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    Temperatura

    boa tarde, gostava só de pedir uma opinião em relação às condições que o meu carro apresenta.
    quando estou a andar por muito tempo com o carro e paro em um sinal por exemplo a temperatura do carro começa a subir disparando a ventoinha mas depois estabiliza, em andamento não existe problema em aquecimento fica com a temperatura normal, mas assim que paro ela sobe.

    isto não acontece sempre, aconteceu mais agora nestas alturas de verão, não sei se dê muita importância ou não a isto visto não acontecer muito frequentemente.
    gostava de ter só umas ideias do que isto poderia ser,para alterar de futuro, não parece que gaste muito líquido de refrigeração, digamos secalhar que sou capaz de meter um bocadinho de 2 em 2 semanas por aí.

    agradeço a opinião.
    obg.

    #2
    O subir passa do limite? Se não passa e a ventoinha estabiliza, então acho que esta tudo normal

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      #3
      o normal dele é no meio, quando aquece fica assim entre o vermelho e os 90º? prai e dps baixa nunca chegou ao vermelho.
      se está tudo bem supostamente então pronto melhor ainda fico mais descansado xD

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        #4
        Qual é o carro? Os Fiats com a idade têm tendencia a fazer isso. Não é grave desde que não chegue à zona vermelha....

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          #5
          O meu Punto TD faz isso mas é no para arranca da cidade e só no Verão. Em estrada não faz atinge apenas o primeiro risco. Com 303600 kms já tem segmentos gastos o que leva a que aqueça um pouco!!!!

          Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver Post
          Qual é o carro? Os Fiats com a idade têm tendencia a fazer isso. Não é grave desde que não chegue à zona vermelha....

          Comentário


            #6
            ~´e um ford fiesta TD tb já com uns 368kms xD

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              #7
              se metes líquido de 2 em 2 semanas , convém ver por onde ele desaparece. de resto, parece-me normal.
              aproveito a boleia e pergunto qual será a avaria no meu? de há uns tempos para cá, apesar do manómetro chegar perto dos 90º, o ar que vem da chaufagem vem frio, só depois de uns 15 km começa a vir quente, apesar do ponteiro andar sempre ali . será termostato, bomba de água ou outra coisa?
              Editado pela última vez por nathaniel; 31 October 2011, 07:47.

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                #8
                É normal quando se pára e com temperaturas exteriores elevadas, uma vez que o radiador não está a apanhar ar, a temperatura subir. É para isso que está lá a ventoinha que deve disparar por volta dos 100 ºC (é uma espécie de extintor de emergência). E se a temperatura volta ao normal então está tudo bem.

                Quando ao perder líquido vê se o carro deixa pingas no sítio onde está estacionado. Caso contrário troca-lhe o tampão do vaso da "água" que costumam vazar por aí.

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                  #9
                  Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                  se metes líquido de 2 em 2 semanas , convém ver por onde ele desaparece. de resto, parece-me normal.
                  aproveito a boleia e pergunto qual será a avaria no meu? de há uns tempos para cá, apesar do manómetro chegar perto dos 90º, o ar que vem da chaufagem vem frio, só depois de uns 15 km começa a vir quente, apesar do ponteiro andar sempre ali . será termostato, bomba de água ou outra coisa?
                  Com este frio é normal a água demorar a aquecer. Mas quando já está nos 90ºC deita ar quente?
                  Caso contrário vê o sistema de refrigeração, nomeadamente o radiador da sofagem.

                  Comentário


                    #10
                    Vou dar a minha opinião, mas parto do principio, que o sistema de refrigeração do teu carro está limpo e que o termostato está dentro dos parametros que a marca preconiza; A partir dos 90klmh em estrada a ventoinha não liga ,porque a entrada de Ar do exterior é suficiente para estabilizar a temperatura, quando chegas a parar deve ligar após alguns segundos,mas isto depende como já disse que tudo esteja em ordem.É super importante que o motor tenha uma temperatura constante, para uma boa economia de combustivel e redução de emissões. O termostato é a peça vital,par todo o sistema funcionar bem deve ser substituido segundo o programa de revisões da marca.

                    Comentário


                      #11
                      Se for importado, e se ainda não foi feito, ponderar trocar o termostato por um que "dispare" a temperaturas mais baixas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                        Se for importado, e se ainda não foi feito, ponderar trocar o termostato por um que "dispare" a temperaturas mais baixas.
                        Há plano de revisões para o termostato? Muda-se de quanto em quanto?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                          Há plano de revisões para o termostato? Muda-se de quanto em quanto?
                          Muda-se quando começar a não funcionar correctamente. Não há uma quilometragem especifica, tanto pode durar 300 mil km como pode durar 50 mil km.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                            Muda-se quando começar a não funcionar correctamente. Não há uma quilometragem especifica, tanto pode durar 300 mil km como pode durar 50 mil km.
                            E sintomas?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                              E sintomas?
                              O ponteiro da temperatura não atingir os 90ºC, andar a temperatura sempre no frio (sinal que colou aberto)

                              Ou aquecer demasiado chegando ao limite de temperatura (sinal que colou fechado e a água não passa e o motor aquece, é uma situação mais rara).

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                                Há plano de revisões para o termostato? Muda-se de quanto em quanto?
                                Boas
                                Amigo Pedro
                                Existe de facto programa para a substituiçao do termostato mas tambem depende da marca da viatura pois a termostatos de 92 graus ou de 98 graus assim sendo o melhor é veres se o ponteiro da tempertura está na horizontal ou seja a meio do Manómetro; agora a marca do meu carro
                                diz para substituir aos 90.000klm ou 4 anos mas isso não invalida que o termostato não perca faculdades antes desta programação.

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                  Com este frio é normal a água demorar a aquecer. Mas quando já está nos 90ºC deita ar quente?
                                  Caso contrário vê o sistema de refrigeração, nomeadamente o radiador da sofagem.
                                  fui ver há pouco, pois achei estranho ter parado o carro e a ventoinha ficar a trabalhar e meti cerca de 1 litro de água destilada. decerto também tenho uma fuga. depois dou feedback do que se passa

                                  Comentário

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