Boas. Tenho um corsa B TD de 97 com 450.000 kms. Nunca teve problemas de motor. Atrasei-lhe um pco a bomba porque andava a gastar um bocado e com mt fumo. Se calhar atrasei demais, mas andava o que precisava... No fim-de-semana fiz uma viagem de 300 kms em autoestrada, sempre prego a fundo, mas raramente acima dos 150 (máximo de 160), e aguentou-se bem. No dia seguinte, quando vou liga-lo, pega logo mas começa a "mancar"... O motor parecia estar a trabalhar so a 1 cilindro, e o carro abanava todo. Tinha pouca força, e só acelerando um pco em ponto morto é que deixava de mancar. Mas ao relanti, voltava ao mesmo. Passados uns minutos em andamento, deixou de fazer isso, e já tinha a força normal. Na viagem de volta, outros 300kms sempre a abrir, também se aguentou bem. No dia seguinte, a frio, volta ao mesmo mancar... Quando aquece, fica normal. Ao fim do dia fui ver o nível do oleo: em menos de 1000 kms bebeu prai 1/2L, se calhar um pco mais! E "só" bebia 2L aos 10.000! Desde que voltei a corrigir o nivel do oleo, não mancou mais, mas também foi há poucos dias... Vou esperar e ver.
Queria saber se o atraso da bomba, se for demasiado, pode influenciar o consumo de óleo. Se puder, acho que já descobri o problema e já tá resolvido, porque já voltei a adiantar um pouco. Se não for disso, então se calhar o problema está mesmo no motor em si, muito desgaste, e está a beber óleo demais... 0,5L em 1000 kms não dá para aguentar... Mas também já me lembrei que pode ser a bomba do óleo que não puxe bem e não lubrifique bem, sei lá... mas a luz não acende depois de pegar. O óleo que uso é Motul 10w40. Bom demais se calhar, mas não queria meter um 15w40, e arranjo este relativamente barato.
Ah, e quanto à temperatura, nunca aqueceu excessvamente, e há pouco menos de 1 ano fiz-lhe uma revisão ao circuito: radiador, termostato e liquido novos.
Qualquer sugestão é bem-vinda.
Cumprimentos
Queria saber se o atraso da bomba, se for demasiado, pode influenciar o consumo de óleo. Se puder, acho que já descobri o problema e já tá resolvido, porque já voltei a adiantar um pouco. Se não for disso, então se calhar o problema está mesmo no motor em si, muito desgaste, e está a beber óleo demais... 0,5L em 1000 kms não dá para aguentar... Mas também já me lembrei que pode ser a bomba do óleo que não puxe bem e não lubrifique bem, sei lá... mas a luz não acende depois de pegar. O óleo que uso é Motul 10w40. Bom demais se calhar, mas não queria meter um 15w40, e arranjo este relativamente barato.
Ah, e quanto à temperatura, nunca aqueceu excessvamente, e há pouco menos de 1 ano fiz-lhe uma revisão ao circuito: radiador, termostato e liquido novos.
Qualquer sugestão é bem-vinda.
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