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Tópico Seat - auto emoción (desde 1950)

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    Tópico Seat - auto emoción (desde 1950)

    (abro este tópico depois de me certificar com a moderação não existir nenhum dedicado ao tema)
    SEAT

    O que está por detrás de um nome – e de onde é que esse nome vem? Não existe ninguém melhor do que nós para responder, e ninguém melhor para contar esta história fascinante: Originalmente conhecida como “Sociedad Española de Automóviles de Turismo”, o nome foi encurtado para SEAT em 1991 – e temos estado a trabalhar como SEAT S. A. desde então.

    Leia mais sobre esta jornada no tempo: conheça o que a SEAT é hoje em dia, uma das companhias com os automóveis mais jovens, arrojadas e avançadas no mundo, até ao que foi no seu início, a primeira família espanhola construtora de automóveis. Descubra tudo sobre os desafios dos vários anos, as várias mudanças, os avanços tecnológicos e os grandes êxitos.


    História
    1950-1979


    A Sociedad Española de Automóviles de Turismo, S.A. é fundada a 9 de Maio de 1950 com o capital de 600 milhões de pesetas – o equivalente a cerca de €3.606.000. Nesta altura Espanha, tinha 3,1 veículos por cada 1000 habitantes – o país necessitava de ser motorizado.

    A SEAT estimula o crescimento e desenvolvimento da indústria espanhola – pequenos produtores de peças e componentes já não precisam de ser importados de fora.

    A nossa primeira fábrica na Zona Franca de Barcelona é inaugurada a 5 de Junho de 1953 com a energia de 925 colaboradores. E é aqui que produzimos o nosso primeiro SEAT, um modelo 1400, em 13 de Novembro: um automóvel elegante e espaçoso destinado ao mercado de luxo é ideal para uso de táxi. Com uma produção diária de 5 veículos por dia a grande procura depressa exige que haja stock em armazém.

    Em 1956 um marco histórico é alcançado quando produzimos 10.000 automóveis num ano - querendo dizer que a nossa produção diária é em média 42 automóveis.

    A produção do SEAT 600 teve início a 27 de Junho de 1957: é a nossa resposta à crescente procura de um automóvel mais económico e acessível à emergente classe media espanhola. Começa a era da motorização maciça, tornando-se um símbolo espanhol da mobilidade e da liberdade, frequentemente referido como a “pelotilla” (pequena bola).

    O “aristocrático” 1500 substitui o modelo 1400 no segmento superior em 1963

    Em 1964 abrimos a nossa nova sede em Madrid.

    A SEAT faz a sua primeira exportação “simbólica” em 1965: carregámos aviões diferentes com os nossos modelos e fizemo-los chegar à Colômbia.

    Em 1966 lançamos o modelo 850: Partilha a mesma base mecânica do 600, mas oferece mais espaço e conforto e também uma melhor performance. É o primeiro veículo a oferecer uma grande variedade de versões – incluindo uma versão desportiva, quatro portas e adaptável.

    O modelo 124 é lançado em 1968 – um espaçoso saloon com um motor inovador e um nível de conforto mais avançado do que alguma vez tínhamos feito. A produção total da SEAT atingiu 1 milhão de viaturas.

    Início da construção das nossas instalações de I & D Centro Técnico da SEAT em Martorell: O nosso objectivo é criar, desenvolver e produzir automóveis – todos em casa.

    Acaba a produção do emblemático modelo 600 depois de 16 anos no mercado com um total de 800.000 unidades vendidas. Neste mesmo ano, lançamos dois novos modelos, o confortável 132 saloon de forma a substituir o modelo 1500 e o desportivo 1430 Special modelo 1600, um autêntico GTI popularmente conhecido como “FU”.

    Em 1973 a euforia do rápido crescimento da SEAT é interrompida por um período de força maior: O inesperado choque da crise energética de 1973 e 1977 causam um distúrbio global – enquanto a morte do General Franco em 1975 causa mudanças profundas na estrutura politica de Espanha.

    Apesar da grande crise na indústria automóvel, decidimos ir adiante com os nossos planos de expansão, foram compradas as instalações de Landaben (Pamplona) e construímos um centro de peças em Martorell.

    Em 1974 o 2.000.000º SEAT é produzido, a companhia encontra-se em número 8º no ranking de vendas dos Construtores de Automóveis Europeus.

    O Centro Técnico de Martorell iniciou actividade em 1975. O primeiro automóvel produzido é o 1200 Sport, apresentado este ano.

    O 3.000.000º SEAT é produzido em 1976: é o modelo 4 portas do 127. No mesmo ano, lançamos o modelo 128 – um automóvel que designámos como “Três vezes SEAT” para dar ênfase às suas características de desportividade, versatilidade e design.

    Outra crise petrolífera abana a economia mundial em 1977, e a SEAT enfrenta um aumento da competitividade com a introdução de outros produtores automóveis a entrar no mercado automóvel espanhol.

    A apresentação do ano foi o SEAT Ritmo, um veículo inovador e versátil que determina a forma de como o design da SEAT deverá ser durante os anos 80.

    Em 1979 aumentámos a nossa capacidade de produção ao instalarmos uma fábrica especializada para a produção de caixa de velocidades, mecanismos de mudanças e diferenciais em Prat del Llobregat perto de Barcelona.
    Editado pela última vez por BLADERUNNER; 29 October 2011, 15:12.

    #2
    1980-1989

    A SEAT lança o SEAT Panda em 1980, que rapidamente se transformou no veículo utilitário com mais estilo em Espanha: os seus interiores são simples e práticos com características como capas de banco removíveis, sendo de fácil lavagem. A sua gama é diversificada com variações específicas e edições limitadas sendo muito apelativa para o segmento jovem.

    Foram assinados acordos de cooperação industrial e comercial com a Volkswagen a 30 de Setembro de 1982.

    Neste ano também lançámos o Fura. A sua versão desportiva o Fura Crono, foi um grande sucesso e tornou-se a base para uma versão de competição: O Copa Fura.

    Lançámos o SEAT Ronda em 1983 – o primeiro modelo equipado com uma unidade de gestão electrónica do motor, criado para reduzir o consumo de combustível e está patente sob o nome de “Econotronic”. É o primeiro automóvel a ser oficialmente exportado - e fizemo-lo com a recente criada rede internacional de concessionários.

    O automóvel é considerado uma revolução na Marca SEAT – e o automóvel mais carismático da nossa história.

    O primeiro modelo Ibiza saiu da linha de montagem da Zona Franca a 27 de Abril de 1984: é uma colaboração entre a SEAT e o designer italiano Giugiaro, a empresa de engenharia alemã Karmann e o prestigiado produtor de automóveis desportivos Porsche.

    O SEAT Malaga é lançado como a versão sedan do Ronda em 1985. Uma das suas características principais é a extraordinária capacidade da mala. É considerado um automóvel familiar e o mais alto da gama SEAT na segunda metade dos anos 80.

    O SEAT Marbella é o resultado da transformação do SEAT Panda de acordo com a nova imagem da gama SEAT: torna-se muito popular junto do segmento jovem.

    Os automóveis da SEAT começam a ser reconhecidos no mercado europeu devido ao seu design mediterrâneo combinado com a tecnologia alemã. Começamos a exportar para a Europa em 1983: as primeiras vendas foram para a Holanda.

    Um dos objectivos a médio prazo da Volkswagen é construir uma fábrica ao lado do centro Técnico de Martorell.

    1986 A Volkswagen adquiriu 51% do capital da SEAT em Junho e no final do ano aumentou esse valor para 75%.

    Em 1986 a Volkswagen adquiriu 51% do capital da SEAT em Junho e no final do ano aumentou esse valor para 75%.

    Início da construção da fábrica de Martorell em 1989.
    1990-1999

    Produzimos o nosso 8.000.000º veículo e atingimos o recorde anual de produção: meio milhão de unidades.

    A Volkswagen adquiriu ações SEAT que totalizaram 99,99% do capital da companhia em 1990.
    A designação Sociedad Española de Automóviles de Turismo, S.A. foi mudada para SEAT, S.A.

    Foi apresentado no Salão de Barcelona de 1991 o primeiro modelo SEAT desenvolvido no seio do Grupo Volkswagen, o Toledo.

    Espanha ficou de repente “Em voga” em 1992 com a Expo 92 e os XXV Jogos Olímpicos em Barcelona. A SEAT participou como Parceiro e Patrocinador no Programa Olímpico de Voluntários: providenciamos uma frota de 2.000 carros – maioritariamente SEAT Toledos – à disposição dos organizadores dos jogos para deslocações pessoais e transporte dos atletas.

    Sua Majestade, o Rei D. Juan Carlos I, inaugurou a fábrica de Martorell a 22 de Fevereiro de 1993. Teve início a produção da segunda geração do Ibiza e o novo modelo Cordoba é apresentado.

    A Sua Alteza Real, o Príncipe das Astúrias, conduziu o 10.000.000º SEAT (um Toledo) da linha de montagem de Martorell a 26 de Setembro de 1995.

    O SEAT Ibiza é líder no seu segmento em Espanha com 50.000 unidades ao ano – e lançámos o novo Ibiza Cupra de alta performance de forma a celebrar o seu sucesso.

    O SEAT Alhambra MPV foi apresentado no Salão de Genéve: uma colaboração entre a Volkswagen e a Ford, com produção em Portugal, e marca a nossa entrada num novo segmento.

    Em 1996 a SEAT venceu o Campeonato Mundial de Ralis 2L com o Ibiza Kit Car na sua estreia em competição.

    Foram apresentados o Arosa e o Cordoba Vario station wagon.

    O Ibiza Kit Car venceu o Campeonato Mundial de Ralis 2L pelo segundo ano consecutivo em 1997.

    A produção do SEAT Marbella acaba após 12 anos de sucesso, com um total de 600.000 unidades produzidas. O final do ciclo de vida do Marbella também significa o final da produção dos nossos automóveis na nossa fábrica na zona franca.

    A SEAT manteve a liderança na categoria de 2 litros com o terceiro título mundial consecutivo do Ibiza Kit-Car.

    A SEAT apresentou o Cordoba WRC que se estreia ao mais alto nível no Campeonato Mundial de Ralis.

    Em 1998 o novo Toledo foi lançado no Salão de Paris, trazendo uma nova e moderna “face” aos modelos SEAT.

    O novo SEAT Leon é apresentado: é o primeiro SEAT com um motor de 180 CV, caixa de 6 velocidades e tração às quatro rodas. Com ele marcamos a nossa entrada ao principal segmento do mercado Europeu e avançamos firmemente para o território da qualidade e tecnologia.

    Foi apresentada a nova identidade corporativa em 1999: as cores azul e branca foram substituídas pelo vermelho e prata.
    Editado pela última vez por BLADERUNNER; 29 October 2011, 15:14.

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      #3
      2000-2004

      O SEAT Tango, um concept car spider inspirado nos automóveis dos anos 50 e 60, é apresentado juntamente com o protótipo do novo e potente Leon Cupra R, desenvolvido pela SEAT Sport.

      O novo Ibiza foi lançado no Salão de Bolonha em 2001, numa nova geração do modelo mais carismático da marca.

      O novo Cordoba foi apresentado no Salão de Paris juntando mais um modelo familiar à gama actual.

      Dr. Andreas Schleef foi nomeado Presidente da SEAT.

      A SEAT juntou-se à Audi e à Lamborghini no Grupo de Marcas Audi, no seio da nova organização do Grupo Volkswagen em 2002.

      2003 foi um ano de mudança e inovações com o SEAT Altea, cujo protótipo foi apresentado no Salão de Frankfurt. Para este projeto, destinaram-se 582 milhões de euros em I+D e na adaptação do processo produtivo. Nas palavras do Dr. Andreas Schleef, “o Altea inaugura a Nova Era SEAT”.

      Neste ano, o Ibiza festejou o seu 20º aniversário, com mais de 3.3 milhões de unidades produzidas. Para além disso, a gama SEAT Ibiza foi ampliada, contando com duas novas versões desportivas: FR, lançada no mês de Janeiro, e Cupra. Esta última versão foi lançada em Junho de 2004, com o motor diesel mais potente da gama até à data: o motor 1.9 TDI 160 CV.

      No mês de Março, a companhia abriu pela primeira vez as portas da fábrica de Martorell ao público e tivemos mais de 41.000 visitantes.

      2004, o nosso ano de consolidação da “nova SEAT”. Com a apresentação internacional do SEAT Altea no Salão Automóvel de Genéve, foi iniciada oficialmente uma nova era para a Marca.

      A SEAT Sport efetuou uma brilhante temporada do WTCC (World Touring Car Championship) terminando em terceiro. Venceu o primeiro troféu WTCC com o Leon WTCC, apenas dois meses após ter entrado no campeonato mundial.

      O Salão Automóvel de Frankfurt assistiu à apresentação mundial do protótipo do SEAT Altea FR. Equipado com o motor 2.0 TDI® 170 CV, este protótipo estreou o propulsor diesel mais potente de sempre na história da SEAT.

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        #4
        2005-2010


        2005 ficou marcado pela apresentação do novo SEAT Leon no Salão Automóvel de Barcelona. Para além da versão de série, o público teve também oportunidade de conhecer em primeira-mão a versão de competição desenvolvida para o WTCC. O novo SEAT Leon foi um sucesso e obteve de imediato vários prémios.

        Em Maio, o novo SEAT Leon FR é apresentado no Salão Automóvel de Madrid. Dois meses depois, em Julho, o Salão Automóvel de Londres é o local escolhido para dar a conhecer o Leon CUPRA: o automóvel mais potente da Marca até à data. Em Setembro, o Altea XL – uma carrinha destinada à família - é revelado no Salão Internacional de Paris.

        A chegar ao final do ano, o Centro de Design da SEAT (SDC) abriu em Martorell. É um dos mais modernos e funcionais centros de design do mundo. É a base da ambição da SEAT, design voltado para
        o futuro.

        Em 2006, a SEAT abre uma nova sede, centralizando toda a atividade em Martorell e o Sr. Erich Schmitt é nomeado novo Presidente da SEAT.

        No início de 2007, a empresa lançou o SEAT Service, uma área que une todas as actividades Após Venda. O SEAT Service garante um serviço de reparação e manutenção eficiente e internacionalmente estandardizado de forma a assegurar clientes e condutores SEAT satisfeitos.

        No mesmo ano, a SEAT patrocinou a tournée europeia da Shakira “Oral Fixation”. Como parte da campanha do patrocínio, a SEAT e a cantora criaram o SEAT Leon Cupra “Pies Descalzos”: um automóvel único com os acabamentos de cor e estofos escolhidos pela cantora. Este automóvel foi apresentado no Salão Internacional de Genéve e doado para a associação de caridade da cantora colombiana “Pies Descalzos”, para apoiar crianças necessitadas na Colômbia. Uma campanha inesquecível para a SEAT, para a Shakira e para algumas das crianças mais carenciadas da Colômbia.

        Em Julho, foi inaugurado o Centro de Desenvolvimento de Protótipos, um departamento especializado em unir as fases de desenvolvimento virtuais e físicos dos protótipos, colocando a SEAT no topo da indústria automóvel.

        Em Setembro, a Marca causou sensação no Salão Automóvel de Frankfurt com o seu original e desportivo conceito de automóvel utilitário, o SEAT Tribu. Apresentou também o Ibiza Ecomotive, um dos veículos mais ecológicos do mercado. No mesmo ano, lançámos o Altea Freetrack, o primeiro automóvel 4X4 que une o espírito de aventura com o estilo urban chic.

        2008 pode com segurança ser considerado o ano do Novo Ibiza: lançámos o novo Ibiza como a nova bandeira da nossa Marca – e desenvolvemos o Ibiza SC. O Ibiza Cupra e o Ibiza Ecomotive foram apresentados pouco depois. Todas estas versões unem design e tecnologia de uma forma sem precedentes para a SEAT, colocando o novo Ibiza entre os automóveis tecnologicamente mais avançados do mercado. Acrescentamos ainda que o novo Ibiza ganhou a pontuação máxima de 5 estrelas nos testes de segurança Euro NCAP, fazendo deste, um dos automóveis mais seguros do mercado.

        A campanha de lançamento teve o apoio de uma European Tour com 3 camiões “Jewel Transport Trucks” – levando o novo SEAT Ibiza a 290 das principais cidades, e permitindo que o publico tivesse uma primeira impressão da nova estrela da nossa coleção. Para terminar, o novo SEAT Ibiza Ecomotive ganhou o título de carro mais ecológico do segmento pela famosa revista alemã “Bild am Sonntag”. E em Outubro, apresentámos no Salão Internacional de Paris, o novo Exeo, o primeiro sedan da SEAT no segmento D.

        A SEAT Sport faz história ao ganhar o Título de Construtores do World Touring Car Championship (WTCC) pela primeira vez com uma frota de SEAT Leon TDI® WTCC. O piloto francês da SEAT Yvan Muller ganhou o Título de Pilotos na última corrida do campeonato, na China.

        2008 Foi também o segundo ano consecutivo em que a SEAT foi um dos patrocinadores principais da prestigiada Red Bull Air Race – Uma série de eventos de competição de voos acrobáticos que tem lugar em algumas das cidades mais bonitas da Europa incluindo Budapeste, Londres, Porto e Roterdão.

        E o futuro como será?...





        Seat.pt
        Editado pela última vez por BLADERUNNER; 29 October 2011, 15:24.

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          #5

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            #6
            Agenda SEAT para 2012.
            Planos SEAT: O novo Toledo não será espanhol
            La presentación del nuevo Mii a unos cuantos periodistas del sector ha servido para que se puedan conocer algunos datos sobre la ofensiva de producto que SEAT tiene preparado para los próximos meses. Y es que aunque hemos hablado mucho de ella, ya podemos poner un orden en los lanzamientos.

            El primero de los nuevos cuatro lanzamientos importantes es el Mii, disponible a partir de noviembre con carrocería de tres puertas y que en 2012 añadirá una adicional con cinco, además de más opciones mecánicas (Ecomotive, caja automática, CNG, etc). El segundo en llegar, y esto sí es casi una sorpresa, es el restyling del Ibiza. Posiblemente lo conoceremos en Ginebra, para comenzar poco después su comercialización en toda Europa. Dado que es el modelo más importante de la firma, se espera mucho de él.

            Para el segundo trimestre la novedad principal recaerá sobre la nueva berlina compacta. Sucesor natural del Toledo, compartirá muchos elementos con el futuro sedán de coste reducido de Skoda y será fabricado fuera de España, si bien no se ha comunicado el lugar exacto -podría ser Rusia, Republica Checa e incluso India-. Situado entre León y Exeo, contará con un gran maletero y una buena relación calidad-precio. En relación al IBL visto en Frankfurt, poco tendrá que ver -adelanta lo que serán los rasgos del próximo Exeo-, teniendo que poner los ojos en el MissionL de Skoda. Lo imaginamos muy similar pero con un tercer volumen más marcado, sin portón posterior y con un frontal al estilo de los últimos SEAT.

            Por último el tercer trimestre del año será el que reciba al nuevo León. No sabemos la carrocería inicial con la que comenzará su comercialización, si bien siguen estando en los planes las versiones de 3 y 5 puertas, más un familiar ST. Estéticamente debería tener rasgos del IBe e IBL, pero convenientemente adaptados al "mundo real".

            Con todos estos productos, la gama de SEAT estará cubriendo los segmentos más importantes del mercado con la única salvedad de los SUVs y crossover, por ahora terreno vetado para la española. Para 2013 la empresa espera conseguir el regreso a los beneficios y elevar su cuota de mercado. Sin duda alguna el modelo que más ayudará a conseguir volumen es el Mii, pues los urbanos tienen una elevada aceptación en países como Italia, Francia, Holanda y Dinamarca, además de en Reino Unido. El León será de vital importancia en Reino Unido, Alemania, España y Portugal mientras que el sedán compacto podría hacer mucho ruido en la Europa del Este, Rusia y Grecia.

            A gama prevista em 2012 contará com os seguintes modelos:
            Mii
            Ibiza SC
            Ibiza 5p
            Ibiza ST
            León (atual e novo, carroçaria por confirmar)
            Toledo (nome sem confirmação)
            Exeo
            Exeo ST
            Altea
            Altea XL
            Altea Freetrck
            Alhambra



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              #7
              Seat Leon Cupra R Tuning Edition
              German importer of SEAT to the local buyers prepared a new offer - Leon Cupra R model Tuning Edition.
              Engine on this occasion is enhanced, and the Tuning Edition highlights including white racing stripes, white wheels and white mirrors, red brake pliers, Kenwood navigation system, Techno package with the aero-kit-with.

              Price in Germany is 31,670 euros.

              Comentário


                #8
                apagar
                Editado pela última vez por Proactiv; 29 October 2011, 15:46.

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                  #9
                  U A U!!!

                  Que grande trabalheira!

                  Mas impecável, parabéns!

                  Comentário


                    #10
                    Fazer um artigo tão grande sobre a história da SEAT sem falar uma única vez na FIAT não é fácil

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                      Fazer um artigo tão grande sobre a história da SEAT sem falar uma única vez na FIAT não é fácil
                      Vinha cá postar o mesmo. A malta sabe que a SEAT é, hoje, de um grupo concorrente, mas omitirem que os 1400, 600, 850, 127, 128, etc eram meros rebadges, deixando os menos esclarecidos pensarem que eram produtos da sua autoria, é um bocado... "vergonhoso".
                      Editado pela última vez por RAD; 29 October 2011, 18:01. Razão: EDIT: Já vi a fonte (no último post).

                      Comentário


                        #12
                        Aquele carro ao minuto 0:28 do video é um Mini Moke feito pela Seat? pelo que sei a Espanha não produziu este modelo

                        Comentário


                          #13
                          Uma piada que existia na fase pré-VW: SEAT = Siempre Estás Apretando Tornillos

                          Comentário


                            #14
                            Excelente trabalho Blade!

                            Comentário


                              #15
                              Muitos parabéns pelo trabalho! Está, de facto, impecável.
                              Espero ver este tópico sempre pela primeira página.

                              Comentário


                                #16
                                A Seat prevê inúmeros lançamentos nos próximos 3 anos, entre facelifts, restylings e novos modelos (o Mii, um SUV compacto baseado no IBX, e mais alguns modelos que ainda permanecem no segredo dos deuses).
                                Para já, a única coisa que o chefe de equipa de design promete é uma revolução na imagem da marca que começará com o novo Leon a ser apresentado em final de setembro de 2012 no Salão de Paris (com as primeiras imagens e informações a surgirem 1 mês antes na net).
                                Tudo isto é surpreendente quando ainda há 2 anos a construtora se debatia contra a meaça de falência.
                                Em 2018: 800.000 UNIDADES

                                En una entrevista para el portal especializado en el mundo empresarial del automovil autonews el presidente del Grupo Vw Martin Winterkorn ha alabado las políticas hechas por Seat y se muestra muy contento con su evolución. Mientras el Presidente de Seat ha anunciado más de 1000 contrataciones nuevas antes de final de año.

                                Buenas noticias son y es que la marca española ha anunciado un programa a medio plazo cuyo objetivo es llegar a las 800 mil unidades en el 2018.Este año Seat fabricará 340.000 unidades pero para el 2012 se espera llegar a las 440.000 unidades y para el 2013 540.000 unidades.

                                Seat está decidida a dejar los números rojos y el objetivo de James Muir es hacer rentable a la marca cuanto antes y que Seat sea por fin rentable.

                                "Sólo este año, tenemos previsto invertir más de 300 millones de euros en nuestra cartera de productos. En los próximos cuatro años, esta cifra será de más de 1.000 millones de euros", ha dicho Muir.

                                "Eso nos hace se la tercera compañía española con más inversiones, y todo fluye exclusivamente hacia la investigación y el desarrollo", ha subrayado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Houve algum SEAT 100% original que não fosse um FIAT, VW, ou mesmo um sem partilha de componentes com 3ºs?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Zedobone Ver Post
                                    Uma piada que existia na fase pré-VW: SEAT = Siempre Estás Apretando Tornillos
                                    Existia uma outra, diz-se que por parte dos Italianos, que denominavam a SEAT como: Sucursal Espanhola de Automóveis de Turim.

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                                      #19
                                      Depois de muitas (e justas) reclamações, fica aqui uma adenda à história da SEAT.
                                      Relação SEAT/FIAT
                                      Seat fue el resultado de una economía planificada. En la década de 1950, el gobierno franquista, hasta entonces aislado del exterior, empezó una tímida apertura internacional e impulso los llamados planes de desarrollo, una serie de medidas de tipo económico destinadas a mejorar la capacidad productiva de la España de después de la guerra, aprovechando la bonanza económica internacional. Dentro de esa política desarrollista, el Instituto Nacional de Industria llego a un acuerdo con Fiat para fabricar en España, bajo licencia, algunos de sus modelos. Para tal fin se creo la marca Seat, construyendo una fabrica en la Zona Franca de Barcelona.

                                      Surgiu o SeatLogo2

                                      Los primeros modelos fueron el Seat 1400, una replica de la rechoncha y espaciosa berlina Fiat del mismo nombre, y sobre todo, dos automóviles que contribuyeron decisivamente a la motorización del país, el 1500, una berlina por la que optaron clases potentadas, los taxistas y las flotas ministeriales, y el 600, un pequeño automóvil de motor y tracción traseros del que se vendieron 800.000 unidades en trece años.

                                      Seat 600

                                      La vinculación con Fiat, a pesar de lanzamientos de algunos modelos propios, como el Seat 133 (una evolución del Fiat 850), y el Sport 1200, un pequeño deportivo de tracción delantera, siguió siendo muy estrecha.

                                      Seat 131

                                      Seat fabrico modelos Fiat de gran éxito, como el 124, el 127, el 131, el Ritmo o el Panda. A finales de los años setenta, y ya en democracia, el mercado español se abrió por completo. A las marcas que fabricaban y vendían en España (Renault, Citroen, Simca, Austin y la propia Seat) se les unieron Ford, Peugeot, Opel, Suzuki y Nissan, mientras que el resto de las firmas empezó a introducirse en el mercado vía importación. La competencia aumento y Seat perdió su papel protagonista. Los acuerdos con Fiat llegaron a su fin y no se renovaron, por lo que Seat emprendió la aventura en solitario, ahora ya con dos plantas, al sumar a la de Barcelona la antigua fabrica Austin en Pamplona.
                                      Seat, historia | Coches Miticos
                                      MODELO
                                      SEAT HISTORIA
                                      Os modelos até 2004










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                                        #20










                                        a0.jpg a1.jpg a2.jpg a3.jpg a4.jpg a5.jpg a6.jpg a7.jpg a8.jpg a9.jpg

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                                          #21
                                          Exelente Tópico! Quem dera Portugal ter uma marca de Automoveis como Espanha tem a Seat neste momento. A SEAT tem e teve algumas coisinhas engraçadas tais como as versoes CUPRA

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                            Houve algum SEAT 100% original que não fosse um FIAT, VW, ou mesmo um sem partilha de componentes com 3ºs?
                                            O primeiro Ibiza/Málaga.

                                            A propósito:
                                            Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                            O SEAT Malaga é lançado como a versão sedan do Ronda em 1985. Uma das suas características principais é a extraordinária capacidade da mala. É considerado um automóvel familiar e o mais alto da gama SEAT na segunda metade dos anos 80.
                                            Não devia ser do Ibiza I?




                                            Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                                            Exelente Tópico! Quem dera Portugal ter uma marca de Automoveis como Espanha tem a Seat neste momento. A SEAT tem e teve algumas coisinhas engraçadas tais como as versoes CUPRA
                                            Concordo, ou como a República Checa tem a Skoda.
                                            Editado pela última vez por RAD; 06 November 2011, 14:00.

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                                              #23
                                              Grande Topico!! Muita informação obrigado

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                                                #24
                                                Seat apresenta o seu primeiro híbrido e eléctrico

                                                Vão sair da fábrica catalã da Seat estas duas novidades agora reveladas: o Altea XL Electric Ecomotive (previsto para 2016) e o híbrido Plug-in Leon TwinDrive Ecomotive (apontado para 2015). Para já, foram formalmente apresentados protótipos destes modelos que, nos próximos meses, deverão estar disponíveis para uso da frota governamental na Catalunha e em Madrid.

                                                Durante o lançamento, o presidente da Seat, James Muir, pronunciou-se: «os clientes exigem uma forma mais sustentável de mobilidade, mas as suas necessidades são diversas. Portanto, acreditamos que uma estratégia paralela de desenvolvimento de duas tecnologias diferentes a Seat está colocar-se na melhor posição para satisfazer as suas necessidades».

                                                Anunciada como uma viatura espaçosa (para a família ou empresas de transporte), o Altea XL Electric Ecomotive (na foto principal) tem um alcance de 135 km, surgindo com um motor de 115 cv e 270 Nm de binário. A velocidade máxima está limitada a 135 km/h. As baterias estão localizadas sob os bancos traseiros e bagageira. Anuncia também um sofisticado sistema de regeneração de energia, ao travar ou quando está estacionado ao sol (altura em que as células fotovoltaicas telhado fazem circular ar fresco no interior do habitáculo reduzindo a energia que posteriormente será necessária para utilizar pelo sistema climático).

                                                O híbrido Plug-in Leon TwinDrive Ecomotive (na última foto) combina a condução livre de emissões com um motor de combustão interna tradicional. Em modo eléctrico o TwinDrive tem um alcance de 52 km, com uma velocidade máxima de 120 km/h. No modo combinado (eléctrico mais combustão) a previsão de consumo é de apenas 1,7 litros de combustível ou 18,5 km/h por 100 kms, o equivalente a um nível de emissões de CO2 de 39 g/km e com uma velocidade máxima de 170 km/h.

                                                Autohoje - Notícias, testes, comparativos, fotos, vídeos e preços de carros - Seat apresenta o seu primeiro híbrido e eléctrico

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                                  Houve algum SEAT 100% original que não fosse um FIAT, VW, ou mesmo um sem partilha de componentes com 3ºs?
                                                  A minha questão seria mais radical, a Seat já fez algum motor ?

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                                                    #26
                                                    O diretor comercial da Seat anuncia que nos próximos meses chegarão 3 novidades que serão bem aceites a nível global.
                                                    ENTREVISTA A PAUL SEVIN: "VAMOS AUMENTAR A NOSSA PRESENÇA NA EUROPA, MAS TAMBÉM NA CHINA E RÚSSIA”
                                                    El director comercial de Seat ,Paul Sevin ,ha hecho unas declaraciones a intereconomía en las que habla claro. Resumimos los puntos más importantes:

                                                    -En los próximos meses llegarán tres novedades que serán bien recibidas a nivel global.
                                                    -“El nuevo Mii va a ser muy importante en nuestra ofensiva”
                                                    -En GuangZhou presentarán nuevos modelos(ya existentes en España) para China.
                                                    -Empezarán en China con 12-15 concesionarios.
                                                    -La estrategia en Rusia no es clara aún.

                                                    Paul Sevin comentava que “o IBL é princípio do desenvolvimento futuro dos nossos produtos. É a imagem do que poderia ser uma futura limusina com os valores de disenho da marca.” ¿Talvez o substituto do Exeo?

                                                    A entrevista completa aqui

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                                                      #27
                                                      Será que estou a ver bem? Um Toledo Bieber nas fotos em cima? Brutal

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                                                        #28
                                                        Curiosas as declarações de "inovador" em relação ao Leon que dizem ser "híbrido" e ainda mais curiosos os números: 1,7l/100km?
                                                        Alguém sabe mais alguma coisa? É um elétrico com extensor de autonomia? Ou apenas um plug-in? E o que é inovador nisso?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Chewbacca Ver Post
                                                          Curiosas as declarações de "inovador" em relação ao Leon que dizem ser "híbrido" e ainda mais curiosos os números: 1,7l/100km?
                                                          Alguém sabe mais alguma coisa? É um elétrico com extensor de autonomia? Ou apenas um plug-in? E o que é inovador nisso?
                                                          Motor elétrico de 85kw (115cv) alimentado por uma bateria de 27kw.
                                                          É um Plug-in com tempo de carga de 2 a 8h.
                                                          Os consumos são de realce.
                                                          Porém, ainda são protótipos de estudo para serem incorporados em versões nos futuros veículos da marca.

                                                          Comentário


                                                            #30

                                                            BOMBÁSTICO: LUZ VERDE PARA o SEAT SUV
                                                            Que extraño siempre nos ha parecido que Seat sea la única marca de volumen del grupo VAG en no tener un Suv y más extraño que de sus entrañas (Martorell) salga uno bajo otra marca. Es algo que siempre nos ha "olido" raro incluso a quienes son más pesimistas con la marca española.Este verano ya había salido un rumor en la revista WHAT CAR? al que le prestamos poca atención.


                                                            Por fin Volkswgen La dirección del consorcio Volkswagen ha comunicado a su filial española su decisión de aprobar la inversión necesaria para diseñar un todocamino que permitirá a la marca entrar en uno de los segmentos de mercado con más crecimiento en los últimos años. Ahora Seat no sabe si fabricarlo en Martorell o fuera pues el Audi Q3 es un modelo que superará espectativas y posiblemente se quedarán sin capacidad para el Suv.

                                                            Los ingenieros del centro técnico de Seat en Martorell llevan trabajando ya varios meses en la transformación del prototipo IBX en un modelo de calle para su producción en serie. La compañía se ha marcado un plazo máximo de dos años para tener listo y en el mercado el rival del Audi Q3 y del Volkswagen Tiguan.

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