe e desce num só movimento muito brusco, no saxo (como na generalidade dos Franceses, dizem que o novo 508 não é assim, a ver vamos) a suspensão faz 3 ou 4 movimentos de subida e descida mais muito mais suaves, é por isso que se torna muito menos massacrante para a coluna, o carro ondula por cima dessas pequenas bossas não dando aquele golpe de rins que acontece nos carros alemães.

                                                        Não quero com isto ter razão, é apenas a minha opinião. Para o meu pai não há melhor do que o seu Audi, para mim, tenho pouco gozo em conduzir carros alemães, tenho um MB w203 220cdi e embora o carro faça tudo bem (menos andar à chuva, também por culpa dos pneus de plástico que tem montados atrás, mea culpa), o único problema dele é gastar oleo, falta-lhe uma certa envolvência ou aquilo a que os franceses chamam souplesse.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por madeira Ver Post
                                                          Se faltar menos do que 3000km para a próxima mudança de óleo / manutenção, será melhor efectua-la antes de ir. Os carros aguentam fazer qualquer viagem a qualquer lado, haja alcatrão e condução defensiva sem puxar a "toco". Agora não é nada aconselhável andar com óleo, ou outros fluidos em fim de vida. Em 2006, fiz 4500km em 5 dias num corsa B comercial de 96 e na altura estava com 400kkm. Foi meter gasóleo e andar.
                                                          Bom conselho, a malta (eu inclusive) por vezes esquece-se destes pequenos pormenores.

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                                                            #30
                                                            Faz-se bem, já fiz o percurso em 3 carros mais pequenos e com mais km.
                                                            Não esquecer não só as correntes como umas luvas decentes para não congelar os dedos!

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